Uma Chama Entre as Cinzas

Uma Chama Entre as Cinzas Sabaa Tahir

Resenhas - Uma Chama Entre As Cinzas

Lara.Bia 02/03/2021

Não é possível que eu tenha sido a única que não gostou
Não é que o livro seja ruim, a mitologia que o cerca é muito boa. O problema foi que eu demorei muito para engatar na leitura, somente nas últimas páginas que eu consegui ler direto. Outra coisa foi os personagens secundários serem bem mais interessantes que os principais, Helene conte comigo para tudo! A Laia e o Elias não são ruins, eles possuem bons propósitos de protagonistas, mas não muita personalidade. Então eles não se destacam tanto, principalmente ela.
E me diga, se vc vai fazer deles um casal no final, e que casal sem graça, não crie um triângulo/quadrado amoroso. A parte onde o livro começa a ficar melhor é a do final, que não me surpreendeu muito, mas foi bom.
Lerei os próximos? Muito provável que não
elyrix 03/03/2021minha estante
Eu amo esse livro com todas as minhas forças??. E, se você gostou da Helene nesse primeiro, talvez deva dar uma chance para os próximos, visto que ela vai, aos poucos, se tornando uma parte muito importante da trama. No próximo livro ela até ganha ponto de vista.

Lara.Bia 03/03/2021minha estante
Minha amiga disse que o próximo era melhor mesmo. Acho que vou ler então, só que mais para frente

Angélica 11/03/2021minha estante
Eu li só o primeiro por enquanto e amei tbm ?

Lara.Bia 13/03/2021minha estante
Meu modo de dar notas é meio falho kkkkkkkkk Mas como a mitologia que o cerca e a ambientação são muito bons, valeu a nota. E claro, minha protegida Helene tbm conta

milla.pitalugatavares 28/03/2021minha estante
Eu gostei e li os 3, o terceiro deu onda desanimada, o problema é que a história continua, não acaba no terceiro, só que o quarto livro não tem ele traduzido, só em inglês.

Derson 04/04/2021minha estante
Você não gostou mas deu 4 estrelas, não entendi

be-books 20/05/2021minha estante
Eu estou lendo na força do ódio, porque vontade já está me faltando. Minhas expectativas estavam altíssimas, esperava um bafo de livro. Mas me decepcionei. Estou lendo o terceiro na porradaria e na coragem.
Não é uma triologia péssima, mas também não achei maravilhosa.

Ajudaria muito se vocês me dessem sugestões de livros pra me tirar dessa ressaca que essa triologia está me dando

Santana 02/06/2021minha estante
Exatamente. Estou achando os personagens secundários muito mais interessantes que o principal. Descartaria a ideia de fazer um 4teto amoroso. Acho que a laia e elias um casal sem noção é clichê. Não soporto a laia. Gosto do elias mais amo a personagem da helene. O heene o keene a vilã keris tanto personagens incríveis que não tem protagonismo! Fico muito pistola. Por favor que tiren a laia do segundo livro é coloquem o irmão dela. Adoraria ver ele em ação. A mitologia veio que meio de sopresa. Pensei que era um livro sobre a repressão romana! Deferente aparece uns bichos fantasmas aladim? Ah gente! Tô achando tudo uma palhaçada perdoe-me! Porque fazem isso com essa história que podia ser incrível!

Bia 04/06/2021minha estante
Como é que faz para ler?

Gabi 04/07/2021minha estante
Dar uma chance,eu também n fui com muita fé no começo,mas no segundo começar a ficar melhor.

Lima 08/07/2021minha estante
tirou as palavras da minha boca. esperava mais

Roberta.Ferreira 26/07/2021minha estante
Exatamente. Tentei engatar no segundo mas já estava cansada dos dois protagonistas

Dom 19/08/2021minha estante
Eu creio que estejam acostumados com livros monótonos com protagonistas fixos onde tudo acontecem a seu favor ou para seu favor, o detalhe desse livro e o centro da sua crítica, muito bem construída por sinal, em como o livro consegue assimilar tão bem, todos os personagens de forma que o protagonismo é apenas uma detalhe nessa densa e imensa história, muito boa sua crítica era algo que eu já vinha pesando, também.

Ale.le 23/08/2021minha estante
Compartilho da mesma opinião, Lara. Excelente comentário.

