1984

1984 George Orwell

Resenhas - 1984

Ariana 29/03/2024

Um livro surpreendente!
Muito provavelmente você já ouviu falar desse livro e sua relação com o famoso programa de TV. E foi aproveitando esse gancho que escolhi "1984" para ser minha terceira leitura do ano. A história se passa em uma sociedade onde as pessoas são monitoradas 24 horas por dia, tendo que viver em uma rígida rotina de trabalho e tendo que aceitar as mais incrédulas notícias, tudo sem poder manifestaram seus pensamentos e vontades.

O que mais me pegou nesse livro é pensar que ele foi escrito há mais de 70 anos e suas reflexões ainda podem ser transportadas para a nossa realidade. Mas é disso que são feitos os clássicos, né? Questioamentos e premissas que ultrapassam as barreiras do tempo e do espaço.

A leitura fluiu muito bem, sem enrolações e com uma reviravolta que me pegou de surpresa. As personagens são bem construídas e o ar de mistério que ronda algumas delas é fantástico. O texto é muito rico, que permite que a gente praticamente converse com o livro.

Ele pode ser um livro político, mas analisa com muita frieza uma realidade que podemos estar muito próximos. O que é a verdade? E o passado...qual é o peso que o conhecimento sobre ele pode interferir na nossa visão de mundo? Ele pode ser alterado? Será que tudo o vemos é real ou é apenas o que nos permitem ver? Esses foram algumas das questões que rondaram minha cabeça ao longo do livro e que acredito que seguirei com elas por algum tempo.

Um livro que finalmente tirei da prateleira e adorei! Com certeza, uma leitura marcante e que ja está entre os meus preferidos.

Daniel Andrade 29/03/2024

Ok.
O conteúdo? 5/5. A forma? 2/5. No geral, gostei. Não é do nível de Admirável Mundo Novo, mas é bom. A mensagem é maravilhosa, cutuca quem deveria cutucar (só ver as resenhas de uma certa galerinha aqui). Porém, o modo como algumas coisas foram contadas e concluídas não me agradaram. Alguns capítulos "desnecessários" com muitas páginas, outros necessários com poucas páginas. Enfim, é leitura obrigatória.

Julia Barrow 29/03/2024

Muitas interpretações
"Havia verdade é havia inverdade, e se você se agarrasse à verdade, mesmo que o mundo inteiro o contradissesse, não estaria louco."

Nada a dizer, exceto que só posso avaliar esse livro corretamente se ler ele mais umas duas vezes.

Camiele 29/03/2024

LIBERDADE É ESCRAVIDÃO
Essa é a segunda vez que tento ler, na primeira vez não consegui ler por que tava achando muito chato e nem passei da metade do livro. Agora eu dei uma chance, foi cansativo, parece que para mim não fluia, mas chegou em uma parte em que não dava para parar mais.
Todos deveriam ler, é uma obra prima. Uma premonição corretíssima sobre os dias atuais.

Leitora 29/03/2024

"Sob a frondosa castanheira. Eu te vendi e tu me vendeste"
Leitura agonizante, só de pensar em ter sua vida controlada a todo momento por uma teletela...

Confesso que já havia visto o filme, então estava postergando a leitura integral da obra, porém foi muito satisfatória, até que ponto se pode controlar a mente de um homem?
Acho que preferia ser um prole...

