Giovanni

Giovanni James Baldwin

Resenhas - Giovanni

bruna 18/04/2023

O quarto de Giovanni
Baldwin constrói em um livro de poucas páginas personagens complexos evocando uma série de sentimentos dolorosos, nostálgicos e melancólicos.
Eu amei a escrita apesar de algumas falas terem envelhicido um pouco mal acredito que tenha sido um livro muito a frente do seu tempo em muitos outros aspectos.

Adri 17/04/2023

O quarto de giovani
O quarto de giovani é a prisao de david dentro de si mesmo e dos próprios desejos. David é um homem gay, que apesar de ter descoberto sua orientação sexual na adolescencia, levou anos para entede-la e aceita-la. David chegou ate mesmo a ser noivo, desprezar giovani, desprezar seus propros desejos, mas no fim descobriu q nao da para fugir de si mesmo.

Ana Lícia - @livroedelirio 13/04/2023

Estava com grandes expectativas para ler O quarto de Giovanni, e elas foram supridas.

Conhecemos David, um homem estadunidense que muda-se para Paris no intuito de fugir de seu pai e deixar para trás seus traumas, desejos e anseios. Em Paris conhece Giovanni, um rapaz italiano com quem dá início a um romance. Entretanto, não é um envolvimento fácil. É notável o quanto David David reprime o que sente e entra em uma dualidade do que viver, se encara ou abandona os desafios, emoções e vivências.

O quarto de Giovanni é um clássico que aborda temas da comunidade LGBTQIA+, expondo temas como a homofobia, e o medo de um homem descobrir-se gay ou bissexual perante a sociedade. Ademais, esse livro também aborda sobre machismo, patriarcado e papéis de gênero.

É um livro envolto de termos e simbolismos, e foi impossível não comparar algumas passagens com a teoria psicanalítica. Em vários trechos David faz alusões ao mar e distância de sua terra natal a Paris. Em um trecho, inclusive, ele cita que sofreu uma "transformação oceânica", e relaciono isso com o fato dele estar há um oceano de sua terra natal, e que em Paris ele teve a possibilidade de se transformar e autoconhecer, vivenciando momentos que nos Estados Unidos não teria, e também entrando em contato com o que estava recalcado - no caso, reprimido. Mas isso não foi algo rápido, pelo contrário, ao longo do livro percebemos o quanto isso é difícil e causa ansiedade para o protagonista. Há uma dualidade entre querer e não querer; entre desejar viver o que sente, e entre querer estar dentro das expectativas da sociedade.

É um livro bonito, bem metafórico, e que me fez pensar bastante. Quanto mais lembro dos trechos e converso com as pessoas sobre O quarto de Giovanni, mas gosto dele. Acho que é uma obra interessante e que vale a leitura, com toda a certeza.

Marco 13/04/2023

Difícil de ?maratonar?
Constrói um retrato psicológico completo dos personagens, o que facilita a compreensão de sentimentos complexos. Mas pode se tornar uma leitura dolorosa se o leitor se identificar com os temas do livro.

rowan 10/04/2023

"o quarto de giovanni", por james baldwin
entre reminiscências chorosas e nostálgicas sobre um jovem com uma mãe morta que já não tem mais capacidade de se lembrar além dos esporádicos e lamuriosos pesadelos, somos introduzidos diretamente à história do david-zé-ninguém, um filósofo sofredor americano, em negação pelo seu desgosto ao gosto do próprio cerne confuso que, quando reflete, ao presságio dos sete mares, forma-se um bolo na goela; o bolo, podre, tem gosto de ferro enferrujado. algo análogo. analogias engraçadas.

no livro, dá a entender que david não se conhece, e caso se conheça, evita saber todos os fatos de seu auto-conhecimento. uma aversão aflita que o dá vertigem, saber que é o que é, que gosta do que gosta, e que não tem nada que possa fazer pra mudar isso. o david, um gay americano e noivo, entre tênues aspas, de uma linda mulher que por acaso não tá do lado dele dos anos 50 que encontra um barman e se apaixona por ele e sentir o sentimento de dor, que dói, e dói, e dói, e dilacera e rasga e arranca e atormenta ao sentir os olhares julgadores que riem e gargalham e cospem e engasgam e se jogam no chão de tanto chorarem de prazer ao ver um filósofo sofredor, o david, um gay dos anos 50 que gosta de um barman que por acaso morre. é um sentimento terrível, pois é.

o livro é bom, quiçá moderno demais considerado a época. ainda existe o sentimento ferino e devastador de dúvida e antipatia a si mesmo de alguém que não se sabe quem é e em relação a todos os sentimentos que foram ou não foram sentidos. são sofrimentos em que a gente não pode lutar contra, mesmo depois de quase sete décadas depois, por conceitos preestabelecidos. a escrita tem suas nuances: é simples, é avassaladora, é leve, é melancólica, é. aos interessados, eu recomendaria.

Kdiaax 08/04/2023

Giovanni vai te fazer sentir tanta raiva e no fim até empatia por sua vivência. É triste e revoltante, é ótimo.

Larissa1218 07/04/2023

Como falam, a escrita é belíssima mesmo. Ela realça o sentimento melancólico dessa história, cheia de tristeza e injustiça. Apesar disso, demorei para me sentir ligada a ela e a esses personagens, e por isso gostei menos desse livro do que esperei que gostaria.

Bruna 07/04/2023

O Quarto de Giovanni
Incrivelmente bem escrito, personagens muito tridimensionais, tudo muito real. Não acredito a época em que isso aqui foi escrito, tudo muito atual e real.
Experiência maravilhosa ter lido isso aqui. É um desses livros que te lembra o por quê você gosta de ler!

Paula 01/04/2023

O quarto de Giovanni
O livro conta a história de David, um rapaz estadunidense, que enfrenta um dilema amoroso entre a sua namorada Hella e um rapaz que conhece durante a viagem dela para Espanha, Giovanni. David figura no enredo rodeado de sentimentos como culpa, amor e comiseração.

. ⪠30/03/2023

.sofri mto. nada como se apavorar de tanta identificação com mais um livro cheio de angústias, gays e conflitos internos

Claudio 19/03/2023

Uma revolução
Um livro escrito há quase 70 anos, abrindo espaço pra histórias LGBTQIA+, de forma muito honesta, com muita intensidade psicológica e personagens muito interessantes.
David, esse americano expatriado em Paris, conhece Giovanni, o dono do quarto do título, e se envolve profundamente, enquanto sua noiva está passando uma temporada na Espanha.
David enfrenta na sua cabeça todos os seus preconceitos e misoginias com as quais ele cresceu, as expectativas sociais de casar com uma mulher e fazer ?família?, se libertando mais profundamente apenas quando está dentro do Quarto.
Em paralelo aos conflitos psicológicos, a trama é envolvente com altas doses de dramaticidade.

Victoria 15/03/2023

Críticas à uma sociedade
O livro além de mostrar a vida de giovanni e seu amado, faz denúncias a uma sociedade machista e homofóbica, que se importa muito mais com o relacionamento a alheio do que questões de vida.
Uma leitura angustiante ao passo que o personagem principal fica divido entre sua noiva ou o amor da sua vida