Dom Casmurro

Resenhas -

Thaí 26/02/2024minha estante
Não traiu, Bentinho é doido

Maria.Florentino 28/02/2024minha estante
Eu também cheguei nessa conclusão

Eduardo.Cardoso 16/04/2020

Ainda vive!
Consagrado como um dos maiores clássicos da literatura brasileira, o livro ainda conta com um sucesso surpreendente.
Mesmo passado tanto tempo de sua publicação o título é pauta de discussões até os dias atuais.
Falando a respeito do livro, o mesmo é escrito com um narrador personagem, o qual conta sua vida desde criança até atingir a velhice. O fato de ser o narrador da própria história põe em questão se realmente trata-se da verdade ou se essa é maquiada a fim de favorecer suas ações, sendo essa questão o maior debate acerca do livro.
Luísa 05/09/2020minha estante
Eu amoooo

yvnvitx 16/06/2022

Dom Casmurro, de Machado de Assis
Dom Casmurro é inquestionavelmente o maior livro brasileiro de todos os tempos, escrito pelo maior autor brasileiro de todos os tempos.

É fácil compreender o porquê: Machado cria uma trama intrigante com personagens interessantes e um dilema muito dúbio, quase que um convite à discussão dos leitores, o livro além de ser muito bom, também é uma experiência coletiva de discussão entre os que leram, por isso ele não morre nunca.

A história fala de Bento Santiago, um rapaz que precisa escapar do seminário para ficar com seu grande amor de infância, Capitu, e realizadas as suas fantasias juvenis, tem que enfrentar os ciúmes que sente pela moça. A insegurança de Bentinho acaba chegando num ponto crítico quando ele começa a desconfiar que seu filho Ezequiel, seja um fruto de uma relação entre sua senhora e seu melhor amigo, Escobar.

Eu tive muitas dificuldades em ler o livro, achei o primeiro ato, da infância, muuuuito lento, o livro só se tornou interessante de verdade pra mim, quando chegou no finalzinho. Fiquei meio frustrado, achei que a traição, o ponto alto do livro, aconteceu rápido demais. Outro ponto que contribuiu para que eu achasse o livro chato foi o seu contexto histórico uma vez que eu não suporto a época do Brasil Império (acho chatíssimo). Outro obstáculo no meu ritmo de leitura foi as contínuas referências ao catolicismo e a religião no livro, achei quase todas as menções a isso chatíssimas.

Posto isso é inegável que Machado de Assis escrevia impecavelmente, o escritor tinha um estilo de escrita muito rico, poético, articulado e é nítido que possuía muita bagagem cultural uma vez que ele cita muitas referências culturais a obras como Otelo, A Odisseia e Fausto.

Quanto ao dilema mor do livro, tendo a acreditar que Capitu traiu sim Bentinho, pois Dom Casmurro é a única versão que temos para analisar o ocorrido e achei que os argumentos colocados neste foram bem convincentes. Mesmo o narrador sendo bem tendencioso
DANILÃO1505 10/07/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Igor 19/10/2021

Um clássico, realmente
Finalmente tomei vergonha na cara e decidi ler um dos maiores, se não o maior, clássico da literatura brasileira.
Gostei bastante da leitura, os personagens criados por Machado de Assis são marcantes e cativantes no melhor uso da palavra. Como não se apaixonar por Capitu? E quem nunca deixou a imaginação tomar conta de nós, assim como Bentinho?
Gostei bastante do entendo e da construção de toda a trama, da evolução de cada personagem, das reviravoltas e tudo o mais.
E é claro que eu não preciso nem citar a famosa discussão que permeia o livro através de gerações e gerações né.
Ao final da leitura me peguei pensando sobre isso, e estava louco pra ir conversar com outras pessoas para saber a opinião delas. Então, amigo(a) leitor(a), se você já leu esse clássico, comente por favor o que acha a respeito dessa dúvida que paira no ar durante todos esses anos.
Gabriella Araújo 19/10/2021minha estante
Igor, lê também Memórias póstumas de Brás Cubas. É a principal obra de Machado, acredito que você também vai gostar.

