1984

1984 George Orwell

Resenhas - 1984

Danielly 31/01/2024

Sei nem o que comentar! Tudo o que eu falar aqui será spoiler e indignação.
É um bom livro, uma narrativa envolvente... Mas a forma como termina... Dá uma raiva porque nem pra ser estilo V de vingança, é o estilo dele mesmo.
maltchik/ 31/01/2024minha estante
A forma como termina é oq foi o ponto alto do livro pra mim ?

Juan199 31/01/2024minha estante
Eu acabei esse livro pique a Taylor em Vigilante Shit kkkkkk

Ana 01/05/2021

1984
Achei uma leitura muito pesada, tive que dar um tempo na leitura várias vezes, mas muito bem escrito e colocado as situações e possibilidades de regimes totalitários, desde uma mudança na linguagem, uso de tecnologia, mídia, controle psicologico e comportamental, utilização de torturas e alterações na história visando um controle de massas. Um super classico que faz pensar e que não pode deixar de ser lido.
@bibliotecafelina 01/05/2021minha estante
Concordo plenamente, também precisei ler aos poucos, pra mim não foi o tipo de leitura que conseguia ficar horas lendo, precisava de um respiro!
Uma realidade muito pesada e opressora, em alguns momentos chega a ser angustiante

Lelouch_ph 01/05/2021minha estante
Se gostou dessa distopia, eu recomendo Fahrenheit 451, considerada a distopia mais próxima da nossa realidade. E sim, Orwell escreveu uma obra incrível.

Ana 01/05/2021minha estante
Fahrenheit 451 ouvi falar, vai entrar na minha lista, valeu a dica!!

Lelouch_ph 01/05/2021minha estante
Dnd. ??

leiturasdaursula 21/04/2023

Desesperançoso e desesperador
A obra é uma crítica social, política e econômica, e é considerada uma das maiores obras literárias do século XX. Este é um livro completamente desesperançoso e que me despertou uma sensação de desamparo e tristeza.

A história se passa em uma sociedade futurista e autoritária, onde o Estado controla completamente a vida dos cidadãos. O protagonista é Winston Smith, um funcionário do governo que começa a questionar a realidade em que vive e a se rebelar contra o sistema.

Orwell constrói um mundo onde a liberdade individual é completamente anulada, a comunicação é vigiada e o passado é constantemente reescrito para se adaptar às necessidades do Estado. A história é marcada por um clima de tensão constante, onde a trama se desenrola lentamente até um clímax emocionante.

A obra é um retrato sombrio do poder absoluto e da corrupção do Estado, bem como da luta pela liberdade e pela dignidade humana. 1984 é um alerta sobre o perigo do totalitarismo e a importância de se manter uma sociedade livre e democrática.

Em resumo, 1984 é uma obra-prima literária que deve ser lida por todos que se preocupam com a liberdade e a justiça. A sua mensagem intemporal torna-se cada vez mais relevante à medida que os governos se tornam cada vez mais autoritários e a privacidade é cada vez mais ameaçada.

Mas, devo ressaltar que aqui você vai encontrar cenas longas, descritivas e desesperadoras de tortura psicológica e física. Não há final feliz, não há esperança, me deixou triste, nauseada e com uma sensação de desamparo.

13marcioricardo 14/07/2022

Indispensável.
1984 é uma leitura obrigatória não só porque tem vários méritos, tais como ter uma das grandes ditaduras, uma das grandes torturas e um dos grandes vilões da literatura, entre outros, como além de ser uma obra importante do gênero é também encaixada naquela prateleira que gosto de chamar de abre-olhos. Hoje, em plena era digital/informação, em muitos casos, é burro quem quer e esta obra é daquelas que nos deixam mais espertos. Ao menos quando se tem vontade de ver.

A sociedade real que acho mais próxima ao que foi descrito no livro é sem dúvida a da Coreia do Norte. O livro é de várias formas e em vários pontos uma crítica ao socialismo. Isso é tão explícito que nem está aberto a discussão, haja vista, o autor o diz com todas as letras. Apesar disso, poderíamos encaixar várias coisas em outras formas de totalitarismo.

Quando o pai do atual líder da Coreia do Norte faleceu apareceram imagens de pessoas chorando a sua morte. Quanta falsidade e forjamento que até um cego via. Tudo isso está presente neste livro. Ou podemos saltar para a China onde familiares e vizinhos denunciam se alguém se comporta fora dos padrões. Ou aqueles que sejam ou não do país, vivam ou não lá, acreditam que o mundo inveja Cuba e que é um modelo a seguir.

