Caminho Longo

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Vinicius 03/05/2020minha estante
Adorei os comentários, Rodrigo! Muito feliz que gostou do livro! :D

Rodrigo.Gorsani 08/05/2020minha estante
Gostei bastante mesmo! Em breve lerei suas outras obras!

Vinicius 11/05/2020minha estante
Espero que goste também! Depois comentar comigo. :D

David 18/04/2020

A falta de aceitação em sua plenitude
Uma história que mostra o quanto é difícil viver quando não conseguimos nos desapegar do passado. Bruno é um jovem que vive preso no passado; todas os seus momentos mais felizes parecem ser exclusivamente lembranças de momentos que ele não deu o valor devido. Ele luta contra a aceitação de si próprio, da sua sexualidade e personalidade, do medo de mudanças e principalmente com a aceitação de que tudo é finito.
É um livro que nos faz refletir sobre o quanto algumas pessoas acabam fazendo parte de nós mesmos e que não é porque não durou para sempre que, necessariamente, não foi amor verdadeiro.

Alexandre | @estantedoale 17/04/2020

Para entender o quanto os caminhos são longos
Existem diversas maneiras de se fazer amigos. Uma delas é nascer na mesma família que ele. Matheus era o irmão mais velho de Bruno e eles tinham um laço forte o bastante para trocar suas confidências e confortar um ao outro. Afinal, quem não gostaria de ter alguém próximo o bastante para “sair do armário”?

Quando isso aconteceu na vida de Bruno, não foi a melhor das circunstâncias. Uma surra depois da escola, um rapaz salvando sua vida e aquele turbilhão de emoções. Mas foi Matheus que o abraçou e acolheu suas diferenças. O primeiro a dizer que ele não precisava deixar de ser o que era para agradar aos outros.

Começando a ler “Caminho Longo”, achei que seria só mais um romance adolescente. Me enganei. Quando Matheus morre e Bruno se vê completamente perdido sem seu melhor amigo, tentando viver normalmente, escondendo sua verdade dos pais, se entende o quanto é difícil estar nessa situação.

O livro tem uma carga emocional pesada. É preciso estar preparado para absorver tudo o que acontece na vida de Bruno. As desilusões, conquistas e desafios se encaixam perfeitamente na vida de muitos LGBTs por aí. Alguns pontos relembram “Dois Garotos se Beijando”, de David Levithan, e suas inúmeras situações com respeito às autodescobertas de um adolescente.

Pé na estrada, de mãos dadas
Depois da perda de Matheus, é como se Bruno tivesse que seguir sozinho na maioria dos momentos. O irmão mais velho é constantemente lembrado no decorrer da história, não deixando o leitor se esquecer de pensar: “será que tudo seria diferente se Matheus estivesse vivo?” A vida de Bruno passa literalmente diante dos nossos olhos, e às vezes a gente até quer dar um abraço apertado nele e dizer que vai ficar tudo bem.

A questão é que, independente de ser um irmão mais velho ou não, as pessoas precisam contar umas com as outras de vez em quando. Ou de um livro que lhes mostre que é possível ser feliz no final, apesar de todas as tragédias.

Não fosse Natália, a namorada de Matheus, em um dado momento, talvez o protagonista enlouquecesse. Quando a amizade entre eles cresce e ela se torna para Bruno o que o irmão era, os atrais mudam, as coisas finalmente voltam a fazer sentido. E Bruno sabe: ainda tem um alicerce e pode seguir em frente.

Realidades
Bruno conhece o mundo na sua primeira decepção amorosa. Daí em diante, enfrenta as “fases do luto”, como chama no livro, pela segunda vez. Passou, ele começa a sair com caras diferentes, ficar sem se apegar, e descobre que aquela vida não é para ele. O que é perfeitamente normal.

O retrato da distinção nos relacionamentos é claro: há quem queira namorar, há quem queira só ficar e há quem não queira nada. Isso acontece com todo mundo. Mas Bruno é do primeiro tipo. Ele só quer viver uma história de amor, sem interferências, e consegue por um tempo. As decepções do personagem, no entanto, não têm fim.

