1984 George Orwell

Resenhas - 1984

manu.penaa 26/04/2024

É um clássico, mas...
Não dá para negar que a obra é um dos clássicos mais lidos e aclamados.
Ela retrata uma distopia e até mesmo a vivência de um romance dentro de uma sociedade completamente totalitária, a qual o Grande Irmão tudo vê.
Uma sociedade alienada pelas notícias e controlada pelos ministérios.
As crianças são treinadas e educadas para sempre denunciarem e vigiarem todos em sua volta. Da para entender o motivo do grande sucesso do enredo, é realmente uma forte crítica atemporal.
Massss... tenho que confessar que a leitura foi muito arrastada pra mim, sabe quando você já não aguenta mais ter que esperar por um clímax ou algo que te prenda a curiosidade? Então, foi o que eu senti... pra ser sincera achei tedioso e o final não me comoveu.
Porém, a obra abre nossa mente para certas situações.

thaissa__ 26/04/2024

Atemporal, literalmente.
Sem palavras para essa obra! Eu não esperava muito desse livro justamente por ser tão conhecido e tão falado pelas pessoas, pensei que fosse mediano, mas estou surpresa com tamanha genialidade do Orwell. São tantas camadas, tantas informações e tão densas mas que o enrendo nos prende e quando vemos o tempo ja voou. Agora falando como graduanda em História, essa leitura é fundamental para todos os historiadores para entendermos o peso do apagamento da história, afinal "se você quer destruir uma pessoa, apague o seu passado". No fim você se sente impotente, incapaz de mudar aquele cenário e com sede de justiça.

É um livro que pede uma releitura quase que imediata por ser tão cheio de informações. Você lê e parece que não pega a completude dos fatos de uma vez só. Amei e já foi favoritado.

BatataPurple 26/04/2024

Pensamento-crime
Pensei que essa seria uma daquelas típicas histórias em que o final é feliz e todo mundo vive em paz pro resto da vida. Ao acompanhar Winston, algumas vezes eu me senti presa e sem privacidade até mesmo para pensar. Pensei que ele seria uma peça fundamental para a queda do Partido, mas o Partido é invencível. É interessante como uma história escrita há anos atrás ainda é bem atual, que reflete bastante sobre nossa sociedade contemporânea. Apesar de todo poder que o povo tem, nós somos reféns dos capitalistas oligárquicos, que com seu poder, influenciam tudo, às vezes até mesmo na história. Não importa quão resistentes tentamos ser, no final acabamos quebrados e curvados.

Lidiany.Mendes 26/04/2024

Um clássico
Nas palavras do próprio George Orwell, 1984 é uma sátira do que poderia vir a ser a partir dos acontecimentos do momento em que foi escrito.
A história de um mundo dividido entre três potências que vivem em guerra constante, sendo a guerra e a linguagem utilizadas como mecanismos de controle da população dividida em três classes: o partido interno ou núcleo do partido, o partido externo e os proletas.
É muito fácil querer transpor o Orwell escreve para os dias atuais e imaginar o livro como uma profecia, mas a verdade é que não é tão simples assim.
A fortuna critica dessa edição é muito rica e propõe inúmeras reflexões sobre o significado da obra, seja no tempo em que foi escrita, no ano de 1984 e nos dias atuais, quando a teletela parece uma realidade, pois somos controlados pelo celular que uso para escrever essa resenha/comentário.
O grande irmão nos vigia o tempo todo. No livro ficamos em dúvida se ele existe de fato ou é uma criação do partido para o controle das massas. Serão as redes sociais o nosso "grande irmão" ou serão os algoritmos? O fato é que somos vigiados e também vigiamos, somos controlados e também controlamos.
Adoramos ser "juízes" de condutas alheias e apontamos o dedo sem pudor nos "tribunais" das redes sociais, tais como as crianças de Oceânia sempre prontas para denunciar os pais.
As redes sociais produziram inclusive uma nova linguagem própria da rede, reducionista e que lembra a novafala.
Também somos punidos por crime pensamento e a punição é o cancelamento que em alguns casos podem produzir despessoas.
Somos uma sociedade que perde paulatinamente sua humanidade enquanto se autoproclama humana...
Nesse sentido é possível fazer uma paralelo interessante e assustador com a obra. Essa é uma das possibilidades. Para outras é preciso ler 1984 e fazer suas próprias reflexões.