E por falar em outros, também nós do ocidente, capitalistas, somos afetados. Não temos nós hoje, todos os dias notícias e artigos nos jornais que sabemos se tratar de pura mentira ? E não têm elas um monte de gente corroborando ? Não vemos grupos tentando destruir, desconstruir e descolonizar só pra colonizar com outra coisa qualquer ?

Não conhecemos nós hoje movimentos que praticam o duplo pensar usando sempre aquele que lhe convém ? Não vemos pessoas tentando reescrever a história, apresentar somente as estatísticas interesseiras e parciais ? Não estamos em nossos dias a ser coagidos com uma novilíngua/novidioma sem sequer debater ou perguntar se concordamos ? Ensinam aos ingênuos jovens e o futuro está garantido.

E se vc ousar dizer uma verdade por demais evidente como 2+2= 4 não vem logo a polícia do pensamento te cancelar ou corrigir dizendo que é 5 ? Não te acusam de pensamentocrime e xingam como um traidor ao partido com um ista qualquer ? E não vivemos nós com as ruas já cheias de câmeras e sob o espectro de num médio prazo implantar um chip no corpo ? E não estamos nós num país onde governos sucessivos sabotam a educação ?

Gosto de citações e frases. Gosto delas belas, profundas, impactantes ou poderosas. Uma nesta obra me ficou na retina, com ela concluo; " As opiniões que a massa tem ou deixa de ter são vistas com indiferença. Elas podem receber liberdade intelectual porque não têm intelecto. "

Tangerina 28/07/2021

Um clássico não vira um clássico a toa, não é?
Uma leitura indispensável, sem dúvidas, e digo que extremamente necessária.

De início causou-me uma certa insegurança, por carregar consigo a fama de ser um livro voltado a política, e fiquei com receio de ser um leitura arrastada e complicada, mas me surpreendi, pois ele se mostrou muito instigante.

Brilhante!
iara 29/07/2021minha estante
Eu AMO esse livro aaaaa

Tangerina 29/07/2021minha estante
Ele é magnífico!

Vanessa704 27/06/2023

Atual e impactante..
O livro "1984" de George Orwell é muito bom e continua sendo atual, mesmo tendo sido escrito há muitos anos.

A história nos faz refletir sobre os perigos do totalitarismo e a importância da luta pela liberdade individual. É uma leitura que definitivamente marca e provoca questionamentos sobre o poder, controle e a natureza humana.

Na trama, o personagem principal, Winston, passa por um sofrimento constante ao longo da narrativa. É triste acompanhar como ele perde as esperanças e a sua essência em razão do regime totalitário.

A leitura é impactante do início ao fim, especialmente considerando a realidade vivenciada por muitos países atualmente. Leiam!

Luan.Argollo 11/03/2022

QUE LIVRO
Esse livro me destruiu, eu fiquei preso na história dês do início, além de ter uma ótima crítica e relação com os dias atuais, a história é cativante emocionante e rica, amei demais

Mariana 20/06/2022

Luta
Foi uma luta ler esse livro, abandonei por 4 vezes e por fim me disciplinei para terminar a leitura.

Não achei a leitura fluída, teve momentos que estava maçante demais, mudei a te a editora pra ver se fluía melhor, mas foi na força mesmo que terminei.

A sensação de que ele foi escrito nesses dias é imensa, porque é bem o que o mundo vive, as guerras, o controle, a escassez, tudo em nome do poder, é o que vemos tanto no Brasil como bom restante do mundo. O partido que controlava tudo, até a natureza, afffeeee. Os trabalhadores do partido e a prole, é nossa realidade mesmo. Lados opostos.

Amei demais Winston, vibrei por sua força em lutar pela verdade. Julia foi guerreira demais também. Eu torci por outro final, mas fiquei feliz porque ele manteve-se o mesmo, apesar dos devaneios finais, mas era ele crendo que todo aquele poder e toda a influência não era para um bem maior, apenas para o poder.

Vale muito a leitura, mas é maçante em

vários momentos. Enfim lido!!
Edson 20/06/2022minha estante
????????

Edson 20/06/2022minha estante
Também pensei num final feliz entre os dois kkkk

Mariana 21/06/2022minha estante
Eu fiquei esperando, qualquer final feliz ahahah. Pelo menos o partido se lascando... Mas enfim...

