Um inimigo do povo

Um inimigo do povo Henrik Ibsen

Resenhas - Um Inimigo do Povo

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Memy 12/08/2023

Li pela escola, mas não foi tão horrível
O livro e uma das obras de vestibular, mas, apesar de ser uma leitura chatinha, tem uma crítica social massa, digamos que foi uma leitura interessante

Camilla 10/08/2023

So li por causa da escola, mas foi legal zinho até????????..:!:&:&&/&/&/&/&//&/&/&/&/&/&/&&/&/&//?snnas

Vinicio.Dourado 01/04/2023

Atual demais...
Primeira leitura de uma peça teatral. Gostei bastante. Como um texto do século 19 é tão atual?? A imprensa é podre e poderosa desde esse tempo.

Sophia 09/03/2023

Obra pas
Li esse livro para o pas e é uma peça bastante pequena e bem pouco desenvolvida devido seu tamanho, mas que no fim aborda vários assunto atuais e importantes. Um deles é como o povo é manipulado e influenciado e como a política sempre está à frente, como o bem comum está em segundo lugar diante aos prejuízos individuais e que a verdade e a maioria nunca se sobressaem se existir um interesse individual. ?O homem mais forte, é aquele que está só?

Icaro 11/01/2023

Super interessante
Primeiro teatro que leio em muitos anos. Gostei muito do autor e da temática, de fato nos faz pensar sobre as condições do enredo.

Rafinha Bison 15/11/2022

?? Um Inimigo do Povo ??
Esse livro é incrível!!!! ??

Ele fala sobre um assunto muito importante, principalmente em época de eleição. Ele fala sobre como as pessoas podem ser facilmente manipuladas pelos meios de comunicação, além das indústrias cinematográficas, etc. Ele também mostra o quanto as pessoas acreditam em toda informação que ouvem falar, mesmo sem ter certeza se ela é verídica ou não (ou seja, só acredite no que você tiver certeza que é verdade). E também fala sobre que a maior parte da população, mesmo após serem apresentados fatos, comprovando que aquelas informações propagadas pelos meios de comunicação, etc, eram falsas, se recusa a acreditar que foi enganada e continua tomando aquelas informações como verdadeiras.

Tem muitas frases incríveis, que eu certamente vou levar para a vida: "O povo é muito influenciável e na maior parte das vezes não está certo, mas, infelizmente, detém o poder. Apenas a nobreza tem a razão. O povo e a nobreza que me refiro não são o povo e a nobreza em questões financeiras, mas sim o povo e a nobreza em questões intelectuais." ??

Esse livro é extremamente importante e acho que todos deveriam lê-lo.

A linguagem é bem simples e é uma peça de teatro, o que o torna mais divertido e rápido de ler.

É divertido, gostoso de ler, a linguagem é simples, é pequeno, e fala sobre assuntos importantíssimos! Quer mais motivos para você ler ele? ?

Carol 10/10/2022

Impressões da Carol
Livro: Um inimigo do povo {1882}
Autor: Henrik Ibsen {Noruega, 1828-1906}
Tradução: Leonardo Pinto Silva
Editora: Carambaia
128p.

Entre os dramaturgos mais encenados nos palcos mundo afora, o norueguês Henrik Ibsen só fica atrás de Shakespeare. Há uns anos, assisti a sua peça mais famosa, "Casa de Bonecas", no Teatro Cândido Mendes, aqui no Rio, porém só agora tive a oportunidade de ler um texto dele. E que texto!

"Um inimigo do povo" é assombradamente atual. Na peça, escrita há 140 anos, Dr. Stockmann, médico de uma cidadezinha no interior da Noruega, famosa por seu balneário medicinal (pense nas mineiras Caxambu e São Lourenço), descobre que as águas estão contaminadas por esgotos.

Com a evidência científica em mãos, ele solicita a seu irmão, Intendente da Polícia e presidente do Conselho de Administração do Balneário, que dê o alerta à população.

"Dr. Stockmann: Aquela fonte de água é um veneno, homem! Você está louco? Estamos vivendo imersos em imundície e podridão! Toda a nossa sociedade próspera se apoiando numa mentira!

Intendente: Suposições...Ou talvez coisa ainda pior. Um homem capaz de tecer insinuações tão perniciosas contra sua terra natal só pode ser um inimigo da sociedade." p. 48

Desacreditado por seu irmão, ele vê a imprensa local censurar seus artigos nos jornais. Na versão reaçonária, o verdadeiro inimigo do povo é o médico! Por acaso ele não sabe que as reformas necessárias à superação do problema levariam ao fechamento do balneário por 2 anos? Trariam desemprego, arruinariam os cofres públicos, faria o prefeito perder a eleição, e, ele próprio, o emprego?

Apesar de estar ao lado da verdade e da ciência, Dr. Stockman foi ingênuo ao não entender o jogo de poder e de interesses que o cercavam.

"Um inimigo do povo", de Hernik Ibsen, faz o elogio à ciência, ao livre pensamento e à defesa de causas justas, ainda que essa defesa vá de encontro ao que pensa a maioria do povo, muitas vezes manipulado pelos donos do poder, do dinheiro e da mídia.

Dr. Stockmann e o leitor descobrem, no apagar das luzes ou no fim do livro, que "o homem mais forte do mundo também é o que mais está sozinho." p. 127

elfhamz 30/09/2022

li pra apresentar uma peça e estudar pra uma prova mas gostei.

o tema é bastante interessante e atual

Diego 19/07/2022

Muito bom!
Foi a minha leitura em um voo de três horas entre Porto Alegre e Salvador.
Muito interessante a leitura. Eu não sabia bem o que esperar, mas acabei gostando muito.
Fala de como as pessoas são volúveis e como os valores são relativos.
Justi 19/07/2022minha estante
Não li, assisti no teatro.

