Chama e cinzas

Chama e cinzas Carolina Nabuco

Resenhas - Chama e cinzas

Laryssa Barros 07/12/2021

Um relato sobre a superficialidade da vida em sociedade...
Em Chama e Cinzas, a Carolina Nabuco descortina a vida, em grande parte, fútil da alta roda carioca nos anos 40. Caminhamos na estória através das vivências da protagonista Nica, que mora com seu pai e mais três irmãs. Nica e as irmãs levam uma vida entre apertos e ostentação, pois seu pai que vive de favores e empréstimos, sendo ele um homem que não tem senso de responsabilidade, em dadas marés de sorte no jogo, consegue proporcionar algumas regalias para as meninas.

Ao se deparar com uma desilusão amorosa, Nica resolve de forma pragmática que não se casaria por amor, apenas procuraria se casar com um homem que pudesse lhe dar conforto e a quem pudesse respeitar. Essa decisão vai mudar sua vida por completo e diferente da irmã que casou apaixonada, Nica vai aos poucos percebendo que nem sempre o poder avassalador da paixão vale de garantia para felicidade, pois em sua vida ao lado do marido por quem nunca nutriu tais sentimentos, ela se considera uma mulher feliz e completa.

Eu confesso que esperava um pouco mais da estória, pois acho que a autora poderia ter tirado mais conteúdo desses personagens e suas vidas. Mas no geral, é um bom livro, eu gostei da protagonista e de sua personalidade, uma jovem mulher que teve que aprender a ser adulta cedo, e por não ter muito amparo afetivo, se tornou pragmática e as vezes cética.

Super recomendo essa leitura, a Carolina Nabuco é uma autora brasileira sensacional e deveria ser mais conhecida

ritita 21/11/2021

Podia ter sido melhor, beeem melhor
A sinopse da editora leva a crer que há no livro um viés feminista. Ledo engano. Nica, é sim, uma mulher moderna, mas moderna sob a ótica do seu tempo, onde a moça "direita" não trabalhava fora, e o casamento era quase obrigatório.
Carolina perdeu uma ótima oportunidade de expandir os hábitos cariocas da época, não apenas dos ricos e pseudo ricos, mas não, ateve-se ao circuito Flamengo/Copacabana litorâneos, aos políticos e militares e às filhas do malandrão Álvaro.
A narrativa é gostosa de ler, mas fui até o final esperando um desfecho com mais frescor do que o relatado em todo o livro - jogatinas, dívidas não pagas, empréstimos, bailes, reuniões socias....
Talvez por isto o livro não tenha tido novas edições.