1984

1984 George Orwell




Resenhas - 1984


10772 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Thalita Teixeira 13/05/2024

Em um realidade distópica, mas nem tanto, o autor mostra que o totalitarismo nada mais é que exercer poder, ter poder, sobre tudo e sobre todos. Ter controle sobre uma realidade que não existe. Ler esse livro que foi escrito em 1949, que parece prever um futuro cada vez mais próximo, assusta e nos deixa um alerta, a manipulação da informação, a educação de nossas crianças, a falsa crença de que a economia está melhorando, já fazem parte da realidade atual. ?Quem controla o passado, controla o futuro. Quem controla o presente, controla o passado.?
comentários(0)comente



Monique355 12/05/2024

Um livro sobre política e sobre o perigo de regimes totalitários. Escrito lá no início do século XX, consegue fazer uma crítica brilhante ao contexto político da época, mas assustadoramente, critica muito do que vivemos aqui anos depois. É um livro indigesto, de leitura tensa e que faz você pensar nos perigos do que a falta de consciência política pode fazer com uma população. Não é de hoje que eu amo distopias e essa aqui é uma de excelente qualidade. Deveria ser leitura obrigatória nas escolas também!
comentários(0)comente



Ester479 12/05/2024

Prometeu nada, entregou tudo!
Em vários momentos dessa leitura eu me peguei aterrorizada, seja pelo comportamento das crianças, pela indústria cultural e pela castidade distorcida, seja pelo controle mental que o Partido possuía sobre os cidadãos - até mesmo os proletariados que, supostamente, eram deixados 100% de lado -.
Apesar de ser uma ficção antiga, é um enredo atemporal e que sempre nos deixa reflexivos, talvez até angustiados, pois abre nossos olhos para o que está acontecendo ao nosso redor. Particularmente, adoro distopias bem construídas, e o jogo de manipulação nessa daqui foi impecável!
Creio que o único ponto que não gostei foi o romance, mas até nesse momento é possível se debruçar - não especificamente sobre o romance em si, mas nas opiniões individuais sobre como ele foi desenvolvido -. Apesar de compreender a mensagem passada pelo casal, não me afeiçoei por eles. Por conta disso, a segunda parte da divisão feita no livro foi um tanto maçante, já que seu foco estava nos amantes. A primeira parte foi ótima para mim - me prendeu desde o início, deveras pesada, mas rápida em sua mensagem - e a terceira foi indescritível - um pouco cansativa, mas, mesmo assim, o final do livro foi bem entrelaçado ao fatos apresentados anteriormente -.
Por fim, devo dizer que é preciso ter uma mente minimamente forte para prosseguir na leitura, já que não é nem um pouco leve. Recomendo para quem ama distopias, para os estudantes em busca de repertório e para o que gostam de ficção científica clássica, além dos que amam refletir socio-politicamente - ousaria afirmar que é uma leitura necessária para toda a população, desde os privileagiados até os de baixa renda -.
(OBS.: o considero, após minha leitura, um livro +14).
comentários(0)comente



Izzy 12/05/2024

Polêmico
George Orwell por si só é bastante controverso e polêmico, e seu livro 1984 reflete isso.
O texto é bastante denso e pode ser um pouco cansativo, mas preciso admitir que fiquei envolvida pela história.
Para entender esse universo é preciso ter uma noção mínima de política e do mundo ao nosso redor.
Esse livro, como um todo, pode ser resumido com um sentimento: medo.
Vemos os personagens sendo silenciados e controlados, sendo punidos por suas diferenças, e vemos o abuso do poder em um regime ditatorial.
O personagem principal, Winston, tinha potencial para se destacar, tentar lutar contra o sistema, mas percebemos, durante a narrativa, que não existe escapatória. E o final reflete bem isso.
Os elementos criados pelo autor são bastante interessantes, mas o fato deles refletirem a realidade, de certa forma, assusta.
Sobre a Julia, eu achei sua participação forçada e existe MUITO machismo envolvendo o relacionamento dos dois ? entendo que foi escrito em uma época diferente da nossa, mas isso me incomodou bastante.
Pra concluir, é necessário tomar cuidado com algumas ideias retratadas no livro e pesquisar sobre o autor e suas polêmicas ajuda a entender o que ele está tentando transmitir.
comentários(0)comente



Tami 12/05/2024

1984
Gostei muito da leitura, mesmo sendo um livro antigo, porém atual. Esse livro mostra como é a ditadura em alguns países, as pessoas não podem ir contra aquele governo.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Vavalz 12/05/2024

1984 É MÁGICO! ?
Nunca li um livro que fala de política de uma forma tão gentil e amigável, 1984 é uma obra de George Orwell muito boa e acho que é uma das melhores que ele já escreveu, o livro trata a política de um jeito muito incomum, e mostra as pessoas sendo reféns de mesma, porém Winston tenta de certa forma deixar de ser refém desse sistema tão corrupto, é um livro muito bom, principalmente para quem quer começar a ler sobre política, eu recomendo, e inclusive leria de novo, é um livro um pouco mais parado e calmo, mais não deixa de ser bom, é uma leitura aconchegante e calma e vale super a pena!
Maria1691 12/05/2024minha estante
Ja leu a revolução dos bichos? Terminei a leitura esses dias e que sabor meus amigos! Uma leitura também muito boa


Vavalz 12/05/2024minha estante
Nunca li a revolução dos bichos, porém é um livro do George Orwell que eu quero realmente apostar!!