@luisa 29/03/2024

A humanidade por trás de todas as distopias.
Sistematicamente, sob meu achismo não estudioso, as distopias representam uma realidade que se baseia na realidade que é conhecida, porque não há outra com a qual se possa comparar, seja nos limites sociais atuais, históricos, ou de previsões futuras.
George Orwell não só critica, como expõe e se adequa ao próprio personagem.
Minha primeira experiência, com A revolução dos bichos, foi a pior, eu detestei o livro e achei que a escrita do autor não valia tudo o que era dito. Mas, como qualquer outra prepotência, eu dei de cara com a realidade. A escrita é o fundamento de toda história, e o Orwell detém a escrita, distópica - talvez mais um erro de achismo, me inspiro em minha própria opinião, ele não só foi capaz de trazer um personagem que honre a estória (quase história), como foi capaz de entregar ?A? estória (quase história).
Em um mundo completamente semelhante a qualquer realidade independente do tempo, Winston, distante de si mesmo, se depara com a incompreensão de uma compreensão, que não existe, porque até para entender, não se deve tentar entender, e se deve aceitar isso, tudo se baseia no duplipensar. E apesar de todos os ramos linguísticos, sociais e morais presentes na obra, o livro representa o pensamento de uma forma não vista, a sobrevivência se baseia na aceitação do pensamento de não pensar.
Para não prolongar, trato:
1 - Guerra: é realmente uma guerra? Ou a fantasia de uma guerra? Ou até a fantasia se torna a guerra? Até mesmo ela busca a paz, embora seja prático (para o partido) dizer que uma leva a outra.
2 - Sociedade: sabemos que a ignorância é força, porque não tem como combater algo que não se entende, então não é preciso força, e por isso se tem força, talvez faça sentido, talvez não, não importa. Duplipensar, meus caros.
3 - Camaradas - o que foi isso? Eu não sei dizer, explicar, opinar, me fundamentar para raciocinar sobre isso, eu só aceito.
4 - Língua: normal que se tenha criado outra, apesar de toda língua sempre crescer, e tudo se diminuir, a opinião no apêndice , creio que foi muito certeira, ?quanto menor a gama de escolhas, menor a tentação de refletir?.
5 - Moralidade: de todos os pontos na obra, a moralidade foi uma questão muito grande, porque, como inimigo, a ?t0rtura? se torna correta, no livro, mas quando acontece conosco(o partido) está errado? Somos todos inimigos? E partindo até do duplipensar, e de uma construção social recente, que amor é esse pelo ?Grande irmão?? Baseado na imensa tortura? Na privação? Surge aqui o maior pensamento sobre a moralidade, juntando todos os pontos e por fim o pensamento, eu aceito o incorreto e deixo que isso me leve, e é de fato, isso que leva toda a sociedade e o poder presente no livro.
Para terminar, fica a reflexão, isso vai realmente acontecer (se é que já não acontece minimamente, mas de forma ainda mais óbvia) mesmo os leitores de 1984, sob a escrita de Orwell, serem os leitores de 1984?

Obs: as ilustrações de Rafael Coutinho foram muito importantes e muito representativas do sentimento do personagem e que a estória passava (principalmente nas partes do Ministério do Amor).

Tamy 29/03/2024

Leia este clássico! ??
Imagine viver em uma sociedade onde você é vigiado o tempo todo, onde você não tem liberdade para conversar abertamente com ninguém, onde não dá para confiar nem mesmo na sua esposa/seu marido, muito menos nos filhos, onde tudo é feito única e exclusivamente para o partido, para manter este sempre na mais alta conta da sociedade.

Esse é o cenário de 1984, aqui não há certeza de nada, o Partido controla tudo, até mesmo os "fatos" do passado e principalmente, a mente dos indivíduos. Aqui iremos acompanhar os passos de Winston, um trabalhador do Partido, e seus pensamentos sobre a forma como as coisas se estabelecem nessa sociedade.

Ele faz questionamentos e tem comportamentos extremamente perigosos; ele sabe até onde tudo isso pode levá-lo, ele sabe o que o Partido faz com pessoas que praticam o "pensamento-crime", que não são fiéis ao Grande Irmão, porém é praticamente impossível barrar a avalanche de pensamentos, sua memória não o deixe em paz e o tempo todo diz "as coisas nem sempre foram assim...".

Mais uma distopia de George Orwell que nos obriga a questionar nossa própria existência, nossa vida em sociedade, a própria verdade. Até que ponto somos manipulados? Até que ponto os fatos são manipulados e em favor de quem? Nós podemos conversar e questionar muitas coisas, mas até que ponto? Quantas pessoas sumiram e somem, sem ninguém questionar? Quem está controlando a nossa mente? 1984 é o extremo, mas não está tão distante de nossa realidade...

Samuel1111 29/03/2024

1984 é um livro que aborda o totalitarismo de uma maneira que facilita nossa compreensão e ao mesmo tempo nos mostra uma difícil história de amor. No livro, o regime totalitário nos mostrou como os lideres totalitários conseguem manipular e controlar a vida das pessoas, mostrando-nos como é fácil ditar o que é ou não verdade. Por meio das tele-telas -instrumentos que transmitiam propagandas do partido e vigiavam as pessoas por meio de câmeras e microfones- o partido conseguia controlar e monitorar as pessoas em suas casas e nas ruas.

1984 também nos conta a história de Winston Smith, um membro do partido externo que trabalhava no ministério da verdade -ministério pelo qual trabalha em prol de modificar a história em favor dos interesses do partido e do Grande irmão (transfiguração do partido)- que não se encaixa nos pensamentos do partido e que começa a se voltar contra o partido de maneira silenciosa.

