BTK Profile: Máscara da Maldade

BTK Profile: Máscara da Maldade Roy Wenzl...

Resenhas - Máscara da Maldade

resenhasdajulia 18/02/2021

BTK
Dennis Lynn Rader estava acima de qualquer suspeita: era pai de família, presidente da congregação local e escoteiro. Porém, ao longo de trinta anos, assassinou 10 pessoas.

BTK, nome escolhido pelo próprio, era a sigla que representava seu modus operandi (bind, torture, kill - amarrar, torturar, matar), além de cortar a linha telefônica das casas, para que as vítimas ficassem incomunicáveis. Se não bastasse isso, após o crime, ele sempre guardava lembranças, como fotografias dos corpos.

Localmente, os crimes eram reportados pelo jornal Eagle e pela rede de TV KAKE. E é com base nos artigos publicados pelo Eagle, escritos entre o primeiro crime, em 1974, até o fim do julgamento, que o livro foi escrito.

Além de falar dos crimes e das vítimas do serial killer, os autores retratam o dia a dia dos policiais envolvidos com a força tarefa para prender BTK. E também relatam o clima na redação do jornal, que recebeu diversas cartas do assassino.

Em relação aos policiais, o livro foca mais em Ken Landwehr, o chefe do departamento de homicídios na época da prisão de Dennis. Além disso, traz a repercussão midiática que o caso teve, deixando de ser uma série de homicídios na cidade de Wichita, no Kansas, e tomando uma dimensão nacional e internacional.

BTK brincava com a polícia e a imprensa, e foi pego justamente por conta de seu narcisismo exacerbado. O desejo de ser lembrado e permanecer em evidência fez com que ele entrasse em contato com a polícia diversas vezes, porém, na última, cometeu um deslize ao trocar as cartas escritas em papel por um disquete, que foi rastreado, levando os policiais até a igreja na qual ele era presidente, o que culminou em sua prisão, em 2005.

Foi muito interessante conhecer mais sobre a história do BTK!
Lucas Lobo 16/07/2021minha estante
Moça, o livro tem ilustrações?

resenhasdajulia 16/07/2021minha estante
Tem várias fotos dele, dos detetives, etc

Cleber 16/07/2021minha estante
É o mesmo serial killer que aparece em mindhunter né? Gostei muito da resenha

resenhasdajulia 16/07/2021minha estante
É, sim, Cleber!
Obrigada ?

Malu 26/12/2021minha estante
Esse livro e incrível

resenhasdajulia 26/12/2021minha estante
É mesmo, Malu!

Miguel Boy 06/01/2022minha estante
Eu to lendo agora e estou amando, é realmente incrível! Vemos a frieza desse assassino ao cometer os assassinatos, era um cara de sangue frio. Mas muito burro ao achar que um disquete não é rastreável.

Ingrid.Almeida 23/01/2023minha estante
Na verdade a arrogância dele o fez cometer burrices

Maryana16 03/02/2023minha estante
Tô na página 100 tô gostando bastante

Rosangela Max 05/01/2022

Interessante.
Gostei que a história fosse contada sobre diferentes perspectivas: do criminoso, da polícia e da imprensa. Porém, as vezes, isso gerava um pouco de confusão.
Em alguns momentos, a escrita ficava arrastada e nada ?acontecia?.
Senti falta de mais informações pessoais/íntimas sobre o assassino. Já que ele adorava falar sobre si mesmo, esse ponto poderia ter sido melhor explorado.
Também senti falta de mais imagens. Poderiam ter feito a publicação no estilo dossiê.
Recomendo a leitura.
Milla 08/01/2022minha estante
Esperando pacientemente o preço baixar kkkkkkkk

Bia Silva 05/10/2022minha estante
Estou na pagina 225 e estou sentindo que está arrastado, acho que foca mais nos policiais do que no próprio BTK, obvio temos informações do BTK mas eu acho que gostaria de saber um pouco mais do próprio do que da policia '-'

Júlia Morales 19/04/2020

BTK
Eu não fazia ideia de quem era BTK quando adquiri o livro, não conhecia a sua história. Entre todos os livros e histórias sobre Serial Killer que já li esse foi o mais estranho... Estranho na forma como ele agiu para matar as suas vítimas, como era a infância dele (nada de anormal) e como ele pensava, parece que nada encaixa para ele ter cometido tais atrocidades.
Enfim, o livro quando foca no BTK é bem interessante, mas em alguns momentos dispersa falando muito sobre a equipe de polícia e os jornalistas, confesso que me deixava entediada em certos momentos.
No finalzinho fiquei um pouco irritada após terem capturado o BTK, o terem chamado de burro. Como uma pessoa que uma equipe gigantesca não tem capacidade de capturar ele em 30 anos o considera burro???? Fala sério! Hahahahahaha
FalaLud 19/04/2020minha estante
Só essa capa já é de arrepiar, quero muito ler esse livro!

