Terra Em Chamas

Terra Em Chamas Bernard Cornwell
Bernard Cornwell

Resenhas - Terra Em Chamas

Giovanni 31/12/2010

É maravilhoso este livro!! Uhtred (grande estrategista) derrota Harald na famosa batalha Fearnhamme e Wessex de Alfredo fica mais uma vez salva dos dinamarqueses, no entanto neste mesmo dia sua esposa falece ao dar a luz ao seu 4º filho, e no retorno a Ludene um monge louco a mando do bispo Asser ofende a memória da falecisa esposa de Uhtred que acaba matando o dito monge, e em face disso Alfredo confisca as propriedades de Uhtred, faz seus filhos reféns até que ele pague em espécie pela morte do monge, bem como faça o juramento a seu filho Eduardo.
O nosso herói se nega fazer as vontades de Alfredo, e assim pega seu barco, seus homnes e Skade (ex companheira de Harald)e parte para o seu maior desejo conquistar Bebbanburg sua cidade natal e por isso se encontra com seu meio irmão Ragnar que o acolhe de braços abertos.
Mas para obter o seu lar novamente precisava de homens e de ouro e para isso foi à Frísia e saqueou o pirata Skirnir, mas seu ouro não era do tamanho que falavam.
No seu retorno se reuniu a Ragnar e a Haesten para conquistar a Mercia e Wessex, mas neste interim a filha de Alfredo, Aethelflaed clama por ajuda e como tinha um juramento a ela Uhtred abandona Ragnar e a salva a tempo.
E entra em confronto com as tropas de Haesten que devastam a Mercia, Uhtred com os homens de Alfredo, mas no comando Eduardo enfretam e destroem Beamfleot, base de Haesten onde guardava os navios, familiares e todo o ouro roubado, isto com muita sorte e habilidade, esta batalha foi ganha, mas este confronto esta longe de ser finalizado.
Estou doido de vontade de ler os próximos capitulos!!!
Macartiney 31/10/2021minha estante
Amugo, precisava marcar como spoiller. Abraço

Marcel 07/12/2010

Muito bom....
Com certeza, mais uma vez Bernard criou um cenário de guerra com personagens cativantes, que realmente não deixa você parar de ler. Mas, acho que como quinto livro há uma certa "embromation", principalmente Uthred que não sabe que lado defende - saxões ou vickings, acho um pouco batido esse tema na vida de Uthred.

Mas recomendo, não há arrendimentos na leitura deste livro!!!

TheBathews 19/11/2010

Terra em Chamas - Bernard Cornwell
Assim como quase todos os livros do Cornwell, simplesmente fantástico. Infelizmente e felizmente ele me prende até horas da madrugada, com suas reviravoltas e acontecimentos fantásticos. Achei essa nova personagem Skade um tanto quanto interessante. Confesso que esperava mais dela, mas não posso contar o livro aos que ainda não leram. Bem assim como a narração das lutas e batalhas não pude de me sentir feliz quando Uhtred finalmente retorna ao mar, com a maravilhosa narração de viagens maritímas de Bernard Cornwell. A única coisa que não posso deixar de notar é como Cornwell força e exagera na fraqueza de Uhtred, como se ele fosse uma pessoa totalmente tola; de fácil convencimento. Mas é claro que isso é a melhor forma de dar uma continuidade muita mais desafiadora a Uhtred. Isso obviamnente não impede de eu continuar achando Cornwell o melhor narrador medieval que já tivemos no mundo.
Estou espera mais do que anciosamente o próximo livro, e espero que tenha ainda muito, mesmo que eu não goste de grandes coleções, e sim grandes livros.

Obrigado por ler minha humilde resenha. Pretendo fazer mais, para ajudar novos leitores.
Fridai 21/11/2010minha estante
Vou ler!

Bernardo 24/09/2010

Esse é mais um clássico 'livro de meio de saga' de Bernard Cornwell. Começa meio lento (provavelmente pra dar tempo do leitor relembrar a linha da história), acelera e termina quando você está mais empolgado! hehe
Mas, como é um livro do Cornwell (e ele escreve absurdamente bem!), você acaba sem ter muito do que reclamar. ;)
Sou obrigado a concordar com um comentário que um amigo, que leu o livro antes de mim, fez enquanto eu estava no meio da leitura: por vezes, parece que o autor não sabe muito bem como vai seguir a história (com exceção, é claro, dos pontos principais da narrativa que, claramente, já estão definidos no início do processo de escrita) e isso faz com que algumas reviravoltas da história pareçam meio súbitas e algumas subtramas acabam se perdendo no decorrer da saga.
Mas não acho que isso chegue a ser um demérito, já que a nossa vida diária também é algo com reviravoltas súbitas e com diversas 'pontas soltas'. Dessa forma, a narrativa fica mais realista (de certa forma) e dinâmica do que se tivesse sido previamente toda estruturada e amarrada.
O único porém, na minha opinião é a repetição exagerada de determinadas expressões ao longo do livro (como "dinamarqueses de lança e espada", "vestido em glória guerreira" ou "o destino é inexorável"). Pode ser que o autor tenha propositalmente usado esse recurso para deixar mais claro a nós, leitores, como era a mente das pessoas daquela época ou para delinear a obsessão de alguns personagens em relação a determinados temas, mas, mesmo assim, por vezes fica um tanto enfadonho.
Enfim, foi-se mais um (bom) capítulo da saga em que o fio da vida de Uhtred de Bebbanburg é cada vez mais entremeado à trama da família de Alfredo (seja nas porções claras ou escuras do 'tecido') pelas 'fiandeiras do destino'. E que venha o próximo! \o/

