Jesus e a sociedade de seu tempo

Jesus e a sociedade de seu tempo Juan Mateos...

Resenhas - Jesus e a sociedade de seu tempo

Augusto Queiroz 07/10/2023

Um mergulho na sociedade do século I
Diz-se que quanto mais se lê, mais se abre a mente. E não estavam errados. Lendo livros de história e arqueologia bíblica, temos um vislumbre do que foi a época de uma das figuras mais icônicas de nossa história. O que lemos na Bíblia é o que foi aceito doutrinariamente por 400 anos para acertar o cânone do que lemos hoje no cristianismo. O que realmente aconteceu ou o que Jesus realmente teria dito depende de interpretação linguística e contexto histórico.

O livro, escrito nos anos 1980 e traduzido pela Paulus em 1992, a partir da 2a edição de 1989, aborda com pequenas vinhetas a organização social na época de Cristo. Leva em consideração a organização em prol do projeto da salvação, portanto não é um guia para estudiosos só da arqueologia bíblica, sendo também um guia para compreender os filões que Jesus pode ter encontrado em sua passagem pela Palestina se sua época.

O texto esmiúça muitas passagens que até então eram passíveis de uma interpretação errônea dos evangelhos, fazendo o texto tomar uma direção mais contextualizada. Muito embora a maior parte da análise penda para o contexto religioso, ainda assim é uma excelente leitura para quem quer descobrir o contexto do Jesus social.