Relações entre bebês e adultos na creche: o cuidado como ética

Relações entre bebês e adultos na creche: o cuidado como ética Daniela Guimarães

Resenhas -

Fabricio.Macedo 02/02/2022

Cuidado foi o tema sugerido por minha equipe de trabalho ao final de 2020, ano em que vivemos a novidade da pandemia da Covid 19. Eu estava ausente neste encontro para pensar no tema da proposta pedagógica para o ano seguinte, mas de alguma forma, uma consciência coletiva nos conectava, me trazia junto às ideias daqueles professores. Ainda me alegro quando penso na empatia, na sensibilidade de um grupo diante a tantas faltas, ausências e necessidades mesmo. Pensar no cuidado como relação ética passa pelo meu olhar sobre mim mesmo. Como me vejo frente a um espelho - objetivamente, subjetivamente? Como enxergo as marcas na minha pele e aquelas deixadas em minha mente e coração? Como tenho cuidado de todas elas? Cuidemos mais e melhor de nós!

"Quem cuida está em busca de algo de bom." - Mortari, L. Filosofia do Cuidado. Paulus, p. 110.