O Lado Certo da História

O Lado Certo da História Ben Shapiro
Ben Shapiro

Resenhas -

Gab 04/01/2024

?Como a razão e propósito moral tornaram o Ocidente grande?
Tinha salvado esse vídeo faz tempo e só no fim do ano passado comecei a ler! A introdução me prendeu muito, aqui Ben Shapiro traça os caminhos e filosofias que formaram o Ocidente e as causas que levaram as últimas gerações a quererem desconstruí-lo.

Aqui ele perpassa por diferentes correntes filosóficas desde a sociedade pré-iluminista e explica como as bases ideológicas da Revolução Francesa se perpetuaram até os nossos dias, não só essas bases mas também as influências das ideologias progressistas do século XX e correntes mais recentes como as iniciadas pela Escola de Frankfurt.

Pelo título do livro eu fiquei bem desconfiada por achar um título tendencioso, mas me surpreendi com a leitura porque não é só uma crítica à oposição, mas um entendimento sobre como chegamos até aqui como sociedade. Ben nos ajuda a entender o contraste entre o uso da razão e do propósito de vida, encontrados na tradição Judaico-cristã e no télos grego, e das correntes materialistas, existencialistas e humanistas que se seguiram e ganham força até hoje, mesmo que carentes de objetivo, sentido e dotadas de contradições.

Eu poderia ter pegado esse livro pra ler depois de me inteirar mais a fundo sobre Filosofia, sinto que perdi algumas referências por não ter uma familiaridade aprofundada com esse tema. Ainda assim a leitura é fluida e é um bom início pra entender mais sobre a nossa história.

Carlos531 14/10/2023

O Lado Certo da História
Está obra de Ben Shapiro, um conservador de direita norte americano, é quase uma advertência do que vem ocorrendo no mundo hoje. Embora a civilização ocidental com base nas doutrinas judaicas-cristão e gregas que tiraram milhões de pessoas da escravidão e miséria e realizaram um grande desenvolvimento humano e tem como expoente a nação mais rica, democrática e desenvolvida do mundo, hoje vem enfrentando sérios riscos de retrocesso. Doutrinas que renegam o individualismo, o direito a propriedade intelectual e material, o direito a livre expressão e pregam o coletivismo surgem em vários países da América do Sul e Caribe e outras partes do mundo e que fatalmente levam ao totalitarismo como já vimos isso acontecer antes com o fascismo, comunismo e nazismo que na essência são todos iguais. O livro é muito bom e tem um caráter quase didático, quem puder ler deve faze-lo.
Andre Fiks 14/10/2023minha estante
Oi tudo bem? Achei a sua resenha inesperada. Se me lembro bem, foram membros da sociedade judaico-cristã que escravizaram e sequestraram milhões de africanos e criaram os regimes nazi-facistas.

Carlos531 14/10/2023minha estante
Parabéns André, continue lendo só vai lhe fazer bem.

Cicero26 15/06/2023

Três mil anos em trezentas páginas
O Lado Certo da História é uma pancada intelectual. Não sabia que Ben Shapiro tinha essa consistência toda. Ele define os quatro pilares que alicerçaram nossa cultura - propósito moral individual e coletivo; e predisposição para buscá-los, individual e coletiva. A partir daí, ele mostra como a cultura judaico-cristã e a racionalidade grega nos deram esses pilares, como eles foram desenvolvidos ao longo da história ocidental, os movimentos contrários a eles, a destruição desses alicerces desde os iluministas, as consequências dessa destruição, e o mato sem cachorro em que nos encontramos. Esse panorama é escrito em linguagem fluida, de forma clara e compreensível, com muitos exemplos históricos. Suscita milhares de insights, meu livro ficou todo rabiscado e sublinhado. Valeu cada página lida.

Johny Cash 04/06/2023

Uma breve leitura da nossa história
Livro super fácil de ler, empolgante. Indispensável para todo leitor que queira aprender sobre política e até mesmo movimentos sociais. Linhas de pensamento na área política, científica e até mesmo na literatura. Livro excelente.

brendaflleal 03/04/2023

Maravilhoso! Pretendo fazer uma releitura, pois é um livro que traz muitas informações e acabei lendo bem devagar, mas valeu muito a pena. Recomendo.