Júlia Morales 19/04/2020minha estante
Acho essa capa maravilhosa e não sabia do significado dela, mas descobri dentro do livro.

FalaLud 19/04/2020minha estante
Você já viu a série Mindhunter? Se não viu, veja!

Júlia Morales 19/04/2020minha estante
A série não, ela está na minha lista para assistir.... Estou atrasadas com as séries, mas irei ver ?

Rebeca 30/04/2020minha estante
Falar tanto da equipe de polícia e dos jornalistas foi muito tédio kkkkkkkk

Júlia Morales 30/04/2020minha estante
Me dava tédio também ??

Luz 29/06/2020minha estante
Tem o livro de mindhunter tbm

Júlia Morales 29/06/2020minha estante
O livro mindhunter eu já li, é um bom livro ?

Victoria 03/09/2020minha estante
O Dennis foi tão inteligente que ele se tornou descuidado. Claro que o que ele fez é imperdoável e totalmente cruel, mas ninguém pode chamá-lo de burro. Se ele foi pego foi porque quis ser preso.

Júlia Morales 03/09/2020minha estante
Concordo muito Victoria.

Douglas.Vinicius 09/10/2020minha estante
Psicopatas são super estimados. Denis era completamente ignorante, quando escrevia, sua gramática continha erros grotescos, fora que era tão "inteligente" que se deixou enganar por um erro tão simplório, quando acreditou na palavra da polícia que o caçava. Acho válido se interessar por esse mundo, eu mesmo tenho interesse, mas é muita inocência acreditar que uma pessoa que arquiteta o mal seja inteligente, ora, que pessoa inteligente julga correto que outro ser humano tenha que morrer, pelo seu Bel prazer? Bem equivocada a visão que algumas pessoas têm desses elementos!

Raphael.Neri 23/12/2020minha estante
A surpresa se deu justamente pelo fato do BTK ter saído impune por tantos anos, o que criou na mídia e dentro da própria força policial a impressão de que estavam lidando com um "gênio do crime". Chegaram até a cogitar que ele escrevia errado de propósito, para simular a ortografia de uma criança e assim confundir a polícia. Longe disso. Quando foi finalmente capturado, por um erro estúpido e infantil, ficou mais do que evidente que Dennis era um indivíduo com baixíssima capacidade intelectual. Em outras palavras, burro mesmo. Se não foi capturado antes, muito se deu por incompetência da polícia e também um alto índice de sorte. Outra coisa que explica o Dennis não ter sido capturado antes é o fato dele, ao contrário de outros famosos serial killers, ter conseguido ficar longos períodos sem matar, se satisfazendo apenas ao reviver as cenas do crime, se vestindo com as roupas das vítimas e recriando as cenas. Não há habilidade especial nenhuma no Dennis, além de, sei lá, conhecer mil formas diferentes de fazer um nó.

Luuh.Martins 12/05/2021minha estante
Como eu faço pra ler?Não to conseguindo

Júlia Morales 12/05/2021minha estante
Oi luuh, tudo bem? Este aplicativo é somente para avaliar os livros e acompanhar as suas leituras e das demais pessoas. Para ler ele, somente adquirindo. Vende na Amazon ou no próprio site da darkside. Espero ter ajudado. ?

Dri.basttos 15/06/2021minha estante
Btk teve sorte e realmente era burro pra cacete, isso não tira a falta de capacidade da polícia nesse caso mas que Dennis era burro que deu sorte, isso é vdd

Júlia Morales 15/06/2021minha estante
Acho que a equipe policial falhou e muito. Talvez por falta de preparação na época, falta de instrumentação, falta de muitas coisas. Acho BTK como qualquer outro serial killer, e não acredito que ele teve sorte. 30 anos é muito tempo para uma equipe não conseguir um NADA... Mas várias coisas podem justificar isso, no meu ponto de vista o maior erro foi dentro da equipe mesmo (pericial, policial, investigativa).