V_______ 07/04/2020

Traiu ?
A polêmica e eterna discussão dos amantes da literatura, traiu ou não traiu?
Dom Casmurro certamente é uma obra que dispensa apresentações, é a obra-prima de Machado de Assis e muito provavelmente se não o melhor, um dos melhores livros da literatura nacional.
Bento Santiago, o Dom Casmurro, narra as memórias de sua vida em especial do princípio da adolescência até a vida adulta. Bentinho teve seu destino traçado ainda antes do nascimento, sua mãe que já havia perdido um filho, fez uma promessa de que caso o próximo filho vingasse ela o tornaria padre. Porém no caminho havia Capitú, a vizinha com qual Bentinho foi criado e por quem floresceu uma paixão, mesmo assim promessa é promessa, e Bentinho teve de fazer o seminário mesmo contra sua vontade, já planejando não o terminar, lá conheceu Escobar, que viria a se tornar seu grande amigo. O anos passaram e Bentinho deixou o seminário sem se tornar padre e realizou enfim seu sonho de casar com Capitú. Os primeiros anos de casamento são felizes, tem até um filho e tudo caminha bem. Escobar morre, e é aí que as coisas começam a mudar. Bentinho começa a ver as feições do amigo perdido em seu próprio filho, Ezequiel, fazendo assim suspeitar de um adultério de Capitú.

Indy 18/09/2020

Dom Casmurro - Machado de Assis
Esse livro é meu queridinho, confesso que no começo foi difícil porque é um livro bem antigo, então a narrativa dificulta a leitura. Também achei meio enrolado o começo, mas depois que terminei achei perfeita essa obra, ele se tornou meu queridinho e um favorito da vida. Aliás, pra mim não traiu.

Janaína Ellen 28/09/2020

Um clássico
Maravilhoso livro de Machado de Assis,
Cheio de mistério e o louco ciúme de Bentinho por Capitu.
Li esse livro pela primeira vez quando ainda era criança e amei, e depois de anos ler ele novamente foi ótimo.

Renata - @luardelivros 22/12/2020

A primeira vez que li Dom Casmurro, foi uma experiência bem maçante. Mas eu precisava de uma releitura, algum tempo depois (uns 2 ou 3 anos), um pouco mais amadurecida com o gênero. E quando repeti a leitura, a achei maravilhosa. Tive uma percepção completamente diferente da primeira vez, e com algumas pesquisas sobre a fase de Machado na literatura, pude entender muito melhor o contexto.

Quanto à discussão final, sobre trair ou não trair, creio que Machado de Assis tenha deixado exatamente dessa forma para que o leitor decidisse. Cada um terá uma interpretação dos personagens, que servirá como um caminho para o desfecho. Particularmente, na minha opinião, sim, houve traição. Porém, creio piamente que está corretíssimo quando outro leitor entende que não houve.
Acho que esse é realmente um ponto incrível dessa leitura.

Renata - @luardelivros 22/12/2020

Acho que esse é realmente um ponto incrível dessa leitura.

faiellyshelf 03/01/2021

se não traiu deveria ter traído
No começo achei lento e um pouco enrolado. Mas quando a trama começa a se desenvolver você não consegue parar de ler.
Tive um pouco de dificuldade por conta da narrativa mais antiga, então aconselho ler com um dicionário ou o celular por perto.

Acho que é impossível julgar realmente os fatos só pela visão do Bentinho, já que ele está contando a história já velho, com claros ressentimentos em relação a Capitu.
Mas na minha opinião não traiu!

Massai 21/04/2021

Surpresa com o decorrer da história (apesar de já conhecer)
O livro trás a história de um casal que passa por algumas dificuldades para ficarem juntos, mas acabam perdendo o protagonismo pro ciúme.
Amei a Capitu, ela é corajosa e dona de si. Bentinho escreveu a história para que o leitor respondesse sua famosa dúvida "Capitu traiu ou não traiu ele?"... Desculpa Bentinho, não consigo te ajudar, também fiquei na dúvida.

Wlayne 14/06/2021

Maravilhoso
Já tinha lido na adolescência e resolvi ler novamente. O livro prende a cada palavra, narrativa surpreendente.