1984

1984 George Orwell

Resenhas - 1984

Adrya.Jordanaa 07/07/2021

1984
Livro fascinante. Apresenta uma leitura pesada, inquietante mas que ao mesmo tempo consegue lhe prender como poucas. Provavelmente o livro que melhor envelheceu na história. Impossível não fazer comparações com a realidade atual. A título de curiosidade, o autor se definia como socialista democrático mas devido a sua grande capacidade crítica, conseguiu nos presentear com essa obra. Recomendo a todos.
Tiago.Boaventura 17/09/2021minha estante
Esse é um dos meus favoritos da vida.

Euzinha 24/07/2022minha estante
Concordo completamente, acho que todo mundo deveria ler esse livro

Thais 08/07/2021

Se não profecia, ao menos alerta
?A cada década, a discussão se repete: Orwell entendeu tudo errado. As coisas não saíram tão mal. A união soviética agora é passado. A tecnologia é libertadora. Mas Orwell nunca pretendeu que o romance fosse uma previsão, apenas um alerta. E é como alerta que 1984 sempre ganha nova atualidade.? - George Parcker

Uma leitura muito densa, e que fala bastante sobre política e como seria viver em um mundo onde ?liberdade é escravidão? ?guerra é paz? e ?ignorância é força?.
É uma distopia que pode não agradar a todos, mas que traz reflexões muito importantes, em alguns momentos a leitura ficou arrastada, mas devido ao seu conteúdo é compreensível, não foi um dos meus livros preferidos mas com certeza foi uma leitura enriquecedora.

may.web 30/01/2023

2+2=5
Uma obra de arte da distopia. Me fez chorar simplesmente por pensar. Perdi as contas de quantas vezes me fez mudar de opinião sobre o mesmo assunto.
Helo 30/01/2023minha estante
Esse livro é incrível, eu achei perturbador, mas faz sentido pela história. Que distopia fantástica

may.web 30/01/2023minha estante
perturbador é uma boa palavra pra descrever esse livro, o pior de tudo é que é num bom sentido!

Silvana137 25/09/2022

Um livro que deveria ser recomendação nas escolas, é um romance distópico, que aborda muitos assuntos política, totalitarismo, nazismo , falsificação de documentos, espiões, delação até familiar, enfim muitos assuntos atuais e reais, a partir deste enredo.

Acho que o que mais me chamou a atenção é que foi escrito a tanto tempo mas desde então e atual em muito pontos e nos causa muito receio que caminhe para algo cada vez mais real.

É uma leitura que é difícil em alguns tem, acho que vc precisa estar bem mentalmente para ler , aberta para entrar nesse mundo ..

Enfim recomendado, pois é muito elucidativo em alguns pontos .. ótima leitura.

bibis 14/07/2021

? eu senti que essa leitura foi muito produtiva pra mim e eu pude fazer várias reflexões sobre vários assuntos. é um livro muito detalhado, e por mais que tantos detalhes fizessem ser um pouco cansativo (e às vezes meio desnecessário) é uma das coisas que torna ele rico.
? nunca tinha lido uma distopia antes, e distopias prometem o pior cenário do mundo, e realmente, as descrições são de lugares feios, a opressão, as torturas, tudo torna angustiante e faz nós refletirmos sobre essas coisas.
? a história pra mim não tava fluindo muito no começo, mas depois começou a ficar muito legal e MEU DEUS que história doida, o jeito que acabou.... enfim, é isso, se você gosta de livros que te fazem pensar, eu recomendo mt.