Letícia 30/06/2021minha estante
Concordo mt com você, o cara cometia mts erros e parecia q ele nem tentava se esconder mas msm assim demoraram mt pra pegar ele
Acho q tanto a equipe qnt o próprio btk eram lentos/burros dms

Berenice.Thais 11/08/2022minha estante
Acho que tecnologia do.dna tava no início. Foi um pouco de sorte,ja que ele usava luvas e praticamente não deixava testemunhas.

Saori Malfoy 11/04/2023

?A vida pode ser curta, então aproveite-a.?
Finalmente cheguei ao fim da leitura deste livro e realmente tenho bastante coisa para dizer nesta resenha. Este com certeza não foi um livro que tive uma leitura fácil. Todos os livros de investigação criminal tem uma leitura difícil e muito intensa. Eu já conhecia o caso, já havia estudado muito sobre ele, porém este livro traz uma maior complexidade do caso, mostrando tanto o lado dos policiais como o de Dennis Rader, demonstrando que nem tudo o que foi noticiado não era tudo o que havia acontecido. Apesar de trazer um ar muito tenso durante o livro todo, podemos sentir ainda mais honestidade no livro do que em qualquer documentário ou outras coisas divulgadas sobre o BTK, nele está presente fatos sobre os crimes que nem mesmo aparece em documentários, tais como o significado da máscara que está presente também na capa do livro. Durante os capítulos, podemos ver e compreender as ações da polícia e cada passo desta investigação, mas também não posso negar que eles acabaram deixando muitos detalhes passar no começo que poderiam ter resultado com a prisão de Rader muito tempo antes. Outro ponto que realmente achei muito interessante foi o fato de mostrar como era a relação entre a polícia e a imprensa, o quanto os jornalistas queriam alertar a população sobre o que estava acontecendo e o pedido de sigilo da polícia, mas em meio a tudo isso, foi o que ajudou na prisão do serial killer. O livro também serviu para desmentir muitos fatos que acabaram sendo divulgados, o que achei muito importante para as pessoas conhecerem o que realmente aconteceu e não um fato alterado. Chegando as minhas conclusões finais, para amantes de investigação criminal, especialmente true crime, este livro pode ser uma boa leitura, mas deixo bem claro que ele é bem intenso e pode ser um tanto perturbador, por este motivo não recomendo para pessoas que são sensíveis. Demorei para terminar devido a alguns contratempos, mas tive uma boa leitura e pude conhecer ainda mais de um caso que já conhecia.
Manoel 11/04/2023minha estante
Entrou pra minha lista de desejo agora ?

Joyce429 31/03/2022

Muito bom!
O livro conta como se deu a investigação criminal e a cobertura jornalística do primeiro homicídio até a prisão do BTK, um serial killer que fugia dos padrões com uma vitimologia inconsistente, e que passava longos períodos sem matar.

Apesar do livro tratar de uma história real e ter detalhes meticulosos sobre os homicídios que ele cometeu, a leitura é fluida e podemos ver que o serial killer não destruiu apenas a vida das vítimas e de suas famílias, que ele deixou uma cidade inteira em estado de pânico durante três décadas, onde mulheres tinham medo de ir para suas próprias casas e se depararem com o assassino, realizando ?rituais? ao chegarem para tentar identificar a presença dele e ter a chance de escapar.
Maycom 31/03/2022minha estante
Que bizarro!

Joyce429 31/03/2022minha estante
Eu teria me mudado de cidade sem pensar duas vezes, não passaria 31 anos temendo ser a próxima vítima.

Eu tenho esse livro e tbm BTK: Meu pai

Joyce429 02/04/2022minha estante
BTK meu pai deve ser muito bom. Ver uma outra parte da história, como foi para a família após descobrir tudo!

Núbia Cortinhas 02/04/2022minha estante
Quero ver se consigo ler um desses dois esse ano ainda... Dei uma quebrada no meu ritmo de leitura e está um pouco difícil de recuperar.

Núbia Cortinhas 02/04/2022minha estante
Vou tentar cumprir minha meta primeiramente.

Juju 03/11/2021

BTK
O livro conta sobre a história do BTK e de como o Kenny conseguiu capturar o assassino em série de Wichita, ele conta a história do BTK detalhadamente e tem algumas fotos.

