1984

1984 George Orwell

Resenhas - 1984

beayoncé 10/05/2024

Uma leitura interessante e um tanto triste, a premissa da história é bem interessante, mas acho que eu esperava mais ou simplesmente algo diferente.

Muito legal ver como as coisas se desenrolavam, porém, não concordei com tudo que foi escrito, mas foi uma leitura muito massa para ver novas formas de pensar.

3/10, bom mas sei lá, de toda forma recomendo pq acho legal cada um tirar suas próprias conclusões

Gabriel1994 10/05/2024

Uma Prosa Necessária
Comecei a ler esse livro por conta própria, nenhuma indicação, e na verdade nem sabia muito bem sobre o que se tratava, o pouco que eu li sobre me acendeu uma curiosidade muito grande, pois lendo apenas uma frase percebi que era necessário saber sobre ele, no final percebi que estava certo.

O último livro completo escrito pelo autor George Orwell antes de sua morte em 1950, publicado em 1949. O contexto e a ambientação descrita, para mim, foi sempre arrepiante. Um mundo bem sinistro, um futuro distópico onde a liberdade é reprimida, ou modificada o suficiente para significar algo diferente. Wiston Smith, é quem acompanhamos por toda a leitura, um homem que trabalha para o governo, mas guarda um sentimento (reprimido) de revolta pelo Partido. Futuramente, ele percebe que não é o único com essa visão de oposição.

O livro entra muito na questão de manipulação de informações, onde a mentira se torna verdade e não "existe" ninguém para questionar, o famoso 2+2=5, e o que pode fazer isso ser mentira? É chato dizer que uma distopia criada no século XX é tão familiar para quem vive hoje, chega a ser assustador.

A escrita do Orwell é de fácil compreensão e bem direta, mas ao mesmo tempo, ele consegue criar um clima de suspense, tensão, uma ambientação sombria, e pequenas frases e momentos fortes que valem a pena a reflexão.

No geral, '1984' é uma leitura intensa e necessária, sobre liberdade e poder, e que vale muito a pena dar uma chance. Boa leitura.

Luiz.Fernando 10/05/2024

Estranhamente real
O autor trás uma brincadeira entre a realidade e a ficção, o que acaba causando um certo desconforto aos leitores pois faz com que se sintam vigiados, aflitos e com sede de revolução. O livro trás um tema muito importante que é a manipulação das massas através das mídias e tudo o que possa ser visto. O grande irmão existe e está te vigiando, ele vê cada passo seu, cada ação e, dependendo do que você faça, você será punido. Muitos subestimam o livro assim como muitos superestimam mas, obviamente, é um livro nada convencional e passa bem longe da facilidade de leitura que muitos outros livros tem. Não dizendo que é um livro difícil de se ler, mas para muitos, com certeza, seria difícil entender qual é a mensagem passada através desse livro. Para mim, é definitivamente um ótimo livro e uma das leituras que eu mais gostei de ter, pode não ser o mais complexo nem o mais simples, mas é um bom começo pra quem quer mergulhar nesse mundo sombrio (não tão fora da realidade!).

Jubszxxa 09/05/2024

Uma leitura um pouco densa, na minha opinião. Confesso que pra mim foi um pouco difícil de ler o final do livro por conta das violências descritas, me senti mal ???
Mas o livro provoca boas reflexões?.

Naguel 08/05/2024

1984, obra-prima de George Orwell, nos transporta para uma sociedade totalitária onde a liberdade de pensamento é sufocada e a vida individual é controlada pelo Estado. Através de Winston Smith, o protagonista, somos confrontados com os horrores da opressão, da propaganda e da vigilância constante.

Eu amo a crítica social afiada de Orwell sobre a Novilíngua: Manipulação da linguagem para controlar o pensamento e eliminar ideias subversivas.

Viktor.Melloni 08/05/2024

O que já não foi dito sobre este livro? Se você ainda não leu, faça o favor. Infelizmente, sempre atual.