Stanlay23 21/09/2010

É uma das séries que mais gosto e li até hoje.
Me lembra muito o quarto livro mais como sempre instigante.

Rodrigo Almeida 06/09/2010

Novamente, uma boa obra de Bernard
Como de costume, Bernard Cornwell nos apresenta uma história envolvente e realista da guerra medieval, onde o herói não é tão herói assim. Onde o homem mostra sua verdadeira face diante do horror da batalha.

No entanto, ao mesmo tempo, mostra-nos a fragilidade deste mesmo homem diante da perda daqueles que lhes são próximos, criando cenas absolutamente tocantes.

Em determinado ponto, para aqueles que acompanham os livros do autor, possam vir a pensar que tudo está se tornando um pouco repetitivo, mas quando isso ocorre, Cornwell arruma uma forma de torcer a história e nos surpreender.

Terra Em Chamas, sem dúvida nenhuma é um ótimo livro, mas dentro da saga não é o melhor, nem por isso, faz com que não mereça as cinco estrelas.

Vini 19/08/2010

Fantástico, como sempre!
Acabei de ler! Bernard é fantástico, não tem como não se ver no meio das batalhas com uma narrativa tão rica em detalhes! As notas históricas no final de cada livro são sempre esclarecedoras para os apreciadores de história! Recomendo para todos que gostam de contos medievais! Mas não é um livro para os sensíveis, ele retrata fielmente o cotidiano medieval.

Rico 05/08/2010

Perdeu um pouco o ritmo
Td que Bernard Cornwell escreve dá prazer de ler. Mas senti que o final de Terra em Chamas perdeu um pouco do ritmo dos outros livros da série.

F. Porcel 29/07/2010

Fantastico

Mais uma vez Cornwell da um show!!!
Li uma critica que dizia que o autor/obra haviam caido na mesmice, e que nao passava de uma enrrolação para ganhar mais dinheiro a custa dos fãs......Porém eu como fã incondicional, digo que a obra é excelente, as coisas que nao mudaram, são as características do autor , ou seja, são suas marcas registradas, coisas que eu não gostaria nem um poucom que mudassem, como por exemplo o seu senso de humor, palavras de baixo calão, etc.
Quem gosta de Cornwell, DEVE ler essa obra fantástica!!!

Sabrina 14/07/2010

Um novo clássico da literatura
Ler Bernard Cornwell é sempre expectativa de coisa muito boa. Se for As Crônicas Saxônicas, então prepare-se para se deparar com a melhor série do autor. O que significa muito, já que todos os seus livros são maestralmente escritos, e historicamente impecáveis.

Em Terra em Chamas, o quinto livro da série, mais uma vez Uhtred é o comandante guerreiro de Alfredo, rei de Wessex, o qual ele odeia. Dividido entre a lealdade para com os saxões, seu povo, e os dinamarqueses, que o criaram, o personagem às vezes é vilão, às vezes é mocinho. Essa característica fica ainda mais presente nesse volume, mas não há como não torcer desesperadamente por ele sempre. Uhtred é um guerreiro brutal, mas também é um excelente estrategista; é cruel em batalha, mas divertido e justo. Além de ser pagão, apesar de lutar pelos saxões, agora cristãos, o que enriquece muito o enredo, trazendo excelentes descrições sobre religião. Os discursos sobre o destino são geniais, principalmente quando cita as três fiandeira que ficam na base da árvore da vida, tecendo a vida de todos os humanos, crença pagã que é uma referência constante nessa série, mas que aparece ainda mais nesse livro.

Reviravoltas, tão características de Cornwell, atingem uma intensidade maior em Terra em Chamas. Tudo escrito com perfeição, é claro. Não há uma frase fora de contexto, nada de errado na pontuação. E o vocabulário é muito rico. As descrições das batalhas são geniais e o ponto alto do livro como sempre, contudo, dessa vez, os diálogos estão ainda mais interessantes.

