Alien

Walt Simonson

Resenhas - Alien - A história ilustrada

Triz_bia 18/11/2023

Ótimo!
Ilustrações muito envolventes, amei muito essa hq! Amo muito a franquia então li muito rapidamente, o ponto negativo é que é muito curto

Gabi 26/10/2023

Um bom resumo do Alien - Oitavo Passageiro - filme
Esta HQ do Archie Goodman é bem direto ao ponto, sendo um pecado terminar em 64 páginas. Poderia ler mais duzentas páginas facilmente, tamanha a qualidade das cores, do enredo e do potencial dos personagens. A HQ é linda, seu único defeito é terminar rápido demais.
Toda a concepção deste xenomorfo vem inspirada da cabeça do roteirista de cinema Dan O’Bannon, que já havia criado estórias parecidas antes da concepção do filme em si. Muitos dos elementos é baseado nas admiráveis obras do artista plástico suíço H.R. Giger, um cara com aspirações para o horror e ficção científica dignos de Kubin, Dalí e Lovecraft, que são suas inspirações, focadas no surrealismo. Vale dizer que o Giger também criou a ótima capa do álbum Brain Salad Surgery, de 1973, do Power Trio de rock progressivo, Emerson, Lake & Palmer. Há bastante beleza, temor e curiosidade, um misto bem interessante para este tipo de conceito, mas na HQ temos muitas cores que são vitais para o elemento gráfico. Na arte do Giger em si, existem muitos elementos monocromáticos. O próprio O’Bannon já disse, quando perguntado sobre as inspirações para o enredo do filme, que também se utilizou de ideias de outras estórias para toda a criação de Alien.
Diria que esta HQ é uma estória bem resumida do primeiro filme da franquia Alien, no caso, Alien- O Oitavo Passageiro, de 1986. Diferentemente do primeiro filme de Alien, onde tem-se mais foco nos personagens e tempo pra se trabalhar a perspectiva deles, aqui as coisas se desenvolvem mais rápidas, nuas e cruas. Não há tempo para nos envolvermos emocionalmente com qlqr personagem, como a saudosa e badass Ripley dos filmes.
Sem mais delongas, uma HQ necessária para fãs de quadrinhos coloridos, com estórias boas, curtas e de ficção científica. Destaque para a ótima turma de coloristas e para a arte de Walter Simonson, além do bom roteiro do Goodman.

Henggo 15/06/2022

Onde está a "obra-prima"?
Nós créditos é dito que está HQ é "uma verdadeira obra-prima" e que é "a única adaptação em quadrinhos de um filme que foi bem sucedida". Bom, o traço é bonito. Não posso negar. A paleta de cores, a ambientação, o design dos personagens, tudo primoroso. Mas a trama em si é... salobra. Falta tempero; pujança. Comparado ao filme (e é impossível não comparar, já que a HQ é vendida com base nessa comparação), o quadrinho carece de emoção e de impacto. Não gostei tanto como gostei da trilogia de livros baseada na série Alien.

Enquanto lá foi uma expansão, aqui soou como uma redução de sensações.

Decepcionante.

Rosana.Oliveira 16/05/2022

HQ do filme
A HQ relata os acontecimentos do primeiro filme da série. Achei muito boa, com desenhos coloridos e vívidos.

Tico Menezes 01/04/2021

Para um clássico do cinema, essa adaptação é bem meh
Que o filme clássico de Ridley Scott é amado e reverenciado por anos, não tenho dúvidas. É referência para diversas obras de ficção científica que vieram depois e faz um ótimo trabalho de construção de tensão num ambiente compacto. Tamanha obra, porém, merecia uma adaptação mais vistosa.

A HQ já chama atenção negativa por seu preço - em PROMOÇÕES sai por 50 e tantos reais, o que é ridículo visto que são apenas 64 páginas - e, ao ser aberta, não traz nenhum extra sobre a produção do filme ou da adaptação.
Sobre a arte, é um traço oitentista pouco chamativo, as cores seguem um padrão ultrapassado que pouco acrescenta à ambientação. E o roteiro é acelerado demais, não tem pausas reflexivas ou que criem o mínimo de tensão. É tudo corrido e feito de forma simples. A sorte é que a história é ótima e a nostalgia bate forte. Alien nunca vai ser ruim, mas aqui ficou provado que pode ser apenas OK, depende do de quem conduz a obra.

