Giovanni

Giovanni James Baldwin

Resenhas - Giovanni

te amo shawn 19/07/2023

Esperava mais
Eu esperava uma coisa totalmente diferente do que foi escrita no livro, esperava um romance bonitinho entre dois homens, mas recebi uma relação confusa e, em partes, um pouco violenta. David e Giovanni me irritaram muito, eu nao gostei nem um pouco dos personagens, mas o que o livro retrata é maior e melhor que esse desgosto que eu desenvolvi pelos personagens

L. B. Böer 18/07/2023

Tudo será o mesmo de sempre, só que estarei mais silencioso
Primeiro devo explicações do porquê de uma nota tão baixa pra esse livro tão espetacular, e o mesmo seria o seguinte: a edição.

Eu teria avaliado em 4 ou 4,5/5 não fosse a falta de notas de tradução e edição, visto que muitos termos em francês foram mantidos, e que ao meu ver eram bem importantes para a história.

Ademais, não há outras críticas a se fazer.

Esse foi o meu primeiro contato com Baldwin, e digo que foi certeiro. Essa história me fez refletir muito sobre tantos aspectos, que vão desde construções raciais e sexuais, até misoginia e a hipocrisia social.

É uma obra tão completa que só quem tem contato com ela entende sua complexidade. Ela causa raiva com alguns diálogos extremamente preconceituosos dos personagens, que são repletos de machismo, etarismo, elitismo, e por vezes transfobia; deslumbramento com passagens tão belas e poéticas de um estilo tão próprio de Baldwin; e tristeza pelo destino desses seres tão miseráveis que carregam tantas características do que é um ser humano.

Destaquei tantos excertos do livro, mas o meu favorito com certeza foi um dos mais emblemáticos da obra: ?quase não consigo descrever aquele quarto. Ele passou a ser, de certo modo, todos os quartos em que eu já havia estado, e todos os quartos em que eu vier a estar daqui em diante vão me lembrar do quarto de Giovanni. Na verdade, não fiquei muito tempo nele - nos conhecemos antes de começar a primavera, e saí de lá durante o verão -, mas assim mesmo tenho a sensação de que passei toda uma existência naquele quarto. Ali a vida parecia transcorrer debaixo d'água, como já disse, e é certo que ali sofri uma transformação oceânica?.

Como dito, Baldwin é poético, e tudo o que é descrito aqui é extremamente significativo. Li no posfácio da edição (?James Baldwin e os desafios da (des)classificação?) sobre como o autor foi criticado por parte do movimento negro, e por toda uma sociedade americana conservadora, numa época (que infelizmente ainda se perpetua) em que pessoas pretas precisavam fazer arte conforme os padrões elitizados caucasianos.

Achei curioso quando Hélio Menezes (autor de tal análise da obra) abordou que indiretamente, essa é sim uma obra crítica às raízes racistas da nossa sociedade.

Não darei spoilers, mas depois de ler o posfácio, achei Baldwin ainda mais genial.

Sinto que ele se tornará um dos meus autores favoritos, e não posso evitar sentir certa empolgação para ler o resto de sua obra.

Raquel 16/07/2023

O quarto de giovanni
Esse livro não foi nada do eu idealizei, me surpreendeu demais. A forma com o autor fala sobre o medo de se amar alguém é simplesmente incrível.
Estou com um buraco depois desse final?

fabrys 13/07/2023

Eu li esse livro em 3 dias e só "demorei" porque eu precisava dormir pra ir trabalhar, senão teria terminado em 1 dia. eu nunca li um livro tão rápido como esse. James, vc foi luz!

em muitos parágrafos me peguei lembrando de algumas fases da minha vida. impressionante como acontece as identificações.

James escreve de uma forma muito leve e muito misteriosa. um livro que quero ter e lembrar dele em muitos detalhes. onde classe social ainda é fator de muita coisa. enfim, um livro impactante.

