Um inimigo do povo

Resenhas - Um Inimigo do Povo

1 | 2 | 3 | 4 | 5

bela 13/03/2022

leitura simples e dinâmica
um inimigo do povo fala sobre cidadania, direito ao voto e vários outros assuntos.
a história se passa em uma cidade na Noruega, onde um médico descobre que a água da cidade está contaminada e a história se desenvolve a partir disso.
o que eu achei de mais interessante foi (obviamente) o diálogo e o desenvolvimento do personagem principal, sempre muito curioso e astuto.
recomendo muito! (e faz uma apologia direta com a sociedade de hoje em dia kkkk quem é de esquerda vai amar esse livro)

Rafael.Almeida 23/01/2022

Mais atual, impossível!
Eu adorei o livro. Ele trabalha a mesquinhez e a hipocrisia que permeia o fazer política. A forma como os interesses pessoais e públicos podem se entrelaçar de forma perniciosa. Uma peça teatral muito bem escrita. E parece que foi ontem que o autor escreveu.

Sofia 11/01/2022

Que sentido têm as verdades proclamadas pela massa, massa esta que é manobrada pelos jornais e pelos poderosos?
Uma peça de teatro escrita na Noruega em 1882 que poderia muito bem ter sido escrita no Brasil de 2021. Um médico tenta salvar sua cidade natal de uma água contaminada, porém é barrado e impedido pelas autoridades locais e a mídia.

Por que? Por esses sistemas de poder veem na água contaminada uma enorme fonte de renda e lucro, porque ela provem de um balneário que foi recém construído e atraí muitos turistas. Além disso, arrumar a saúde da água vai custar muito caro e não gerar muito lucro. Com isso, o médico que primeiro é reconhecido como herói por salvar a água da cidade, logo se transforma no inimigo do povo, o que está tentando arruinar a sua cidade, tudo isso através da manipulação da população.

Uma história rápida, interessante e extremamente pertinente. Nunca foi tão atual um livro tão antigo e que fala da nossa sociedade como se a conhecesse. Uma prova que o humano evoluiu pouco desde então e continua tomando decisões e seguindo condutas com base na massa de manobra. Uma grande discussão política e histórica aqui.

Lulu 15/12/2021

Interessante
Li por indicação de um vestibular. É uma leitura que nós faz refletir sobre as formas vigentes de governo e como ela atua sobre a população atual, mesmo a obra tendo sido escrito no século XIX. É um enredo rápido, por ser uma peça, com um tempo fictício de 4 dias. Não consegui me apegar a nenhum personagem específico, só sentir raiva de alguns mesmo, mas acho que essa era a intenção do autor.

Sefaustino 25/10/2021

Não entendi nada
Juro li ele para a escola e não entendi nada do final, mas espero que eu me saia bem na prova sério:)

jusv 22/09/2021

Leve e atual
Li por exigência de um vestibular. É uma obra que trata sobre temas bastante atuais, sobretudo, na pandemia. Reflete sobre o dilema entre a saúde e a economia, bem como a honestidade dos políticos. No entanto, não é algo que eu leria por diversão.

Zaqueu 25/08/2021

Mais do que atual
Em uma disputa entre o poder e a razão, uma leitura que retrata bem a nossa atualidade,confesso que varias vezes parece que o autor está falando sobre o nosso pais.O povo "massa" vivem numa manipulação sem fim recebem migalhas e no fim de tudo o herói são os políticos e a grande mídia.

Gabriela3267 14/06/2021

ehhh
eh um livro que pode causar uma bela de uma reflexão em vc, mas pode simplesmente passar batido, eu indicaria pra uma leitura rápida e reflexiva ?
eu nn gosto de livro assim entt

Belos 29/01/2021

Gênero dramático de primeira linha. É a tentativa de um médico, Stockman, na tentativa de alertar a população sobre a poluição das águas termais na cidade. A tentativa de alertar sobre a água se transforma em corrupção, manipulação, mentira, etc. Texto muito interessante.

1 | 2 | 3 | 4 | 5