1984

1984 George Orwell

Resenhas - 1984

_Leticia_ 30/04/2024

Poderia ter aproveitado mais.
O livro é bem detalhista na escrita - e eu gostei disso - mas não tirei tanto proveito dele pelo fato de ter tomado spoiler sobre o final e também porque não sou muito antenada em política.

Laura.Reame 30/04/2024

1984
Bom esse livro fou um livro diferente dos demais que eu li. Ele é interessante de se ler e algumas coisas que fala nesse livro aconteram na vida real. Sempre tive curiosidade nele mas quando eu tava aprendendo umas coisas em historia e meu prof citou e explicou sobre esse livro me interessei mais ainda e comecei a ler e achei bem legalzinho e a escrita é um pouco mais complexa. Recomendo?

Thais 30/04/2024

Comecei por ele a tentativa de retornar ao hábito da leitura em 2024, depois de descobrir que ele foi a inspiração para o BBB ? Gostei bastante, apesar de em alguns momentos achar a narrativa meio tediosa.

Renan543 30/04/2024

Não sei o que dizer
Eu penso constantemente nesse livro. Tem uma frase em específico que fica ecoando na minha mente. Ele me deu ansiedade, acho que é pelo fato de que eu não duvido que algo assim aconteça. Somos apenas pessoas, completamente impotentes nesse grande mundão, com meia dúzia de cabeças que podem destruir toda a humanidade com um simples estalar de dedos. O livro é muito bom, porém li no momento errado, minha cabeça barulhenta ficou mais barulhenta ainda.

Augustinho Carrara 29/04/2024

Livro horrivelmente bom
George Orwell era um bruxo em escrever distopias insanas. O partido é algo extremamente complicado e é provável de acontecer na vida real (pouquíssimo provável) e isso deixa a história e ambiente ainda mais imersivos.
Eu fiquei com o queixo caído em todas as partes, e o final é um plot tão repentino que levei algumas horas pra digerir
Certamente pra mim essa foi uma experiência literária muito interessante.

bregomes 29/04/2024

Bom? algumas opiniões que me chocou muito nesse livro.
Eu sou fissurada em A revolução dos bichos, para mim esse livro é incrível e todos devem ler, MAS esse livro do Orwell nao me pegou, nao sei pq, mas acho que nao era o momento dele. Eu amo a escrita do George, a forma como ele conta a historia e conseguimos apontar cada momento da nossa existência que se identifica com o livro, mas esse livro nao encaixou com a minha vibe no momento. Espero muito daqui alguns meses voltar e ler ele novamente e conseguir me conectar com a história. Mas não deixem de ler esse livro, parece ser maravilhoso! Só nao foi pra mim por agora!

mimi91 29/04/2024

Não é atoa que esse é uma grande obra do século XX
Simplesmente incrível a realidade que ele criou para esse livro, fiquei fascinada (e aterrorizada) com cada aspecto do partido e da sociedade que foi descrita nele.
O mais assustador é o quanto conseguimos associar o livro com a nossa realidade, mesmo sendo um cenário diferente ainda é possivel perceber analogias e críticas ao nosso convívio social e aos governos, ainda mais no período que foi escrito, o qual existia muito menos liberdade de expressão e igualdade.
Também é necessário dizer que o livro contém cenas pesadas, então se você for sensível ele não é recomendado.
Apesar de todo o contexto, depois deste livro eu passei a dar mais valor ao simples fato de poder pensar, ler, escrever e expressar minha opinião.

Ed.Costa 29/04/2024

Um clássico!
?1984? de George Orwell é uma obra-prima da literatura distópica que permanece profundamente relevante até os dias de hoje.

Ambientado em um futuro sombrio e opressivo, o livro apresenta uma sociedade governada por um regime totalitário, onde a vigilância constante, a manipulação da verdade e a supressão da liberdade individual são a norma.

Orwell cria um mundo assustadoramente plausível, onde a tecnologia é usada como uma ferramenta de controle absoluto pelo Estado.

O conceito do ?Grande Irmão? e a ideia de um sistema de vigilância onipresente têm ressonância ainda mais forte na era digital em que vivemos.

Através do protagonista, Winston Smith, Orwell nos leva a uma jornada emocionante e perturbadora, enquanto ele questiona o sistema em que vive e busca desesperadamente por uma fuga da opressão.

A narrativa é repleta de suspense e tensão, mantendo os leitores envolvidos até o final.

Além disso, ?1984? é uma crítica poderosa aos regimes totalitários e à manipulação da verdade pela mídia e pelo governo.

Orwell nos lembra da importância da liberdade de pensamento e expressão, e nos alerta sobre os perigos de ceder poder irrestrito ao Estado.

?1984? é uma leitura essencial que nos faz refletir sobre questões fundamentais da sociedade e da política.