Alexlivros 13/07/2023

Triste e reflexivo
O Quarto de Giovanni narra a história de David, um homem jovem, vindo dos Estados Unidos para Paris, onde vive temporariamente sozinho, uma vez que a noiva se encontra a passar uma temporada em Espanha. David, uma vez só, vai tentando pôr as ideias em ordem e, sobretudo, perceber o que certos acontecimentos do passado revelam sobre si próprio. Numa noite em que vai até um dos bares parisienses para se divertir um pouco, conhece Giovanni, um barman italiano, atraente e sedutor. David fica irreparavelmente seduzido por aquele homem. Começa então a história de sexo e de amor, de paixão, entre David e Giovanni, vivida em exclusivo entre as quatro paredes do quarto do barman italiano. Uma relação vivida por David com culpa e remorsos e com o fantasma da noiva, Hella, e do seu regresso de Espanha a pairar sobre a cabeça do jovem americano.

Rubens 13/07/2023

FRAQUEZA
Fraqueza, foi a sensação que os dois principais personagens demonstraram. o narrador é fraco por não ter coragem de viver o que de fato sente. e o Giovanni é fraco por não aguentar viver sozinho. pra mim em específico o livro trata sobre não aceitação e sobre tentar viver de acordo com as regras dos outros. alguém disse uma vez que a vida pede coragem, e foi justamente isso que faltou aos personagens.

Pablo Paz 11/03/2024minha estante
Excelente resenha!

Kauan 09/07/2023

Gente eu posso me matar sério meu deus do céu o livro mais lindo de todos os tempos a melancolia a tristeza a consternação dos personagens, tudo é tão lindo e tão móvel tão frágil tão tênue parece que uma bomba pode explodir a qualquer momento no nosso colo sem nenhuma explicação. a escrita do autor é perfeita e, sem dúvidas, consegue transmitir tantos sentimentos que deixam o leitor frágil perante tudo isso.

Wandrovski 09/07/2023

Entendi porquê é um clássico gay
Todos os gays falam desse livro e realmente acho que é um livro muito bom pra poder se conhecer melhor

Ozzy 06/07/2023

Uma história de loucos
"Talvez todo mundo tenha seu jardim do Éden, não sei; mas as pessoas mal têm tempo de vê-lo e já aparece a espada em chamas. Talvez a vida só ofereça as opções de lembrar-se do jardim ou esquecê-lo. Uma coisa ou outra: é preciso ter força para lembrar, e é preciso ter outro tipo de força para esquecer, e somente um herói é capaz de fazer as duas coisas. As pessoas que lembram correm o risco de enlouquecer de dor, a dor da morte de sua inocência, a recorrer eternamente; as que esquecem se arriscam a mergulhar em outra espécie de loucura, a loucura de negar a dor e odiar a inocência; e o mundo basicamente se divide entre loucos que lembram e loucos que esquecem. Os heróis são raros."

Esse trecho do início do livro é um resumo de todo o sentimento que o livro traz, algo que me lembrou a experiência de "O Grande Gatsby", uma história que ao mesmo tempo que deslumbra com uma história de amor e uma escrita belíssima, mas que também te esmaga com a crueza da realidade.
Toda a trama é extremamente instigante, com o mistério do que pode ter acontecido ao Giovanni e os demais internos do narrador, a escrita de James Baldwin é encantadora, ele consegue te transportar para esse submundo onde as pessoas tem que viver nas margens da sociedade, e por mais que os personagens sejam bem detestáveis em sua maioria (o que inclui até o próprio Giovanni até certo ponto), o autor consegue nos encantar com as dinâmicas entre eles, e seus dramas. Com certeza um autor para acrescentar mais livros à minha lista infinita...

