O Homem que Sabia Javanês

O Homem que Sabia Javanês Lima Barreto

Resenhas - O homem que sabia javanês

liv 28/09/2021

Li por conta de um trabalho e me diverti muito com a história! Muito legal e fácil de ler, recomendo bastante

Lais 26/09/2021

Odiei
Não sei se é porque minha professora de português me obrigou a ler ou só é chato mesmo, mas eu não gostei não.

Bassuncao_ 05/09/2021

Vale muuuuito a pena ler
Que conto gostinho de ler! A crítica aos intelectuais desonestos foi feita de um jeito leve e cômico. Não levei 15 minutos pra fazer a leitura, recomendo.

belinatx 20/08/2021

aiai esse lima barreto
rapidinho tive que ler pro vestibular
a tematica é interessante, comum dos classicos dessa epoca pre modernista
critica aos vicios da sociedade etc
gostei do protagonista do conto kkkkkkkkkkkkkkkkk deu pra dar umas risadas mesmo que eu tenha lido sem mt vontade

Beatriz de Medeiros Abreu 13/08/2021

Resenha: O Homem que Sabia Javanês
Tive que ler novamente para a escola, já que não lembrava de quase nada. Achei meio arrastado, e às vezes era difícil de "ligar" os ponto. O meu favorito foi o segundo conto (Inventário).

Mylls 09/08/2021

Vai de gosto....
Olha eu não gostei,mas não posso confundir gosto com crítica.
Não faz meu estilo de livro,então eu não gostei nem um pouco,li só por causa da escola na verdade,porém vai de gosto de cada um,sem falar que ele tá começando a me dar ressaca literária,mas não vou deixar e já vou embarcar em outro livro pra isso não acontecer.
É um livro bem escrito que crítica com humor o Brasil,reúne alguns contos famosos da literatura brasileira em um só lugar.

Jess 02/08/2021

homem que sabia javanês é um conto do escritor brasileiro Lima Barreto que narra a história de Castelo, isto é, a forma que "havia pregado às convicções e às respeitabilidades, para poder viver."

Guga_12 25/07/2021

O javanês atual !
?Imagina tu que eu até aí nada sabia de ja- vanês, mas estava empregado e iria representar o Brasil em um congresso de sábios.?
O livro retrata a história de uma intrigante mentira que faz de Castelo um grande professor de uma língua a qual não tem conhecimento, assim, a história se desenrola no contexto de ampla valorização de um professor de javanês que não sabia nada de javanês, mas sabia muito bem o que queria com essa farsa.

Diessica 09/07/2021

Poderia ser maior ?
Achei bem escrita e tudo mais, no entanto acho que poderia ser melhor explorado, pois é uma história com potencial para se tornar um livro.

Iza 28/06/2021

Cara de pau
Gente, que cara de pau desse "professor de javanês". É super curtinho esse conto, da pra ler muito rápido e acho que vale a pena conhecer.

Gigio 24/06/2021

Brilhante
Castelo ascendeu socialmente fingindo conhecer algo que na verdade não conhecia: javanês. Candidatou-se a um emprego como tradutor dessa língua pouco difundida partindo da premissa de que, se eles precisam de um tradutor, é porque também não sabem, logo terão como saber que eu não sei. A mentira deu certo e logo ele fica famoso por uma habilidade que não possuia.

Helena 22/06/2021

foi ruim mas nem tanto
falar que um livro de Lima Barreto é ruim parece errado, então vamo só dizer que teve uns contos beeeeeeem entediantes mas teve uns legais

Bruno @viagempelomundodoslivros 16/06/2021

"Imagina tu que eu até aí nada sabia de javanês, mas estava empregado e iria representar o Brasil em um congresso de sábios."
Lançado em 28 de abril de 1911, no Jornal Gazeta da Tarde (Rio de Janeiro) no formato de folhetim, foi posteriormente incluído na coletânea "O homem que sabia javanês e outros contos". A história é narrada pelo personagem principal que numa conversa com seu amigo Castro conta como em meio ao desespero por conta do desemprego, candidatou-se a uma vaga de professor/tradutor de javanês, língua falada pela maioria dos habitantes da Ilha de Java. O homem pensou: É a minha chance! Se eles precisam de alguém que ensine o javanês, é por que não sabem a língua, logo não saberão que eu também não sei (hahahaha genial). Após ser aprovado para a vaga, Castelo começa a "ensinar" o poderoso Barão de Jacuecanga a falar o javanês. A fama de Castelo se espalha por todos os cantos do país, sendo reconhecido como o maior professor de javanês do nosso país. Em determinado trecho Castelo afirma: "Imagina tu que eu até aí nada sabia de javanês, mas estava empregado e iria representar o Brasil em um congresso de sábios". Este trecho representa bem a crítica trazida por Lima Barreto à predominância das aparências nos meios sociais e politicos de seu tempo. Uma obra que tornou-se um clássico da literatura brasileira com méritos, tendo em vista se tratar de um livro leve e divertido, mas ao mesmo tempo levar uma profunda crítica social e política. Curiosamente, 108 anos depois de seu lançamento podemos notar que o conto continua atual, tendo em vista que o "viver de aparência" continua sendo um grande mal da sociedade, vide as vidas "perfeitas" nas redes sociais que em nada retratam a realidade. Pois bem, ainda hoje temos muitos "professores de javanês" por aí, ostentando o que não são, o que não tem e o que não sabem. Muito obrigado Lima Barreto!

Erinaldo Santos 05/06/2021

O já conhecido ?jeitinho brasileiro?
Como diz Ariano Suassuna ?eu gosto do mentiroso que mente por amor à arte? por trás do humor e leveza, o conto é uma crítica à ignorância das pessoas que não tem acesso à informação e são facilmente enganadas por pessoas de fala mansa e que se mostram como sábios e intelectuais frente à falta de saber dos demais.

Hoje ainda há muitos Castelos por aí, onde soltam suas ?opniões? sem base alguma e sem dados comprobatórios, destilam informações errôneas com base em achismo e como diz o ditado popular ?todo malandro encontra um otario por aí?