Enfim, um livro imprescindível, tanto para fãs de Cornwell quanto para os que apreciam um excelente romance histórico, ou ainda para aqueles que querem ver a ascensão de um novo clássico da literatura mundial.

Bernard Cornwell, com Terra em Chamas, supera a si mesmo e demonstra mais uma vez que merece estar entre os best sellers. Agora, é esperar ansiosamente pelo sexto volume da série Crônicas Saxônicas.

Linn 13/07/2010

Mais um livro perfeito!
Este livro tem um tom um pouco mais maduro do que os anteriores. Uhtred já está mais velho, é infinitamente mais respeitado e tem uma vida estável, pela primeira vez na saga. Porém... Ocorre o que todos já esperavam, sua segunda esposa, Gisela, morre, deixando-o sozinho com os três filhos.

Achei tudo muito bom. Este livro também deu uma maior profundidade à personalidade de Ragnar. Quanto à Skade, achei original, e até um pouco realista, bastante fora do comum, mas gostei tanto da personagem que sua morte foi uma das melhores partes do livro.

Não gosto de Aethelflaed. É uma personagem raza, hipócrita e fraca. Não combina com Uhtred. Ela é praticamente o Alfredo em versão feminina.

Quanto às guerras... Continuam perfeitas! E não caem na monotonia, de modo algum!

Senti falta de mais personagens ao redor do Uhtred... Ele pareceu muito sozinho durante este volume.

Uma coisa que achei impressionante, foi a estratégia de usar as abelhas na batalha! Terrific!!!

Loopzig 11/07/2010

Cinco estrelas
Mais uma vez o Cornwell cria um ótimo livro ao qual você fica ligado e esperando ansiosamento pelos acontecimentos. Talvez um pouco previsivel em alguns trechos, mas nem por isso tirou o brilhantismo. Sem duvida continua entre os melhores.

André L. Pavesi 14/06/2010

O destino continua inexorável para os lados de Uhtred
Se você ainda não leu o livro, cuidado que pode haver spoilers na resenha. Ok, você foi avisado.

Neste quinto volume das Crônicas Saxônicas, mais uma vez se destaca o talento esmerado de Cornwell para a construção de personagens ricos e complexos; as motivações e conflitos internos dos personagens principais, suas nuances e variações, variações estas que os tornam mais verdadeiros e verossímeis, saltam aos olhos dos leitores.

Cornwell continua apresentando a seus leitores as grandes batalhas de praxe, com as reviravoltas esperadas, assim como um verdadeiro panteão de personagens memoráveis.

Dentre esses personagens, destaca-se de forma surpreendente a evolução de Ethelfled, a filha do Rei Alfredo; apresentada inicialmente como uma garotinha voluntariosa, a personagem cresce de importância ao longo da saga, ocupando nesse quinto livro um papel gigantesco como inspiradora de suas tropas na batalha e co-conspiradora nos planos de Uhtred. Isso sem falar no papel de companheira do personagem-narrador.

Outro personagem que passou por uma surpreendente mudança foi Ragnar Ragnarson, outrora um guerreiro altivo, reduzido a um senhor de terras preguiçoso, mais do que satisfeito com os feitos do passado e que só toma alguma atitude para garantir o futuro de seu povo após ser muito aporrinhado por sua esposa, Brida.

Aparentemente Cornwell deixou esse volume para destacar as personagens femininas, criando nele a tão bela quanto traiçoeira Skade, que conduzida por sua ambição e desejo por poder passa do papel de inimiga ao de amante, voltando depois ao de inimiga ao longo da trama do livro.

Ao longo de pouco menos de 400 páginas, vemos Uhtred sendo conduzido por um destino cada vez mais inescapável a uma série de papéis, desde braço armado do Rei Alfred, passando por conselheiro militar, pária, fora-da-lei, viking, um senhor-da-guerra caído buscando reerguer sua tripulação, até retornar pelas forças do destino ao seu definitivo papel na formação do reino da Inglaterra.

De um modo geral, podemos considerar que a história de Uhtred entrou em sua reta final, embora ainda tenhamos pelo menos mais um ou dois livros pela frente. Graças a Tor, o fio de Uhtred ainda terá muito o que ser manipulado pelas Nornes...

Adrya_Daewen 12/06/2010

Mais um interessante capítulo da vida de Uhtred Ragnarson. Acho que o livro é o início da transição do Reinado de Alfredo para o filho Eduardo. E como sempre Cornwell é um mestre na literatura histórica e aborda de forma genial os acontecimentos, o surgimento de novos personagens e a saída de alguns importantes até então.

O mais chato de tuo é esperar muito tempo para ler o sexto volume da série.