The Henna Wars

Resenhas - The Henna Wars

1 | 2 | 3 | 4 | 5

emi 07/04/2024

The henna wars
Eu enrolei muito pra ler esse livro por um motivo pelo qual nem me lembro mais. Depois que comecei a ler, fiquei um pouco viciada, a leitura dele é bem fluída e acho que se eu tivesse tempo suficiente, teria terminado ele em um dia.

Eu gosto muito como diferentes culturas são retratadas no livro, inclusive a brasileira, de forma muito bem pensada. Da para perceber que a autora teve o cuidado de se informar sobre o que ela escrevia, e a maneira como ela falava da própria cultura também através das personagens era muito bonita.

O romance é uma graça, Nishat e Flávia me conquistaram logo do começo, elas são lindas juntas! Outra coisa que também me chamou muito a atenção é a relação da Nishat com sua irmã, Priti. A irmandade das duas é tão forte, um laço que não é quebrado facilmente, elas estavam ali sempre pro que der e vier e acho esses tipos de dinâmicas familiares incríveis de serem demonstradas numa obra literária.

Nicolle.Iwazaki 31/01/2024

?It doesn?t seem like much. But sometimes just being yourself?really, truly yourself?can be the most difficult thing to be.?

Nishat é uma adolescente de Bangladesh, sua família emigrou para Irlanda quando ela e a irmã eram crianças. Logo no começo da história ela se assume lésbica para seus pais e em um casamento bengali reencontra a sua primeira paixão, a brasileira Flávia. Esse reencontro mexe com as emoções de Nishat, ela passa o final de semana todo pensando nisso. Na segunda-feira, ela descobre que Flávia vai estudar na mesma escola que ela e que é prima de Chyna, uma garota que a odeia.

No geral, a história gira em torno da aceitação da sexualidade por parte dos pais de Nishat e de um projeto escolar em que Nishat e Flávia são rivais. O romance é slowburn e colocado em segundo plano, assim como em Hani e Ishu. Apesar de ser um livro YA traz assuntos sérios como racismo, homofobia, xenofobia, apropriação cultural, imigração e bullying. É um bom livro de estreia, a leitura em inglês é tranquila, os capítulos são curtos e a história te prende a ponto de você não conseguir largar. No entanto, preferia que o livro tivesse alternância de narração entre Nishat e Flávia, em vários momentos quis saber o que Flávia estava pensando e o final achei corrido, tinha uns conflitos em aberto que foram resolvidos de uma forma simples.

Emanuele.Trentin 10/01/2024

O livro trás uma questão sobre diferentes culturas para a história que, defitivamente, não vejo sendo uma questão sendo tão trabalhada em vários livros de romance que leio (não que sejam muitos). Até um ponto que fiquei um pouco surpresa foi trazer uma personagem brasileira sendo um dos personagens com importância em um livro gringo, que não é comum de acontecer mas trás uma felicidade para os leitores do país.

Brubisz 07/01/2024

Não é um livro ruim. Ele cumpre seu dever

As questões que o livro trás são muito interessantes mas com o decorrer da história parece demais, tudo de ruim acontece junto e no final parece que tudo se resolveu tão fácil. Algumas questões que pareciam ser algo grande não tiveram tanto destaque quanto eu imaginava que terria. O casal é fofo junto então ganha pontos por isso.

lisaaxz 11/12/2023

Rivals to lovers?
Quando vi esse livro pela primeira vez, me apaixonei pela capa, e confesso que foi o motivo pela minha vontade de lê-lo.
Nishat, é uma menina muçulmana, que vive em um lugar predominantemente branco. Inicialmente, ela se assume lésbica para sua família, e então se inicia todo um enredo sobre a aceitação de Ammu e Abbu ( mãe e pai) sobre sua sexualidade. No livro, é retratado não só a homofobia, como o racismo que ela sofre sendo uma menina marrom.
Outro ponto na história, é seu primeiro amor complicado e correspondido, por uma menina negra e brasileira, justamente sua rival em uma competição da escola, então já se pode imaginar toda a confusão que isso causa.
Um livro que aborda diversos temas importantes como: racismo, homofobia, xenofobia e apropriação cultural não poderia não ser um queridinho para mim né, hahahs.
Recomendo muito para quem deseja uma leitura leve (e queira passar um pouquinho de raivakkkkkkkkkk)
Só digo uma coisa, foi reconfortante ler e sentir um amor tão puro entre uma brasileira e uma muçulmana!!???????

charlie54 02/11/2023

Esse livro tem discussões bem importantes (gostei especialmente de ler sobre o efeito de micro agressões nas pessoas) e muita cultura. Não gostei tanto por culpa minha mesmo, que esperava ler um romance levinho com "low stakes" e acabei bem estressado com o enredo do livro KKKKK
Meu aspecto favorito dessa leitura foi a relação de irmãs entre Nishat e Priti.

