Giovanni

Giovanni James Baldwin

Resenhas - Giovanni

Giovanna1599 29/07/2023

Lindo lindo lindo, ganhei da minha amiga isabella (?) e isso fez com que eu conseguisse criar coragem pra ler porque ficava adiando a leitura por medo de como seria. realmente foi uma experiência e me identifiquei mais com o david do que queria

tessa.jean 28/07/2023

Caótico como um romance LGBTQIA+ escrito nos anos 50
Confesso que falar sobre esse livro é um pouco difícil. Baldwin traz nesse romance, a vida de David, um homem americano, vivendo em Paris, enquanto aguarda a decisão de Hella, para responder ao seu pedido de noivado.

Minha primeira percepção sobre o David é que ele por si só, decidiu viver em outro país buscando se encontrar e descobrir sobre a si mesmo, e quando se encontra, acaba perdido e tudo o que deseja é voltar para seu local de segurança, porém com medo de lá não ser mais seu lar.

Neste tempo de espera por Hella, David resolve "descobrir" o que oferecem os bares parisienses e acaba conhecendo e se sentindo atraído por Giovanni, um barman italiano, que trabalha para um amigo de David. Após isso, eles acabam por viverem em uma relação, no entanto, o David demonstra conflito e medo por sua paixão,sentimento que acaba por se dissipar em raiva.

A história desse livro não é só sobre o seu desenvolvimento, e sim, sobre reflexões sociais. Sobre como a criação influencia na forma que lidamos com nossos sentimentos, reflexões sobre onde é o nosso lar quando não temos lar, sobre se conhecer e se encontrar, sobre agir sob influência da razão ou da emoção e suas consequências.

Certamente, é um livro que reflete sobre aceitação e a imagem que queremos transferir e quem realmente somos. O que é mais importante, ser feliz ou saber que as pessoas nos vêem como queremos ser vistas?

Foi minha primeira leitura de um livro escrito por James Baldwin e eu gostei muito da experiência. É uma leitura leve, que se desenvolve rapidamente, conseguindo captar nossa atenção e trazer a escrita romântica parisiense para o ambiente em que estamos. Uma escrita que transborda sentimentos e transfere sensações, nos deixando em imersão na história, fazendo com que as palavras se transformem em sentimentos quando lidas.

annikav.a 25/07/2023

Americanos não podem ir à Europa
A tragédia deste livro me desgraçou um pouco (muito). Nesse caso, devido àquela velha ideia de o que você acha insuportável nos outros ser aquilo que você mais odeia em si mesmo. Faz- te pensar muito, como um americano. Enfim, a escrita de James Baldwin é uma das melhores que já experienciei, sem excessos, mas sem deixar de entregar absolutamente nada na visceralidade dos sentimentos e da relação entre Giovanni e David, mas, mais importante ainda, de David consigo mesmo.

Bruno 24/07/2023

O quarto de giovanni foi uma das leituras mais complexa e desafiadora que li.
Não por ser um texto difícil ou algo do tipo, mas por ter me relacionado tão profundamente com as personagens construídas por Baldwin.
Em diversos momentos, percebi o quanto aqueles pensamentos e acontecimentos fizeram parte da minha vida e o quanto é difícil passar por aquilo.
Por isso, acredito, consegui entender a personagem principal, não por achar que David esteja certo, o que no caso não está, mas por saber o que esses sentimentos causam na gente, e no que nos transformam.
A escrita de Baldwin é poética e fluida, fazendo com que seja difícil largar a leitura.

daniele 24/07/2023

O pequeno e denso quarto de Giovanni
Passar por esta leitura sem ir a fundo no contexto de raça, sexualidade e sociedade que permeiam a vida do autor já é suficiente para carregar consigo grandes reflexões. E caso resolva ir um pouco mais a fundo, não irá se arrepender!
Recomendo!

lschifelbein 23/07/2023

"alguém, devia ter nos dito que é muito raro alguém morrer de amor. mas milhões já morreram, e morrem a cada hora - e nos lugares mais estranhos! - de falta de amor."

queensnne 23/07/2023

As vezes casa é um lugar no imaginário
Me senti meio pelada lendo esse, navegar na mente do david é assustador, ele é confuso na medida que é decidido, me senti percorrendo um labirinto perdida sem cogitar estar perto de um caminho certo nem por um segundo
acho que esse livro tem certa magnitude em sua tristeza e eu não sou capaz de explicar como me sinto

Cleide 22/07/2023

O medo de ser vc
Esse livro revela mais do que palavras. Revela medos, indignação, amor é descoberta. É tão difícil não conseguir ser você mesmo e ter medo de revelar aquilo que sente e almeja. Lutamos para essa liberdade. Esse livro mostra a realidade de uma vida turbulenta, assombrada pela mentira? enfim um livro maravilhoso!

Maria 20/07/2023

4,8 ??
Esse livro é praticamente 5 estrelas! a única coisa que me fez mudar de ideia foram os comentários machistas - que eu sei que foram intencionais pra construir os personagens e as suas personalidades - um pouquiiiinho pesados/exagerados demais!

o livro é lindissimo, profundo, passa uma vibe de filme em dia de chuva, tem uma ambientação ma-ra-vi-lho-sa de Paris, os personagens são bem construídos, a Hella pra mim, ICONE injustiçado kkkkk fala sobre amor e tooooda complicação envolvida com esse sentimento! fala sobre preconceito, autoaceitação, sobre aa dificuldades, as impermanências da vida, sobre a fluidez, as mudancas? enfim, eu amei DEMAIS!

