1984 George Orwell

Resenhas - 1984

Gabriel Nasci 01/05/2024

Uma distopia não tão distante
Após a leitura da obra completa e um estudo rápido da vida de George Orwell, consegui observar sua percepção e seus pensamentos sobre as ditaduras do século XX. Muito que é visto na obra é retirado, inspirado e comido da própria realidade, e regurgitado em um livro, levando-se ao extremo ditatória. A ditadura futurista que nos é vista em todo lugar, em todo lugar Winston é observado, escutado, controlado.
Agora a dúvida, um indivíduo nascido neste estado de contexto, servindo ao partido, servindo a uma estrutura, teria como se libertar como Winston se libertou? Levando a pensar nas nossas amarras sociais.

owtenna 01/05/2024

Esse livro desgraçou minha vida, fiquei semanas pensando no protagonista e em tudo que o livro quer dizer.
quase entrei em depressão.

Aline 01/05/2024

Clássica leitura e sempre atual.
Nesse livro forte, o autor nos leva a pensar e refletir sobre como estamos sempre nos moldando em de acordo com o que nos é imposto, na maioria das vezes sem nem ao menos questionar ou perceber.
Um livro clássico para nos mostrar como sempre o grande irmão está de olho em nós.

roninhowv 01/05/2024

1984? Não, 2024!
Se tornou o meu livro preferido e acho que será para sempre? Que obra!

A escrita de George Orwell me impressiona. É simplesmente cativante a forma como a história do livro se desenrola.

1984 é a representação de uma distopia vista por uma perspectiva de um personagem crítico, que tem suas dúvidas quanto à integridade e honestidade do Estado não democrático em que vive, mas que não pode se expressar livremente quanto à isso. A história se constrói de uma forma fluída, Orwell consegue inserir o leitor dentro daquele universo, do medo, da angústia de viver em um lugar onde TUDO que você faz é visto e julgado pelo estado e/ou pelos seus devotos.

Uma das partes do livro que me pegaram bastante foi justamente a leitura realizada pelo Winston do Livro que foi escrito pelo Goldenstein. A forma como Orwell trata como a ?Ignorância é força?, ou seja, o objetivo do Grande Irmão é tornar os indivíduos cada vez mais acríticos, fazendo com que a população idolatre essa figura mística do governante independentemente de seus feitos.

É um livro que tem de tudo, no decorrer da obra você você será exposto ai criticismo político do Orwell (logicamente), terão romances, tristezas, dramas? ou seja, é escrito para todo e qualquer tipo de pessoa.

Enfim, para terminar essa resenha, só tenho uma coisa para recomendar: leiam essa obra!

Realmente difícil escolher somente TRÊS frases que mais tenham me chamado atenção? São muitas. Mas, de forma breve, deixo aqui esta para vocês sentirem um pouco da genialidade que é essa obra de George Orwell:

" ?Quem controla o passado?, dizia o slogan do Partido, ?controla o futuro: quem controla o presente, controla o passado?. [...] O que era verdade agora era verdade desde sempre e para sempre. [...] Chamavam isso de ?controle da realidade?. ?

?O problema é o mesmo para os três superestados. É absolutamente necessário à sua estrutura que não haja contato com estrangeiros, exceto, e só até certo ponto, com prisioneiros e escravizados de cor.?

"[...] se todos pudessem desfrutar de segurança e diversão, a grande massa de seres humanos que é normalmente estupidificada pela pobreza viraria letrada e aprenderia a pensar por conta própria; quando o fizesse, cedo ou tarde perceberia que a minoria privilegiada não tinha nenhuma função, e acabaria com ela."

nikaellen 30/04/2024

1984
O livro é bom. Gostei de muitas partes dele mas achei que deixou um pouco a desejar, pois eu criei uma ideia diferente sobre ele na minha cabeça e não posso negar que quando li fiquei um pouco perdida. É um livro com um começo bem maçante, que se você não estiver realmente disposto a ler, vai abandonar e ignorar completamente a existência dele, não nego que quis abandonar nos primeiros capítulos mas preferi deixar a leitura fluir por mais tempo que demorasse. Em resumo, é um bom livro com bons personagens, enredos e diálogos, mas, a leitura dele não é tão fluída (pelo menos para mim) quanto pode parecer, por isso, dou 3 estrelas a ele, não superou minhas expectativas como imaginei que superaria.

Camila1856 30/04/2024

"guerra é paz; liberdade é escravidão; ignorância é força".
é uma distopia fascinante e cativante, li em apenas dois dias de tão boa que a história é. quando se lê com um olhar crítico sobre a política atualmente (não estou militando, apenas estou descrevendo o olhar que tive durante a leitura), podemos ver como George Orwell "previu" o que está acontecendo no mundo, há até um programa baseado em seu personagem mais famoso, "Big Brother". ele é um clássico da literatura e recomendo a todos.

Josiane Gonzaga 30/04/2024

Os pensamentos incorretos são a essência da liberdade
1984 é o último livro publicado de Orwell, o qual, em sete meses, falece.
É um livro mais denso do que seu predecessor, A revolução dos bichos. São parágrafos grandes, história mais parada, poucos personagens importantes e os protagonistas são mais rasos.
Mas ele é um clássico pela sua importância e relevância no cenário político, histórico. Como destruir a mente de um homem e controlar o coletivo melhor do que qualquer um ja fez?
Crítica fortíssima em cima do tolitarismo, não só Stalinista, mas qualquer poder que só quer poder.
Orwell pública em 1949 uma distopia que se passa em 1984 para fortalecer a preocupação onde podemos chegar se deixarmos a manipulação da verdade, da história e memória acontecer.
É realmente incrível.
Leia com olhos políticos!

