O Homem que Sabia Javanês

O Homem que Sabia Javanês Lima Barreto

Resenhas - O homem que sabia javanês

kalindinha 04/12/2022

a todos os falsos intelectuais
Em meio a uma crítica aos falsos intelectuais brasileiros o autor da obra cria um cenário onde nos deparamos com um farsante que com uma boa lábia, um tanto de sorte e a ironia do destino acaba enganando a todos.
É uma obra excelente pra quem procura se distrair, dar boas risadas e ainda de brinde contar com um ar crítico.

Eduardo941 12/11/2022

O homem que sabia Javanês
Li essa HQ pra um trabalho da escola, em junho, e até gostei da história e do desenvolvimento, mas não acho que seja um livro que mereça 4 ou 5 estrelas.

A história conta sobre um malandro que engana pessoas para poder sobreviver. O cara é tão malandro que chega a enganar um conde, dizendo que sabe falar javanês. O pobre do senhor nem desconfia e chega a contratar o homem para dar aulas sobre a língua.

Achei bem interessante, mas não tão convincente para dar mais de 3,5 estrelas.

Nina.Chermont 20/10/2022

O homem que falava javanês.
O homem que sabia javanês conta a história de um baiano que veio ao Rio em busca de uma melhor condição de vida. Não a conseguindo, resolve aplicar pequenos golpes, como não pagar as pensões onde ficava e enganar os seus patrões.

Certo dia, o homem vê um anúncio no jornal que se tratava de um Barão cuja maior preocupação era encontrar um professor de javanês. Vendo a oportunidade de aplicar-lhe o golpe, o baiano resolve aprender a tal linguagem sem sucesso, e se aproveita da ignorância e ingenuidade do Barão, o qual aprendia e desaprendia o alfabeto javanês, assim tornando-se seu pupílo.

Por ser o único brasileiro a ter conhecimento da língua, logo ficou conhecido e convidado pelo governo a participar em congressos internacionais de linguística a fim de representar o Brasil, mesmo não sabendo nenhuma palavra no idioma encarregado.

Lima Barreto fez uma estrondosa crítica social neste livro, onde é discutida a falta de capacidade de diversos políticos e o fanatismo populacional que os cerca.

Samira 20/08/2022

Fantástico
Um conto genial, dei várias risadas...o cara lá sem nada fazer, perto de vários letrados, e só nada....Ah sim, falo javanês....tipo...Oi? E não foi que o rapaz se deu bem...??

felipelima857 10/08/2022

Leiam Lima Barreto!
Achei genial como a história é ambientada numa "conversa de bar" entre dois amigos. Mentiras e hipérboles tem liberdade poética numa mesa de bar kkkkkk. Fora isso a crítica que Lima faz à elite intelectual e burguesa não só do RJ mas do mundo é coisa de gênio também.

bella 09/07/2022

Lima Barreto
Sou apaixonada pelas críticas sociais que Lima Barreto fazia em seus livros, muito perspicazes e chego a dizer que têm caráter bastante atemporal. Tirando que não entendi o último conto, foi perfeito.

Tevo 28/06/2022

Lima Barreto é brabo.
Não tenho muito a dizer da história, somente que ela é uma sátira cômica e sagaz. Sobre o autor, não há palavras. Junto com Machado de Assis, Lima Barreto forma a dupla imbatível da literatura brasileira. Os caras são brabos!
Leia, é curto e agradável; além de ser excelente para melhorar o vocabulário, afinal, no mínimo você sairá da leitura sabendo Javanês, ou fingindo saber.

Elis 19/06/2022

Javanês
Primeira vez que leio algo do Lima Barreto e fiquei maravilhada, já estou doida pra ler mais coisas dele. A escrita dele é maravilhosa e inteligentíssima. Amei e recomendo a todos esse livro pois é bem curtinho e sensacional.

Adrian.Daniel 14/06/2022

Jeitinho malandro
O homem que sabia javanês representa bem o jeito brasileiro, que se passa de esperto e sabe de algo, para entrar em algum lugar ou para ganhar papél de destaque

cecilivros 09/06/2022

um prenda-me se for capaz clássico
um conto muito divertido, li em poucos minutos por ser obrigatório pra uma prova e acabei amando!! pensei o tempo todo na relação com o filme ?prenda-me se for capaz? e isso só aumentou o quanto eu gostei de ler. Enfim, indico muito!!
Caro leitor 09/06/2022minha estante
OI?! PRECISO DA SUA AJUDA PRA ACHAR UM LIVRO.

Vi uma pessoa pedindo ajuda pra saber o nome de um livro na caixinha de perguntas de um perfil literário nos storys do instagram! Essa pessoa descreveu esse livro e me fez ficar interessado! Mas até hoje eu nunca descobri qual o nome! Essa pessoa descreveu esse livro assim:

"O livro era o seguinte: o rapaz 1 (não sei o nome dele) gostava muito de ler! Um certo dia a autora preferida estava em sua cidade autografando um dos seus livros favoritos. Então ele decidiu ir até esse evento. Na fila para pegar o autógrafo, um rapaz 2 (que eu também não me lembro o nome) esbarrou nele, derramando café em seu livro... o rapaz 2, pediu desculpas ao rapaz 1, pelo acidente.

Mas não para por aí! Plot twist é que o rapaz 2 era filho da autora que o rapaz 1 estava preste a conseguir um autógrafo. E o rapaz 1 amava esse livro, pois ele se apaixonou pelo personagem. Mas o que ele não sabe é que o personagem que ele tanto amava foi inspirado no rapaz 2."

Então é isso, se por acaso você leu até aqui, e souber o nome, por favor me fala! Obrigado desde já! e desculpa pelo incômodo. ??

Tuca 07/06/2022

O homem que sabia Javanês
A astúcia do povo brasileiro, quando quer se dar bem é capaz de qualquer coisa e consegue, basta querer

Cleide 12/05/2022

Primeiro conto
É o primeiro conto que leio desse autor e que belíssimo enredo!! Uma crítica apresentada de maneira inteligente e muito sagaz! Recomendo!

caiohlp 25/04/2022

Nada mais aprazível do que o ardil do dia a dia
Lima Barreto encanta pela linguagem simples, pela aproximação com o leitor e pela capacidade singular de representar o estereótipo brasileiro, o homem que sabia javanês é o velho conhecido de todos, o parente, o amigo ou vizinho que procura a vantagem a todo custo, que se utiliza de artifícios para enganar quem quer que fique em seu caminho e que por fim nunca está satisfeito com o saldo, por mais que esse seja advindo somente da pilantragem. Na figura de um estereótipo mais cirúrgico do que o próprio professor de Javanês estão os brasileiros sem nome que idolatram e conferem ao autor do engodo todas as honrarias e benefícios possíveis, esse ar teatral e cômico é a tônica da sociedade brasileira de ontem, hoje e possivelmente do amanhã, cuja identidade está em aplaudir a fraude, desde que ela seja vistosa aos olhos.

Fabby 17/04/2022

Ouvi esse conto num podcast do canal Ler Antes de Morrer (foi minha companhia de limpeza de um fogão kkkkkkk) e eu adorei!!!! Dei boas risadas com a história e pretendo ler o livro em breve.