é um livro que engana, por ter 150 paginas parece fácil e rápido de ler. spoiler: não é. leia com calma e absorve bem o que ele ta escrevendo, sente junto! recomendo muito, muito mesmo.

?be careful. please, be careful?
?thank you. you should have given me that advice the night we met.?

te amo shawn 19/07/2023

Esperava mais
Eu esperava uma coisa totalmente diferente do que foi escrita no livro, esperava um romance bonitinho entre dois homens, mas recebi uma relação confusa e, em partes, um pouco violenta. David e Giovanni me irritaram muito, eu nao gostei nem um pouco dos personagens, mas o que o livro retrata é maior e melhor que esse desgosto que eu desenvolvi pelos personagens

L. B. Böer 18/07/2023

Tudo será o mesmo de sempre, só que estarei mais silencioso
Primeiro devo explicações do porquê de uma nota tão baixa pra esse livro tão espetacular, e o mesmo seria o seguinte: a edição.

Eu teria avaliado em 4 ou 4,5/5 não fosse a falta de notas de tradução e edição, visto que muitos termos em francês foram mantidos, e que ao meu ver eram bem importantes para a história.

Ademais, não há outras críticas a se fazer.

Esse foi o meu primeiro contato com Baldwin, e digo que foi certeiro. Essa história me fez refletir muito sobre tantos aspectos, que vão desde construções raciais e sexuais, até misoginia e a hipocrisia social.

É uma obra tão completa que só quem tem contato com ela entende sua complexidade. Ela causa raiva com alguns diálogos extremamente preconceituosos dos personagens, que são repletos de machismo, etarismo, elitismo, e por vezes transfobia; deslumbramento com passagens tão belas e poéticas de um estilo tão próprio de Baldwin; e tristeza pelo destino desses seres tão miseráveis que carregam tantas características do que é um ser humano.

Destaquei tantos excertos do livro, mas o meu favorito com certeza foi um dos mais emblemáticos da obra: ?quase não consigo descrever aquele quarto. Ele passou a ser, de certo modo, todos os quartos em que eu já havia estado, e todos os quartos em que eu vier a estar daqui em diante vão me lembrar do quarto de Giovanni. Na verdade, não fiquei muito tempo nele - nos conhecemos antes de começar a primavera, e saí de lá durante o verão -, mas assim mesmo tenho a sensação de que passei toda uma existência naquele quarto. Ali a vida parecia transcorrer debaixo d'água, como já disse, e é certo que ali sofri uma transformação oceânica?.

Como dito, Baldwin é poético, e tudo o que é descrito aqui é extremamente significativo. Li no posfácio da edição (?James Baldwin e os desafios da (des)classificação?) sobre como o autor foi criticado por parte do movimento negro, e por toda uma sociedade americana conservadora, numa época (que infelizmente ainda se perpetua) em que pessoas pretas precisavam fazer arte conforme os padrões elitizados caucasianos.

Achei curioso quando Hélio Menezes (autor de tal análise da obra) abordou que indiretamente, essa é sim uma obra crítica às raízes racistas da nossa sociedade.

Não darei spoilers, mas depois de ler o posfácio, achei Baldwin ainda mais genial.

Sinto que ele se tornará um dos meus autores favoritos, e não posso evitar sentir certa empolgação para ler o resto de sua obra.

Raquel 16/07/2023

O quarto de giovanni
Esse livro não foi nada do eu idealizei, me surpreendeu demais. A forma com o autor fala sobre o medo de se amar alguém é simplesmente incrível.
Estou com um buraco depois desse final?

fabrys 13/07/2023

Eu li esse livro em 3 dias e só "demorei" porque eu precisava dormir pra ir trabalhar, senão teria terminado em 1 dia. eu nunca li um livro tão rápido como esse. James, vc foi luz!

em muitos parágrafos me peguei lembrando de algumas fases da minha vida. impressionante como acontece as identificações.

James escreve de uma forma muito leve e muito misteriosa. um livro que quero ter e lembrar dele em muitos detalhes. onde classe social ainda é fator de muita coisa. enfim, um livro impactante.

Alexlivros 13/07/2023

Triste e reflexivo
O Quarto de Giovanni narra a história de David, um homem jovem, vindo dos Estados Unidos para Paris, onde vive temporariamente sozinho, uma vez que a noiva se encontra a passar uma temporada em Espanha. David, uma vez só, vai tentando pôr as ideias em ordem e, sobretudo, perceber o que certos acontecimentos do passado revelam sobre si próprio. Numa noite em que vai até um dos bares parisienses para se divertir um pouco, conhece Giovanni, um barman italiano, atraente e sedutor. David fica irreparavelmente seduzido por aquele homem. Começa então a história de sexo e de amor, de paixão, entre David e Giovanni, vivida em exclusivo entre as quatro paredes do quarto do barman italiano. Uma relação vivida por David com culpa e remorsos e com o fantasma da noiva, Hella, e do seu regresso de Espanha a pairar sobre a cabeça do jovem americano.

Rubens 13/07/2023

FRAQUEZA
Fraqueza, foi a sensação que os dois principais personagens demonstraram. o narrador é fraco por não ter coragem de viver o que de fato sente. e o Giovanni é fraco por não aguentar viver sozinho. pra mim em específico o livro trata sobre não aceitação e sobre tentar viver de acordo com as regras dos outros. alguém disse uma vez que a vida pede coragem, e foi justamente isso que faltou aos personagens.