Chama e cinzas

Chama e cinzas Carolina Nabuco

Resenhas - Chama e cinzas

Cinara... 16/03/2022

"O ministro perguntou-lhe o motivo do aumento de brilho dos seus olhos. Ela respondeu:
- É porque estive brigando. Gosto de brigar quando tenho razão."

"- É porque estive brigando. Gosto de brigar quando tenho razão." Essa frase me define!
Livro com gosto de novela das 18:00.
Amo os livros ambientados no Brasil, ver costumes de certas épocas me traz um ar de nostalgia do que eu não vivi.
manuella.rosasilva 29/11/2022minha estante
uma novela baseada nesse livro estreou ontem no Canal Viva. E era das seis mesmo ?

Cinara... 29/11/2022minha estante
Precisoo assistir ??

Suh 03/05/2023minha estante
To assitindo kkk

Adriana1161 23/09/2022

Pena que acabou!
Leitura deliciosa!
A autora escreve muito bem, gostei até mais deste livro, do que A sucessora.
Ela constrói os personagens de um jeito que os torna inesquecíveis! Adorei a Nica, a protagonista da história.
Tem um clima envolvente que nos transporta pra dentro da trama.
E a edição é linda, da Editora Instante.
Personagens: Nica, Iolanda, Cristina, Geninha, Álvaro Galhardo, Nestor Rabelo, Fernando, Evaristo
Local: Rio de Janeiro - final da metade do século XX
@driperini
Sander.Garcia 28/09/2022minha estante
Que interessante! Já foi pra lista de desejos, junto com A Sucessora. Valeu!!

Tuca 25/06/2020

Ao iniciar Chama e cinzas me deu uma dor no coração que Carolina Nabuco só houvesse nos deixado dois romances, pois sua escrita objetiva, simples e gostosa foi uma ótima surpresa para mim. É como entrar em uma novela de época e se perder no meio da vida das quatro filhas de Álvaro Galhardo, em especial, na de Nica (não é à toa que ambos os seus romances foram adaptados pela Globo como novelas. “Chama e cinzas” inspirou “Bambolê” transmitida entre 1987 e 1988, em que Nica foi interpretada por Myrian Rios, e “A sucessora” ganhou adaptação com o mesmo nome entre 1978 e 1979).Ganhadora do prêmio Machado de Assis da Academia Brasileira de Letras (ABL) pelo conjunto de sua obra, Carolina Nabuco era filha do diplomata, deputado federal, abolucionista e um dos cofundadores da ABL, Joaquim Nabuco, e seu primeiro trabalho como escritora foi a biografia do pai.

Em Chama e cinzas, ela escancara uma noção de propriedade patriarcal bastante comum ao período (o romance foi escrito em 1947) em sua divisão em duas partes que destaca a mudança de custódia de Nica da casa de seu pai para a de seu marido. Nela é possível acompanhar a formação da menina de jovem apaixonada para uma mulher independente e mais forte, mesmo com todas as dores que são colocadas em seu caminho. Após uma grande decepção amorosa, Nica decide que se casar por amor não era algo destinado a ela, e assim resolve escolher um marido racionalmente, na medida em que se é possível agir de tal forma quando se está ferida.

O nome Chama e cinzas remete a uma noção de opostos, o que não é arbitrário. Realmente é um enredo de contrastes óbvios, principalmente nos núcleos relacionados a Nica e a sua irmã, Iolanda. Enquanto a primeira nunca teve uma beleza chamativa, sendo mais conhecida por sua personalidade, a última era a mais bonita entre as meninas Galhardo. Seus maridos eram completamente antagonistas. Um mais velho, burguês rico, que carinhosamente cuida de todas as necessidade de Nica e lhe possibilita totais liberdades e acima de tudo, leal aos Galhardo. O outro, jovem, bonito, anticapitalista, machista e desonesto, colocando seus interesses pessoais acima da família apenas com interesse de se envaidecer. A meu ver as distâncias das características das duas irmãs, principalmente na antítese esposa submissa (Iolanda) versus a emancipada (Nica) deixava claro o que a pesquisadora Lúcia Ozana Zolin comenta acerca desse livro sobre seu caráter transicional entre a fase feminina e feminista dentro do caminho da literatura feminina brasileira. Iolanda replica padrões, Nica os subverte, porém com certos privilégios e limites de sua classe social.

Longe de ser um romance romântico a meu ver, a construção de quem Nica torna-se é chama e cinzas. Da faísca de uma menina impulsiva e apaixonada, ao despojos da dor e da perda, da destruição do seu mundo. Mas como toda mulher é assim forjada na força de suas cinzas, Nica na iminência renascer em seu final de contrastes, talvez estivesse encontrando o seu início.

site: IG: https://www.instagram.com/tracinhadelivros/

ritita 21/11/2021

Podia ter sido melhor, beeem melhor
A sinopse da editora leva a crer que há no livro um viés feminista. Ledo engano. Nica, é sim, uma mulher moderna, mas moderna sob a ótica do seu tempo, onde a moça "direita" não trabalhava fora, e o casamento era quase obrigatório.
Carolina perdeu uma ótima oportunidade de expandir os hábitos cariocas da época, não apenas dos ricos e pseudo ricos, mas não, ateve-se ao circuito Flamengo/Copacabana litorâneos, aos políticos e militares e às filhas do malandrão Álvaro.
A narrativa é gostosa de ler, mas fui até o final esperando um desfecho com mais frescor do que o relatado em todo o livro - jogatinas, dívidas não pagas, empréstimos, bailes, reuniões socias....
Talvez por isto o livro não tenha tido novas edições.