Willhelm 25/04/2024

"Big brother" em um livro.
Mano, esse livro pode ser complexo pra algumas pessoas, pq as vezes ele exige um pouco do bom entendimento sobre sistemas políticos, mas até mesmo quem não entende deve amar esse livro. O livro é uma bíblia de reflexões, tá? Muito bom. Gostei gostei

Aline221 25/04/2024

1984
A escrita é tediosa e arrastada, parece que estamos lendo a mesma coisa toda hora, é um livro superestimado que não merece o status de clássico que alguns insistem em dar a ele.

Antonio Accioly 24/04/2024

Orwell é um gênio
Só tinha lido a Revolução dos Bichos antes de 1984, e terminando esse livro, eu não sei escolher o meu favorito.

Engraçado como o livro é muito atual, as temáticas abordadas, a opressão, o totalitarismo, o controle de massas, a elitização, a perca de identidade, isso sem falar da limitação linguística/controle do pensamento critico por meio da lingua.

Todos esse pontos são tão atuais, que é até de dar medo, como a sociedade se encaminha cada vez mais para o ano de 1984 apresentado no livro.

As ultimas 200 paginas é algo de outro mundo. A historia é um grande funil, que aos poucos vai apertando, até chegar naquele final. Os 2 últimos parágrafos é de uma genialidade, quando você entende o que realmente o personagem tá falando, é um desgraçamento sem fim. Final perfeito para esse livro.

É uma historia agridoce, triste e reflexiva, que serve como um grande alerta, da possibilidade de um futuro sem esperança.

Fernando.Subra 23/04/2024

1984
Winston Smith. Funcionário do Departamento de Documentação do Ministério da Verdade, sua função: Triturar e mudar a realidade de um acontecimento histórico que permita ao Estado continuar controlando e subjugando sua população.
O Estado observa tudo, o Grande irmão é aquele que tudo vê, que tudo ouve e que tudo faz, ninguém pode desafiá-lo, até porque após uma guerra cataclísmica só restou mesmo esse país e os outros três rivais e eles sempre estão em estado de tensão, pois cada um quer extinguir o outro, acreditar e confiar no Grande Irmão é a única maneira de continuar vivo e próspero.
Quem ousa desafiar, logo é retirado e apagado, como um passe de mágica e ninguém pode ao menos comentar sobre. !984 é uma obra impactante e atemporal em, todos os sentidos, faz refletirmos sobre o verdadeiro poder que o obscurantismo em suas mais diversas camadas provoca em nós, podando-nos do maior privilégio delegado ao homem, seu livre arbítrio.

Andrey85 23/04/2024

1984 - George Orwell
Sem dúvidas umas das leituras mais excepcionais que ja fiz, retrata muito bem um regime de governo extremamente controlador, lembra muito a época nazista.

Por se tratar de um livro de outra época a leitura exige um pouco mais de atenção e compreensão em algumas partes.

Falando sobre o livro retrata vários aspecto como a anulação de individualidade e direitos fundamentais humanos, criação de Leis imorais que permitem tortura e violência humana, um estado que controlas todos os aspectos sociais da vida humana, ficando sujeito a punições extremamente severas aquele que desobedecer.

Larissa Canêdo 23/04/2024

3 porque consegui acabar
Sinceramente esperava mais!
Todo mundo fala desse livro e eu esperava uma puta construção de Estado e fiquei esperando um desenvolvimento maior sobre, aí o cara me taca um romance e o livro passa a ser sobre procurar lugar pra transar, fiquei puta e olha que eu leio umas coisas duvidosas de vez em quando.