CURTOS E SURTOS

Resenhas - CURTOS E SURTOS

Fernanda 29/04/2021

CURTOS E SURTOS
Resenha completa no blog:

site: https://modoliterario.blogspot.com/2021/04/resenha-curtos-e-surtos-mari-tibo.html

@livrodores 05/03/2021

Curtos e Surtos
Ler sobre as dores da alma e de uma existência tão traumatizada me tocam profundamente, principalmente quando elas vem em forma de texto que expressam exatamente o que a pessoa passou, acabo me identicamente muitas vezes!

Além da capa linda é possível encontrar na obra vários tipos de textos, tabelas, lembretes da autora, da qual nos relata como é conviver com a bipolaridade! Também é possível ver passagens que falam sobre a depressão, suicídio, ansiedade e o desejo de sair desse ciclo!

A autora nos relata de forma íntima, visceral e detalhada seus altos e baixos, dias em que está animada e preparada para lidar com qualquer coisa, mas também os dias em que tem vontade de desistir de tudo! É tão especial ver a relação familiar e o quanto ela contribui nesse momento, como foi a experiência no hospital psiquiátrico e também com o eletrochoque!

É uma leitura bem rápida, mas ao mesmo tempo árdua! Perceber o quanto essa doença afeta e acaba afetando a vida de uma pessoa, mas é lindo ver também o quanto a autora lutou e ainda luta contra ela e assim pode nos fazer entender um pouco mais sobre suas dores e anseios!

Bi Faria 22/01/2020

Capa linda! E foi uma leitura rápida e intensa.
A autora nos mostra através de diversos textos o transtorno de bipolaridade, a depressão e os medos.
Seus altos e baixos, seu diagnóstico, como sua família e amigos lidam e ajudam com a situação.
A experiência no hospital psiquiátrico e o antigo eletrochoque. "Só vi a maca, a seringa, a picada, olhos fechados e depois de duas horas eu acordei com diarréia e vômito." "Cada cicatriz dita uma história. E eu tenho tantas." .
Por fora se é tudo o que a sociedade espera, por dentro a alma grita. Mas não há culpa e não é uma escolha.
E entre consultas e remédios, ela tenta viver. Faz planos para se ter uma vida ativa .
"Eu vi a vida lá de cima. Tive medo de ir. Fui mesmo assim, respirei fundo. E sorri." .
Se questiona, como pode mudar de uma hora para outra, e ter tantos sentimentos e tantos medos.
Mas qual o propósito da vida? "Não há o que ser perdoado a não ser de dentro pra fora. De fora pra dentro." .

A autora nos mostra em um relato real como o transtorno bipolar está em sua vida. É emocionante! Sentir toda a sua dor, existência, medos, culpa e questionamentos. "Tudo tem a ver com aceitação, mudança, autoconhecimento e uma boa pitada de autoestima." @curtosesurtos @editoraforadacaixa