Laryssa Barros 07/12/2021

Um relato sobre a superficialidade da vida em sociedade...
Em Chama e Cinzas, a Carolina Nabuco descortina a vida, em grande parte, fútil da alta roda carioca nos anos 40. Caminhamos na estória através das vivências da protagonista Nica, que mora com seu pai e mais três irmãs. Nica e as irmãs levam uma vida entre apertos e ostentação, pois seu pai que vive de favores e empréstimos, sendo ele um homem que não tem senso de responsabilidade, em dadas marés de sorte no jogo, consegue proporcionar algumas regalias para as meninas.

Ao se deparar com uma desilusão amorosa, Nica resolve de forma pragmática que não se casaria por amor, apenas procuraria se casar com um homem que pudesse lhe dar conforto e a quem pudesse respeitar. Essa decisão vai mudar sua vida por completo e diferente da irmã que casou apaixonada, Nica vai aos poucos percebendo que nem sempre o poder avassalador da paixão vale de garantia para felicidade, pois em sua vida ao lado do marido por quem nunca nutriu tais sentimentos, ela se considera uma mulher feliz e completa.

Eu confesso que esperava um pouco mais da estória, pois acho que a autora poderia ter tirado mais conteúdo desses personagens e suas vidas. Mas no geral, é um bom livro, eu gostei da protagonista e de sua personalidade, uma jovem mulher que teve que aprender a ser adulta cedo, e por não ter muito amparo afetivo, se tornou pragmática e as vezes cética.

Super recomendo essa leitura, a Carolina Nabuco é uma autora brasileira sensacional e deveria ser mais conhecida

flaviavrf 23/01/2022

A obra faz um perfil da mulher burguesa na metade do século 20, numa tentativa de trazer uma reflexão acerca dos tabus e das normas sociais que orientavam suas vidas. Boa leitura, mas nada excepcional.

Nica é interessante, uma mulher que tem liberdade de escolher o que é melhor para si, mas sempre dentro dos limites do que é esperado para uma senhora da alta sociedade. Ao meu ver, faltou um pouco de aprofundamento na história e na personalidade das personagens, principalmente durante a primeira parte do livro.

A escrita de Carolina Nabuco é bem ágil e instigante, mas achei temática do livro um pouco cansativa.

Siliane.Ferrari 05/03/2022

Nota 10/10
Gostei muito da leitura. A escrita fluida, mostra como era a vida, naquela época, da mulher de classe média alta no Rio de Janeiro. A vida, seus sentimentos, escolhas e dia a dia.
Indico a leitura

Karoline67 23/05/2022

Gostei muito, mas...
... fiquei sem saber onde a autora queria chegar. Vale a pena pela escrita, que é incrível, pela história, que é envolvente, mas o final é meio decepcionante. Não sei, parece que a história não foi acabada. Sensação estranha. Ainda assim, vale a pena ler pra degustar a literatura.

Malu 19/09/2022

a escrita da carolina é muito bonita e fácil de ler, já disse isso outra vez
a Nica é uma personagem bem forte, ela é inteligente e fala o que pensa
depois de uma desilusão amorosa ela resolve casar vantajosamente, com um homem que era amigo da família, rico e bem mais velho que ela
o livro se desenrola nos problemas pelos quais ela e sua família passam, além de seus desdobramentos e consequências. a Nica é uma pessoa complemente diferente se comparar o início ao final do livro, é muito legal ver ela evoluir como pessoa através dessas dificuldades, ainda sim sem perder a essência do que ela é

[spoiler a partir daqui]
o livro acaba em final "aberto" coloco em aspas pq é como se fosse haver um segundo livro da "nova vida" da Nica, depois do acontecimento dos últimos capítulos... mas como não houve outro livro leitor é deixado refletindo sobre como isso vai afetar o resto da vida dela e o que será dela daqui pra frente

Paula A. C. 02/02/2023

Carolina Nabuco soube representar a vida burguesa no Rio de Janeiro do início do século XX como poucos autores o fizeram. Em Chama e Cinzas, Nabuco nos oferece uma trama mais elaborada que a de A Sucessora, com uma protagonista mais altiva e um final que não decepciona. Primoroso!

Júllia 09/07/2023

Desconhecido
O livro é um pouco lento mas é muito recompensador no final,gostei muito de conhecer esses personagens, já o queria a muito tempo

Raquel.Kirst 14/09/2023

Um retrato do cotidiano...
Um retrato do cotidiano de uma família carioca burguesa, apesar de não me identificar com suas vidas me identifiquei com o relacionamento entre as irmãs e gostei muito.

Séh 14/11/2023

Que livro maravilhoso e envolvente! Cada personagem tem sua personalidade e desenvolvimento, pequenos arcos se encaixam muito bem no cenário geral. As emoções fluem durante a leitura, alegria, raiva, indignação, humor e pesar estão presentes e vívidas.

aqueridaleitora 11/12/2023

Venceremos?
Fiquei triste e confusa com este final. Não gostei nada disso, mas sinto que foi necessário para este livro. Enfim, uma leitura gostosa e confortável ao meu coração.