Luis.Henrique 07/05/2024

Não é à toa que 1984 é um dos.maiores clássicos da literatura mundial. Talvez seja um daqueles livros muito citados mas pouco lidos de início ao fim. Impressionante o quanto Orwell foi visionário. Em tempos como os de.hoje, quase nada em sua obra é mera semelhança com o que estamos vivendo.

_Leticia_ 07/05/2024

Não foi uma leitura proveitosa pra mim.
Antes de comprar esse livro eu não pesquisei tanto sobre ele, e cheguei até a me arrepender um pouco por ter comprado, mas eu sabia que iria ler. No começo eu tava gostando da leitura, e a parte que eu mais gostei foi quando Júlia entrou na história, porém, na metade do livro eu comecei a achar entediante e já nos últimos capítulos eu só li por ler mesmo (até porque levei spoiler do final e não tava com aquela emoção pra saber oque ia acontecer).

Milena608 07/05/2024

Meio termo
No geral gostei bastante, esperava menos pq por algumas falas achei que seria um livro contra a esquerda mas não é, pra época foi um livro que fez críticas ao comunismo mas acho que na atualidade da pra ver como sendo contra o totalitarismo, enfim, me surpreendeu em alguns sentidos e achei que a escrita seria mais difícil, porém, algumas partes da leitura achei maçante e desnecessárias, podia ter umas 50 páginas a menos ??

Mosiah1 06/05/2024

Livro genial em todos os aspectos Orwell não dá pontos sem nó e nós momentos final expande a história para rumos inimagináveis. Explica temas complexos e sem dúvidas consegue passar a diante sua mensagem

Julia5751 06/05/2024

Distopia clássica e reflexiva
O tanto que eu demorei pra terminar não ta escrito, parei e dois meses depois resolvi terminar. Acredito que tenha válido a pena por ser um clássico, e realmente é. O livro traz reflexões muito pertinentes sobre alguns assuntos, o começo é enrolado demais, chegando a ser maçante?
Só melhora com a introdução da personagem julia (modesta parte nome lindo! rs).
Acompanhar o sentimento de Winston é agonizante.

InaêSB 06/05/2024

Altamente descritivo
Tanta descrição em parte dificulta a leitura, em parte deixa a gente totalmente a par do mundo que rodeia o Winston.
E talvez essa imersão que cause o choque de "pq isso foi escrito há tanto tempo e encaixa tão bem hoje?". Tem motivo pra ser considerado um clássico.
Leonardo.s.lopes 06/05/2024minha estante
??????????

Mandiok 06/05/2024

Que escrita apaixonante
O livro me consumiu por completo, George Owell de fato escreve muitíssimo bem! Em certos momentos imaginei que alguns elementos eram desnecessários e que passariam batido conforme o livro ia seguindo, porém ao ver a obra completa ele demonstra domínio completo pela história amarrando cada ponta que havia deixado. A agonia, o medo, a esperança... todos os sentimentos vividos pelos personagens você também sente junto. É um livro onde nos trás muita revolta e reflexão até do sistema que estamos inseridos dormentes sem nos questionar. Trás a importância do coletivo como sociedade pra conquistar o que se é necessário e muitas vezes básico. A menção que quero deixar destacada é dessa parte:
" sabemos que ninguém toma o poder com a intenção de acabar com ele. O poder não é um meio, é um fim em si. Não se estabelece uma ditadura para proteger uma revolução; a revolução é feita pra estabelecer a ditadura. O objetivo da perseguição é a perseguição. O objetivo da tortura é a tortura. O objetivo do poder é o poder."
Um livro para perder as esperanças, então recomendo ler com o coração valente.

Kananda7 06/05/2024

Se fosse menor seria melhor...
Um livro que parece muito mais longo do que realmente é, tem partes específicas que gostei muito e é muito óbvio pq ele é um clássico, mas tem momentos que são tão esticados que eu acabava perdendo o interesse do que realmente tava acontecendo ali.