Tudo sobre Anne

Tudo sobre Anne Menno Metselaar...

Resenhas - Tudo sobre Anne

Bruno Rodrigues 20/02/2023

Viaje pela história de Anne
O livro faz uma linha do tempo do nascimento de Anne Frank até hoje, apresenta fotografias, muita informações sobre Anne, além de páginas especiais que apresentam um conteúdo riquíssimo sobre a segunda grande guerra e o holocausto.
A edição é muito bonita esteticamente, possui um tamanho grande, dando suporte para que as imagens sejam distribuídas com liberdade, as páginas especiais além de possuírem muita informação e imagens complementares sobre a história, dão uma estética peculiar ao livro.
A obra contém um material complementar denso para os leitores do Diário de Anne Frank, proporciona uma viagem no tempo para um momento sombrio da história, mas que através de Anne Frank nos dá esperança.

lu amaro 09/09/2022

tudo sobre anne 5/5
perfeito!! Esse livro é muito informativo, é super completo e detalhado e tem diversas informações que não tem no diário da anne tradicional, eu aprendi diversas coisas novas sobre essa história tão triste e com certeza vou levar muitos apredizados desse livro pra vida. leiam! Eu super indico, principalmente se você já gosta de entender mais sobre a 2° guerra e a história dos frank! minha nota foi 5 pela organização do livro e pela quantidade/qualidade das informações!

estantedaju 01/05/2021

Inesquecível Anne <3
🥺 Já perdi as contas de quantas vezes li o Diário de Anne Frank, e sua história sempre me toca. Em 2019, conheci a casa em que ela, sua família e amigos se esconderam de 1942 a 1944, e de longe foi um dos locais mais emocionantes e cheio de histórias em que já estive.

😭 Os cômodos e vários detalhes da casa foram preservados e são abertos a visitantes, que, ao chegarem, recebem um aparelho com um fone para ouvir um pouco sobre cada espaço e são instruídos a não fotografar o interior da casa.

🌟 Lá, subimos pela escadinha em que Hazel, de A Culpa é das Estrelas escala (é realmente muito íngreme e estreita) com seu oxigênio, vemos o quarto e as fotos de Anne e também o esconderijo atrás da estante de livros, e a cada passo é uma emoção ao lembrar da vida de Anne e de tantos outros durante a Segunda Guerra.

❤ Não pude deixar de comprar esse livro, que é cheio de curiosidades e informações extra sobre suas vivências. Não importa quantas vezes eu releia, vou sempre admirar essa garota que foi tão guerreira e fez registros que comovem o mundo.

🔙 Se um dia eu puder, sem dúvidas vou querer voltar à casa de Anne. É impossível não sair de lá inspirada e em meio a lágrimas. E se você um dia for a Amsterdam, fica a dica de um local que não pode deixar de conhecer. Uma experiência totalmemte forte, marcante e inesquecível.

📚 E você já conhece a história e a casa de Anne?

site: https://www.instagram.com/p/COQ7WZmD0YJ/

Gramatura Alta 26/11/2019

Anne Frank é um nome que com certeza você conhece. A pequena almeã/holandesa ficou mundialmente famosa por ter seu diário publicado postumamente. Lá eram reunidos todos os seus pensamentos e sua rotina, vivendo num esconderijo junto com sua família. Eles se escondiam da Alemanha Nazista, que durante a Segunda Guerra Mundial, perseguiu e assassinou judeus e outras minorias. No livro TUDO SOBRE ANNE, teremos uma visão resumida sobre o que ocorreu antes, durante e depois da morte de Anne, um complemento mais que perfeito para quem já leu o diário ou para aqueles que querem conhecer a vida desse pequeno ser humano que viveu pouco, mas fez história.

O básico você já sabe, os judeus eram perseguidos e em seguida precisavam se entregar para o exercito invasor quando fossem convocados. De lá, eles eram enviados para campos de trabalhos, onde o que lhes esperava era uma vida de trabalhos forçados e a morte mais que certa. Anne e sua família eram judeus e em TUDO SOBRE ANNE, fica claro como as pessoas eram catalogadas, entre judeus ou não. O livro também abre uma discussão interessante no tema da perseguição. Não existiam distinções entre judeus ricos ou pobres, todos eram caçados. A família de Anne tinha uma condição financeira boa, eram donos de uma fábrica de alimentos. E será no terraço dessa fábrica o esconderijo da família Frank por mais de dois anos.

O que mais enriquece TUDO SOBRE ANNE é a sua edição que faz uso de um formato que parece um catalogo de loja ou um livro didático. O mesmo responde a toda e qualquer pergunta que possa surgir para o leitor: porque os judeus eram levados para campos de concentração? Anne Frank tinha medo durante sua vida no esconderijo? O que é holocausto ou a suástica nazista? Esses pequenos questionamentos surgem no meio das páginas, em forma de mini-páginas, como pequenas abas de anúncios da internet. Esse artificio deixa a leitura extremamente clara e não dá brechas para a confusão, já que tudo, absolutamente tudo, é explicado durante a leitura.

Além de ser bem completo na sua proposta, o livro serve quase como uma introdução e continuação para quem leu ou for ler O DIÁRIO DE ANNE FRANK, já que a nossa pequena escritora não teve tempo de finalizar sua prosa. Todos no esconderijo foram descobertos e mandados para campos de concentração, tendo os homens e mulheres divididos em grupos distintos. Dos oito judeus escondidos no escondeijo, apenas um sobreviveu, o pai de Anne, que foi fundamental para o processo de publicação do diário de sua filha.

O livro é composto por dezenas de fotos que ajudam a ilustrar perfeitamente a vida de Anne Frank e sua família. Também temos várias passagens que descrevem com perfeição como funcionava a vida no esconderijo e quais as regras que eram necessárias para se manterem completamente escondidos.

O livro se encerra mostrando tudo o que aconteceu com o final da guerra e a descoberta de que a pequena Anne Frank tinha falecido vitima de uma doença em um dos campos. A leitura começa a ficar mais triste, mas também com uma pequena esperança, já que o pai de Anne sobreviveu e conseguiu publicar o livro, eternizando a filha na história mundial.

TUDO SOBRE ANNE é mais um daqueles livros que deveriam ser leitura obrigatória. Suas extremamente completas 40 páginas, todas em formato grande, exemplificam tudo o que aconteceu com essa família nesses tempos sombrios. Explica como estava o mundo e qual foi o destino de todos com o final da guerra. Cheio de pequenas informações, fotos, mapas e esquemas, o livro, que também pode ser chamado de um guia, é a aposta mais que perfeita para quem quer conhecer um pouco sobre como era a perseguição judia durante a Segunda Guerra Mundial. E para aqueles, assim como eu, que já leram o diário, a leitura completa bem tudo aquilo que já conhecemos, mostrando um recorte da vida de Anne que não tem em seu diário, além é claro de ser um belo resumo sobre a vida dessa pequena vítima da guerra.

site: http://gramaturaalta.com.br/2019/11/25/resenha-tudo-sobre-anne/