1984 George Orwell

Resenhas - 1984

Piazzarollo 20/06/2024

Um clássico!
O livro não é considerado um clássico à toa, né?
Uma excelente leitura, cativante, envolvente e de leitura fácil e rápida.
Sempre ouvi falarem do paralelo entre o livro e o Big Brother. Até lembra, mas o livro é ainda melhor que o reality show.
E o plot twist no final me pegou completamente desprevenido.
Adorei!

pedr4d4 20/06/2024

A leitura + difícil da minha curta vida de leitor até aqui
Comprei esse livro em 2021 e fiz 3 três tentativas de leitura antes de embarcar na última, com mais vigor, em 2024.
Pausei a leitura por uns meses e voltei firme na tentativa de terminar e finalmente consegui.
Basicamente achei o livro digno do hype que acerca ele, por vários fatores sociais e que te fazem refletir e comparar muito os relatos dissecados dessa distopia mediante a diversos fatos que hoje, no mundo, acontecem (talvez não de maneira explicita como é mostrado no mundo descrito por George Orwell, mas muitas vezes de forma intrínseca).
Mas é deveras difícil se permanecer preso no livro, pois você é engolido pela história arrastada e MUITO detalhada (não que isso seja um problema para o contexto, mas eu senti muita dificuldade para entender certos pontos porque ao contrário de vários outros que não detalham tanto os fatos, Orwell detalhou no livro ATÉ DEMAIS hahahaha).
Vale a leitura quando você tiver maturidade o suficiente para entendimento geral sobre consciência de estado, de governo, e de sociedade como um todo.

JoAo366 18/06/2024

1984
Eu simplesmente amei esse livro! Ele fala sobre uma história fictícia que ocorre em 1984. Recomendo ler!

MamaLivros 18/06/2024

Leiturinha anti insônia
Comprei o livro em uma promoção e achei que tinha me dado bem, só que não. Eu não sei se a experiência da leitura foi estragada por eu saber que o autor é um babaca ou se o livro é realmente chato.
Eu tenho plena certeza de que não sou uma pessoa que só lê livro "facinho" (não que haja um problema nisso, inclusive, amo!!). Mas esse livro me cansou muito, como as partes dele explicando sobre o partido e, meu deus, ele lendo aquela droga de livro, juro que não aguentei.
Eu não tava dando a mínima pra que guerra tava rolando e muito menos com quem, não entendi a babação do protagonista com um certo cara e porquê a Julia se interessou por ele por tão pouco. De verdade, o protagonista é muito suspeito.
Mas tenho que admitir, quando o livro não se perdia na enrolação, era até bacana, eu gostei da sequência final e a construção do mundo era realmente algo.
(Lembrando que é só a minha opinião)
Larissa2976 18/06/2024minha estante
eu to tentando ignorar que o autor é um babaca mas tá difícil KKKKKKKKKKKK

MamaLivros 18/06/2024minha estante
É muito dificil, as vezes eu imaginava o protagonista como o autor e ficava P da vida com ele ??

Zethun 18/06/2024

Livro atemporal
O livro mostra com clareza um governo totalmente fascista que abusa de sua população, manipulando através da mídia e de todos os meios de comunicação os indivíduos.

O livro é tapa aos governos totalitário da época mas que se aplica totalmente ao mundo em que vivemos hoje, onde cada vez mais, vemos pessoas querendo a volta de governo fascistas achando que serão beneficiados, que vão ser salvos da criminalidade e afins, quando no fim, serão apenas fantoches de um governo que os manipula com mentiras e os deixa burro a cada dia que passa, até que uma hora, que quando forem querer combater tal governo, será tarde demais.

Esse livro tem que ser lido não apenas por ser um clássico, mas por mostrar como seria um governo onde somos controlado até para ir ao banheiro e fazerem que "aquela" pessoa que tem essa vontade veja bem se é isso que ela deseja para si e seus familiares.

elzzmra 18/06/2024

Dois mais dois igual a cinco
Pela primeira vez, resolvi ler um livro clássico. Estava bem ansiosa para essa leitura, confesso, gostei bastante. É impressionante e assustador como ao decorrer da leitura é possível perceber alguns aspectos bem presentes na nossa atual sociedade (Mesmo ele tendo sido escrito em 1948 e publicado em 1949).

Essa distopia é dividida em Parte I, II e III. A primeira parte eu achei bem cansativa, ela é mais para entender o que está acontecendo na história, tipo um contexto histórico. A partir da segunda parte a leitura foi bem mais fluída. Já na terceira parte eu devorei o livro.

1984 é muito mais do que apenas uma crítica ao totalitarismo, ao decorrer da leitura, através do personagem principal "Winston Smith" percebemos como o ser humano é tão egoísta e faz de tudo para salvar a si mesmo, sem se importar com o que vai acontecer com o próximo.
É uma leitura pesada, faz sentirmos tudo o que o personagem principal passa, as torturas, medos, etc.

Por ser o primeiro livro clássico que eu li, eu gostei bastante. Acredito que é um livro bem necessário e importante na nossa sociedade atual, entender como a vida coletiva funciona em diversos aspectos. Pretendo ler outros livros desse autor, o que mais me impressionou é a sua inteligência expressa nessas palavras.

fernanda 18/06/2024

Livro que faz refletir
1984 foi um livro clássico que me fez refletir sobre como algumas ideias são ao mesmo tempo antigas e atuais. História muito bem construída, me fez querer ler mais livros do autor e entender como ele enxerga os modelos de liderança.

Aires.Nogueira 18/06/2024

1984
Nossa demorei meses nesse livro, esperava algo totalmente diferente e inovador e o cenário ao qual o livro nos leva é completamente diferente do que pensava. Como que alguém leu isso e tirou Big Brother, a pessoa deve ser totalmente doida, eu entendo alguns cenários e tal. No entanto o futuro distópico do livro é gritante. Leitura nada fluida, ainda tem um livro dentro do livro que foi mais maçante que o livro em si.
Não foi falta de inteligência ou compreensão, eu compreendi, só não gostei mesmo.
MamaLivros 18/06/2024minha estante
Mds, demaaais!!!

Nicolas.Senko 18/06/2024

O ser humano em sua forma mais pura.
1984, um romance clássico que vai muito além da crítica ao totalitarismo. Durante todo o livro somos apresentados a psique do personagem principal, onde ele mostra o lado mais puro do ser humano, tal qual revela que não importa quanto você ame alguém, o ser humano sempre é voltado para o egoísmo e a si mesmo. Isso me lembra de atitudes que cheguei a tomar em vida, me arrependo do egoísmo que cometi e gostaria de pedir desculpas a quem feri, porém ver que ainda restou amor dentro de nosso protagonista mesmo no fim de tudo, mostra que apesar das entranhas grotescas que o ser humano apresenta, as emoções boas sempre estarão inerentes. Apenas enganar a mim mesmo e DUPLIPENSAR seria a única forma de provar que não amo quem amo apesar de todos os meus erros.

Ervilha 17/06/2024

Adorei!!
Confesso que só li este livro por causa da escola, e agora entendi o porquê deles pedirem. Este foi um livro que me fez compreender de maneira fácil e ilustrativa, as características de um regime totalitário, além de várias nuâncias da sociedade moderna. Tem uma história muito atrativa, principalmente depois da primeira parte, além dos quadrinhos ajudarem muito a entreter. Recomendo para todos que ainda não teriam capacidade de compreender a obra original dele, 1984 a versão sem quadrinhos.

Tereza 17/06/2024

1984
Em "1984" temos uma ficção científica que nos faz viajar para um mundo onde a liberdade é uma ilusão e o controle é absoluto.

Trata-se de uma crítica contundente e profética dos perigos do totalitarismo, oferecendo um aviso sombrio sobre o futuro de sociedades que permitem que regimes autoritários tomem o controle.

A narrativa se passa na Oceânia, um superestado liderado pelo Partido, cujo líder supremo é o enigmático Grande Irmão. E esse Grande Irmão é bem menos tolerante do que o Pedro Bial, Tiago Lifert ou Tadeu Schmidt.

O Partido exerce controle total sobre a população através de uma combinação de vigilância onipresente, propaganda incessante, manipulação política e a repressão brutal de qualquer dissidência.

