1984

1984 George Orwell

Resenhas - 1984

Mateus Colares 03/11/2021

O grande irmão está de olho em você!

Simplesmente fenomenal.

"Se é que há esperança, a esperança está nos proletas."
Mayara 03/11/2021minha estante
Essa será minha próxima leitura, estou bemmm ansiosa ???

Mayara 03/11/2021minha estante
Altas expectativas

nathi 27/12/2021

Eu tinha uma expectativa muito alta com esse livro pois quando li revolução dos bichos eu gostei muito porém me frustei DEMAIS. O tema abordado é muito importante porém não tem um clímax que te prenda na história, você lê já sabendo o que vai acontecer porque é tudo muito óbvio, demorei meses pra terminar a leitura.
Natália Simião 27/12/2021minha estante
Só consegui ler 20 páginas só desse livro! Infelizmente pra mim foi um saco! ?

nathi 27/12/2021minha estante
então!! eu terminei ele pq não gosto de deixar livro inacabado mas li na força do ódio também, é uma leitura muito chata infelizmente ??

conta inexistente 29/11/2021minha estante
nao me gatilha agr só vou ler em janeiro para

steesz 29/11/2021minha estante
KKKK oh amg desculpa viu, boa sorte ?

Helô 24/10/2021

Sem palavras?
George Orwell, você me paga?
Que livro, meus amigos, que livro.
As referências e a estranha veracidade da obra, chega a ser perturbadora. Uma obra utópica, mas não tão distante da realidade. Foi interessante ver o desenvolvimento da obra, e o final como sempre, foi um tapa na cara.
Valney 24/10/2021minha estante
Um dos melhores livros que já li na vida.

Helô 26/10/2021minha estante
George Orwell é incrível!

Sara 04/01/2022

Sem dúvida uma das minhas distopias favoritas. Livro absurdamente necessário e que se enquadra tão bem a nossa realidade que assusta, possui uma frase final que me deixou estática por dias (NOSSA WINSTON!!!) bom demais.
Malu108 04/01/2022minha estante
SIMM, Esse livro é o dono da minha vida, como tudo acontece com ele, como eles não podem ter vida própria, um dia esse livro vai virar realidade, se tudo não mudar

Sara 04/01/2022minha estante
Nossa sim, é muito triste perceber pelo livro que continuamos regredindo tanto.

Eduarda.Rocha 22/12/2021

Um classico
Precisa ter estômago, sinceramente fica meio arrastada no início, mas vale a pena ler até o fim. Eu adoro George Orwell.
juju 22/12/2021minha estante
achei tão arrastado no início que nem consegui terminar.

Eduarda.Rocha 22/12/2021minha estante
Mas vale a pena continuar ?

Alisson 12/12/2021

Não é só um soco no estômago, ele te deixa no chão.
É uma ótima leitura, extremamente flúida e cativante. A narrativa vai te envolvendo no deserronlar dos acontecimentos
cada vez mais tensos, enquanto você tenta compreender oque está acontecendo.

É muito instigante você ver esse mundo pelo olhos do Winston, todo esse controle, esse autoritarismo, a apatia das pessoas,
o medo de ser descoberto a cada esquina, você sente que está perdedendo a sanindade junto com o personagem. Chega um determinado
momento que você não sabe oque o personagem pensa, você na verdade pensa junto com ele, e toda a loucura desse mundo faz a gente pensar se não somos nós junto com o Winston que estamos loucos.

" Considerou a hipótese, como tantas vezes antes, de ele próprio ser um
doente mental. Talvez um doente mental fosse simplesmente uma minoria
de um."

É incrivel como faz vc passar por varias sensações, medo, angustia, apatia, paixão. Tudo isso com uma narrativa espetacular que faz vc refletir sobre o mundo atual, mesmo passando tanto tempo e sendo um mundo fictício, infelizmente tem paralelos com a nossa realidade.

Não é um livro alegre, pelo contrário é triste e não deixa perspectivas de salvação. Enquanto ele vai roubando a humaninade do Winston ele vai tirando a nossa junto.
Mas isso é definitivamente um aviso, George Orwell elevou a dominação desse Partido a niveis estratosféricos para realmente nos alertar, que eles não vão ter piadade caso chegue a esse nivel.

Algumas questões no livro são extremamente pesadas, ao ponto de deixar desconfortavel, como a misoginia extrema do Winston, mas eu acredito que seja proposital, não uma apologia
mas evidenciando essa característica no personagem, talvez causada por essa sociedade quebrada.

So teve um momento que a leitura perdeu o fólego, no momento em que o Winston está lendo o tratado dos rebeldes, fora isso o livro é muito cativante.

É uma litaratura essencial para todos, pois faz a gente refletir sobre a nossa própria sociedade, e avisa oque pode acontecer caso nos deixemos levar por discursos autoritarios de ódio, e de falsos messias.

Recomendo para todos, mas cabe o aviso, o livro vai te deixar no fundo do poço.
ElaneFs 12/12/2021minha estante
Adorei a visão que você teve do livro! Eu ainda estou lendo e a angustia do personagem passa o leitor mesmo. Parei de ler e retomei hoje porque estava tendo muitos pesadelos com a leitura. Que loucura não? Rsrs

Alisson 13/12/2021minha estante
Sim! tem momentos bem pesados, que a gente tem que pegar um fôlego pra continuar. Mas acho que é uma mensagem forte e pesada que todos deviam ler.

akio 14/11/2012

Muito irregular
A primeira parte é sensacional - envolvente, original, intrigante. Na segunda parte, já passei a achar a trama sem graça; na terceira, achei péssima. Como pode um livro ser tão irregular?