Maria1691 12/05/2024minha estante
Acho que você não vai se arrepender, é basicamente uma crítica à Revolução Russa e seu totalitarismo




Raul TP 12/05/2024

Não é um clássico a toa
1984 é um clássico da literatura mundial e, definitivamente, merece esse local de importância. O livro conta a história de Winston Smith vivendo dentro de um regime opressor liderado pela figura do Grande Irmão. Durante a Parte I o universo é apresentado e explicado, com -pouquíssimos diálogos e parágrafos, torna a leitura lenta e difícil.

Já na Parte II a leitura fica muito melhor, pois, junto com o personagem, você cria esperanças de dias melhores e de uma vida além do trabalho e da ditadura. Na Parte III é um final que se esperava, sem surpresas mas bem feito e redondinho.

É possível notar semelhanças em diversos pontos da sociedade moderna, desde algumas explicações sobre a guerra ou como operam governos totalitários, isso tudo sendo escrito em 1949, e ainda sendo relevante em 2024.

Como já dizia a série de jogo Fallout: "War never changes".
comentários(0)comente



Debora 12/05/2024

Foi um livro bem legal de ser ler , por mais que no começo foi bem difícil de entender . A línguagel e bem atual , mas tem algumas palavras difíceis .
comentários(0)comente



Fernando 11/05/2024

Clássico
Clássico atemporal, uma baita crítica à ditadura E governo totalitário que infelizmente continua Muito atual até hoje e não foi uma leitura fácil Ele é bem arrastado em algumas partes mais A história vale muito a pena avisando que ele É pesado, recomendo também a revolução dos bichos do mesmo autor, que também é clássico no assunto.
comentários(0)comente



Vitoria293 11/05/2024

Não interpretei
Essa adaptação em quadrinhos è muito bonita. Estou começando a ler clássicos, por isso não entendi muito o livro em si. Vou tentar ver uma resenha pra vê se entendo.
comentários(0)comente



Pedro.Sillos 11/05/2024

Sempre pode acontecer
A importância da liberdade e pensamento crítico, em uma época em que pessoas pedem a volta de regimes totalitários.
comentários(0)comente



Alice2455 11/05/2024

O melhor!
Pra mim, o melhor livro de distopia de todos (que já li)! Huxley que me desculpe, mas 1984 é fantástico! Apesar de eu achar o começo meio arrastado, depois de alguma páginas esse livro ganha corpo, alma e te faz refletir mesmo se você estiver exausto. É impossível ler 1984 e não ter uma ressaca literária de pelo menos uma semana kkkk Esse livro é autêntico, atemporal e eterno. Se quer se apaixonar pelo gênero, começa por ele.
comentários(0)comente



beayoncé 10/05/2024

?
Uma leitura interessante e um tanto triste, a premissa da história é bem interessante, mas acho que eu esperava mais ou simplesmente algo diferente.

Muito legal ver como as coisas se desenrolavam, porém, não concordei com tudo que foi escrito, mas foi uma leitura muito massa para ver novas formas de pensar.

3/10, bom mas sei lá, de toda forma recomendo pq acho legal cada um tirar suas próprias conclusões
comentários(0)comente



Gabriel1994 10/05/2024

Uma Prosa Necessária
Comecei a ler esse livro por conta própria, nenhuma indicação, e na verdade nem sabia muito bem sobre o que se tratava, o pouco que eu li sobre me acendeu uma curiosidade muito grande, pois lendo apenas uma frase percebi que era necessário saber sobre ele, no final percebi que estava certo.

O último livro completo escrito pelo autor George Orwell antes de sua morte em 1950, publicado em 1949. O contexto e a ambientação descrita, para mim, foi sempre arrepiante. Um mundo bem sinistro, um futuro distópico onde a liberdade é reprimida, ou modificada o suficiente para significar algo diferente. Wiston Smith, é quem acompanhamos por toda a leitura, um homem que trabalha para o governo, mas guarda um sentimento (reprimido) de revolta pelo Partido. Futuramente, ele percebe que não é o único com essa visão de oposição.

O livro entra muito na questão de manipulação de informações, onde a mentira se torna verdade e não "existe" ninguém para questionar, o famoso 2+2=5, e o que pode fazer isso ser mentira? É chato dizer que uma distopia criada no século XX é tão familiar para quem vive hoje, chega a ser assustador.

A escrita do Orwell é de fácil compreensão e bem direta, mas ao mesmo tempo, ele consegue criar um clima de suspense, tensão, uma ambientação sombria, e pequenas frases e momentos fortes que valem a pena a reflexão.

No geral, '1984' é uma leitura intensa e necessária, sobre liberdade e poder, e que vale muito a pena dar uma chance. Boa leitura.
comentários(0)comente



10772 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR