Contos

Contos Ernest Hemingway

Resenhas - Contos - Volume I

underlou 05/01/2024

"? É difícil morrer, pai?
? Não, acho que é fácil, Nick. Depende."

Um dos contos mais interessantes desse volume de contos de Hemingway é "Acampamento Índio", do qual se extrai a citação acima. De forma singular, o autor condensa a certeza juvenil de imortalidade ("nunca vou morrer").

Em torno dos textos iniciais, tem-se a imagem da névoa fria subindo na água e envolvendo as árvores; a qualquer momento, alguém está prestes a sucumbir no frio lá fora. No entanto, esse encanto inicial é superado pelo barbarismo dos textos seguintes, os quais podem desagradar um leitor mais anacrônico.

Marquinhos28 04/01/2024

Contos Com Pouco Destaque
Pela obra (romances) de Hemingway, fiquei decepcionado com a qualidade dos contos, apesar da maioria deles ter uma tematica autobiografica que me agrada muito, se salvam poucos contos.

O Lutador sem dúvidas o melhor, seguido por Pais e Filhos, e as duas partes de Rio das Almas.

site: Hemingway; contos

Rodrigo 01/01/2024

Meu primeiro Hemingway
Naturalmente, depois que conhecemos Nick Adams, qualquer outro conto sem nosso amigo quase íntimo se torna um pouco menos interessante. Talvez a conexão que ele desenvolveu com a natureza desde o começo da sua vida nos remeta à nossa própria infância, nossas cidades e nossas histórias. Aliás, para quem cresceu numa pequena cidade do interior de Minas Gerais, sabe muito bem o que Hemingway quer dizer. Em algum momento perdemos nosso caminho de volta pra casa. Em algum momento precisamos voltar, de uma forma ou outra.

Em algum momento, escrevemos.

Aline Dias 17/12/2023

Eu tinha lido o ano passado o Velho e o Mar dele, mas esse livro de contos não me ?pegou? não consegui entrar nos contos, não consegui conexão, achei todos muito subtendidos o que deixou a leitura pesada e cansativa ?

joaoggur 27/10/2023

Pequenas & falhas doses de genialidade.
Hemingway é conhecido por sua escrita crua, concisa, sem requintes literários. Tendo uma legião de fãs mesmo após 60 anos de sua morte, o autor ficou marcado como um típico membro da ?geracao perdida?, deixando em seus livros um grande retrato da primeira metade do século XX.

Nesta reunião de contos temos os típicos elementos de sua literatura; indigenas, viagens a um interior africano, caçadas? mas admito que, em sua maioria, os contos são bem pífios. Não sei se são oriundos de seu início de carreira, mas indubitavelmente o autor ainda apresenta pouca maturidade literária.

Não é seu melhor trabalho. Em outras edições, há contos melhores; e ainda insisto que nada supera seus romances.

Alessandro 24/05/2023

Espera mais
Já li alguns romances de Hemingway e achei estes contos muito aquém da sua capacidade. Alguns até bem fracos

Teteu 26/04/2023

"Mesmo quando estava entre a multidão, estava sempre só."
Hemingway parece ter sido alguém que escrevia com base nas suas experiências do passado. Esse livro de contos retrata bastante do comportamento da época dele nos Estados Unidos e de ocorrências que embora talvez não fossem sempre comuns, eram com certeza possíveis.

Foi o primeiro livro de contos que li dele, e senti uma qualidade mediana para a maioria. Há alguns de fato interessantes, principalmente os que retratam seu alter ego Nick Adams. Nick ao decorrer de vários contos espalhados, vai tomando forma em nossa mente, sobre sua aparência, seu caráter e sobre a história da sua vida.

Por outro lado, pra mim, quanto mais curtos os contos, mais "difíceis" eles se tornam na escrita de Hemingway. Provavelmente algo a ver com a quantidade de informações. Todos os contos tem uma brutalidade e secura característica da vida e dos fatos humanos, mas quanto menos folhas ele gasta nesses contos (alguns tem 2 ou 3 páginas), mais difícil me pareceu entender a lógica por trás da história.

Por fim, é uma experiência bacana. Suponho que pra quem quer começar na leitura de Hemingway pode ser uma opção interessante por não ter histórias muito extensas.

Marcos Aurélio 26/12/2022

Influente, marcante
Hemingway é meu escritor preferido. Prefiro os romances, embora este tenha sido o primeiro livro de contos dele que eu li.

Gostei especialmente dos contos: Lá no Michigan, A alma dos rios - Parte I, e a Alma dos rios - Parte II.

Na maioria contos curtos. Hemingway retrata de forma brilhante os costumes, comportamentos e cultura da época. Mas, para quem quiser conhecer o escrito, sugiro: O velho e o mar, As ilhas da corrente, ou Ter e não ter.

victor.victor.victor 17/11/2022

Destaques:
Lá no Michigan
Depois da tempestade
Mãe de bichona
Vinho do Wyoming
Pais e filhos

A maioria é apenas mediana.

Vini 11/09/2022

Contos curtos e potentes
Primeira vez que leio alguma coisa do Ernest Hemingway, conhecido principalmente pelo romance O Velho e o Mar. Escolhi esse volume porque ultimamente tenho me interessado em conhecer mais de contos e sei que esse autor é muito bem falado.
Sei que Ernest Hemingway utiliza uma maneira de narrar chamada de teoria do iceberg ou teoria da omissão. Através dessa tecnica, pode-se falar, pela omissão, muito mais do que é exposto. Às vezes até mesmo o oposto do que é falado. Mas também é uma técnica que, pelo menos para mim, torna difícil apreciar o conteúdo às vezes. Alguns contos são difíceis e acabei não gostando. Mas alguns contos são muito profundos e muito sensoriais. Contos como "Acampamento índio" "A alma dos rios" e "Pais e filhos" foram os que mais me impressionaram. Gosto da maneira que o autor narra alguns eventos em "Dez índios" e gostei muito do suspense e da história em "O lutador". O estilo simples e direto do Hemingway, que a princípio torna difícil a conexão e imersão, acaba abrindo o universo, abrindo a imaginação para ver mais do que é exposto. Foi assim com "A alma dos rios", que foram meus contos favoritos (são 2 contos) por me lembrarem dos dias em que acampei e por me darem mais vontade de ir para o meio do mato. E também por passarem a sensação incrível de estar em meio a selva.

Valéria Cristina 22/08/2022

A excepcional prosa de Hemingway
O volume 1 dos Contos de Ernest Hemingway tem um forte componente autobiográfico evidenciado na personagem Nick Adams. Nick aparece na maioria dos contos e tem com Hemingway muitos pontos de contato: pai médico, amor pelo campo, caça e pesca, experiências de guerra e viagens pelo mundo.

A prosa contida nesses contos, como não poderia deixar de ser, é excepcional. Em A Alma dos Rios, somos transportados para aquelas paisagens repletas de sons, cheiros e texturas e, junto com Nick, experimentamos todas essas sensações, sentindo a mesma nostalgia.

O conto No Cais de Izmir, a terrível cena é retratada de forma concisa e distanciada, e isso torna a narrativa mais estarrecedora.

Em Uma leitora escreve, vemos uma das consequências da guerra: a doença infecciosa e sua repercussão além da pessoa doente. A mulher triste, desamparada e carente de amor aparece como uma vítima ignorada e perdida em meio a essa desolação.

Todos os demais contos são maravilhosos e valem o tempo empregado em sua leitura.

Alberto 26/12/2021

Bela coletânea de contos que contêm muito mais do que aparentam conter.
Boa coletânea que mostra Hemingway na sua especialidade: estórias curtas, aparentemente simplórias e sem movimento, que carregam um mar de emoções e nostalgia por baixo da superfície. Gasta-se umas páginas até entender "qual é a dele", num primeiro momento parece que o texto não vai a parte alguma. Lá pelo terceiro ou quarto conto o leitor já se ambientou e percebe quanta saudade, perda, desesperança e beleza vão no fundo daquelas memórias supostamente ficcionais. Os dois contos que narram uma pescaria são exemplares: parece que nada acontece, mas a paisagem, os peixes, o clima, o rio e o brejo, tudo tem uma função simbólica e está ali para explicar os sentimentos do protagonista. Os melhores contos ficam no final do volume, são os mais claramente autobiográficos e emocionais. O conjunto dos contos constitui, bem examinando, um romance da vida do autor, com os episódios compondo um painel de uma personalidade apaixonada pela vida e sem muita chance de se dar bem. O texto de Hemingway é exemplar: frases curtas, diretas e simples. Ninguém precisa dicionário para ler o livro dele. Ninguém precisa reler uma frase para entender. Não há truques nem artifícios. A escrita é tão singela e natural quanto o cenário idílico onde os personagens de Hemingway vagam meio perdidos e machucando uns aos outros por querer ou sem querer. Indico para quem quer começar a conhecer a arte do conto, Hemingway é unanimemente um dos grandes mestre do ofício. Mas requer algum esforço para captar outros sentidos ou recados além da letra fria do texto: é obra para ler procurando, e não passeando. E é para "entender com o coração", não com a razão, já que a motivação da maioria dos contos é evocar sensações e sentimentos, e não contar um causo.

Joao Felipe 16/11/2021

Bons Contos
Meu conhecimento de Hemingway é limitado a apenas "O velho e o mar", dito isso eu amei esses contos.
Acompanhar um personagem em vários momentos de sua vida e em cenas muitas vezes sem um fio condutor, foi inspirador pra mim, não sei, eu leio por amor e qualquer coisa pode me tocar.
Hemingway é um grande escritor, certamente lerei algo dele no futuro.

Willjf 09/08/2021

Através de contos curtos, muitas vezes secos, Hemingway nos apresenta seu famoso personagem Nick Adams, e com o jovem Nick mergulhamos profundamente na vida deste aclamado autor.

Evelize Volpi 19/06/2021

Seguindo meu propósito de ler toda obra de Hemingway.
Agora conhecendo Hemingway cronista.
Contos fortes, as vezes secos , estilo Hemingway , que eu adoro.
O personagem Nick Adams, te muito de Hemingway com certeza.
Vale muito a leitura.
Salve Hemingway!