Layla.Ribeiro 24/10/2021

Desafio literário 2021- Distopia
Quando se fala em distopia, creio que seja o primeiro livro que vem na mente de todos, então não vi oportunidade melhor de ler esse clássico distópico que há muito tempo está na minha lista. Fui imaginando que fosse uma leitura cheio de termos futurísticos e não é, achei a narrativa boa, tanto que me empolgou a querer saber mais sobre essa nova era, então os capítulos passaram bem rápidos, porém não gostei do romance do livro e as partes geopolíticas embora necessária para o entendimento foi maçante, mas no geral o livro é sensacional, agora entendo o porquê de ser um clássico da literatura mundial. Um livro necessário a todos, de leitura obrigatória , daqui há uns anos pretendo relê-lo.
rodrigo963 24/10/2021minha estante
Muito bom! ????

Gabriel M 13/11/2023

Um dos melhores livros que já li
Livro sensacional! George Orwell apresenta uma distopia suja, decadente e muito crível. Uma trama ágil, sem deixar de ser profunda. Nota 10.
kezya araujo 13/11/2023minha estante
Tô tentando ler ele tem 1 ano

Thatiana 27/07/2020

Leitura essencial!
Esse é aquele livro essencial que você tem que ter e todo mundo deveria ler!
É incrível como é uma leitura totalmente atual que nos faz inclusive temer o nosso próprio futuro, com tantos pontos semelhantes ao nosso atual estado político.

Amanda 15/05/2021

1984 super atual
Livro que mistura ficção com doses de crítica a realidade política atual. O autoritarismo de uns, e a idolatria de outros. Recomendo!

VK 99 04/09/2023

Apenas Orwell
Visionário e atemporal.

George, em 1949, já nos apresentava o destino do mundo, no qual se torna cada dia mais concreto.

Say hello to the Big Brother.

Thaís 01/11/2021

"Até se tornarem conscientes, nunca se rebelarão, e até se rebelarem, não se tornarão conscientes."

Em uma sociedade em constante estado de guerra contra outros países e contra os inimigos do sistema, cada cidadão deve viver sob a permanente vigilância das teletelas. Qualquer sinal de comportamento ou pensamento desviante da ideologia do Grande Irmão é severamente punido pela Polícia do Pensar.

A primeira distopia que li foi de George Orwell. Confesso que logo de início fiquei apaixonada pela forma em que o autor narrava os acontecimentos, e esperei ansiosa para ler 1984.
Apesar de não ter sido tudo o que eu esperava e por não ter tantas personagens que deixem alguma marca registrada (em minha opinião), é um livro que te tira de sua zona de conforto e traz reflexões valiosas.
marcel.gianotti 01/11/2021minha estante
Adorei a sua reflexão sobre o livro. Muito interessante!!!

julia 06/01/2021

"Guerra é paz. Liberdade é escravidão. Ignorância é força."
1984 me destruiu. Eu chorei, perdi completamente as esperanças na sociedade; fui, sinceramente, derrotada. Levei diversos tapas na cara. Mas não deixaria de ler este livro novamente.

Em 1984, Orwell vai além de todos os seus trabalhos ? não digo isso para desvalorizar suas outras obras, mas 1984 está um nível acima. Ele não poupa críticas aos extremos poderes ? afinal, governos autoritários são sempre condenáveis.

Esse livro me deixou reflexiva por meses. A forma como ele se encaixa no passado, no presente e, provavelmente, no futuro é surreal. A todo momento eu sentia uma extrema necessidade de repensar todos os meus conceitos. Foi um livro sufocante, mas completamente necessário. Foi avassalador, mas cirúrgico. 1984 é a prova de que a história é sempre a mesma. Me senti presa numa realidade que é sempre igual, por todas as semelhanças com nossos dias atuais. Sempre existirá quem tentará tirar a nossa liberdade, seja de uma forma sutil, seja de uma forma vulgar.

A semelhança com a realidade brasileira me assustou, confesso. Um líder acima de todos, que tudo vê, tudo sabe. Certamente, se a história se passasse no Brasil, o Grande Irmão seria chamado de "mito" pelo povo.