SueSouza 21/06/2022

Muito Bom
Oi Pockets!

A dica de hoje é “Um inimigo do povo”, um dos livros que mais gostei até agora, esse é aquele livro que a cada página tem pontos a serem refletidos e questionados. Uma peça de teatro escrita em 1882, mas é muito atual, embora fale muito em relação a política na história, podemos perceber as artimanhas que acontecem em vários ambientes do nosso cotidiano, do ambiente de casa, amizades e trabalho.

Na história conheceremos o Dr. Thomas Stockmann, médico de uma pequena cidade na Noruega, além de médico da estação balneária, que foi idealizada por ele quando estava longe de sua cidade, com o apoio do seu irmão Peter que é o prefeito da cidade. Foi posto em prática a estação, gerando assim crescimento econômico para a cidade e seus habitantes. Porém, ele desconfia das águas do balneário, e manda amostra para um laboratório, quando descobre que a água está contaminada, tudo isso porque a encanação foi feita em um local impróprio. O médico é bem-visto na cidade, e por isso acaba recebendo muitas pessoas em sua casa, dois deles é do jornal a: “Voz do Povo”, Hovstad e Billing, que ao saber da notícia da contaminação do balneário se põem ao lado do médico, o que deve ser divulgado aos cidadãos, para eliminar os governantes que abusam do poder e prejudicam o povo.

O Dr. Thomas pede apenas que o aguardem mandar o relatório a seu irmão Peter, o Prefeito, pois tudo pode se resolver pacificamente. Mas em cidade pequena, nada fica em segredo por muito tempo, e logo a notícia se espalha. O Prefeito não aceita o relatório e diz que o irmão está alarmando à cidade por nada, e que isso vai prejudicar seus concidadãos. Porém Thomas é inflexível e vai contra o irmão, começando uma verdadeira batalha de quem tem mais “poder”. Essa história é uma crítica a sociedade, ao abuso de poder, aos políticos, ao POVO e sua “cegueira”, corrupção, ao interesse individuais, etc. Eu fiquei em êxtase com as falas do Dr. Stockmann na assembleia, um verdadeiro show de verdades não ditas, de questões que ficam encobertas, e claro do ponto de vista adverso ao outro, pois se você não pensa igual ou segue a mesma “doutrina” deve ser temido. Recomendo!

Resenha completa no blog

Rodolfo Vilar 17/06/2022

Numa pequena cidade da costa meridional da Noruega conhecemos o Dr. Stockmann,um renomado médico que trabalha na Estação balneária de sua cidade e é dito como querido pelos seus conterrâneos, até que... Sim, ele descobre que essa mesma bendita Estação Balneária está sendo poluída pelos seus próprios moradores e pelas indústrias e provocando doenças na população que cada vez mais irá piorar caso o problema não seja resolvido. Ao ponto em que ele descobre a desgraça através de suas pesquisas e anima-se para falar ao povo as soluções que podem ser encontrados para resolver o problema, o seu irmão, prefeito da cidade, conspira contra ele e muda a cabeça dos responsáveis pela imprensa local para destoar a verdade sobre tudo e fazer com que todas sejam contra o salvador Dr. Stockmann. O problema é que ao expor o problema a população, o prefeito será visto com mal olhos, além de que a Estação será fechada para soluções, deixando de trazer turistas à cidade e dando gasto ao orçamento da prefeitura. Então o que é melhor? Expor a situação e estragar o andamento da cidade ou encobrir tudo e continuar com a vida como se o problema não existisse?
É com essa peça de teatro escrita em 1882 que o autor Henrik Ibsen constrói o dilema da exposição de pensamento do indivíduo. Ao expor o problema e tentar com bom intuito ajudar a população de sua cidade, o Dr Stockmann torna-se o "Inimigo do povo" indo contra os interesses mesquinhos do coletivo. Pelo contraditório das ideias, Ibsen expõe a ideia da morte da boa vontade do indivíduo, que perde a descrença no bem comum e é levado a pensar estar "fazendo a coisa errada" assim vista pelo demais. Com personagens um pouco caricatos em suas falas, conhecemos o prefeito corrupto, a imprensa que molda o pensamento da população, a professora que luta pela formação do pensamento livre do humano e o médico que se doa para cuidar dos menos assistidos, assim como se envolver em problemas comuns a todos.
Leitura que faz a gente se sentir incomodado, faz pensar sobre o mundo como um todo, além de lembrar que várias situações atuais se encaixam com o enredo fictício. Saímos da caixinha e abrimos a mente para infinita discussões.

lu ð¿ 27/05/2022

super atual nos dias de hoje e descobri que na verdade a obra foi publicada em 1882 chocou um pouco com a minha existencia. Mesmo assim, a peça eh entediante pra [*****] e o primeiro ato eh horrível de tão chato. mas assim né, fake News né.

Pedro Matias 19/05/2022

Temática interessante
Uma peça de tipo realista. O inimigo do povo analisa as relações de comprometimento a que as pessoas se submetem para participar de coletivos. Dr. Stockmann enfrenta todos em um busca pela verdade. Na outra ponta dessa disputa, seu irmão. Poderá ele resistir a ser corrompido por todos que tentam convencê-lo de que não é de seu interesse seguir a verdade científica? Descubra nessa peça.

1 | 2 | 3 | 4 | 5