_Leticia_ 30/04/2024

Poderia ter aproveitado mais.
O livro é bem detalhista na escrita - e eu gostei disso - mas não tirei tanto proveito dele pelo fato de ter tomado spoiler sobre o final e também porque não sou muito antenada em política.

Laura.Reame 30/04/2024

1984
Bom esse livro fou um livro diferente dos demais que eu li. Ele é interessante de se ler e algumas coisas que fala nesse livro aconteram na vida real. Sempre tive curiosidade nele mas quando eu tava aprendendo umas coisas em historia e meu prof citou e explicou sobre esse livro me interessei mais ainda e comecei a ler e achei bem legalzinho e a escrita é um pouco mais complexa. Recomendo?

Thais 30/04/2024

Comecei por ele a tentativa de retornar ao hábito da leitura em 2024, depois de descobrir que ele foi a inspiração para o BBB ? Gostei bastante, apesar de em alguns momentos achar a narrativa meio tediosa.

Renan543 30/04/2024

Não sei o que dizer
Eu penso constantemente nesse livro. Tem uma frase em específico que fica ecoando na minha mente. Ele me deu ansiedade, acho que é pelo fato de que eu não duvido que algo assim aconteça. Somos apenas pessoas, completamente impotentes nesse grande mundão, com meia dúzia de cabeças que podem destruir toda a humanidade com um simples estalar de dedos. O livro é muito bom, porém li no momento errado, minha cabeça barulhenta ficou mais barulhenta ainda.

Augustinho Carrara 29/04/2024

Livro horrivelmente bom
George Orwell era um bruxo em escrever distopias insanas. O partido é algo extremamente complicado e é provável de acontecer na vida real (pouquíssimo provável) e isso deixa a história e ambiente ainda mais imersivos.
Eu fiquei com o queixo caído em todas as partes, e o final é um plot tão repentino que levei algumas horas pra digerir
Certamente pra mim essa foi uma experiência literária muito interessante.

bregomes 29/04/2024

Bom? algumas opiniões que me chocou muito nesse livro.
Eu sou fissurada em A revolução dos bichos, para mim esse livro é incrível e todos devem ler, MAS esse livro do Orwell nao me pegou, nao sei pq, mas acho que nao era o momento dele. Eu amo a escrita do George, a forma como ele conta a historia e conseguimos apontar cada momento da nossa existência que se identifica com o livro, mas esse livro nao encaixou com a minha vibe no momento. Espero muito daqui alguns meses voltar e ler ele novamente e conseguir me conectar com a história. Mas não deixem de ler esse livro, parece ser maravilhoso! Só nao foi pra mim por agora!

mimi91 29/04/2024

Não é atoa que esse é uma grande obra do século XX
Simplesmente incrível a realidade que ele criou para esse livro, fiquei fascinada (e aterrorizada) com cada aspecto do partido e da sociedade que foi descrita nele.
O mais assustador é o quanto conseguimos associar o livro com a nossa realidade, mesmo sendo um cenário diferente ainda é possivel perceber analogias e críticas ao nosso convívio social e aos governos, ainda mais no período que foi escrito, o qual existia muito menos liberdade de expressão e igualdade.
Também é necessário dizer que o livro contém cenas pesadas, então se você for sensível ele não é recomendado.
Apesar de todo o contexto, depois deste livro eu passei a dar mais valor ao simples fato de poder pensar, ler, escrever e expressar minha opinião.

Ed.Costa 29/04/2024

Um clássico!
?1984? de George Orwell é uma obra-prima da literatura distópica que permanece profundamente relevante até os dias de hoje.

Ambientado em um futuro sombrio e opressivo, o livro apresenta uma sociedade governada por um regime totalitário, onde a vigilância constante, a manipulação da verdade e a supressão da liberdade individual são a norma.

Orwell cria um mundo assustadoramente plausível, onde a tecnologia é usada como uma ferramenta de controle absoluto pelo Estado.

O conceito do ?Grande Irmão? e a ideia de um sistema de vigilância onipresente têm ressonância ainda mais forte na era digital em que vivemos.

Através do protagonista, Winston Smith, Orwell nos leva a uma jornada emocionante e perturbadora, enquanto ele questiona o sistema em que vive e busca desesperadamente por uma fuga da opressão.

A narrativa é repleta de suspense e tensão, mantendo os leitores envolvidos até o final.

Além disso, ?1984? é uma crítica poderosa aos regimes totalitários e à manipulação da verdade pela mídia e pelo governo.

Orwell nos lembra da importância da liberdade de pensamento e expressão, e nos alerta sobre os perigos de ceder poder irrestrito ao Estado.

?1984? é uma leitura essencial que nos faz refletir sobre questões fundamentais da sociedade e da política.

Sua mensagem atemporal e sua habilidade em provocar debates e reflexões continuam a torná-lo uma obra indispensável da literatura mundial.