Merecia muito mais.

Henrique 16/08/2020

Uma graphic novel que poderia ter sido muito melhor
Os fans da franquia Alien encontram nesta graphic novel uma oportunidade de visitarem novamente a história original que deu origem a esse clássico do terror/ficção científica do cinema. Porém a releitura feita nessa mídia deixa a obra a desejar por dois motivos: o desenvolvimento ao longo das páginas ficou muito curto e, ao fim da leitura, não apresenta nenhum material bônus para o leitor - conteúdo este que já se tornou comum neste tipo de publicação. Fica a dúvida se produção pobre dessa graphic novel é fruto da inexperiência dos editores ou se essa edição se resume a apenas um caça-níqueis para fans desavisados.

Alan (@coracaodeleitor) 07/02/2020

Muito bom.
Resenha do ig @coracaodeleitor

Olá literárioooooooos.

E encerrando a semana de indicações de HQs vamos com um lançamento incrível da @editoraexcelsior , em capa dura e com belas ilustrações e que já foi super premiada no mercado de HQs.
Alien- A história ilustrada.
A Nave Nostromo está voltando á terra após uma missão e nos anos de retorno todos estão em sono induzido.

Mas de repente a inteligência artificial da nave acorda todos os tripulantes e eles pensam terem chegado a terra. Porém eles estão enganados pois a nave ainda estava em sua jornada rumo á terra quando detectou sinal de vida numa lua próxima.

A tripulação então tem que investigar o que está acontecendo. Mas esse pode ser um dos piores erros que eles cometeram.

Eles irão conhecer uma criatura cujo único instinto é matar, e terão que lutar por suas vidas como nunca antes.

Se você era fã dos filmes eu tenho certeza que essa HQ terá um toque muito nostálgico, mas se não, é uma ótima pedida para conhecer essa história que já é tão consagrada.

Claro que a história é mais resumida porém não perde a tensão e o suspense contido no filme.

Vale muito a pena para fãs de suspense e ficção científica, ou quem quiser se aventurar em um gênero novo.

MiojoGeek 13/11/2019

Alien
Um dos maiores clássicos da ficção científica moderna tem sua adaptação em quadrinhos desembarcando no Brasil pelas mãos da nossa parceira Excelsior.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O filme de Ridley Scott, que já havia ganhado Oscar de efeitos especiais e Saturn Awards de melhor filme de ficção, tem em sua adaptação, toda a atmosfera de apreensão e suspense que tornaram o filme tão adorado e explorado em sua quadrilogia.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O quadrinho adaptado por Archie Goodwin e Walter Simonson venceu o Harvey Awards e agora, você tem a oportunidade de acompanhar a desafortunada história da equipe da Nostromo.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Na história, uma nave rebocadora com uma tripulação de sete passageiros em criossono é despertada quando a nave recebe uma mensagem enigmática vindo de um planeta vizinho. Com ordens vindo de seus empregadores, a equipe se separa da nave principal para tentar investigar a origem do sinal. Na descida ao planeta a nave é danificada e o grupo se divide em dois, um que fica na nave para reparos, e outro que vai em busca do sinal.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O grupo de reconhecimento encontra o que parece ser uma gigantesca nave, e no seu interior, se deparam com uma figura de aspecto humanoide aparentemente morta. Um dos integrantes do grupo é pego de surpresa e atacado por um estranho organismo. Seus parceiros o levam de volta para a nave e aí começa toda a tensão da hq, onde a equipe se vê as voltas com um organismo cujo o único instinto é matar e sobreviver.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Que quadrinhos humanos! Tensão, suspense, reviravoltas... Uma das melhores adaptações que eu já li em quadrinhos. Consegue manter toda a tensão do filme e ser tão bom quanto. Você não vai largar a história enquanto não chegar a última página. A arte coloca o quadrinho no contexto da época em que foi produzido, e tem enquadramentos cinematográficos.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Minha nota é 10/10. Se você usar uma trilha pra ambientar então, a história vai pra outro nível. Até a próxima, e cuidado com os casulos!