1984

1984 George Orwell

Resenhas - 1984

Regine 05/05/2024

Impressionante livro sobre pensamento e humanidade
Impressionante livro que discorre sobre a humanidade, necessidade de poder, sociedades e perda do livre arbítrio em uma sociedade.

Suzane 05/05/2024

O grande irmão
Está distopia clássica é maravilhosa. Mostra como o autoritarismo de um partido domina a vida e a mente da população

Maiara.Nannini 05/05/2024

Livro de terror
Neste livro é retratada uma distopia em que o Estado exerce seu poder e controle máximo sobre seu povo. A ideia é a manutenção do poder, tudo gira em torno disso, e justamente por este motivo que eu considero um livro de terror, por estar tão perto da realidade. Controle absoluto, falta de privacidade, de liberdade. O negócio aqui é ser um alienado, ou fingir que é alienado, mas pra quem finge, fica impossível sustentar esse personagem por muito tempo, e ai que a máscara cai e você vai parar no Ministério do Amor. Adorei a ironia dos nomes dos Ministérios. Ministério do amor é onde as pessoas são torturadas. Ministério da fartura é onde falta tudo.
Quem controla o presente, controla o passado e quem controla o passado, controla o futuro!
No mundo atual talvez seja mais difícil de esconder as coisas que aconteceram, mas o povo adora ter uma memória fraca, então tudo nesse livro é tão viável que assusta, e inclusive já vimos o uso de algumas ideias do livro na vida real e em todo o Mundo.
Essa versão do livro, parte 3, capitulo 9 é um fantástico estudo sobre os ideais utilizados. Gostei muito do livro.
Eu só não consigo favoritar

starrr_ 05/05/2024

Sinceramente eu enrolei bastante pra ler esse livro, porque eu tava tratando ele como uma leitura obrigatória, e depois que li ele realmente merece ser visto como tal!
achei a história muito boa, e achei ela bem atual apesar de falar sobre uma realidade meio distópica. foi interessante entender sobre o Partido, como as pessoas que creem nele pensam e etc., fora como o Winston e a Júlia "funcionaram" em meio a tantas turbulências também.
achei os personagens levemente sem sal, mas no final tava tudo incrível! só n dou uma avaliação maior porque tiveram algumas partes beeem massantes e que a leitura foi meio cansativa pra mim, mas acho que é por não ser o tipo de livro que eu costumo ler.
simplesmente uma narrativa necessária!
Valentim13 05/05/2024minha estante
Quero muito ler esse livro, estava achando super legal mas não consigo sair da página 50 ???

starrr_ 05/05/2024minha estante
amg, tem certas partes que eu empurrei com a barriga por serem massantes, mas o livro (pelo menos essa edição) é dividida em 3 partes. quando chega no meio da parte 1, fica bom demais e tu n consegue mais deixar a história de lado! volta pra leitura q vc consegue ?

Jenifer 05/05/2024

?Os objetivos desses três grupos são inconciliáveis. O objetivo dos Altos é continuar onde estão. O objetivo dos Médios é trocar de lugar com os Altos. O objetivo dos Baixos, isso quando têm um objetivo - pois uma das características marcantes dos Baixos é o fato de estarem tão oprimidos pela trabalheira que só a intervalos mantêm alguma consciência de toda e qualquer coisa externa a seu cotidiano -, é abolir todas as diferenças e criar uma sociedade na qual todos os homens sejam iguais.?

Esse livro é totalmente atemporal, em todos os detalhes conseguimos enxergar possibilidades e questões a serem discutidas, ótimo mesmo!

Izabella Jastrow 05/05/2024

Difícil ler sem trazer todo o contexto histórico da publicação. Na época, uma clara propaganda anti comunista financiada pela CIA.

Hoje, devido as mudanças, pode ser lido com o olhar de anti totalitarismo, qualquer que seja, mas que ainda sempre está na boca de um grupo especifico como tentativa de provar seu lado.
Alguns pontos, como a visão sobre linguagem e como, ao mudar, ressignificar e erradicar algumas palavras, pode-se conter o pensamento, afinal, a linguagem molda a forma que pensamos, são interessantes e levam a boas discussões. Mas de modo geral é uma distopia fraca com um fio narrativo pobre e previsível.