Thaisinha 23/01/2023

Por que a vida é tão boa ?
E por que a destruímos ?

É assim que o livro começa, com perguntas intrigantes.

Nunca tinha parado para pensar como nossa civilização chegou onde está.

Porque as pessoas têm pensamentos que nunca na história anterior havia sido pautadas? Porque o uso da razão não é mais o principal agente de uma discussão? Porque temos a liberdade de pensamento, de escolhas, religião e etc? do jeito que temos hoje ? De onde e quando veio a constituição, leis, princípios de ordem ?

No fim, chego a conclusão de que quanto mais longe Deus estiver do seu coração, do seu pensamento, mais longe você vai estar da verdadeira felicidade de paz de espírito.

Se você precisa ?desligar? a realidade e a verdade para ser feliz, há um problema.

Sasa 26/08/2022

Controverso
É interessante antes de se ler uma obra, pesquisar ao menos o básico sobre o autor. Ao pesquisar sobre Ben Shapiro você encontra polêmicas que o envolvem. Tido como intelectual conservador dos Estados Unidos, o autor levanta polêmicas por ser supostamente falacioso, palestrar apenas para adolescentes e não se envolver em debates sérios. Em sua obra, ele retrata toda a construção ocidental, mas Shapiro se esquece do essencial: a Igreja Católica. É impossível (historicamente falando) contar a história ocidental sem mencionar a instituição que fez o Ocidente sobreviver. O que seria dessa civilização sem a Igreja para frear os cátaros? Impedir as invasões dos turcos otomanos? Não permitir que outras culturas destruíssem a nossa? Não existe Ocidente sem a base católica, sem Santo Agostinho, São Tomás, Tolkien, Chersterton, São Thomas More, as universidades, os hospitais, o progresso científico, tudo fruto da Igreja. Substituir ela por termos abstratos como "Princípios Judaicos-cristãos" e "Teleologia grega" chega a ser desonestidade intelectual. Ele pegou dois pilares vagos e chamou de colunas da cultural ocidental. Questiono como esses supostos princípios sobreviveriam e como a teleologia grega se divulgaria sem a Igreja Católica resistindo por 2 mil anos e sustentando esses conceitos. Em contrapartida o livro possui uma boa carga de informação, com uma escrita que não é complexa apesar de me parecer confusa as vezes (talvez culpa da tradução). De certo que toda obra leva em conta o ponto de vista do autor, e em uma obra política como essa Shapiro não faz questão de disfarçar. A questão é que talvez o "Lado certo da história" não esteja tão certo assim.
Andre Fiks 28/09/2022minha estante
Esse é o comentário mais lúcido que encontrei. Muita gente pode gostar o livro por reafirmar as suas crenças morais, mas isso não é debate. Agora, para argumentar que essa moral é superior a outras, deve-se confrontar o que mais era defendido por essas mesmas pessoas à época e as implicações dessas crenças.

Os antigos atenienses tiveram ideias incríveis sobre democracia defendiam que algumas pessoas nasceram para ser escravos. Não dá pra simplesmente transplantar essas ideias para o séc XXI, dizendo que são pilares da cultura Ocidental atual, sem considerar as instituições que as transmitiram e transformaram há milênios.

Marcella.Pimenta 24/02/2022

Razão sem Moral é perdição
Minha leitura foi meio arrastada até mais ou menos o capítulo 5, porque é muita filosofia e História. A partir daí, o autor começa a abordar filósofos do século XX e as ideias ficam mais "palpáveis", mais próximas da nossa realidade.

Esse início, embora chato, vai construir as bases pra todo o resto, porque a intenção do autor é mostrar que a origem da civilização ocidental (filosofia grega e valores judaico-cristaos) deve ser resgatada, para que a sociedade evolua individual e coletivamente.

Nos últimos capítulos, tudo o pensamento que foi construído é aplicado ao nosso tempo, então, do ponto de vista prático, é o que vai fazer mais sentido.

Ben Shapiro fala muito sobre o Iluminismo, critica o culto exacerbado à razão e aponta que uma nação (ou mesmo um indivíduo) que não valoriza a moral está fadada ao colapso.
Claudia.livros 24/02/2022minha estante
Melhor livro que li em 2021

Rutinha100czs 11/02/2022

Ben Shapiro no convida a reavivarmos nossa fé na civilização ocidental.
Embora estejamos caminhando para o caos, segundo o autor l, é possível voltar às origens: treinando nossos filhos.