Sua mensagem atemporal e sua habilidade em provocar debates e reflexões continuam a torná-lo uma obra indispensável da literatura mundial.

Jothamon 29/04/2024

Mentalidade
Uma história em que o mundo é governado pelo poder do Grande Irmão, o qual controla tudo e tudo vê. A leitura é simples, mas traz uma forma de mundo extremamente fechada e sem liberdade de expressão.
O texto é de fácil entendimento, no qual vemos que aqueles que possuem poder e sabem usar, acabam controlando tudo.
No final nos indagamos se é verdade ou uma farsa.
Medo. Luta. Pensamento.

Isabely147 29/04/2024

O Estado, o Partido, de 1894, é o modelo ideal e platônico de totalitarismo já que difere das opressões políticas que conhecemos, pós além da centralização do poder absoluto em uma só figura busca a dominação e controle sobre a população, incluindo os pensamentos e até mesmo o que sonham.

Em certos momentos a parte da história focada no protagonista,Winston Smith, a história ficava um pouco enrolada, lenta, talvez pudesse ser mais curto nesse quesito, mas o cenário geral; a vida em uma utopia totalitaria, é perfeito, a forma como é mostrada toda a política, a figura do Grande Irmão, a polícia do pensamento, a divisão e as guerras entre as três nações e a guerra teoricamente eterna entre eles e as suas divisões de lados, a presença e função dos 4 ministérios, muito bem desenvolvido e explorado nesse universo. Digna obra de George Orwell.

letpitt 28/04/2024

Um livro mais do que essencial
"Quem controla o passado, controla o futuro: quem controla o presente, controla o passado."

Poucos são os livros que me marcam da forma como "1984" fez. Custei demais para pegá-lo para ler, pois sentia que ia ser uma leitura massante.

Como eu estava errada.

Não abordarei aqui as minúcias da história de Winston, nosso personagem principal, membro do Partido Interno e funcionário do Ministério da Verdade. Acredito que sua história foi apenas uma estrada para as inúmeras reflexões e críticas de Orwell para o totalitarismo.

Importante ter em mente que 1984 não é um livro para "passar o tempo", na minha opinião. Se trata de uma obra complexa e intrigante, que nos tira da zona de conforto. É um livro extremamente político, desperta em quem lê questionamentos gigantescos, uma vez que ele é - infelizmente- mais atual do que nunca.

Apenas quem leu essa obra consegue entender toda a sua importância e relevância. Em um mundo politicamente polarizado, no qual somos constantemente vigiados e manipulados mediante informações conflitantes, Orwell aparece como um colega que nos oferece uma luz sobre a realidade que nos cerca.

Orwell entende que somos - em suas próprias palavras - os "proletas", criaturas que representam 85% da população, mas não possuem controle sobre sua própria privacidade ou liberdade de pensamento plena. Somos manipulados pelo "Grande Irmão", por essa entidade que representa o topo da oligarquia. Todas as revoluções e reviravoltas históricas são vistas por Orwell como apenas um breve (e ineficiente) balanço em uma estrutura que é cíclica - aqueles que chegam ao poder perpetuam a dor anteriormente causada pelo grupo antecedente.

"Quem detém o poder, não é importante, desde que a estrutura hierárquica permaneça sempre a mesma."

A sensação de ser uma peça de xadrez, uma formiguinha na mão de algo maior, é ao mesmo tempo assustador e empoderador. Pensar por si só nunca foi tão importante quanto nos dias atuais. Orwell, como eu disse, apenas mostra aquilo que - talvez- não queríamos ver (ou não queriam que soubéssemos).

"Se é que há esperança, a esperança está nos proletas."

Talvez um dos livros mais importantes já escritos. Definitivamente, um dos mais importantes para mim.

ju ð« 28/04/2024

Pessoas que nunca aprenderam a pensar, mas que armazenavam em seus corações e ventres e músculos a força que um dia derrubaria o mundo. Se havia esperança, estava nos proletas!
w.guilha 28/04/2024minha estante
nao consigo terminar esse livro ?

Susy 28/04/2024

O plot twist foi surpreendente, da Parte 2 para o fim fica 100% mais interessante. Terminei de ler ontem a noite antes de dormir e tive pesadelos com o final pesado, sinceramente eu poderia classificar como Terror. Eu senti medo, eu fiquei surpresa, eu odiei em alguns momentos, e é MARAVILHOSO!?
Lara1291 29/04/2024minha estante
Hahaha eu tbm senti medo!!! Fiquei pensando se não era era a única... feliz q não ??

Duda 28/04/2024

Definitivamente não sou boa com clássicos, é o segundo em pouco menos de 2 semanas que me sinto obrigada a largar. É chato, cansativo, e todos os adjetivos ruins que vocês encontrarem. Porém, também consigo ver de onde a ideia do bbb nasceu