Kiri 03/10/2021minha estante
Falou em triângulo amoroso já terminou de me convencer a NÃO ler ?????

Thayssa Emily 14/10/2021minha estante
Também estou achando a mesma coisa. Criei tanta expectativa que já estou na metade do livro e ainda não consegui me prender na leitura

Gizelle.Perin 02/12/2021minha estante
Concordo. Achei Laia um "porre"! Cansativa e sem graça... realmente, um triângulo quadrado amorosa rsrs...

Alexia 06/02/2022minha estante
Confesso que também não achei tão interessante quanto estavam falando. Demorei pra engatar na leitura, achei que as coisas demoraram demais para acontecer. E a laia me irrita demais as vezes hahahahahhaha

Gabriel1994 07/07/2022minha estante
ué não gostou e deu 4 estrelas??

Léo 20/07/2022minha estante
Faço das suas as minhas palavras.

Bruna.Nunesx 09/08/2022minha estante
Eu comecei esse livro ontem e já estou amando a história e a escrita e tô surtando muito eu amei o Elias e a Leia de primeira... Só comecei a amar a Helena no 4 capítulo.

Bruna.Nunesx 12/08/2022minha estante
Deu 4 Escrelas, não entendi...

Lara.Bia 13/08/2022minha estante
Dei três estrelas e meia, que no skoob tá classificado como "bom". E é isso que eu achei do livro, bom. Não muito bom, não excelente, só bom!

Bruna.Nunesx 13/08/2022minha estante
Entendi

Jaqueline 19/10/2022minha estante
Os outros são melhores.

Luziane 24/11/2022minha estante
Como eu queria ter gostado, mas não curti também

Gabi*Yuuki 29/12/2022minha estante
Ainda terminando a leitura ainda. Não é um livro que eu considere 5 estrelas, e embora seja relativamente tenso, é um tanto simples na complexidade da narrativa (diferente de outros que já li e envolviam vários pontos de vista e uma narrativa não linear).
Quanto às personalidades dos personagens principais, considero que seja um tipo de desenvolvimento no qual o autor inicia a história com um personagem "fraco" e conforme ele atravessa dificuldades vai se tornando mais forte, criando valores e metas próprios, e não dependendo do que outros dizem a ele.

grazi225 06/04/2023minha estante
A laia foi horrível de chata pra mim

Leticia 22/04/2023minha estante
Helene... só terminei a leitura do 2 livro por causa dessa personagem, pq os protagonistas são um porre de chatos... não sei se continuarei a leitura dos outros livros.

grazi225 22/04/2023minha estante
simm! abandonei por isso

Maria10053 02/05/2023minha estante
Eu tô lendo e estou gostando. Deve ser pq nem tinha expectativas pra ele, pq nunca tinha ouvido falar. Peguei emprestado na biblioteca da escola. Eu tbm tô gostando muito da Helene. Bom, não sei, acho q tá legal. Mas não acredito q vai ter triângulo/quarteto amoroso, odeio isso ?. Já tô é shippando o Elias com a Helene, mas duvido q eles fiquem.

Bruna.Nunesx 12/05/2023minha estante
Infelizmente eu não tenho os outros livros da saga, burra aqui pensou que era livro único! Sério AGR quero lê os 4 livros !

Muri 23/01/2024minha estante
Cada livro que passa fica melhor . Estou relendo , gostei muito dessa série.

Deni Cruela 20/09/2020

Maravilhoso
Que livro.... Que livro!!!
fico me perguntando porque não tinha lido antes, é envolvente, prende o leitor do começo ao fim, a cada capítulo a curiosidade aumenta, a tensão também kkk...um dos melhores que já li, super indico!!!
lotusflowers 20/09/2020minha estante
aa quero muito ler esse

Bia 21/09/2020minha estante
É uma série?

Deni Cruela 21/09/2020minha estante
Leia Lare, gostei bastante!!

Deni Cruela 21/09/2020minha estante
É sim Bia, por enquanto tem 2 volumes, o 3 é para ser lançado esse ano.

Tato 09/11/2020minha estante
sua resenha me fez querer ler kkkk

Deni Cruela 11/11/2020minha estante
Leia leia Tato, é um livro incrível ?

