2001: Uma Odisseia no Espaço

2001: Uma Odisseia no Espaço Arthur C. Clarke

Resenhas - 2001: Uma Odisseia no Espaço

luke - among the living. 30/12/2020

MONOLITO
É isso. Ouso dizer que esse livro significou bem mais pra mim por motivos pessoais. Ele realmente viajou comigo por uma jornada de vida e morte. E foi um prazer ter voltado pra ler a conclusão dele.

Por coincidência, o capítulo em que eu havia parado de ler e que foi o mesmo que eu voltei depois de tudo foi "O Sobrevivente".

Desculpa, mas não dá pra falar sobre o livro dessa vez. O prazer de estar vivo supera essa vontade :-)

Fabio Di Pietro 02/02/2021

Sinta-se um passageiro
Clarke tem um estilo de escrita que aprecio muito. Há sempre um mistério a ser desvendado, que o autor traz a resposta em poucos capítulos, para trazer uma nova questão. Ou seja, o livro te prende do início ao fim.
A viagem que embarcamos é através do espaço, mas também do nosso interior, da nossa humanidade.
Sentimos que estamos ali, na Discovery, junto com Dave rumo ao desconhecido.
O livro foi criado para o filme, pois o autor preferiu esse modelo do que criar um roteiro com todas as suas "burocracias".
Escrita fácil, apesar da compreensão do fim do livro ser mais filosófica.
Aos amantes da ficção científica e daqueles que curtem uma viagem filosófica.
Edição maravilhosa da Aleph, com o livro imitando o monolito e o fatídico osso, tão icônico no filme de mesmo nome.

saulocruz 16/03/2022

Robôs, ciência, ética e filosofia
O clássico cinematográfico de Stanley Kubrick, de 1968, retrata a obra prima de Arthur C. Clarke de modo majestoso. Entretanto, apenas nas páginas do livro se tem a experiência provocadora e questionadora que o autor aborda ao lançar instigantes reflexões sobre as premissas éticas e filosóficas que permeiam os avanços da ciência. Até onde o homem pode alcançar? Quais os limites (intransponíveis?) que circundam a nossa existência no planeta, no universo? Estamos sozinhos no cosmos? Podem as máquinas determinarem o destino da humanidade? Não é um livro fácil, nem um livro que se propõe a dar respostas, pelo contrário. Leitura densa, por vezes desconfortável e desconcertante, com saltos no tempo e com trechos mais sensitivos do que descritivos.

site: https://www.doctoralia.com.br/saulo-cruz-rocha