Quando a história acaba, queremos que ele descanse finalmente. É o ápice. Como dito: é preciso estar pronto para ler algo tão pesado, e com um final tão incrível.

site: https://alexandriabooks.wordpress.com/2020/01/25/para-entender-o-quanto-os-caminhos-sao-longos/

Julio.Cesar 09/04/2020

Caraca, esse livro é muito incrível. Chorei, sorri, gargalhei bastante, sem dúvidas uma das minhas leituras preferidas desse ano. Em tantos momentos e situações do livro eu me via no Bruno, parece até que ele foi inspirado em mim kkkkkk, Amei demaaaaaais esse livro.
Vinicius 09/04/2020minha estante
Oba! Muito feliz que gostou e se identificou com o Bruno!

@bardoriano 11/02/2020

Lindo com muitas reflexões
A vida é um caminho longo a ser percorrida.

E é isso que Bruno irá descobrir ao longo da sua, e agora sem seu melhor amigo, seu porto seguro, seu conselheiro, seu irmão, pois uma tragédia acabou os afastando.

E nesse caminho longo, ele vai se apaixonar, amar perdidamente, ficar confuso sobre seus sentimentos, vai sentir a dor de um amor perdido, a cura que vem depois, a dor da partida e que essa não tem cura, mas deixa uma cicatriz, vai se descobrir pessoalmente e que a vida é feita de momentos e escolhas.

Tudo isso sempre com a ajuda do irmão que é sua maior força, mas terá que andar com os próprios pés, em algum momento.

E no andar da leitura, vamos acompanhar o crescimento do personagem, e por que não o nosso? Pois a narração do Bruno e os fatos da história dele é tão visceral que passa longe de uma ficção, nos sentimos perto de tudo. Me vi em tantos momentos.

Flashbacks mostram um Bruno imaturo e a tragédia que aconteceu na família, no presente só a pergunta, "e se tudo tivesse acontecido diferente?"
??
Foi uma leitura que arrancou lágrimas nas primeiras páginas, a relação do Bruno e o irmão simplesmente linda, pula das páginas. Fácil se apegar aos personagens e trazer para a realidade.

Enredo fofo, delicado e triste, cheio de amores encontrados e perdidos, emoções e drama, que traz lições para a vida e que nos faz refletir profundamente sobre nossos momentos e escolhas ao longo da vida.

Mas confesso que na última parte não vibrei como no começo, curti, só não senti a emoção dos acontecimentos. Essa avaliação é bem pessoal, mas garanto que vai secar lágrimas de muitos.

Amei o prólogo e a mensagem que ele passou, e o quão maduro o personagem se tornou. Orgulho! Só li verdades.

Um clichê bem gostosinho e uma leitura super importante, ótima dica para quem quer começar no gênero. Mais uma vez com sua escrita fluída #ViniciusFernades ahaza e ilude leitor, por que doeu certo acontecimento.

Amo os livros dele e sempre mega indico, conheçam os trabalhos desse fofo, vale muito a pena, sem falar que é um amor de pessoa. Sucesso sempre.
??
#resenhamaníaca

Minho - @shootinggbooks 16/12/2019

Emocionante!
Já parou para perceber como a vida é incerta? Por mais que planejamos o dia de amanhã, nunca saberemos o que pode acontecer no minuto seguinte. Claro que nem sempre surpresas acontecem, mas elas chegam quando menos imaginamos.

Na vida de Bruno, várias dessas surpresas despedaçaram seu coração. Após levar uma surra na rua, ele irá conhecer um jovem que irá muda-lo para sempre, mas esse é apenas um dos capítulos de sua vida.

A maior tragédia na vida de Bruno, com certeza foi perder Mateus o seu melhor amigo e irmão para as mãos da Morte. A dor é avassaladora, tanto para ele quanto para todos ao seu redor, e esse acontecimento irá colocar em prova toda a relação de Bruno com a sua família e com as pessoas que passarão por sua vida.

Esse livro é um claro reflexo de que a vida nem sempre é justa. Bruno terá essa percepção entre altos e baixos, de como nosso destino percorre por diversas trilhas, nos transformando a cada dia. É entre esses caminhos que sua personalidade se forma, e é como ele irá descobrir onde mora a felicidade.

A leitura desse livro é incrivelmente fluida, com capítulos curtos e uma história tocante e agradável. Terminei de ler em menos de um dia e com o coração despedaçado, assim como o do protagonista.

Essa é uma história que não é difícil de ser encontrada na vida real, e isso me faz refletir sobre a minha vida. Quais serão os mistérios que a vida ainda guarda para mim? Esse Caminho Longo eu irei percorrer pronto para aceitar o que ele me trará.

