Carta Encíclica Fides Et Ratio

Carta Encíclica Fides Et Ratio Papa João Paulo II

Resenhas - Carta Encíclica Fides Et Ratio

Bruno 20/11/2023

Encíclica do saudoso e santo Papa João Paulo II, abordando a falsa dicotomia fides et ratio. Confirma a posição estabelecida por Leão XIII em encíclica muito anterior.
"Foi Deus quem colocou no coração do homem o desejo de conhecer a verdade". Cada uma a seu tempo, fé e razão são manifestações necessárias ao cristão.
Por muito tempo, desenvolveram-se mutuamente, até separação abrupta quando do iluminismo. A teologia, no entanto, nao fechou as portas à filosofia - muito embora a recíproca não seja verdadeira.
Nem tudo, no entanto, é alcançável, na fé, por meio da razão. A Revelação é território exclusivo da piedade.
O sumo pontífice exorta a amizade entre a teologia e a filosofia em tempos de pós-modernidade nesta poderosa carta à sua Igreja.

Rafael.Nicastro 21/04/2021

Busca por respostas aos problemas da existência humana
Ao início, temos a clássica e sábia frase: ?fé e razão (fides et ratio) constituem como que as duas asas pelas quais o espírito humano se eleva para a contemplação da verdade?. O que mostra, desde o princípio, ser falsa a dicotomia entre esses dois conceitos.

Nesta carta, São João Paulo II faz ótimas sínteses sobre a história da relação entre fé e razão na Tradição da Igreja, nas escrituras e nos documentos magisteriais.

Além disso, apresenta caminhos para condução dos estudos teológicos, filosóficos e científicos.

Contudo, o grande ponto da Carta e que explica o motivo de ter sido escrita é o cenário em que vivemos, no qual se perdeu a noção sobre a existência da Verdade. Por isso, o Papa afirma isso em vários momentos, além de confirmar que essa Verdade, em última instância, é o próprio Deus! Buscar verdades menores aproxima o homem da Verdade maior e absoluta que é o Divino.

Apesar de já ter quase 30 anos, em tempos de pós-verdade e fake news, de relativizações e do aumento do número de pessoas que não veem sentido na existência, este documento magisterial se mostra perfeito para explicar de forma clara e profunda que o homem encontra o sentido de sua existência quando se encontra com Verdade que o transcende. É isso que o homem precisa buscar!

Gaudino 09/01/2021

Fé e Razão: as asas que nos elevam a verdade
Uma ótima leitura, enriquecedora e que demonstra que fé e a razão nunca foram antagonistas mas que ambas se complementam e nos elevam a verdade desde que equilibradas e moderadas.
Uma excelente leitura para quem busca compreender como essas duas grandezas podem caminhar juntas.
A encíclica conta com citações e pensamentos filosóficos, teológicos que fortalecem as visões do Papa João Paulo II e da Igreja Católica sobre o assunto.

Beto 26/09/2012

Filosófico ao extremo.
Explica as bases filosóficas da fé católica. Para religiosos e não-religiosos. Diálogo intenso com a história da filosofia secular e demonstração clara da profundidade do Papa João Paulo II em assuntos considerados "racionais". Uma banho de conhecimento filosófico e humanístico.