A Arte da Masculinidade. Habilidades e Costumes Clássicos Para o Homem Moderno

A Arte da Masculinidade. Habilidades e Costumes Clássicos Para o Homem Moderno Brett Mckay...

Resenhas -

Leonardo 19/05/2021

Adiei por muito tempo a compra deste livro devido a algumas críticas negativas que li, aqui, aprenderemos alguns antigos ensinamentos que eram hábitos de nossos pais e avós e que foram caindo em desuso com o tempo e com a mentalidade mais fraca da nova geração de homens.
Afirma que a masculinidade que isso vai muito além de ter um corpo musculoso ou da brutalidade demonstrada em filmes como os protagonizados por Van Damme, Stallone, entre outros.
Porém...em algumas partes achei o linguajar desnecessariamente rebuscado, contrariando um conselho que ele próprio passa no livro, "usar linguajar simples de fácil entendimento a todos", outro ponto negativo é que pelo livro ser recente acredito que alguns conceitos são bem arcaicos, do tipo, como escolher um chapéu, que muito raramente vemos algum homem ainda utilizando, algo que achei bobo e será polêmico para algumas pessoas, é quando o autor afirma que cortar o cabelo com mulheres pode não ficar muito bom, pois elas não tem o hábito de utilizar máquina...argumento fraco e ideia ultrapassada.
Fiquei muito empolgado com o Capítulo 1, “O cavalheiro”, fala sobre bons modos, educação, como se vestir, como se portar em eventos sociais, entre outros, porém, o capítulo 2, intitulado “O amigo” é péssimo, uma das coisas mais bizarras que já li em um livro, chegando por exemplo a ensinar a “dar um abraço de macho” em outro homem...
Achei útil uma parte onde ele ensina golpes básicos de várias lutas, eficiente não para sairmos dando uma de “valentão” com os outros, mas para termos uma noção de defesa pessoal caso seja necessário. Também gostei dos ensinamentos básicos sobre como trocar pneus ou fazer consertos emergenciais.
Os conselhos sobre casamento, como tratar a esposa, como cuidar de uma mulher grávida são interessantes, no capítulo “Pai” tem várias dicas sobre o assunto e ainda cuidados básicos que devemos ter com recém-nascidos.
Tem alguns pontos interessantes como o passo a passo de para aplicar golpes básicos em lutas, caso necessário, mas outras totalmente avulsas, do tipo: “Como pousar um avião, caso necessário”...
Além do primeiro capítulo, que achei excelente, gostei muito das “Treze virtudes de Benjamin Franklin”, muito eficaz, principalmente na época em que vivemos.
Para concluir, caso você queira apenas passar o tempo sem intenção de aprender muitas coisas úteis para a vida, apenas como distração, é aconselhável a leitura, do contrário creio não ser indicado.

Início: 16 de Maio de 2021.
Conclusão: 19 de Maio de 2021.