Giovanni

Giovanni James Baldwin

Resenhas - Giovanni

Victoria 15/03/2023

Críticas à uma sociedade
O livro além de mostrar a vida de giovanni e seu amado, faz denúncias a uma sociedade machista e homofóbica, que se importa muito mais com o relacionamento a alheio do que questões de vida.
Uma leitura angustiante ao passo que o personagem principal fica divido entre sua noiva ou o amor da sua vida

Bia 12/03/2023

??
Não acho que seja um livro ruim, mas não é meu tipo de livro. Não curti a escrita, os personagens e nem os diálogos. Comecei o livro achando que seria outra coisa.

mimperatriz 09/03/2023

O quarto de giovanni
O quarto de Giovanni, de James Baldwin, foi uma grata surpresa. Não o conhecia - fui apresentada a ele em um clube do livro - e confesso que tive um pouco de preguiça de iniciar a leitura, mas depois que comecei não parei mais.

É um livro incômodo, assim como David, personagem que narra e dá vida a história. E é também encantador!

David é americano, mas vive em Paris. É noivo de Hella, mas não resiste a Giovanni. É boêmio, mas dependente financeiramente de outras pessoas. É machista e misógino (vejo como um homem de seu tempo), mas espera em casa o seu companheiro voltar do trabalho. David ama, mas não se permite amar. Ele é contraditório e sofre (sofremos) com isso.

A história se passa em Paris - principalmente na Paris boêmia - por volta de 1950. David perambula sozinho pelas ruas enquanto aguarda Hella voltar da Espanha. Numa noite conhece Giovanni, um jovem italiano que trabalha como garçom, e se deixa levar por ele depois de alguma resistência. Passa um tempo no quarto de Giovanni na tentativa de viver um pouco esse relacionamento.

Esse é um minúsculo resumo da história contada por Baldwin, que aborda muitos aspectos interessantes e sensíveis para a época que foi escrito.

Talvez o principal seja a sexualidade dos personagens principais - Giovanni e David. Um não tem dificuldade em assumir a sua bissexualidade, enquanto o outro luta contra os seus desejos e amores para viver uma vida falsa, mas aceita pela sociedade.

Acompanhar esse recorte da vida de David e Giovanni - e também de Hella, que é uma personagem instigante - é sofrido. David carrega sentimentos confusos e Badwin, magicamente, deixa isso muito claro durante todo o livro.

É realmente um livro muito bom. E muito sensível. Vale muito a leitura.

isa farinacio 27/02/2023

É um livro realmente bom, só acho que não consegui me conectar tanto com os personagens e a história quanto gostaria, então perdeu uns pontinhos por a experiência não ter sido como eu esperava
Mas eu leria sim mais coisas do Baldwin

nathalia 25/02/2023

Me surpreendeu
UAUUUU que experiência! Esse livro me surpreendeu desde o começo, não foi nada do que eu esperava, na verdade foi MUITO melhor e eu nem sabia que estava querendo/procurando. Sobre as minhas impressões: com certeza precisarei reler esse livro para conseguir entendê-lo na sua totalidade (e mesmo assim, muitas coisas ainda irão me escapar). James Baldwin construiu uma história complexa e cheia de nuances, que mescla muito bem o tempo cronológico ao psicológico. Esse livro me marcou e me fez pensar muitos pensamentos. Ansiosa para ler mais obras do Sr. Baldwin.

Maria Eduarda Martins 16/02/2023

O Quarto de Giovanni
"O Quarto de Giovanni" é um livro cuja escrita carrega características únicas. Ao ler a primeira frase, fica evidente que James Baldwin tem uma forma muito específica de se expressar, agregar sentimentos aos seus personagens, descrever ambientes e representar conflitos.

A obra oferece uma leitura desconfortável, justamente pela dualidade enfrentada por David, que, aliás, é um protagonista que inspira certa antipatia.

Em uma primeira perspectiva, não se imagina que a trama seja tão politizada e crítica, mas à medida que se conhece a vida do autor, percebe-se o peso de sua obra no que diz respeito às discussões de raça, classe e sexualidade. Livro interessante e instigante!

Matheus 15/02/2023

Muito bom!
Sentimentos conflitantes com relação ao protagonista e muito apaixonado pelo Giovanni ?
Um ótimo romance LGBT, principalmente se levarmos em consideração a época em que foi escrito. Adorei!