Um dos instrumentos mais insidiosos do Partido é a Novilíngua, uma linguagem projetada para eliminar a capacidade de pensamento crítico e oposição eliminando palavras e restringindo significados. Aqui, Orwell demonstra preocupação com a ameaça que o totalitarismo representa para as palavras e a linguagem e consequentemente a ameaça à nossa capacidade de pensar e falar livremente.

O Ministério da Verdade, onde o protagonista Winston Smith trabalha, é responsável por reescrever a história para que se alinhe com a ideologia do Partido. Este ato de manipulação histórica serve como um alerta contra a distorção dos fatos e a censura, práticas comuns em governos autoritários, que buscam eliminar a verdade para consolidar seu controle. A ideia de que "quem controla o passado controla o futuro; quem controla o presente controla o passado" destaca o poder que a informação e a verdade têm na formação de uma sociedade justa.

Com o conceito das teletelas, instrumento usando para a vigilância constante, Orwell antecipa um mundo onde a tecnologia é usada não para o benefício da sociedade, mas como uma ferramenta de opressão e controle.

A jornada de Winston Smith é a de um homem que tenta manter sua humanidade e sanidade em um mundo desumanizador.

Em tempos de fake news, vigilância em massa e governos autoritários, "1984" permanece uma leitura crucial para entender as implicações políticas e sociais da perda de liberdade e autonomia.

Moony 17/06/2024

Profundo
O livro explora temas como manipulação, vigilância extrema e a perda da liberdade individual, deixando uma poderosa reflexão sobre os perigos do autoritarismo e da supressão da verdade. "1984" continua relevante pela sua análise profunda da política, da propaganda e do controle social, oferecendo uma visão sombria e provocativa do futuro.

Gii 17/06/2024

Perfeito
Nunca achei que leria essa clássico, porém, veio aí.
Eu amei esse livro. É muito bom com uma excelente crítica social. Muito necessário.
O final não era nem de longe o que eu esperava?! Porém gostei porque fugiu do óbvio.

barbara.luna.56 17/06/2024

Foi difícil terminar esse livro. Achei chato e pouco elaborado teoricamente. Se a violência tivesse o poder de construir uma sociedade de robôs não teria existido resistência à escravidão. Até o suicídio poderia ser uma via de saída para o horror vivido por Winston e Júlia. No entanto, o autor preferiu tirar toda a agência do indivíduo. Sociologicamente não faz muito sentido. A parte mais interessante é do novoidioma porque sabe-se que o poder passa pelas palavras. Mesmo assim, pulei a parte final que fala sobre o vocabulário A, B e C, a essa altura eu já queria jogar o Kindle pela janela.

aan.miguel 17/06/2024

O livro é uma obra que estabelece um paralelo perturbador entre uma distopia fictícia e aspectos da realidade. Ambientado em um regime totalitário, a narrativa nos apresenta um partido opressor que mantém controle absoluto sobre a população. Este controle é exercido através de uma vigilância constante, onde olhos, ouvidos e bocas estão em todos os lugares: nas ruas, lojas, quartos e até banheiros. O objetivo é garantir que todos os cidadãos sigam rigidamente as diretrizes do Grande Irmão, a figura autoritária que personifica o poder do partido.

A distopia é marcada por um controle extremo e uma manipulação contínua da realidade. O partido não só observa todos os aspectos da vida dos cidadãos, mas também dita verdades absurdas, como a afirmação de que a Terra é plana ou que dois mais dois são cinco. Essa distorção da realidade é uma ferramenta crucial para manter o poder e a obediência da população, demonstrando o alcance do totalitarismo na vida cotidiana.

Apesar de reconhecer o valor literário e a profundidade da obra, encontrei o livro um pouco arrastado em certas partes. A narrativa densa e o ritmo lento podem tornar a leitura desafiadora, exigindo uma atenção constante e uma disposição para absorver os detalhes intrincados da história. No entanto, essa complexidade também é o que torna uma leitura rica e recompensadora, convidando à reflexão sobre temas relevantes e atemporais.

Pretendo ler "1984" novamente, com a intenção de aprofundar ainda mais minha compreensão da obra. Numa segunda leitura, espero prestar mais atenção aos detalhes e nuances que possam ter passado despercebidos na primeira vez. Com uma nova perspectiva, acredito que poderei apreciar ainda mais a complexidade do universo criado por Orwell e as implicações de suas observações sobre a sociedade e o poder.