Patricia 05/05/2024

Entre leituras e pausas levei 1 ano para terminar de ler esse livro.
O início não me prendeu nenhum pouco, mas depois da inclusão da Júlia ficou mais interessante para mim.
Acho que vale a leitura pelo que a obra representa.

Umbrelliy 04/05/2024

Acho que eu não tenho capacidade cultural para falar de forma profunda sobre esse livro, mas o que eu posso afirmar é que é uma leitura que se você tiver super afim ela flui muito rápido, demorei uns 3/4 meses pra ler a primeira parte (que é chata demais) e o resto (parte 2 e 3) eu li em 2/3 dias.
outra coisa que eu quero falar também é que eu amo o discurso do O?Brien na terceira parte do livro, na minha concepção aquilo é um exemplo de como fazer um bom discurso de vilão.

Gus 02/05/2024

Esse livro é simplesmente genial!!
A história se passa em uma distopia no qual ouve uma revolução e todos os países foram fundidos em três grandes potências ditadoras. Nesse livro, o universo é rico, cheio de detalhes. Owell crítica os governos fascistas de forma surpreendente. É um ótimo livro para passar o tempo e ganhar mais repertório

Thayrine5 02/05/2024

Muito ruim
Não recomendo, melhor ir ler uma coisa que preste.
é um livro bem chato e não agrega em nada porque é tudo ficção

Lizia.Yohanna 02/05/2024

Achei confuso
Sei que é um livro bem conhecido, que muita gente gosta e exalta mais não deu muito certo pra mim. Sei que é distopia e tudo mais só que achei tão confuso em alguns momentos principalmente quando falavam da nova escrita. Teve momentos muito bons de reflexão e eu gostei bastante do personagem principal e da construção do "romance" dele com a Julia só que os acontecimentos finais me deixaram meio perdida e apesar de achar que o final foi condizente com o rumo da história eu não gostei muito. Ainda assim é um livro que vale a pena a leitura.
Ritinha.Angel 02/05/2024minha estante
Sou uma das pessoas que exalta esse livro rsrs. Mas entendo que nem todo o livro funciona igual para todos.

Lian10 02/05/2024

Sem graça, ruim e sem conteúdo
A juventude socialista que vê esse livro como genial está em grande perigo. Uma vez me disseram que eu detestava Orwell porque ele é anticomunista. Acho que não ser comunista é diferente de ser anti-comunista. As pessoas vêem o comunismo como uma entidade ou deus que se beneficia do povo (essa descrição se assemelha mais ao capitalismo) mas ser anti-comunista é ser contra os direitos humanos e a decência moral. É ser a favor da colonização, do imperialismo e do racismo, bestialidades que infelizmente ainda persistem nos dias de hoje.

Quote de Orwell acerca de Adolf Hitler, na sua review do Mein Kampf.

"Eu gostaria de deixar claro que nunca consegui desgostar de Hitler. Eu refleti e eu certamente o mataria se eu pudesse alcançá-lo, mas eu não teria nenhuma animosidade pessoal nisso. O fato é que tem algo profundamente cativante nele."

Victoria55 02/05/2024

Um livro cheio d supresas
1948 é um livro sufocante. do inicio ao fim voce se sente observado tal qual Winston, personagem principal dessa realidade utópica, mas nao tao utópica assim.
vemos o tanto que um governo absolutista e autoritário rouba a liberdade do indivíduo, ao mesmo tempo que tenta fazer com que ele acredite que a liberdade está no simplemente amar seu governante, exergando ele como a salvação, aquele responsável por abrir o seus olhos para a maravilhosa realidade, anteriormente escondida por uma revolta infundada.
tive raiva desse livro, cheguei a abandonar, mas com certeza é uma livro com uma reflexão que vale a pena demais guardar na memória.

Giulia29 01/05/2024

Livro ideológico num contexto histórico de guerra fria, o famoso ?fantasma do comunismo?. Distopia fraquíssima que atualmente é usada como referência histórica, sendo que ficção não narra realidade.
Ps: todos sabem que George Orwell tinha folha de pagamento da cia!