giu 11/07/2023

Deveria ter lido ele em inglês, foi rapidinho e gostosinho de ler mas a escrita não me cativou muito e me pego pensando se não foi culpa da tradução não oficial

ShirlCrain 05/07/2023

Acho que minha parte favorita sobre esse livro é que o casal é formado por uma garota marrom e uma brasileira negra, de fato foi uma surpresa enquanto lia, uma surpresa boa. A escrita é envolvente, algo que já esperava por já ter lido a autora antes, mostra que nem todos os pais vão te aceitar de primeira, eu AMEI as partes que mostram a cultura da nishat.
As relações dela são tudo um conflito pra mim, odiava e amava todos os personagens ao msm tempo.

Mayara 27/06/2023

Eu devia ter começado por esse livro da autora
Eu gostei bastante desse livro, quase tanto quanto eu gostei do outro livro que li dela, "Hani and Ishu's Guide to Fake Dating", mas a questão é que dá pra sentir algumas evoluções na escrita comparando esse livro, que é mais antigo, com o outro, que é mais recente. Tipo, eu não acho a escrita da autora ruim aqui nem nada do tipo, mas eu me incomodei com algumas coisas que foram feitas de forma diferente no outro livro e eu que eu elogiei muito nele; por exemplo, algumas inconsistências em alguns personagens e como alguns problemas se resolviam rápido, quase magicamente, e eu sei, esse livro é clichê, tudo se resolver pra ter o final feliz é regra, mas eu senti que um problema ou outro foi mal desenvolvido, ou era resolvido no capítulo seguinte.
Porém, mais do que qualquer defeito eu amei esse livro, eu gostei da representatividade que ele trás, seja por sexualidade, cultura ou raça, e como as questões como racismo e apropriação cultural são bem trabalhadas, formando um pano de fundo rico pro romance, mas mais do que isso aborda assuntos importantes de uma maneira simples de entender. Adorei as personagens, o engraçado é que eu me identifiquei mais com a Nishat, por ela ser toda cadelinha, do que com a Flávia, que é a personagem brasileira, enfim, no final do dia é um ótimo livro, e vale muito a pena.

Beatrizfc 18/04/2023

"A escolha que ela quer que eu faça não é entre ser gay e hétero, é entre mim e eles. Quem eu escolho?"

Esse livro é extremamente necessário mesmo eu sendo uma mulher branca me identifiquei muito com a Nishat com o fato dos pais dela não a aceitarem e acharem que ela escolheu gostar de meninas, sendo que na realidade isso não é uma escolha e ninguém iria querer ter que escolher entre ser quem é ou ser amado pela família.
Mesmo o livro possuindo diversos gatilhos e assuntos importantes a autora ainda sim consegue dar um pouco de leveza ao relacionamento entre Nishat e Flávia.

batð 07/04/2023

Gostei bastante!
Sinceramente o romance não me cativou muito, eu não odiei, mas também não foi lá um romance que eu fiquei apaixonada. mas amei o desenvolvimento da personagem principal. amei a representatividade das personagens. eu recomendo.

Blue10 20/03/2023

Tão interessante ler sobre a Nishat, sua trajetória, família e cultura. É um romance que me fez pesquisar sobre muitas coisas, me interessar por muitas coisas. É um livro que fala sobretudo sobre sua trajetória como adolescente em um lugar que não é bangladesh. Ter uma menina filha de brasileiros foi incrível!!! Eu adorei a forma que a autora falou, como a Flávia foi desenvolvida e também esse sentimento de quem vive desde criança ou nasce em outro lugar de se sentir num limiar entre culturas. Foi um livro tocante que mexeu muito comigo, eu adorei.

romancejunkie 04/02/2023

!!!!
It’ll be okay,” she says.

“I’m okay,” I say.

But I don’t think either of us really believes that.

luiza 25/01/2023

Livro incrível e importantíssimo para a comunidade que não tem tantos livros, filmes, séries, nos quais ambos do casal principal são não-brancos. Amei conhecer mais sobre a cultura Bengali, além de poder ler uma personagem brasileira citando várias referências.
O livro é envolvente e com um ótimo desenvolvimento das personagens. Por mais que tenham os assuntos marcados com possíveis gatilhos (homofobia, racismo, outing, etc), é importante para quem tem uma vivência parecida para não sentirem que estão sozinhes.
E a capa é linda ?

larueswift 08/01/2023

fui com expectativas erradas e acabei frustrada
o livro é planfetado como romance, então eu comecei lendo por causa disso, mas achei muito mais um livro sobre drama familiar. o romance mesmo não é nem de longe o foco do livro na verdade. apesar disso, gostei das discussões sobre cultura e sexualidade que a autora abordou no livro e, principalmente, a relação entre a nishat e a priti.

1 | 2 | 3 | 4 | 5