Keila Peretto 05/02/2022

Uma verdadeira aula de filosofia
O autor traça uma linha histórica acerca das bases filosóficas que influenciaram a construção do ocidente, responsáveis por terem moldado o pensamento de políticos norte-americanos no passado e por transformarem os eventos sociais de cada época. De acordo com Shapiro, a principal fundação do ocidente encontra-se nos ensinamentos filosóficos de Jerusalém e Atenas, os quais por muitas vezes, especialmente após a modernidade, sofreram tentativas de abolição por pensadores, sobretudo, iluministas - e quais foram as terríveis consequências sociais dessa tentativa de reformulação filosófica (doutrinas que não apresentam um propósito de vida além da saciação imediata dos desejos humanos naturais, focadas no subjetivismo, relativismo, existencialismo e coletivismo - Satre, Freud, Marcuse - que vêm moldando a vida das gerações contemporâneas).

Claudia.livros 31/12/2021

Melhor livro que li em 2021
Definitivamente, o melhor livro que li em 2021.
"1. Sua Vida Tem um Propósito.
A vida não é uma desordem confusa e caótica. É uma luta, mas uma luta guiada por um sentido maior. Você foi feito para usar a razão e seus dons naturais ? e cultivá-los para cumprir um objetivo maior. (...).Nós nos importamos com o que você faz; seus antepassados há muito tempo mortos se importam com o que você faz; seus filhos se importarão com o que você faz; seu Deus se importa com o que você faz.
2. Você É Capaz.
Avance e conquiste. Construa. Cultive. Você recebeu a habilidade de escolher seu caminho na vida ? e nasceu na civilização mais livre da história da humanidade. Aproveite ao máximo. Você não é vítima. Em uma sociedade livre, você é responsável por seus atos. Seus sucessos são suas realizações, mas também são o legado daqueles que vieram antes de você e dos que estão com você; seus fracassos são apenas seus.
3. Sua Civilização É Única.
Reconheça que o que você recebeu é único na história da humanidade. A maioria dos seres humanos ao longo do tempo viveu na pobreza e na miséria, com sério risco de doenças e morte; a maioria dos seres humanos ao longo do tempo passou por dores mais intensas em seus primeiros anos do que você provavelmente passará em toda a vida. A maioria dos seres humanos viveu sob o controle de outros, sofreu tirania e opressão. Você não.
4. Somos Todos Irmãos.
Não somos inimigos se compartilharmos uma causa comum. E nossa causa comum é uma civilização repleta de propósitos, tanto coletivos quanto individuais, uma civilização que celebra tanto a predisposição individual quanto a coletiva. Se lutarmos lado a lado, em vez de um contra o outro, seremos mais fortes. Mas só podemos ser mais fortes se seguirmos na mesma direção e compartilharmos a mesma visão. Devemos compartilhar a mesma definição de liberdade quando se trata de política e, em termos gerais, a mesma definição de virtude quando se trata de criar e manter o capital social." Ben Shapiro

Cris 25/12/2021

O lado certo da história
Me surpreendi positivamente com este livro. Havia lido outro do Shapiro que não me agradou muito, mas ?O lado certo da história? é realmente muito bom!
A leitura é fácil, tranquila de entender e bastante clara. Ele explica os seus pontos de forma muito simples e inteligíveis. E o conteúdo do livro é muito bom!! Ao final, concordo com ele!
Eu diria que sua leitura é essencial!

Vincent 31/08/2021

Indispensável [...]
[...] para quem quer entender a história do pensamento Ocidental. De Atenas a.C ao identitarismo do séc XXI. Fazia tempo que eu procurava uma obra generalista deste assunto e esta é incrivelmente completa e compacta. Para ler devagar e fazendo anotações. Brilhante.

sofiaa 18/01/2021

doidão kkkk
o ben shapiro tem várias opiniões que não colidem com as minhas, mas da mesma maneira foi interessante dar uma chance para a leitura. senti falta de uma base de referência mais concreta, o livro inteiro parece ser baseado em vários ?eu acho?, e quando são baseados em algo, quase sempre é subjetivo.