Brave New World

Brave New World Aldous Huxley

Resenhas - Brave New World

Andre.Crespo 26/03/2009

Futurista
Essa é a palavra para esse fantástico livro de Huxley! O futuro expresso nestas poucas páginas. É incrível como ele descreve os ambientes e nos faz "mentalizar" como seriam esses mesmos ambientes!
Me imaginei no futuro ao ler esse livro, muito controvertido em sim. Deve-se estar preparado para viajar ao ler esse livro! Não é algo simples de se ler.

Sakkuraba 17/05/2020

Todo ano leio
Todo ano leio esse livro e me abre a mente de uma forma fantastica a cerca de como o ser humano vive em sociedade, e esta versão em ingles é sensacional!

Joyce.Sarmento 22/05/2020

Visionário
Ao mesmo tempo que é uma distopia é uma utopia. Aparentemente um mundo sem guerras e conflitos, sem velhice e sem miséria pode parecer impossível e muito bom, mas o preço a se pagar é bem caro (o próprio livro destaca isso).
"E se este mundo for o inferno de outro planeta?" - Aldous Huxley

@PinkLemonade 06/07/2020

Brilhante
Imagine uma sociedade onde todos os males que afligem o homem foram banidos.
Essa é a realidade dos moradores do admirável mundo novo.
O livro explora as consequências de uma sociedade alienada no coletivismo e em uma "modernidade não saudável".
Recomendo a leitura.

Mirielen Arantes 12/08/2020

Magnífica distopia
Esse livro ainda é uma das mais incríveis obras já lançadas.
Chega a ser cruel como um livro de 1932 pode fazer tanto sentindo ainda hoje.
New London é uns dos centros "civilizados", onde você é obrigado a ser feliz. Mais do que isso, você é condicionado a isso, assim como você é condicionado a aceitar aquele mundo como ele é. O conceito de felicidade é o mesmo que somos ensinados até hoje a tentar alcançar. Uma felicidade resultante da ausência de sentimentos ruins, da ausência de pensamentos negativos, ausência de qualquer coisa que possa te levar a ter essas sensações. "Sem privacidade. Sem família. Sem monogamia. Everybody's happy now."
Ainda assim, há uma reserva de "selvagens", lugar que por algum motivo não compensava ser civilizado e que parece exercer a função de lembrar como era horrível a vida antes do soma.
É uma distopia política, mas sem uma figura autoritária super grotesca. Mustapha Mond é uma personagem curiosa. Dá para compreender (compreender não é concordar) o discurso dele. E cheguei até sentir pena dele em certo momento.
Na minha opinião, a conversa entre Mond e John é a melhor parte do livro.

É clichê dizer isso, mas nós (e eu sou uma das primeiras na lista) usamos a tecnologia como eles usam o soma e isso é meio triste.

É um livro para te fazer refletir sobre a sociedade e te deixar com um nó na garganta.

Alecio Miari 29/01/2021

Clássico obrigatório
Fazer resenha de um livro destes é chover no molhado. Um livro que caminha lado a lado com 1984, porém em direções literárias opostas possui reconhecimento e apreciações mundiais. A sinopse pode ser achada em qualquer blog ou canal no Youtube, então não vejo motivos para descrevê-la aqui.
O pensamento que trago é o da capacidade do autor em escrever em 1931 um futuro que hoje ainda parece muito distante. O ambiente ao qual a história ocorre me lembrou aqueles apartamentos automatizados e carros voadores dos Jetsons.
A quebra do paradigma do controle populacional por meio da força é outra grande sacada que o livro acaba trazendo. É sensacional pensar que um bombardeio de informações e prazeres exerce um controle na massa, ainda mais quando paramos para pensar na nossa sociedade atual com todas estas redes sociais, jogos eletrônicos, conectividade, etc.

Enfim, mais um clássico obrigatório para se ler.

Kenny 17/03/2021

O custo pela felicidade
Incômodo é uma palavra que expressa bem o sentimento que este livro te passa.
As reflexões que ele te força são extraordinárias, em vários momentos fiquei questionando inúmeros posicionamentos meus.

A história em si é bastante interessante e te prende bastante. Em alguns momentos o autor faz alternância rápida entre cenas que deixa tudo bem interessante. Em alguns momentos as cenas ficam cansativas, mas são pouquíssimos.

Leitura recomendada para todos