A Educação Teológica nas Assembleias de Deus no Brasil

A Educação Teológica nas Assembleias de Deus no Brasil ALTAIR GERMANO

Resenhas - A Educação Teológica nas Assembleias de Deus no Brasil

Wirley 10/03/2022

Pr. Altair Germano faz neste livro um resumo da motivação histórica para o atraso na implementação do ensino teológico formal na denominação pentecostal brasileira. Com capítulos passando pelas pensamento dos reformadores e movimentos pietistas, chegando até o preconceito em relação aos seminários teológicos que se difundiu entre parte dos evangélicos no séc. XIX e foi herdado pelos pioneiros do pentecostalismo.

Dentro das ADs brasileiras houve divisão no assunto entre missionários de origem sueca e de origem norte-americana, com os últimos insistindo na implantação de escolas teológicas e os primeiros, em geral, sendo resistentes à ideia. O último capítulo fala sobre a fundação das primeiras escolas teológicas ligadas à denominação. O livro termina com dois apêndices falando sobre o valor da educação teológica para o serviço ministerial à luz da Bíblia.

Na capa desta edição do livro estão as fotos de alguns dos principais personagens na história da educação teológica da denominação. Da esquerda para a direita: Samuel Nystrom, João Kolenda, J. P. Kolenda, Lawrence Olson, Nils Taranger, Bernhard Johnson, Lars-Eric (Eurico) Bergsten e Antonio Gilberto.

Romulo Vieira 04/01/2020

A Educação Teológica nas Assembleias de Deus no Brasil.
"A letra mata" foi uma afirmação muito usada por aqueles que eram contra o ensino teológico nas igrejas do Brasil.

Nessa brilhante obra o autor Altair Germano, traz a história da educação teológica já nos primórdios da Reforma Protestante, com Martinho Lutero, João Calvino entre outros.

O grande problema foi quando o movimento pietista entre os séculos XVI e XVIII. Com a crítica ao intelectualismo e que o ensino teológico produz uma "ortodoxia morta".

Com o grande despertamento espiritual com John Wesley o lado espiritual foi bem valorizado, e o ensino foi ficando de lado, até chegar no movimento pentecostal onde se valorizou muito a experiência espiritual e pouco o ensino teológico.

João Kolenda e Dorris com ajuda do pastor João de Oliveira em 1959, iniciaram o primeiro ano letivo do seu Instituto Bíblico no interior de São Paulo, de lá até nossos dias só cresceu a formação Teológica nas Assembleias de Deus.

"Uma educação teológica de qualidade necessita de mestres ou doutores piedosos, cheios do Espírito Santo e zelo da sã doutrina, para que assim ensinem e promovam com excelência a ortodoxia Bíblica, cooperando na formação de líderes e obreiros e no aperfeiçoamento dos santos para a obra do ministério". Altair Germano.

site: https://www.instagram.com/p/B65nb2uDJpr/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==