Marcos Gabriel 22/06/2022minha estante
Esse livro trás tantas reflexões sobre o mundo o qual vivemos atualmente. Tantas coisas que já acontecem e a massa humana não tem conhecimento para mudar a situação e nem poder. O q resta aos despertos do sistema corrupto e nefasto ao meu ver são duas opções primordiais; se distanciar e ser o mais autosuficiente possível ou engolir a seco e continuar por vontade própria ou não, nessa vida, sociedade etc... onde o futuro é a destruição d valores, princípios, conhecimento, cultura e história.

Mariana 23/06/2022minha estante
Marcos, parece que foi escrito no nosso tempo. Uma pena que tudo continue igual e nós continuamos como "Partido" de olho em nós. Se formos fortes e nos unirmos, derrubamos esse sistema... Mas...

Rodrigo Lima 25/04/2022

IGNORÂNCIA É FORÇA!
Essa leitura foi uma das minhas melhores experiências literárias. Fiquei totalmente imerso no livro nas últimas duas semanas, a leitura é totalmente envolvente e você sente como se de fato estivesse vivendo aquela realidade distópica.

Interessante perceber como o livro continua atual e como várias táticas usadas pelo partido são aplicadas hoje, não apenas pelos governos, mas também pelas diversas correntes ideológicas de diferentes colorações e grandes corporações.

Cultura do Cancelamento.
Fake News.
Alteração da linguagem de forma vertical.
Uso de dados pessoais por grandes empresas e governos.
Polarização política.
Ativismo Judicial.
Restrição à liberdade de expressão.

Outro ponto que gostei nesse livro foi o personagem principal. Winston Smith é um cara fascinante, sua forma de agir dentro desse modelo tirano de estado, sua apatia diante das coisas, a quebra dessa apatia em alguns momentos delicados, sua racionalidade diante das novas descobertas. Sei que é estranho falar isso, mas criei certa afeição por ele e por isso tive dificuldades de encerrar minha leitura.

Enfim, vale muito a pena, talvez seja até uma leitura obrigatória.

flaviabloisi 03/04/2021

Livro surpreendente!
É um livro que te deixa curioso, desperta o interesse de continuar a leitura. À todo momento acontecem coisas inesperadas e o final, pra mim, foi chocante. Eu realmente não esperava.
Com certeza é uma leitura que eu indico e que o leitor não irá se arrepender.

Amanda.Mendes 15/05/2021

IMPACTADA
Esta obra prima atemporal joga tanta verdade na cara que ou você fica depressivo ou p* da vida com a semelhança com tanta coisa que a gentr vive nos dias de hoje. Poxa Orwell, ensina a fórmula! (Ou não porque às vezes prefiro me alienar e fingir demência). O final foi uma surpresa, totalmente diferente dos 2 cenários que eu tinha pensado, o que é positivo de certa forma, mas ainda não sei se gostei ou não, talvez não. Contudo, NADA tira as 5? do meu pensamento.
July Weiss 15/05/2021minha estante
Obra prima mesmo!

Mariana.Oliveira 13/10/2021

me senti muito cult lendo esse livro viu?? o rumo que a história toma me surpreendeu bastante e principalmente o final do livro que foi totalmente diferente do que eu imaginava.... é um livro um pouquinho mais técnico por falar bastante de sociologia etc, porém o livro faz vc pensar em que tudo, TUDO é possível. de certa forma é até assustador.....
Isabela 13/10/2021minha estante
O mais louco que aconteceu comigo depois que li esse livro foi que toda notícia ou livro que eu lia sobre ditadura, era tudo a mesma fórmula. A questão de controlar o que as pessoas comem, fazem, sentem, falam... de inserir verdades que logicamente são falsas através do medo (exemplo recente: Afeganistão).

Isabela 13/10/2021minha estante
Me empolguei no comentário heheh

Mariana.Oliveira 13/10/2021minha estante
QUE LOUCOOOOOOOOOOO

Manu 28/09/2021

1984 é simplesmente espetacular, todos deveriam ler e aprender a complexidade dessa obra incrível. O grande irmão está assistindo você

Bia 06/04/2021

Não é à toa que é um clássico.
Essa história é um soco no estômago, é pra fazer você se sentir incomodado, assustado, é pra te fazer pensar. Além de um relato histórico e uma denúncia ao que aconteceu em seu tempo, o autor deixa um alerta ao futuro, é uma leitura essencial para todos.
Ana Lee 06/04/2021minha estante
Tô em 80% e Já perdi as esperanças de que algo mude.