Ale 21/06/2011
ajudando a crescer
Steve Harvey, com seu livro, de certa FORMA ajuda as mulheres a crescerem...Discordo que seja um livro moralista, de longe, é sim pluralista, pois apresenta os fatos para os diferentes tipos de mulheres: a solteira, a separada com filhos, a separada sem filhos, a 'novinha', a mais velha, a religiosa, a pervertida...é uma forma divertida de mostrar as diferenças e melhorar a convivência entre homens e mulheres...aliás a forma que ele escolhe (bem humorada) para falar é a melhor opção já que a linguagem científica às vezes é um saco de aguentar e não acrescenta nada, às vezes, não diz coisa com coisa...o científico ou as diferenças biológicas (entre homens e mulheres) pra quem preferir, nem sempre acrescenta algo novo e melhora a vida das pessoas na prática. Que me adianta ler um artigo com linguagem toda empolada sobre a diferença biológica entre homens e mulheres se no fim talvez eu não consiga entender ou apreender nada? O que melhora é quando as coisas saem do papel para fazer parte do cotidiano de todos, sem demagogia, sem rodeios, inteligentes ou não, estudados ou não, todos precisam acessar as informações de alguma forma. De que adianta a "Mariazinha" ouvir falar que a testosterona é hormônio masculino e o estrogênio é hormônio feminino e cada um tem suas funções particulares se na vida prática dela o que está enfrentando são dificuldades para se relacionar com seu marido e ela gostaria muito de mudar isso?
FOI ISSO QUE O STEVE FEZ, SAIU DA ZONA DE CONFORTO DELE PRA AJUDAR ATRAVÉS DO TRABALHO DELE...E NO PRÓPRIO LIVRO ELE DIZ SE SURPREENDER COM A QUANTIDADE DE CONTATOS QUE RECEBEU. CLARO QUE NÃO DÁ PARA SEGUIR TODAS AS DICAS QUE ELE DÁ, ISSO É ÓBVIO, ELE SUGERE AS COISAS PARA MULHERES DIFERENTES QUERIDAS LEITORAS!
Acho que é por isso que a auto-ajuda faz tanto sucesso. Superficial ou não, funcionalista ou não, pelo menos a auto-ajuda sai das prateleiras para circular e tentar fazer algo pelas pessoas que não seja encalhar e alergizar as prateleiras das livrarias.
Não é meu objetivo entrar no mérito "comercial R$".
No fim, cada um que leia o que gosta e deu pra bola!