Giovanni

Giovanni James Baldwin




Resenhas - Giovanni


582 encontrados | exibindo 91 a 106
7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |


Neylane Naually 29/08/2023

Referência
O quarto de Giovanni relata um romance instável entre um estadunidense, David, e um italiano, Giovanni, em Paris. O livro mostra uma linha muitas vezes impossível de ser cruzada entre os sentimentos e o que se deve fazer para seguir um rumo mais seguro na vida. David, ao escolher se afastar do amor que sente por Giovanni, acaba condenando os dois, acentuando a problemática da marginalização da homossexualidade e como isso impacta negativamente as relações afetivas. O enredo é bem simples e a história é curta, mas a escrita de James Baldwin é fenomenal e isso já se comprova nas primeiras páginas do livro.

Nós começamos a história já sabendo que Giovanni foi condenado à pena de morte, e aos poucos vamos descobrindo os motivos que levaram a essa sentença e como se deu todo o relacionamento dos dois. David se mostra em todo momento muito divido entre seus sentimentos homoafetivos e sua ética moral que exige que ele desemprenhe o papel de um homem heterossexual. Giovanni se entrega mesmo percebendo que talvez tudo acabe em corações partidos.

"Se não pode amar-me, eu morrerei. Antes de você vir, eu queria morrer. Já lhe contei muitas vezes. É cruel fazer-me querer viver, só para tornar minha morte mais sangrenta!"

Além da temática homoafetiva já chamativa para a época, o livro também chamou a atenção por não ter personagens negros. Baldwin, homem negro, era um autor em ascensão e marcado pela sua contribuição para a literatura afroamericana, na época o romance foi acusado de ser uma digressão. Porém, há de se considerar que Baldwin promove um questionamento acerca da percepção sobre o porquê de um autor negro ter que se ater a certos limites temáticos e não poder expandir as fronteiras da sua criação literária.

É uma obra lindíssima, triste, repleta de sensações e sentimentos e que foi escrita com muito afeto. Baldwin solidificou seu nome na literatura queer com um livro que até hoje é referência para diversos escritores e leitores ao redor do mundo.

"Alguém, seu pai ou o meu [...] devia ter dito que não são muitas as pessoas que morrem por amor. Mas multidões inteiras pereceram, e estão perecendo a toda hora e nos lugares mais estranhos, por falta dele"
comentários(0)comente



dudde 25/08/2023

Acho bastante pertinente a maneira como Baldwin lida com os problemas que aborda
é particularmente mais interessante enxergar o íntimo dessas personagens sendo alguém que não se identifica com a maioria das problemáticas de Baldwin
mais ainda dado que foi escrito num tempo anterior da popularização da interseccionalidade

no geral, muito bom livro
comentários(0)comente



clareca 14/08/2023

Dor
Esse livro narra um processo terrível e miserável de autodescobrimento e aceitação. Diz muito à respeito do medo e do prazer, da vontade e da impossibilidade, do querer e do poder.

Entretanto, o comportamento do ser enquanto indivíduo afeta todos. Ao tentar encontrar o ?meio-termo?, o equilíbrio, o protagonista é tomado por essa onda temerosa que machuca quem ama por não conseguir admitir, aceitar e conviver com o seu ?eu? mais íntimo.

Tanto Giovanni, quanto Hella, ficaram exaustos mentalmente, foram levados a uma insanidade irracional devido a uma mentira, pois nenhum nem o outro seriam o suficiente, o ideal.

Giovanni, por um lado, foi usado como um experimento, e abandonado como um objeto inanimado; não houveram considerações a respeito de seus sentimento, a quem ele era como ser humano. Ele enlouqueceu (quem não enlouqueceria estando em seu lugar também?). O motivo final nunca saberemos: foi um ato de autodestruição ou vingança? O grande pensar do livro, assim como a autosabotagem e o autodescobrimento.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Rafa569 02/08/2023

Não fluiu para mim
Eu fui com certa expectativa, mas não fui alcançado pelo livro. Entendo o contexto histórico, mas achei extremamente datada a história, com muitos problemas de desenvolvimento dos personagens. Eu não me importei com nenhum deles, principalmente o protagonista. O único que me importei foi com o próprio Giovanni, mas mais pela tragédia do que pelo seu desenvolvimento. A relação que foi construída não é bem trabalhada ou elaborada, tudo fica no campo da imaginação e especulação (não que necessitasse de ser algo explícito, mas que pelo menos fosse mais desenvolvido o sentimento de um pelo outro). Não gostei, infelizmente
comentários(0)comente



y.as.me 01/08/2023

?Somebody," said Jacques, "your father or mine, should have told us that not many people have ever died of love. But multitudes have perished, and are perishing every hour - and in the oddest places! - for the lack of it.?
comentários(0)comente



Giovanna1599 29/07/2023

Lindo lindo lindo, ganhei da minha amiga isabella (?) e isso fez com que eu conseguisse criar coragem pra ler porque ficava adiando a leitura por medo de como seria. realmente foi uma experiência e me identifiquei mais com o david do que queria
comentários(0)comente



tessa.jean 28/07/2023

Caótico como um romance LGBTQIA+ escrito nos anos 50
Confesso que falar sobre esse livro é um pouco difícil. Baldwin traz nesse romance, a vida de David, um homem americano, vivendo em Paris, enquanto aguarda a decisão de Hella, para responder ao seu pedido de noivado.