Isa 03/07/2023

Quarto menos imundo da frança
James baldwin dá muitas e muitas canetadas sobre comportamento humano e aquelas partezinhas das relações interpessoais que a gente não consegue expressar direito então deixamos passar batido. David é um cara meio insuportável cujo maior problema é que o armário dele é de vidro- e você pode ter certeza que ele vai infernizar a vida de todo mundo por causa disso. Em busca de si mesmo ele vai para onde todo mundo vai pra caçar o que não perdeu: Paris.

Lá ele conhece uns velhos meio sebosos e ricos e gays que ele imediatamente odeia porque eles representam uma possibilidade de futuro que o aterroriza. Mas ele também sai com esses velhos todo dia, porque ele é boêmio e pobre e sem rumo e odeia a si próprio. Uma noite ele conhece o titular Giovanni cujo maior problema é que ele é italiano. Os dois sentem uma conexão imediata, mas o David fica se fazendo de difícil e sendo no geral uma peste. O que se sucede é um romance condenado terrivelmente arrebatador com minuciosa dissecação das partes mais cruéis do âmago das pessoas. Esses prazeres violentos tem fins violentos e tudo mais. É trágico mas não de uma forma melancólica que quase romantiza a tragédia em si. É trágico porque nos lembra que às vezes nós somos sim capazes de prever nossos próprios finais- e isso ainda assim não nos salva.
Em resumo, be gay do crimes.
juju 29/07/2023minha estante
isa lacres

M. S. Rossetti 01/07/2023

Clássico redescoberto
Procuro ler obras literárias com temas variados, mas no mês do Orgulho LGBT+ procurei livros com essa temática específica.
Os conflitos entre os personagens principais (Giovanni e David) têm o potencial de acionar diversos gatilhos emocionais nos leitores mais sensíveis (inclusive, eu). Contudo, o autor insinua mais do que revela, o que proporciona uma certa leveza à leitura.
A bissexualidade (B da sigla) é descrita na obra como indecisão de um dos personagens (visão ultrapassada nos dias atuais). Porém, o embate afetivo entre um bissexual e um homossexual abarca praticamente todo o enredo.
Confesso que senti aversão ao personagem David e muita empatia por Giovanni.
Deixo aos futuros leitores dessa obra-prima suas próprias conclusões.
Julia 10/07/2023minha estante
Achei que Giovanni era bissexual e David homossexual em negação, não indeciso!

Milena490 01/07/2023

Uma batalha interna (e externa) sufocante.
Comecei essa leitura achando que seria uma história de amor, e com certeza não é APENAS isso.
Sem dúvidas é uma obra revolucionária pra época e Baldwin foi muito corajoso e genial em escrevê-la. Só acredito que eu não esteja preparada para compreender o que o livro quis passar, não posso negar que em muitas partes minha cabeça deu um nó, minha conclusão final é que é: uma história de angústias.
Apesar de ser um livro curto, foi uma leitura densa para mim, me senti sufocada e em certos momentos até me deu dor de cabeça, mas acho que esse era o objeto do Baldwin e ele alcançou maestria. Com certeza um dia vou pensar nessa história por muito tempo e um dia vou retornar a ela.

ce' 30/06/2023

Uau
Até a metade tava meio meh, mas depois valeu a pena. Socorro, eu chorei muito.
Depois disso tive tanta vontade de ver gays felizes que tive que ler heartstopper pra fechar o buraco que esse livro deixou em mim, nmrl
Nunca mais vou olhar pra gays franceses da mesma forma ??
Li esse livro ouvindo oasis, sempre que ouço wonderwall me lembro dele

Num capítulo, acho que era "sobre o autor", tem uma coisa muito boa que falam do livro, mas não vou comentar aqui porque talvez seja spoiler

dabi2 30/06/2023

Uma leitura pro café
Não tenho muito o que dizer sobre: a leitura foi agradável e interessante, especialmente analisar o modo como o escritor construiu tais personagens e suas complexidades sendo de uma época bem mais preconceituosa que a atual.
adiciono, também, que a escrita é muito fluída, é fácil de ler.