Minha impressão é que a principal contribuição do autor - mergulhar o leitor em um universo que é o extremo dos regimes totalitários que já existiram - termina na primeira parte do livro, sendo o restante apenas um epílogo para informar onde foram parar os personagens.

Todos dizem: "é um clássico", "leitura obrigatória", etc. Ok, não concordo 100%, mas posso concordar 33.33%! :-D
Yoshi 22/12/2012minha estante
Pulei a parte "educativa", sobre o sistema de governo, na primeira vez que li, e achei muito bom, capta-se o sentido sutilmente. Depois, lendo com mais calma e apesar de não ser tão interessante tem um ponto de vista diferente sobre a saciedade, o poder e o controle mental.

Canjerana 26/11/2014minha estante
Finalmente alguém que pensa como eu! Diferente sim, mas obrigatório? Jamais!!

Julis 12/01/2022

1984
Ler 1984 me trouxe muitas reflexões.
É um livro que te proporciona conhecimento.
Te faz ter várias emoções.
O final, não foi meu preferido, mas eu entendi o porquê.
Confesso, que em determinados momentos a leitura foi massante mas, considero um clássico até pela data que foi escrito e ser tão atual.
Eu gostei mas, não amei.
Importante, eu li na versão da antofagica e que edição bem feita ( um mimo a parte ).
Quero ver o filme agora.
Mayara 12/01/2022minha estante
e a Ju faz tudooooooooooooooo

beca 12/01/2022minha estante
concordo com tudo que disse

Hiarlly 31/03/2021

"Liberdade é escravidão"
Um livro muito bom que faz refletir sobre diversas coisas da atualidade e muitos perspectivas do mundo. Porem fiquei esperando mais alguma coisa, provavelmente pelas expectativas que tinha ao ler esse livro.
Juliana1853 31/03/2021minha estante
Também esperava mais!

Carolini21 31/03/2021minha estante
O final foi uma decepção pra mim, mas de um modo geral gostei bastante do livro.

Ana 10/01/2022

Difícil de terminar
Embora seja um clássico, pra mim não funcionou, uma lastima.....
A trama da distopia em si é boa, traz questionamentos e reflexões até os dias atuais, mas....
A leitura é arrastada, extremamente cansativa, ainda bem que comprei em uma super promoção. não recomendo, fiz um grande esforço pra terminar de ler, pois não gosto mesmo de abandonar a leitura.
Eduardo 10/01/2022minha estante
Mds, eu tô na mesma situação; me arrastando horrores pra terminar a leitura!

Brudoida7 20/01/2022minha estante
Mal comecei o livro e já estou assim.

Stef 23/12/2021

Fiquei aflita do inicio ao fim lendo este livro. Não vou contar muito pois pra entenderem é preciso ler. Uma história que nos deixa com medo, com raiva e com muitos questionamentos. Será que a liberdade existe? Será que vivemos numa sociedade livre? Qual o preço da nossa liberdade?
Estudar a história para não cometermos os mesmos erros no futuro.
Barroso 27/01/2022minha estante
Esse já está separado para lê-lo mais adiante.

Stef 29/01/2022minha estante
Você não irá se arrepender. Livro totalmente atual. Super recomendo.

Herick 02/12/2012

Ao chegar no final do livro, eu não tive opção a não ser colocá-lo entre meus favoritos.

Para mim, a psicologia iniciou-se no Gêneses do livro sagrado, a Bíblia, quando a Lúcifer, por meio da cobra, persuadiu Eva a comer do fruto proibido. No entanto, ao ler "1984" percebe-se o quanto essa psicologia desenvolveu-se. Eu fiquei estarrecido, admito.

No início achei exagerado o nível de alienação daquela sociedade - apesar de ainda enxergar alguns traços dela na nossa atual - porque era algo realmente grande demais. Mas quando vi o que fizeram com o protagonista, foi fácil compreender. Sem dúvida alguma, é um livro que figurará sempre na história. George Orwell criou um governo totalitário perfeito, que se colocado em prática seria uma ameaça real para o mundo, o desfalecimento do passado, a construção de um futuro certo: um poder controlador e inexpugnável, e a própria descaracterização do ser (verbo) humano.
Aline Stechitti 08/12/2012minha estante
Na vdd o Grande Irmão foi baseado em Stalin e mto do q ele escreveu de modo tão extremo, acredito eu, tenha vindo como consequência da época em que viveu onde havia guerras, desumanidades, torturas e controle de massas.

Herick 08/12/2012minha estante
Sim, claro, Aline. No livro mesmo ele faz muita referencia ao comunismo da URSS. Até diz que o sistema utilizado para mecanizar a mente humana era semelhante aos do passado (comunismo, fascismo, nazismo), mas com o toque a mais que não os fez decair, a parte de assumir o poder com a pura finalidade de possuir poder, sem usar subterfúgios como paz e igualdade para isso.