Uma história de amor e de crescimento é como eu defino Caminho Longo. Uma reflexão que levarei guardada dentro do peito e que espero que outras pessoas possam conhecer essa história.

Jéssica @paraisoliterario 29/11/2019

Um dos melhores livros que já li! || Resenha para o IG @aequipenerd
A história acompanha Bruno, um jovem que se sente desajustado. Mas ele tem seu irmão mais velho, Mateus, a pessoa que sempre o fez se sentir amado independente de tudo, que sempre o apoiou. Quando uma tragédia acontece e separa para sempre os irmãos, Bruno sente que seu mundo acabou.

Ele precisa seguir com a vida, mas é difícil. Como superar a perda de alguém essencial na sua vida? Como continuar sentindo que uma parte de você também morreu? Como dar uma chance ao amor, quando foi ele que te fez sofrer tanto?

Confesso que eu queria escrever e escrever e escrever tudo sobre Caminho Longo, mas o incrível de se ler essa história é justamente as surpresas que ela reserva, então cá estou eu (pela quinta vez) tentando escrever o que senti com essa leitura.

A trama do livro do Vinícius (@vinywood) é tão bonita, sensível e intensa que passei por um turbilhão de emoções enquanto li. Várias vezes tive que parar de ler porque o choro estava incontrolável.

Bruno é o tipo de personagem que eu amo em um livro, ele é real, complexo e cheio de camadas. Durante boa parte a leitura eu quis abraçá-lo e dizer que tudo ia ficar bem, mesmo não tendo certeza disso.

Esse é um romance LGBTQI+, o que só me faz conhecer e entender ainda melhor uma questão que eu não vivo. Ele desperta empatia e isso, no momento histórico que vivemos, é algo tão necessário que não consigo mensurar.

A escrita do Vini é muito fluida e ele consegue despertar o sentimento certo com uma cena. Fiquei encantada, exasperada, devastada e apaixonada. Foi um misto tão grande de emoções que é impossível descrever todas.

Caminho Longo e seus personagens são um presente para o leitor. Uma história dolorosa e cheia de reflexões que todos deviam conhecer. Obrigada pelo livro Vini, depois dessa leitura acredito que me tornei um ser humano um pouco melhor

site: https://www.instagram.com/p/B5dEIPxj2o9/
Vinicius 29/11/2019minha estante
Eu simplesmente amei sua resenha! Muito obrigado!!

Kelly Midori @kemiroxtvliterario 06/11/2019

Resenha: Caminho Longo
Caminho Longo é um drama LGBT escrito pelo autor Vinicius Fernandes, sendo de literatura nacional. A editora do livro é a Editora Pendragon. Eu recebi o livro pessoalmento em um evento literário em parceria com o escritor e ele escreveu a dedicatória, me deu marcadores e um chaveiro. A diagramação foi feita pelo @rflsales (escritor do excelente livro Silhueta na Penumbra Semente de Âmbar) está incrível e a coordenação Editorial foi feita pela Priscila Gonçalves e eu pretendo ler a trilogia dela em breve.

Conteúdo do livro, o livro presente se trata da vida de uma garoto chamado Bruno sobre perdas, romance LGBT em sua vida, acontece algo relacionado a literatura na vida dele, sobre perdas tem relação com seu irmão Mateus (que não é spoiler pois está na sinopse), esse livro possui letras de músicas que marcam muito esse livro, passa mensagens inesquecíveis que com atenção você terá aprendizados e é um livro de representatividade LGBT.

Minha análise, como eu amo livro LGBT, o cujo livro me chamou atenção na primeira vez que eu vi, eu amei o livro! Minha leitura foi fluída e pretendo ler mais livros do escritor. E mais pretendo fazer um dia no meu Canal Kemiroxtv um vídeo chamado 5 motivos para ler Caminho Longo.Geralmente como nesse livro minha vida é muito diferente da história e isso não é ruim pois eu entro no universo do personagem comose eu tivesse a vida dele.

Indico para você leia esse livro e conheça o universo do Bruno e o Caminho Longo que você e ele trilhará lendo esse incrível livro! Para saber mais detalhes recomendo muito a leitura.O escritor também escreveu Graham, O Véu Entre Mundos e Lazáro - A Maldição dos Mortos que no momento não li eles além disso ele escreveu esse ano de 2019 os contos Parasita e Helena que estão disponíveis na Amazon.

site: https://www.instagram.com/kemiroxtvliterario/

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6