Minha primeira percepção sobre o David é que ele por si só, decidiu viver em outro país buscando se encontrar e descobrir sobre a si mesmo, e quando se encontra, acaba perdido e tudo o que deseja é voltar para seu local de segurança, porém com medo de lá não ser mais seu lar.

Neste tempo de espera por Hella, David resolve "descobrir" o que oferecem os bares parisienses e acaba conhecendo e se sentindo atraído por Giovanni, um barman italiano, que trabalha para um amigo de David. Após isso, eles acabam por viverem em uma relação, no entanto, o David demonstra conflito e medo por sua paixão,sentimento que acaba por se dissipar em raiva.

A história desse livro não é só sobre o seu desenvolvimento, e sim, sobre reflexões sociais. Sobre como a criação influencia na forma que lidamos com nossos sentimentos, reflexões sobre onde é o nosso lar quando não temos lar, sobre se conhecer e se encontrar, sobre agir sob influência da razão ou da emoção e suas consequências.

Certamente, é um livro que reflete sobre aceitação e a imagem que queremos transferir e quem realmente somos. O que é mais importante, ser feliz ou saber que as pessoas nos vêem como queremos ser vistas?

Foi minha primeira leitura de um livro escrito por James Baldwin e eu gostei muito da experiência. É uma leitura leve, que se desenvolve rapidamente, conseguindo captar nossa atenção e trazer a escrita romântica parisiense para o ambiente em que estamos. Uma escrita que transborda sentimentos e transfere sensações, nos deixando em imersão na história, fazendo com que as palavras se transformem em sentimentos quando lidas.
comentários(0)comente



annikav.a 25/07/2023

Americanos não podem ir à Europa
A tragédia deste livro me desgraçou um pouco (muito). Nesse caso, devido àquela velha ideia de o que você acha insuportável nos outros ser aquilo que você mais odeia em si mesmo. Faz- te pensar muito, como um americano. Enfim, a escrita de James Baldwin é uma das melhores que já experienciei, sem excessos, mas sem deixar de entregar absolutamente nada na visceralidade dos sentimentos e da relação entre Giovanni e David, mas, mais importante ainda, de David consigo mesmo.
comentários(0)comente



Bruno 24/07/2023

O quarto de giovanni foi uma das leituras mais complexa e desafiadora que li.
Não por ser um texto difícil ou algo do tipo, mas por ter me relacionado tão profundamente com as personagens construídas por Baldwin.
Em diversos momentos, percebi o quanto aqueles pensamentos e acontecimentos fizeram parte da minha vida e o quanto é difícil passar por aquilo.
Por isso, acredito, consegui entender a personagem principal, não por achar que David esteja certo, o que no caso não está, mas por saber o que esses sentimentos causam na gente, e no que nos transformam.
A escrita de Baldwin é poética e fluida, fazendo com que seja difícil largar a leitura.
comentários(0)comente



daniele 24/07/2023

O pequeno e denso quarto de Giovanni
Passar por esta leitura sem ir a fundo no contexto de raça, sexualidade e sociedade que permeiam a vida do autor já é suficiente para carregar consigo grandes reflexões. E caso resolva ir um pouco mais a fundo, não irá se arrepender!
Recomendo!
comentários(0)comente



lschifelbein 23/07/2023

"alguém, devia ter nos dito que é muito raro alguém morrer de amor. mas milhões já morreram, e morrem a cada hora - e nos lugares mais estranhos! - de falta de amor."
comentários(0)comente



queensnne 23/07/2023

As vezes casa é um lugar no imaginário
Me senti meio pelada lendo esse, navegar na mente do david é assustador, ele é confuso na medida que é decidido, me senti percorrendo um labirinto perdida sem cogitar estar perto de um caminho certo nem por um segundo
acho que esse livro tem certa magnitude em sua tristeza e eu não sou capaz de explicar como me sinto
comentários(0)comente



Cleide 22/07/2023

O medo de ser vc
Esse livro revela mais do que palavras. Revela medos, indignação, amor é descoberta. É tão difícil não conseguir ser você mesmo e ter medo de revelar aquilo que sente e almeja. Lutamos para essa liberdade. Esse livro mostra a realidade de uma vida turbulenta, assombrada pela mentira? enfim um livro maravilhoso!
comentários(0)comente



Maria 20/07/2023

4,8 ??
Esse livro é praticamente 5 estrelas! a única coisa que me fez mudar de ideia foram os comentários machistas - que eu sei que foram intencionais pra construir os personagens e as suas personalidades - um pouquiiiinho pesados/exagerados demais!

o livro é lindissimo, profundo, passa uma vibe de filme em dia de chuva, tem uma ambientação ma-ra-vi-lho-sa de Paris, os personagens são bem construídos, a Hella pra mim, ICONE injustiçado kkkkk fala sobre amor e tooooda complicação envolvida com esse sentimento! fala sobre preconceito, autoaceitação, sobre aa dificuldades, as impermanências da vida, sobre a fluidez, as mudancas? enfim, eu amei DEMAIS!

é um livro que engana, por ter 150 paginas parece fácil e rápido de ler. spoiler: não é. leia com calma e absorve bem o que ele ta escrevendo, sente junto! recomendo muito, muito mesmo.

?be careful. please, be careful?
?thank you. you should have given me that advice the night we met.?
comentários(0)comente



582 encontrados | exibindo 91 a 106
7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |