Giovanni

Giovanni James Baldwin

Resenhas - Giovanni

Marcus 23/06/2023

O livro conta uma parte da vida do americano David, o protagonista, que poderíamos chamar hoje de um ano sabático na capital francesa. Também de sua namorada Hella, tão americana quanto ele, de Giovanni, um belo rapaz italiano que arrancava suspiros e provocava calores por onde passava e,?também de amigos de David, que viviam de bar em bar, cafés e todo tipo de inferninhos parisienses. Li há poucos dias em uma resenha sobre um livro do Fernando Sabino, que a literatura também envelhece, e isso cabe perfeitamente aqui, esperava mais da história, esperava uma complexidade maior dos personagens, que durante a leitura, fosse descobrindo camadas em cada um deles.
A escrita de Bawdin é estigante, mas sua narrativa não me empolgou, talvez, também, por ser um recorte da época, o que se lê, é um punhado de machismo, misoginia, etárismo e muita, mas muita lbgtfobia.
A falta de caráter e oportunismo do protagonista é acachapante. Boa sorte para quem se aventurar por essas páginas.

gepaes 20/06/2023

E justo no mês do orgulho ?
Talvez, nunca mais me recupere do que foi conhecer o quarto de Giovanni. Essas quatro paredes se fecham a cada capítulo, cada linha e palavra que te arrastam para uma escuridão da qual você não quer sair já, quer ver até onde vai, mesmo que isso custe seu coração.
A escrita de James Baldwin é bela e hipnotizante. Suas palavras carregam o poder de traduzir tudo o que o coração sente, é um dom que poucos autores tem, e que sorte a minha encontrá-lo!
Obrigada David, obrigada Giovanni pela estadia. Fiquem com meu coração enquanto o resto do corpo tenta cicatrizar o que o não-amor de vocês deixou ?.

Vitória Montes 16/06/2023

James Baldwin simplesmente tem uma leitura fluida e não foi diferente em um quarto de giovanni. O livro é bom com personagens bem construídos e traz uma mensagem muito importante sobre a questão da sua aceitação acerca dos seus sentimentos, o quanto tentar viver de aparências é extremamente tóxico e leva você e as outras para o abismo

EsperanAa 03/06/2023

"Se você não puder me amar, eu vou morrer"
Vários momentos reflexivos e a escrita é perfeita
Tirando isso, os personagens, apesar de bem escritos, são desprezíveis
Cada um deles
Principalmente o David
Nunca odiei um personagem tão apaixonadamente

O livro é sufocante, e por isso há uma espectativa alta pelo final
Espectativa essa que não é suprida

Poderia ter sido melhor

Juliana 24/05/2023

O Quarto de Giovanni
A escrita do James Baldwin é muito envolvente, fiquei obcecada nas primeiras linhas!
Um romance contado sobre o ponto de vista de David, um jovem americano burguês que passa um tempo em Paris, com o pretexto de se encontrar, porém foge dos seus desejos a todo custo! Até conhecer Giovanni, quando os dois vivem um romance intenso, cheio de conflitos e com prazo de validade!
O livro traz muitas discussões, sobre sexualidade (inclusive não tem muitas rotulações dos personagens), construção de gênero e classe social!

Sccmarx 22/05/2023

Gays precisam de terapia
É muito interessante a forma como um gay não resolvido consegue acabar com seu relacionamento com uma mulher e leva para o fundo do poço, ela, seu amante e ele mesmo. Mas tudo isso não é bem propósital, ele apenas empurra com a barriga e não encara os fatos.

isa 13/05/2023

Simplesmente incrível
A escrita de James Baldwin nesse livro é simplesmente perfeita, fluída e faz a gente realmente entender os sentimentos e intenções de cada um dos personagens. Um livro que definitivamente valeu cada centavo e que vai virar minha recomendação a partir de agora!

leobalarin 04/05/2023

Muito bom!
É um romance que se passa em Paris nos anos 1950, conta a história de David que vive um relacionamento com Hella, que está viajando para refletir sobre seu relacionamento com David. Com isso ele conhece Giovanni, um garçom italiano onde eles se envolvem e isso interfere em seu futuro.

Lucas 02/05/2023

Livro que, apesar de ser pequeno tem uma menssagem bem forte. Achei a leitura bem fluída. Gostei bastante.
4??

Yasmim 01/05/2023

Dramático
Um drama que envolve um conflito interno do jovem David, que me pareceu um jovem que não queria nada de vida, de forma que a história gira em torno da sua sexualidade. Fiquei curiosa até o fim pra saber o motivo da decadência de Giovanni.

Amal0 01/05/2023

Muito triste
Livro muito sensível e bem escrito.
David se confunde no amor em vários momentos e essa aflição é passada ao leitor de uma forma muito real.

Recomendo.

Maria.Boccardo 25/04/2023

"O livro conta a estória de David que se apaixona por Giovanni...mas...as conveniências da década de 50 e os valores pessoais de David não deixa eles viverem esse amor....
Apesar de ser um clássico...e a escrita ótima eu não gostei do livro...achei chato e difícil de terminar..."

Manú 22/04/2023

Giovanni
Dei 2,5 estrela somente, porque é um bom enredo que talvez por ter sido escrito a muitas décadas o escritor se conteve muito, ficou chato as vezes. David, americano vivendo em Paris se divide entre sua noiva Hela e o amante Giovanni. Embora sempre sentisse atração por homens imagina casar, ter filhos. Portanto o caso com Giovanni é antes de tudo uma aventura secreta para ele, com a volta da noiva de uma viagem as coisas se complicam.

kelly.brekker 20/04/2023

Para aqueles que tem medo de amar
O que eu senti lendo esse livro não cabe em uma resenha, que livro amigos...
Fãs de Dorian Gray e uma vida pequena vocês vão amar isso aqui!
já quero ler os outros livros do James baldwin

"Apesar do que possa parecer agora, sou obrigado a confessar: eu o amava. Creio que nunca mais vou amar alguém tanto assim. E isso seria um grande alívio se eu também não soubesse que, quando a lâmina descer, o que giovanni vai sentir, se sentir alguma coisa, será alívio." ????