1984

1984 George Orwell

Resenhas - 1984

Gabriel1994 10/05/2024

Uma Prosa Necessária
Comecei a ler esse livro por conta própria, nenhuma indicação, e na verdade nem sabia muito bem sobre o que se tratava, o pouco que eu li sobre me acendeu uma curiosidade muito grande, pois lendo apenas uma frase percebi que era necessário saber sobre ele, no final percebi que estava certo.

O último livro completo escrito pelo autor George Orwell antes de sua morte em 1950, publicado em 1949. O contexto e a ambientação descrita, para mim, foi sempre arrepiante. Um mundo bem sinistro, um futuro distópico onde a liberdade é reprimida, ou modificada o suficiente para significar algo diferente. Wiston Smith, é quem acompanhamos por toda a leitura, um homem que trabalha para o governo, mas guarda um sentimento (reprimido) de revolta pelo Partido. Futuramente, ele percebe que não é o único com essa visão de oposição.

O livro entra muito na questão de manipulação de informações, onde a mentira se torna verdade e não "existe" ninguém para questionar, o famoso 2+2=5, e o que pode fazer isso ser mentira? É chato dizer que uma distopia criada no século XX é tão familiar para quem vive hoje, chega a ser assustador.

A escrita do Orwell é de fácil compreensão e bem direta, mas ao mesmo tempo, ele consegue criar um clima de suspense, tensão, uma ambientação sombria, e pequenas frases e momentos fortes que valem a pena a reflexão.

No geral, '1984' é uma leitura intensa e necessária, sobre liberdade e poder, e que vale muito a pena dar uma chance. Boa leitura.

Luiz.Fernando 10/05/2024

Estranhamente real
O autor trás uma brincadeira entre a realidade e a ficção, o que acaba causando um certo desconforto aos leitores pois faz com que se sintam vigiados, aflitos e com sede de revolução. O livro trás um tema muito importante que é a manipulação das massas através das mídias e tudo o que possa ser visto. O grande irmão existe e está te vigiando, ele vê cada passo seu, cada ação e, dependendo do que você faça, você será punido. Muitos subestimam o livro assim como muitos superestimam mas, obviamente, é um livro nada convencional e passa bem longe da facilidade de leitura que muitos outros livros tem. Não dizendo que é um livro difícil de se ler, mas para muitos, com certeza, seria difícil entender qual é a mensagem passada através desse livro. Para mim, é definitivamente um ótimo livro e uma das leituras que eu mais gostei de ter, pode não ser o mais complexo nem o mais simples, mas é um bom começo pra quem quer mergulhar nesse mundo sombrio (não tão fora da realidade!).

Jubszxxa 09/05/2024

Uma leitura um pouco densa, na minha opinião. Confesso que pra mim foi um pouco difícil de ler o final do livro por conta das violências descritas, me senti mal ???
Mas o livro provoca boas reflexões?.

Naguel 08/05/2024

1984, obra-prima de George Orwell, nos transporta para uma sociedade totalitária onde a liberdade de pensamento é sufocada e a vida individual é controlada pelo Estado. Através de Winston Smith, o protagonista, somos confrontados com os horrores da opressão, da propaganda e da vigilância constante.

Eu amo a crítica social afiada de Orwell sobre a Novilíngua: Manipulação da linguagem para controlar o pensamento e eliminar ideias subversivas.

Viktor.Melloni 08/05/2024

O que já não foi dito sobre este livro? Se você ainda não leu, faça o favor. Infelizmente, sempre atual.

Luis.Henrique 07/05/2024

Não é à toa que 1984 é um dos.maiores clássicos da literatura mundial. Talvez seja um daqueles livros muito citados mas pouco lidos de início ao fim. Impressionante o quanto Orwell foi visionário. Em tempos como os de.hoje, quase nada em sua obra é mera semelhança com o que estamos vivendo.

_Leticia_ 07/05/2024

Não foi uma leitura proveitosa pra mim.
Antes de comprar esse livro eu não pesquisei tanto sobre ele, e cheguei até a me arrepender um pouco por ter comprado, mas eu sabia que iria ler. No começo eu tava gostando da leitura, e a parte que eu mais gostei foi quando Júlia entrou na história, porém, na metade do livro eu comecei a achar entediante e já nos últimos capítulos eu só li por ler mesmo (até porque levei spoiler do final e não tava com aquela emoção pra saber oque ia acontecer).

Milena608 07/05/2024

Meio termo
No geral gostei bastante, esperava menos pq por algumas falas achei que seria um livro contra a esquerda mas não é, pra época foi um livro que fez críticas ao comunismo mas acho que na atualidade da pra ver como sendo contra o totalitarismo, enfim, me surpreendeu em alguns sentidos e achei que a escrita seria mais difícil, porém, algumas partes da leitura achei maçante e desnecessárias, podia ter umas 50 páginas a menos ??

Mosiah1 06/05/2024

Livro genial em todos os aspectos Orwell não dá pontos sem nó e nós momentos final expande a história para rumos inimagináveis. Explica temas complexos e sem dúvidas consegue passar a diante sua mensagem

Julia5751 06/05/2024

Distopia clássica e reflexiva
O tanto que eu demorei pra terminar não ta escrito, parei e dois meses depois resolvi terminar. Acredito que tenha válido a pena por ser um clássico, e realmente é. O livro traz reflexões muito pertinentes sobre alguns assuntos, o começo é enrolado demais, chegando a ser maçante?
Só melhora com a introdução da personagem julia (modesta parte nome lindo! rs).
Acompanhar o sentimento de Winston é agonizante.

InaêSB 06/05/2024

Altamente descritivo
Tanta descrição em parte dificulta a leitura, em parte deixa a gente totalmente a par do mundo que rodeia o Winston.
E talvez essa imersão que cause o choque de "pq isso foi escrito há tanto tempo e encaixa tão bem hoje?". Tem motivo pra ser considerado um clássico.
Leonardo.s.lopes 06/05/2024minha estante
??????????

Mandiok 06/05/2024

Que escrita apaixonante
O livro me consumiu por completo, George Owell de fato escreve muitíssimo bem! Em certos momentos imaginei que alguns elementos eram desnecessários e que passariam batido conforme o livro ia seguindo, porém ao ver a obra completa ele demonstra domínio completo pela história amarrando cada ponta que havia deixado. A agonia, o medo, a esperança... todos os sentimentos vividos pelos personagens você também sente junto. É um livro onde nos trás muita revolta e reflexão até do sistema que estamos inseridos dormentes sem nos questionar. Trás a importância do coletivo como sociedade pra conquistar o que se é necessário e muitas vezes básico. A menção que quero deixar destacada é dessa parte:
" sabemos que ninguém toma o poder com a intenção de acabar com ele. O poder não é um meio, é um fim em si. Não se estabelece uma ditadura para proteger uma revolução; a revolução é feita pra estabelecer a ditadura. O objetivo da perseguição é a perseguição. O objetivo da tortura é a tortura. O objetivo do poder é o poder."
Um livro para perder as esperanças, então recomendo ler com o coração valente.

Kananda7 06/05/2024

Se fosse menor seria melhor...
Um livro que parece muito mais longo do que realmente é, tem partes específicas que gostei muito e é muito óbvio pq ele é um clássico, mas tem momentos que são tão esticados que eu acabava perdendo o interesse do que realmente tava acontecendo ali.