Apaixonou-se por Júlia, publicamente defensora do partido como membro fanática da liga anti-sexo, mas que secretamente ia contra o partido e gostava de praticar pequenos delitos e atos de rebelião. Partiram então a viver seu romance escondido pois era extremamente proibido qualquer tipo de relacionamentos românticos. Começaram então a se encontrarem em lugares diferentes e distante, e em principal no quartinho acabado na loja do sr. Charrington.

Tinham ideias parecidas sobre o partido e também sobre o Grande Irmão e junto, entraram na confraria - grupo criado por Emmanuel Goldstein, líder contrarrevolucionário e criador do "O livro" . - após o encontro com O´Brian, membro do partido interno, juraram fidelidade a confraria.

Enquanto liam "O livro" em uma de suas visitas casuais ao quarto na loja do sr. Charrington, foram surpreendido por uma invasão de policias do partido e levados ao ministério do amor, onde foram torturados, sofreram lavagem cerebral e por fim, foram assassinados.

Essa foi minha primeira resenha, espero que gostem e que influencie todos a lerem esta incrível distopia.
iiza 29/03/2024minha estante
Deu vontade de ler

Samuel1111 29/03/2024minha estante
se tu quiser eu te empresto ?

duartethnkr 29/03/2024

Gostei muito do livro, ele me fez sair da zona de conforto dos livros de romance e distopia e ler livros que antes eu julgava ser de ?gente inteligente?. realmente n me fez ficar apaixonada, mas mudou um pouco a minha visão de vida! o desenrolar da história foi um pouco tedioso :/ mas a crítica construída foi demais e o final me surpreendeu

Caio383 29/03/2024

Livro bom segue o padrão do autor , começo parece um vida "habitual" de qualquer ser humano , rotina , trabalho um vida sem sal, mas o desenrolar da história surpreende.

Matheus.HeungJin 29/03/2024

Um clássico atemporal que nos faz repensar diversas situações. Quem não leu ainda, não perca a oportunidade.

Iara290 29/03/2024

Que obra!! Terminei ontem, e desde então estou impactada.

Obra retrata o ano de 1984, em um governo autoritarista, estando em guerra com a antiga Lestásia e Eurásia, comandado pelo "Grande Irmão".

A trama vai se desdobrando pela vida de Winston, o protagonista, que trabalha em um departamento desse governo. E em certo momento da vida ele começa a se questionar sobre os métodos e seus "por quês", investigando mais a fundo vai encontrando pessoas com o mesmo ideal. Porém (sempre tem um porém kk) Será mesmo que ele achou? E quando ele acha as respostas, qual caminho ele segue?

O maior impacto da obra é a forma com que eles utilizavam técnicas banais e simples para que as pessoas não tivessem nenhum poder de pensamento, muito menos crítico. E que de fato "funcionou".

é uma leitura densa, mas impactante.

Fernanda 28/03/2024

Se há esperança, está nos proletas...
Ao longo dos capítulos me prendi muito na história e sempre estava na ânsia de saber o que iria acontecer. Já imaginava algumas coisas e me surpreendia com outras. Mas diante de toda trama, eu definitivamente nao esperava um final como esse

isabela.serradilho 28/03/2024

A mente do palhaço ?
Eu já esperava que o final fosse algo desse tipo, mas é uma completa loucura. Acho que o que te pega é essa constante ansiedade sobre o que vai acontecer com o protagonista, se vão matar ele ou não, se ele vai ser pego...Você passa a ter medo das coisas igual ao Smith, parece que a qualquer momento algo horrível vai acontecer. É uma brincadeira muito maluca com a sua cabeça...e esse final faz você coringar

zago.thais 28/03/2024

1984 é uma obra-prima distópica que aborda
temas como totalitarismo, controle
governamental e manipulação da verdade.
Através da figura sombria do Grande Irmão e da noção de duplipensar, Orwell alerta sobre os perigos da perda da liberdade individual e da submissão à autoridade opressiva.

Ainda não havia lido este clássico da literatura,
que permanece tão atual que chega a ser
assustador. É incrível como cada página
provoca reflexões sobre a nossa sociedade. É
uma leitura totalmente imersiva, que nos faz
sentir como se estivéssemos o tempo todo ap
lado de Winston, o protagonista. O duplipensar, conceito criado por Orwell, permeia em vários aspectos da atualidade: política, mídias e até no nosso círculo social, mostrando a nós leitores, a importância de saber discernir as informações que recebemos. Embora seja uma obra
extremamente triste e desesperadora, é
igualmente necessária, refletindo um desfecho
realista que nos deixa um grande alerta. O final
te deixa com a garganta seca, o coração
apertado, mas a cabeça explodindo em
reflexões.