Tato 11/11/2020minha estante
nossa, viu ler então hehehe

Luan 13/07/2016

Surpreendente, Uma chama entre as cinzas conta uma bela história de medo e determinação
Vejam e me digam se eu me fiz entender: para um leitor, não há alegria maior do que ler um livro de forma despretensiosa e ser, da mesma maneira, surpreendido. Foi isso que aconteceu comigo, ao ler Uma chama entre as cinzas, que além de nos oferecer uma leitura prazerosa e rápida e uma escrita de qualidade, nos falou muito sobre medo e determinação. O livro da estreante Sabaa Tahir fala basicamente disso, numa história simples, mas poderosa. Não a toa vem conquistando uma legião de leitores mundo a fora. No Brasil, apesar de não ser tão conhecido, quem leu, aprovou.

Numa obra que pode, a princípio, ser facilmente confundida com uma distopia, estamos diante do Império, que tomou conta da nação e marginalizou outros povos. Agora, esses outros povos,. Como eruditos, navegantes, entre outros, vivem à sombra de seus dominadores. Exemplo disso é o fato de que eles não sabem mais ler já que o conhecimento lhes foi tirado. Mas o ponta pé inicial do livro se dá quando os marciais, o exército do Império, aparece na casa de Laia, a nossa protagonista. Lá, eles mostram toda sua impiedosa e brutal força.

Buscando prender Darin, irmão de Laia, eles não só logram exito no objetivo, como ainda destroem o pouco da vida que a protagonista tem. Sem seus avós, o irmão e a casa, ela foge, com medo, mas com um objetivo: salvar seu irmão. Para isso, ela vai buscar, onde quer que seja, a ajuda da Resistência, um grupo que não aceita pacificamente se submeter às vontade do Império. Os marciais são treinados na academia de Blackcliff. E é justamente neste cenário que vive o nosso segundo protagonista, Elias. Prestes a se formam como marcial, ele também planeja sua deserção de lá, uma vez que nunca concordou com a forma como as coisas são feitas.

Claro, tendo dois protagonistas, ambos se interligarão. Mas essa conexão de Laia e Elias será de forma natural e nada forçado, o que me deixou muito feliz. Nem dá pra dizer, de início, caso você já esteja pensando nisso, que eles vão ser um par romântico. Pelo menos, não logo de cara. Aliás, é justamente o fato de nada parecer forçado e tudo acontecer de forma natural e simples que me agradou tanto. Em Uma chama entre as cinzas, gosto de praticamente tudo. Os protagonistas, apesar de jovens, não se assemelham aos heróis de distopias, por exemplo, onde querem ser justiceiros ou derrubar uma nação. Eles lutam por algo pessoal.

As escolhas e os caminhos percorridos pelos dois protagonistas são bastante palusíveis, longe de muitos clichês nos livros de hoje, embora em um ou outro momento a história deles caia no lugar comum. Mas nada que atrapalhe. Laia acaba se tornando uma peça fundamental da história como espiã. Ela se torna protagonista da luta dela própria e de uma outra luta também. E é isso que vai fazer com que ela e Elias acabem se encontrando. Laia é medrosa, isso é fato. Mas a culpa pelo medo que ela sente a faz se tornar determinada e uma protagonista forte, mesmo sendo volúvel. Já Elias, de medroso ele não tem nada. Sobre coragem e determinação. Além de carisma. Aliás, para ambos.

Há ainda outros personagens que carregam grande personalidade. Helene, colega de Elias, a única mulher na academia Blackcliff. Izzi, a improvável amiga de Laia. Outros com menos destaque, como a cozinheira da Comandante (já já falo dela), Spiro Teluman e Keenan, também conseguem agradar o leitor. A Comandante da academia é a vilã da história. E não é qualquer vilã. É o próprio capiroto incorporado. Ela não tem pena de ninguém, e podemos dizer que Laia vai sofrer enquanto estiver servindo-a. Não é daquelas vilãs carismáticas, é daquelas que você consegue sentir ódio palpável. E ela não é má só pra justificar um vilão. É claro que há toda uma história por trás, e com certeza você vai gostar.