1984 fez eu entender que a liberdade é algo frágil, mesmo que pareça algo cotidiano. Espero nunca olhar para o mundo atual, e ver que nos deixamos acreditar que dois e dois são cinco.
Douglas.Yusuf 06/01/2021minha estante
Fantástico esse livro. Leitura obrigatória

Mariana 18/01/2021

"A história se interrompeu. Nada existe além de um presente interminável no qual o Partido sempre tem razão."

1984 é o tipo de livro "difícil" de ser resenhado. Não por que sua escrita ou seu conteúdo são complicados, mas porque é BRILHANTE e NECESSÁRIO (e claro, atemporal).
Imagine que você está sendo vigiado, mas não tem certeza de quando isso está acontecendo. Agora imagine que seus próprios pensamentos podem também estar sendo vigiados... É de enlouquecer, não?! Junte isso ao fato da história ser modificada dia após dia: quem saiu no jornal ontem como "inimigo" hoje é "amigo" e não há evidências (provas escritas) de que antes era inimigo; ou então alguém que ontem existia, falava, trabalhava hoje não há provas físicas, concretas de que de fato existiu, a não ser pela sua própria consciência... Como provar? "Se tanto o passado como o mundo externo existem apenas na mente, e se a própria mente é controlável - como fazer então?" - BEM VINDOS À 1984!

A história é dividida em 3 partes:
Parte I introduz o leitor sobre esse "novo mundo" (utilizando esse termo porque me fez lembrar muito de Admirável Mundo Novo), apresentando-nos o Partido e suas artimanhas, o Grande Irmão (figura que me fez lembrar do Panóptico e do "vigiar e punir" de Foucault) e a vivência de Winston nesse novo tipo de sociedade onde o sexo, a vaidade, o casamento, as instituições são proibidas e a história e o passado são mudados constantemente.
Parte II acompanha com mais profundidade os pensamentos de Winston a respeito da nova forma de viver (política) e de brinde trás um romance, em um cenário onde esse tipo de relação é estritamente proibido.
Parte III trás a tensão maior, os embates e claro, o aprofundamento sobre as questões políticas, sobre "o que há nas entrelinhas" de cada decisão que o "Partido" toma.

Não há muito como dizer sobre recomendar, a não ser dessa forma: LEIA 1984!!!!, com capslock ligado como se estivesse gritando (implorando), então... LEIA 1984!!!!!!!!

Moranguette 01/11/2022

Espetacular e muito mais.
Começo minha resenha citando o quão esta leitura foi prazerosa, com diversas analogias e reflexões sobre a política mundial, faz críticas fantásticas ao sistema opressor totalitário.
Estou me segurando para não contar spoiler. O livro se divide em três partes, a primeira é menos dinâmica, mostra a distopia opressora praticada pelo partido; telemonitores, comida regrada (rações), filhos contra pais, desejos inibidos, culto e adoração ao líder, entre outros. A segunda parte é a melhor ao meu ver, desenrola tudo e aparenta está indo bem, mil flores (INCRIVEL, PEEFEITO, LI EM UMA HORA), a terceira reforça o quanto o cidadão é inútil perto da coligação e o quanto podem ser alienados facilmente. Apresento comentarios negativos somente à edição que eu comprei; da editora Via Leitura, a letra é muito pequena e com pouquíssimo espaçamento, cansa a vista, porém, nada que prejudique a história do livro. Todos deveriam ler esse clássico da literatura, talvez seríamos levados muito menos pela alienação...

Super recomendo. Perfeito.
Karol 01/11/2022minha estante
Livro perfeito, digo que é uma leitura obrigatória

mateusveltinho 03/12/2023

Arrebatador
Logando 1984 aqui mesmo sem saber a data exata em que comecei e em que terminei, pois o importante é que li.
Diferentemente de Revolução dos Bichos, 1984 consegue interessar o leitor pela sua história, e não só pela sua alegoria. Me peguei em muitos momentos parando e pensando "🤬 #$%!& ! Foda!".

Achei o final meio qualquer coisa, mas no resto bem legal.