Mendonca_mai 13/02/2023

Amarrar, Torturar e Matar.
É o primeiro livro de True crime que leio e foi uma experiência bizarra. A capa me chamou tanta atenção que precisei ler, não conhecia muito sobre o caso, então foi totalmente inesperado. Não conseguia largar, foi uma leitura instigante e minuciosamente detalhada, porém, é um caso cruel e até perturbador. As imagens enriqueceram ainda mais a história e te fazem lembrar que não é mera ficção e tudo realmente aconteceu. É o segundo livro que leio da DarkSide e esse não foi diferente, eu adorei e já estou obcecada por essa editora. Super recomendo para quem gosta desse tipo de leitura!

Juci 16/01/2024

A complexidade psicológica na história de BTK (amarrar, torturar e matar) apresenta-se em como manter uma vida aparentemente normal enquanto realizava atos extremamente violentos. Sua capacidade de dissociar sua vida cotidiana de suas atividades criminosas é extremamente intrigante.
Rader era meticuloso e planejador, exibindo traços de psicopatia e narcisismo. Sua necessidade de controle e a forma como manipulava suas vítimas revelam uma mente profundamente perturbadora. Além disso, o fato de ele ter interrompido seus assassinatos por períodos prolongados e retomado depois demonstra uma complexidade em suas motivações.
O livro aborda também a busca da polícia por pistas psicológicas e perfis criminais para compreender o que impulsionava BTK. Essa exploração da mente do assassino oferece uma visão intrigante e sombria da complexidade psicológica por trás de seus atos chocantes.
Paulinha 16/01/2024minha estante
Foi a minha melhor leitura de 23

hia 𦪠16/01/2024minha estante
a capa do livro sendo toda rosinha, mas a história... KKKK

Barb @soueubarb 21/10/2021

O lobo em pele de cordeiro
Sempre tive muita curiosidade em ler este livro, por conhecer a história do BTK e por ser uma fã de true crime. Mas, o que mais me prendeu nesse livro, foi a maneira realista com que ele tratou as pessoas envolvidas, mostrando o bem e o mal aqui, agora, entre a gente. A história é contada de forma dinâmica, detalhada e extremamente respeitosa com as vítimas.

Will 20/12/2022

Ótimo livro de True Crime, que além de relatar minuciosamente o crime e os movimentos do assassino, conta o ponto de vista da polícia: como foram afetados e como mudaram a metodologia para capturar o serial killer 30 anos depois, usando de sua necessidade de atenção para conseguir um deslize. Uma história forte, perturbadora, e se torna mais repugnante a medida que conhecemos mais do monstro Denis Rader. Uma boa leitura pra quem gosta de suspense e histórias do gênero.

Dariny 31/08/2021

btk
A forma que foi escrito esse livro é fantástica!

Mesmo se assemelhando a uma biografia, e mesmo já tendo noção de como a acaba a história, tudo é envolvente e instigante! Recomendo super a leitura!

Bella221 14/06/2023

90% BTK
Esse livro é muito bom por ter mostrado todos os detalhes da investigação e ter ido a fundo para que o leitor entendesse todo o caso. Mas ao mesmo tempo ele se tornou cansativo por mostrar detalhes que muitas vezes são desnecessários.
O caso demorou anos para ser resolvido e parece que eu fiquei anos lendo de tão detalhado que é.
Não conhecia a história completa do btk e achei perturbadora, assustadora, nojenta e horrível.
Achei que teria uma análise psicológica sobre ele, mas não teve. Mas entendo que na época os estudos sobre isso não eram tão avançados.
No livro foi citado outros serial killers como: ted bundy e Jack o estripador. E isso me deixou curiosa sobre os casos. Provavelmente vou ler um desses.
Não tem muito o que falar sobre o livro. É um caso real, então a pessoa tem ler esperando o pior.

Akemi 22/03/2023

Eu amooooo casos criminais e esse foi o meu favorito até agora. A forma como é contada, muito bem explicado cada etapa até a prisão do BTK. Recomendo muito.
gabrielrdcunha 22/03/2023minha estante
Já leu O colecionador? tenho interesse demais em ler

VitAria1165 22/03/2023minha estante
Amooo????

Akemi 23/03/2023minha estante
Ainda não li, mas tá na lista!