É possível que em algumas resenhas e comentários sobre o livro, até porque isso também é dito na contracapa do livro, algumas pessoas cheguem a compará-lo a livros como Jogos Vorazes. Desculpem, mas não tem nada a ver. E, desculpem novamente: este é muito melhor – eu achei, paciência. Talvez só digam que haja semelhança em função de haver uma competição - AHHHH AS FAMIGERADAS COMPETIÇÕES. Todo livro que se prese, hoje, tem alguma competição no meio. Eu me pergunto: por quê? Mas neste, é diferente. A disputa acontece muito mais natural do que as outras e não dita o enredo de toda a história, embora ela seja crucial para o desenrolar. São etapas de uma eliminatória. Os competidores não são simplesmente jogados em uma arena para que se matem.

Não gostei, porém, do início, que demorou algumas poucas páginas para engrenar, pois a escritora não começa narrando o pano de fundo. Nada disso, a gente só vai entender o universo ao longo da leitura. O livro começa já com fatos e ação. O que também não me agradou é que em determinado capítulo, a leitura, que é bastante ágil, ficou monótona porque a autora enfiou uma divagação romântica que não engoli. Mas superei. Esperava uma reta final mais grandiosa em alguns sentidos, algumas coisas soaram meio clichês ou para agradar uma parcela do público leitor. Mas, no geral, não me desagradou.

O outro quesito que me deixou um pouco chateado já é em relação à editora. Soube que na edição original há um mapa que ilustra o Império. E na nossa? É claro que... não tem. Que isso, Verus? Mas tirando isso, a editora fez um bom trabalho na diagramação. A capa, igual à original, é bonita. O livro é contado em primeira pessoa, intercalando capítulos narrados por Laia e por Elias. E é impossível não ficar curioso pela continuação. Embora eu esteja realmente, uma parcela de mim acredita que o próximo volume será chato, pelo menos o encerramento deixa a entender isso. Espero estar errado.

Com uma escrita de qualidade, ágil, muita ação e revelações (praticamente em todas as páginas há isso), o primeiro livro desta série e a estreia de Sabaa como escritora me deixaram eufórico. Um livro que me conquistou fácil com uma história simples e forte. A gente percebe claramente onde a autora queria chegar, ela não se perde em momento algum. Não poderia dar menos que cinco estrelas e ainda favorita, porque, sim, merece. É, sem dúvida, uma das três melhores leituras deste ano até agora. E você faça o favor de ler.
esperar a continuacao, otima resenha < 3

Luan 13/07/2016minha estante
Sim, to ansioso. Que saia logo haha

Setembro vem logo

Luan 13/07/2016minha estante
ja vai sair em setembro? =O

Siiiimm. Esse saiu ano passado. Nao sei a Verus vai publicar junto

Setembro nos Estados Unidos, entao? Legal, entao nao está longe

sim, falta pouco uhu

elyrix 05/11/2020

Sem condições.
O que foi isso? Comecei a ler achando que seria legal, mas uma leitura difícil, a qual eu não iria me importar tanto assim.

Mas foi TOTALMENTE ao contrário!

No começo, achamos que sabemos o rumo que o livro vai tomar, porque já vimos isso antes: Uma garota que perdeu tudo, e agora precisa resgatar aquilo que mais ama. Um garoto de uma família rica que deseja mais do que lhe espera da vida. E, de certa forma, também é isso. Só que de repente, tudo muda diante dos seus olhos, e tudo que achou que sabia não importa mais, porque parece que está lendo um outro livro. E foi uma surpresa sensacional.

“— Você é cheia, Laia. Cheia de vida e sombras e força e espírito. Você está em nossos sonhos. Você vai queimar, pois é uma chama entre as cinzas. Esse é o seu destino. “

Laia foi diferente das protagonistas que já li, ela não se achava forte, ou corajosa, ou astuta. E em certos momentos ela foi sim covarde e temerosa, e por isso a evolução dela foi impecável.

“Você é uma chama entre as cinzas, Elias Veturius. Você vai brilhar e queimar, devastar e destruir. Você não pode mudar isso. Não pode parar.”

Elias é meu personagem favorito nesse livro, o que surpreendeu. A personalidade de Veturius é espetacular. Você entende cada ação que ele toma, cada decisão, cada comentário; sejam eles de um Máscara ou do que sente em seu coração.

