Fora da Lei

Fora da Lei Angus Donald

Resenhas - Fora da Lei

Milla Cinemaniac 17/09/2023

Após ser pego roubando no mercado de Nottingham, o jovem Alan Dale se vê obrigado a deixar sua família para viver sob a proteção dos notórios fora da lei da Floresta de Sherwood. O líder do grupo é o infame Robin Hood, que surge na trama como um guerreiro forte e sedento de sangue, capaz de despertar, ao mesmo tempo, medo e admiração entre seus rivais e vítimas.Em pouco tempo, Robin torna-se o mentor de Alan e, ao lado de seus companheiros, o ensina a lutar e a vencer. Mas o Senhor da Floresta é um homem impiedoso, e, ao perceber isso, Alan passa a questioná-lo e a temer que seu protetor se torne seu assassino. Lealdade, poder, vingança e fé estão em jogo neste suspense onde o herói também pode ser vilão.De batalhas sangrentas e perseguições alucinantes a banquetes dignos da nobreza, Fora da lei é uma história de ação que mergulha fundo na fascinante lenda de Robin Hood.

Zorobabel 31/08/2022

Muito bom! Se voce gosta de coração valente vai amar esse livro!
Introdução

Infelizmente eu ignorei esse livro por um bom tempo por causa das resenhas que li, resenhas essas que nem de longe eram caprichadas e me levaram ao equivoco de adiar a compra desse excelente livro, pensado que era algo ruim ou genérico. Graças a Deus ele entrou em promoção na Amazon eu comprei, só pelo fato de ser uma ficção histórica. Fiquei surpreso com o livro porque ele é realmente muito bom! Se você gosta de Cornwell, Iggulden, ou ama Coração Valente como eu, tem aqui um prato cheio.

Enredo
Nesse livro acompanhamos o Alan Dale, um garotinho ladrão que por força das circunstâncias acaba tendo que integrar um grupo de homens que fazem uma espécie de justiça paralela, sob a tutela de seu Lorde, Robert Odo. Passamos então a conhecer melhor esse grupo e seu líder, Robin Hood. Aqui não temos absolutamente nada de Disney, somos apresentado a um lorde astuto, muito carismático e ao mesmo tempo frio, o desenvolvimento da história é excelente, sempre tem algo acontecendo e a escrita é muito fluida, Robin me lembra em muitos momentos William Wallace de coração valente. Nada aqui é descrito de qualquer jeito e conseguimos sentir o magnetismo que emana do personagem, quase como um Walter White de Breaking Bad ou Don Michael/Vito Corleone do poderoso chefão. Nos sentimos incluídos nesse mundo porque vamos nos desenvolvendo junto com Alan, que vai se tornando um jovem adulto, sob a tutela indireta de Robert. Vamos conhecendo as pessoas e o modo de vida daqueles que estão a margem da sociedade liderados por Robin, passamos a conhecer os espiões, professores, guerreiros, arqueiros, religiosos, financiadores e apoiadores do bando o que por sua vez deixa o mundo cada vez mais atraente. Alan não é um prodígio, é um garoto comum, esperto e muito safo que lida com as situações utilizando as capacidades que tem. Além disso temos alguns plot twists que são muito bons! A astúcia de Robin é muito satisfatória e as soluções e descrições de batalhas são maravilhosas. O livro é repleto de violência mas tudo é bem encaixado e tem um propósito na narrativa, a brutalidade não é posta como um prazer, mas como um fardo desagradável porém necessário para sobreviver nesse mundo corrompido.

Personagens

O desenvolvimento de personagem é excelente! O protagonista é cheio de nuances, ele tem medo, é covarde, corajoso, corrupto, fiel, gentil e escroto. Vamos odiar ele em alguns momentos e sentir pena em outros. Nada aqui é gratuito, não tem aquela coisa de treinou dois dias e se tornou o melhor guerreiro, ou melhor arqueiro ou músico. Alan tem que ralar muito para fazer algo de modo minimante decente, Inclusive o inclinamento do personagem é muito mais para um bardo do que para um guerreiro. Os outros personagens são bem desenvolvidos também e fazem a gente gostar deles, temos o taciturno e articulador, Hugh, o caloroso e voz da consciência, Tuck, o poderoso e fiel João pequeno(que parece Hamish de coração valente) e a cereja do bolo, Robin, como eu disse aqui descrito como um líder carismático, cruel, magnético, apaixonante e repulsivo, cativante e estratégico, não espere um Robin subindo em arvores com meia dúzia de crianças e vagabundos, aqui ele é um líder, bem articulado, com muitos espiões, contatos e estratégias, com uma mente tão ou mais afiada que a espada. Robin tem muito de William Walace de coração valente, em carisma, liderança, articulação e estratégia

Aspectos físicos (Fonte, Diagramação, qualidade do papel, conforto de leitura)

O Livro é muito bonito, a diagramação é impecável, o papel é muito bom e a fonte é bastante confortável, a tradução é excelente apesar de alguns raríssimos deslizes, mas nada que comprometa a diversão.

Divertimento

O Livro é incrivelmente divertido e gostoso de ler, a leitura é fluída, o desenvolvimento é muito bom, realmente nos sentimos naquele mundo, nos sentimos parte do grupo de Robin. Esse livro me fez abandonar o celular e o Videogame, fiquei triste quando acabou, pois poderia facilmente ler o dobro ou triplo de páginas.

Minhas impressões
Esse livro me deixou muito feliz pois há tempos eu buscava uma leitura que fosse boa como crônicas saxônicas de Cornwell ou o Imperador de Iggulden. Sou apaixonado por Coração Valente e esse livro me lembro o filme muitas vezes. A escrita é muito boa, muito fluida e prazerosa, as descrições são na medida certa, você consegue sentir o ambiente, os personagens são bem desenvolvidos e carismáticos. Talvez o livro tenha sido prejudicado pelo fator Disney, ao pegar esse livro e ler Robin Hood, muitas pessoas, especialmente adolescentes imaginem algo como Percy Jackson, Nárnia, contos de fadas juvenis ou aquele arqueiro clichê de hollywood interpretado por Russell Crowe. Esse é um livro adulto para quem gosta de ficção histórica e o nome Robin Hood não faz a menor falta. Se fosse um livro sobre a Inglaterra medieval talvez fizesse o sucesso merecido, não por falta de qualidade pois o livro é incrível, o Robin é incrível, mas pela expectativas que as pessoas possam criar. Gostei mais desse livro do que das Crônicas de Artur do Cornwell.

Prós - Enredo bem construído, narrativa fluída e envolvente, desenvolvimento e construção de personagens na medida certa, ambientação caprichada, descrição de combates empolgantes, diversão, qualidade de escrita, imersão, diagramação, papel e fonte. Me surpreendeu muito, tudo é bem ambientado, desenvolvido e construído na medida certa, não nos sentimos cansados durante a leitura e nem com vontade de pular para a próxima pagina sem ler.

Contras - Ao meu ver apenas dois pontos não foram tão bons, mas não chegam nem de longe a estragar a experiencia. 1- Robin participa de um ritual que achei desnecessário, entendo a importância de mostrar a religião pagã, mas penso que ele poderia ser um expectador assim como o protagonista foi. A segunda coisa é que há duas menções sexuais no livro que não me agradaram, não pelo sexo em si, porque isso faz parte da humanidade e da vida, mas acho que o autor ou tradutor poderia ter usado palavras mais amenas, pelo fato da narrativa em muitos momentos optar usar metáforas, soou muito esquisito e deslocado o uso de uma palavra chula de forma gratuita, sendo que na própria cena a construção foi mais voltado a sinônimos. Não é pelo nome em si, é apenas pelo fato de não se encaixar no padrão narrativo, porém isso não compromete negativamente a experiencia, acontece apenas duas vezes e poderia ser ajustado na tradução.
Carla 31/08/2022minha estante
Achei seu comentário muito rico , com o seu ponto de vista do livro da uma vontade imensa de ler o livro e sentir a mesma emoção, cada detalhe é opinião destaca coisas surpreendentes , sua visão crítica da uma curiosidade imensa de ler o livro , parabéns pela linda resenha

Antonio 31/08/2022minha estante
Po Mano que resenha top, vou ler com certeza!

Murilo Bustamante 31/08/2022minha estante
Tu já leu o segundo livro? Quando lê faz a resenha tbm

Aline Maya 31/08/2022minha estante
O Robin é incrível né? E além de tudo ainda canta, kkkkk

Milla.Resende 31/08/2022minha estante
Finalmente alguém escreveu uma resenha decente sobre esse livro, li cada resenha grotesca aqui no Skoob inclusive duas das mais votadas não sei qual foi a pior, Uns querem Robin Hood da Disney e o outro queria um Livro didático, reclamou que Robin foi inventado, mas todos esses caras normalmente são, Artur é uma lenda, Robin uma lenda, Sharpe nunca existiu, Uthred nunca exisitu, Nicolas Hook foi inventado a partir de um nome numa lista de soldados

Jean 31/08/2022minha estante
Primeiramente parabéns pela resenha! Muito bem detalhada, e com uma opinião bem sincera. Muitas das resenhas que encontro fazem você nem querer ler o livro que poderia ser muito, mais muito bom, más a sua realmente é surpreendente.
Em poucas linhas lidas já me fez ter ainda mais vontade de ler o livro, estou ansioso para que o meu livro chegue logo para que eu possa lê-lo...

Lore 01/09/2022minha estante
Engraçado como a experiência da leitura é única para cada pessoa, o bom que agora esse livro tão bom tem uma resenha positiva e bem escrita ???

Carlos 01/09/2022minha estante
Sinceramente eu achei ótimo, tanto os personagens como a história e o divertimento, aquilo que o senhor falou sobre esperar do livro ser como um conto de fadas, por causa do título, ajuda bastante, pois eu achava que seria nesse pique aí da Disney, mas ficou top a resenha do senhor.

Caellum 27/08/2023minha estante
QUE RESENHA!

Kevin.Souza 10/06/2020

Surpreendente!
Esse livro excede todas as expectativas que eu tinha sobre ele antes de iniciar a leitura.
É uma leitura muito profunda e tocante, do tipo que nos faz sentir raiva, pena, agonia, alegria e varios outros sentimentos conforme a história vai acontecendo.
Diferente do que imaginei antes de começar a ler, não é um livro típico sobre séculos anteriores, mostrando as partes incríveis de viver naquela época; mostra também as partes mais crueis da antiguidade.

Little Liz 04/06/2020

A história é contado em primeira pessoa por Alan Dale que conta suas aventuras como um fora da lei após sua mãe entregá-lo aos cuidados de Robin.
É uma história repletas de assassinato, traições,mas totalmente previsível.
Eu achei uma leitura interessante apesar de ser totalmente previsível,tem uma leitura de fácil entendimentos e acho também que ela deveria ser bem mais interessante por se trata do Robin hood e suas lutas contra a injustiça do rei e seus cavaleiros sobre Sherwood.

Gabi 24/05/2020

Não achei ruim, mas também não achei incriveeel. A escrita é de fácil entendimento, gostei da história, só acho que não faz tanto o meu tipo, mas ainda sim, é um bom livro.

criscat 10/12/2017

Robin Hood
A história é narrada em primeira pessoa e, assim como n'O grande Gatsby, o narrador não é o protagonista. Enquanto nesse, Nick Carraway conta a história de Jay Gatsby, em Fora da Lei, Dale conta sua versão da história de Robin Hood. Dale, beirando os 60 anos de idade, mora com a nora e o neto, depois que seu filho Rob morreu de hemorragia. E é através de suas memórias que a narrativa toma corpo.

site: http://www.cafeinaliteraria.com.br/2017/06/15/fora-da-lei-the-outlaw-chronicles-1/

R. Mesquita 30/12/2015

O livro é bom!
Eu li esse livro já tem uns anos e gostei bastante. A narrativa é boa e o personagem nem cativante. Me lembrou muito Crônicas Saxônicas, e se você é fã do Bernard Cornwell, vai gostar bastante dele. Pretendo ler a continuação em breve.
Não entendi porque teve gente que não gostou. Deve ser porque estão acostumados a outro tipo de gênero

Jessica 02/03/2014

Apesar de tudo, não parei de ler...
O livro é muito mal escrito e a tradução/revisão não ajuda. Francamente, não parei de ler apenas por se tratar de Robin Hood, um tema que realmente me agrada.
O narrador, apesar de ser um homem maduro tratando de suas aventuras de infância, não tem qualquer maturidade e a tentativa de evitar dicotomias entre bem e mal é extremamente forçada. Gostei de alguns personagens, como a Marian e Tuck, mas achei que a solução final para o traidor foi preguiçosa, além de clichê. Clichê, na verdade, seria uma boa definição para esse livro.
Infelizmente, não recomendo.