Joao366 12/02/2023

Fugas e reencontros
Como é difícil viver em um mundo sem referências. Fico pensando como era se enxergar dentro de todos os aspectos da sexualidade em 1950, um mundo de LGBTs desorientados com suas questões internas que buscavam na fuga um meio para se manterem vivos. O livro mostra como os jogos de poder e interesses moldavam essas "tentativas" de relações saudáveis. Senti muita raiva em como David - o personagem principal - usou Giovanni ou sua namorada enquanto lhe serviam, mas não deixei de senti pena do mesmo também, e vem uma reflexão: Até que ponto usamos do outro para nos enxergarmos? Nos entendermos como LGBTs? Tentamos fugir de nós mesmos e isso só nos causa feridas mais profundas.

O livro é maravilhoso, leitura limpa, passagens poéticas na medida certa mas é cru, violento, e muito triste. Um ótimo livro para se adaptar ao cinema.

Thaissa 11/02/2023

Me destruiu (5 estrelas)
Sério? sem palavras, que escrita deliciosa e fluída, cada cena cinematograficamente passando pela minha cabeça, aquelas páginas finais eu vi como em câmera lenta acontecendo, várias críticas ao modo como as mulheres são retratadas mas vejo como algo de época mesmo, tentativa de criticismo dele, me peguei dentro da cabeça de David, uma personalidade trabalhadissima, que livro bommmmm

Mikani 09/02/2023

Personagens humanos e relacionáveis
Eu não tive dificuldade de entender ou me relacionar com o David em nenhum momento! O modo de escrita do Baldwin de mostrar os pensamentos do personagem principal ajudam muito nesse entendimento do que o personagem sente/pensa

Isso é algo raro, é muito comum achar livros onde você pouco liga pros personagens!

Acho que o livro me convenceu e me atingiu até 80% dele, passado dessa parte eu tive um pouco de dificuldade de entender/aceitar as atitudes e pensamentos do Giovanni. Acho que ficou um contraste grande na minha mente entre eu entender muito o David e pouco o Giovanni

Eu não me senti tão atingide pelo final pois acabei não me relacionando com a fala e pensamento de Giovanni. A abordagem tóxica de dizer que morreria se alguém te deixasse deixou marcas na minha vida (por pessoas que diziam o mesmo) e infelizmente eu tenho zero tolerância para o discurso e fui incapaz de simpatizar com o Giovanni a partir desse ponto. Esse nem é um ponto negativo, pois existem pessoas assim no mundo e acho incrível ler um relato tão humano, mas me fez desgostar do personagem

Por fim, o livro é incrível e me fez pensar muito, achei impecável e o único problema que encontrei nele foi particular à minha experiência pessoal e de forma alguma afeta o quão bom o livro é!

Delano Delfino 06/02/2023

Não curti a leitura, segue a linha de tantas histórias lgbtqia+ antigas, o final feliz e o relacionamento nunca poderiam ser bem sucedidos como forma de punição por serem ?desviantes?, ou seja, não serem héteros. Dois personagens insuportáveis, um mimado e egocêntrico e o outro infantil e extremamente dependente emocionalmente cujo único objetivo de vida e estar com o outro e fazê-lo feliz. Se a cada decepção amorosa a nossa vida acabasse sobrariam poucas pessoas no mundo.
Alinne.Rodrigues 09/02/2023minha estante
Concordo ?

caromitts 31/01/2023

talvez funcione melhor para homens.
A gente vê de perto (de dentro do personagem principal, aliás) a crueldade de uma sociedade heteronormativa e machista. O quanto indivíduos marginalizados por esses conceitos acabam os absorvendo e reproduzindo-os em suas relações, assumindo o papel de vítima que também oprime seu semelhante. Como leitora e mulher, também vi misoginia reproduzida pela maioria dos personagens que são do sexo masculino e a triste maneira como a única personagem feminina foi retratada, e isso foi muito desagradável. Não é bonito e a mensagem não é positiva. É sobre medo, abandono, infelicidade, desejo e falta de responsabilidade afetiva. Confesso que foi difícil manter a empatia sobre a crise existencial do David depois que eu passei a vê-lo como um cara egoísta, privilegiado e mal resolvido que faltou tomar um chá revelação de sensibilidade pra não usar os outros como objeto sexual ufa!

Artemis 29/01/2023

"a sensação que passei toda a uma existência naquele quarto
Meu primeiro contato com James Baldwin foi através de um documentário seu e de sua vida na França,de primeira o caráter subjetivo e ousado de Baldwin me cativou a ponto de querer conhecer seus trabalhos,e não poderia esperar menos de O Quarto de Giovanni,obra de escrita vívida, transbordante e carregada pela angústia existencial,personagens complexos e pecadores além de descrições tão imersivas de Paris e do quarto ? uma parte primordial da narrativa ? que é possível sentir os cheiros e a atmosfera. Sem dúvidas um dos maiores clássicos modernos da literatura.