Gabriel 07/01/2014

Muito bom.
Esse livro é uma aventura de um jovem fora da lei, que se junta com Robin hood.
Mostra o mundo como ele foi na idade média. A lei da espada.

Mas, se você for super fã de livros como Percy Jackson, eu não recomendo. Não por ter muitas cenas sanguinárias, mas cenas inapropriadas para menores.

Eu recomendo, para maiores de no mínimo 14 anos.

Fabricio268 28/05/2013

Uma flecha que acerta o alvo
Alan Dale, garoto de 13 anos, acostumado a cometer pequenos furtos para sobreviver, está perto de ser mutilado ou mesmo morto após ser pego em um dos seus golpes. Para fugir da punição, sua mãe pede ao famoso ladrão, Robin Hood, que o proteja. Seu pedido é atendido, Robin leva o garoto para a floresta de Sherwood, e assim, Alan é integrado como aprendiz ao grupo de foras da lei.
Tem início, então, uma jornada brutal, sangrenta, violenta e selvagem pela sobrevivência.
O enredo é forte, dinâmico e muito cativante.
Todo livro é narrado sob o ponto de vista de Alan, e com ele vivemos suas descobertas no perigoso mundo dos ladrões, a vida na floresta, tristezas, alegrias, ferozes duelos e batalhas, vitórias e derrotas.

Victor Vale 03/09/2012

O texto começa pouco interessante, mas surpreendentemente ganha força. O personagem principal torna-se menos caricaturado e a vida "Fora da Lei" torna-se plausível.
Ainda caricaturada, alguns clichês, mas envolvente.

Nando 19/05/2012

O nome de Robin Hood e dos personagens da fábula que todo mundo conhece é usado só pra atrair a atenção pela fama que o próprio Robin possui na cultura ocidental, porém o livro nem precisaria desse artifício por passar longe de qualquer idéia de perfeição, extrema bondade e infalibilidade próprias de quase todos os heróis das lendas.

O que chama atenção é a crueza dos fatos que o autor descreve, abordando exatamente o que se espera daquela época... relatos fascinantes e muitas vezes chocantes... a brutalidade das guerras, os abusos das autoridades, o desespero de quem vive no campo a mercê de quem tem o poder.

Livro muito bom... espero que publiquem logo as continuações.

LOSK 05/02/2012

Me surpreendi,achei que tinha comprado um livro qualquer sobre um personagem interessante e descubro,que, na verdade comprei um ótimo romance sobre um excelente personagem.

Pra mim um dos únicos problemas do livro, é a capa dar ênfase ao Robin Hood, algum desavisado pode achar que ele é o personagem principal do livro o que não é o caso.

Já li várias histórias de garotos que se tornam cavaleiros em diversos livros...e achei a de Alan uma das melhores e mais divertidas.
Espero ansioso pelas continuações que ainda não chegaram no Brasil.

AndyinhA 29/11/2011

Trecho de resenha do blog MON PETIT POISON

Antes de tudo, a história nem é contada por Robin e sim por Alan Dale que aqui no livro é um menino e conta sua pobre vida e como tudo era difícil naquele tempo. Seu encontro com Robin acontece por causa de quase perder a mão, pois ele é pego roubando e naqueles tempos era a lei do ‘olho por olho, dente por dente’, por isso, se você fosse pego roubando o castigo seria perder uma das mãos. A mãe pede proteção ao Senhor da Floresta de Sherwood e então sua vida muda completamente.

Robin apareceu relativamente pouco no livro e todas as vezes que aparece ele sempre é retratado de forma diferente, na verdade a visão de Alan sobre Robin muda com o que ele aprende, afinal para ser o Senhor da Floresta, ser temido e respeitado é necessário doses de crueldade. Aos poucos Alan percebe que todo o ‘romantismo’ que ele tinha sobre Robin muda devido a verdade nua e crua que ele aprende.

Achei a história um pouco arrastada, talvez tenha a ver com as muitas descrições das batalhas travadas e também todo o tempo que o menino aprendeu a lutar, as vezes tinha impressão que aquele aprendizado levava mil anos e não alguns meses. As descrições são bem detalhadas, algumas vezes até demais. Porém percebemos claramente a mudança no personagem. Principalmente nos momentos em que ele está na corte.

Mais em: http://bit.ly/uolebj