Helene também é extremamente condizente com o que acredita. E mesmo não tendo um ponto de vista, fica evidente como ela se sente em relação a lealdade que ela possuiu, seja por Elias ou pelo Império. Algumas atitudes que ela toma são sim, horríveis, mas é aquilo que ela acredita ser o certo.

Todos os personagens são extremamente bem escritos. Você consegue sentir empatia por uns do mesmo modo que ódio por outros – Olá, Marcos Ferrar e Comandante -. Eles são reais, e nunca agem do jeito que eu esperava, porque em alguns momentos, eu sentia que eles poderiam ser pessoas melhores. Mas a maioria deles só me deixava cada vez mais confusa.

Me surpreendi de forma positiva com a escrita da Sabaa Tahir, porque é uma escrita fluida e descritiva sem se deixar ser cansativa. O modo como ela descreve os sentimentos até a cor do olhos ou os cheiros, para mim, foi tão ##$%$%

A magia e a fantasia em si, ao menos, nesse primeiro volume ficam em segundo plano, eles estão ali, bem na nossa frente, de forma diversas e em situações diferentes, mas as explicações provavelmente estão nas continuações.

As partes finais desse livro me deixaram ensandecida, porque eu não via saída para o que estava se formando, e mais uma vez, fui surpreendida. Eu amei esse livro de um jeito diferente. Espero gostar dos outros da mesma maneira.
brendha 05/11/2020minha estante
você escreve bem demais ok meu orgulho te amo

brendha 05/11/2020minha estante
editoras patrocinem a ely e eu to falando sério

elyrix 05/11/2020minha estante
KABZKABSJANSNSNSNS AI VC MEU DDUS

elyrix 05/11/2020minha estante
vc também ok ?? amo vc ok :( ???

elyrix 06/11/2020minha estante
Obrigada, Lidia ??
nossa, estou no segundo e já tenho certeza que vai ser uma das minhas séries de fantasia favoritas!

brendha 06/11/2020minha estante
tbm te amo ok ?? quero começar essa série ainda esse ano, amamos?

elyrix 06/11/2020minha estante
AMAMOS DWMAIS AI MEU DEUS AMAMOS AMAMOS AMAMOS

Letí :) 24/07/2021

Fantástico!!
Esse livro foi uma enorme surpresa para mim!! Eu tinha começado ele em 2020, porém parei a leitura e só retornei agora, e fico me perguntando: Pq não li antes???

O universo que a Sabaa criou, a ambientação incrível, a história que prende DEMAIS, os personagens super cativantes e os capítulos empolgantes não me deixaram nem largar, nem parar de pensar nesse livro.

A Laia é uma personagem super forte, que mesmo passando por tudo que passou nunca se deixou esquecer do seu objetivo final e por isso continuou lutando (é incrível sentir tudo o que ela transmite). Já o Elias tbm é um personagem super forte e amável, sempre nos mostrando como ele era diferente dos outro e como sua alma e coração ainda permaneciam ali. Os outros personagens como: Helene, Izzi,a cozinheira, Teluman e Keenan (mesmo ainda não confiando nele) tbm são bem apresentados e me deixaram ansiosa para saber mais a fundo sobre cada um.

Os caps divididos entre a Laia e o Elias me conquistaram demais pq eu sempre ficava curiosa pra saber o que iria acontecer a seguir com cada um, a história foi super envolvente e MUITO bem explorada e executada, os plots foram extraordinários e bem colocados e por fim, os capítulos finais foram tão incríveis que eu ainda estou de cara. Partiu próximo livro já já??
Emysantos2003 24/07/2021minha estante
Amei a resenha amg!!

Emysantos2003 24/07/2021minha estante
não temos um minuto de paz e felicidade nesse livro, é surto atrás de surto, eu amo kkkkkkkkkk

Letí :) 24/07/2021minha estante
Aaaa obggg!! E nem me fale viu, até esqueci de comentar sobre tanto de sofrimento kkkkkk
Enfim hein amg, depois de vc me falar tanto dele, eu terminei e amei kkkkkk?

lipso01 01/08/2021minha estante
Amei também

lipso01 01/08/2021minha estante
Sabaa Tahir se transformou em uma das minhas autoras preferidas

Letí :) 01/08/2021minha estante
Aaaaaa ela é incrível!! Já se tornou uma das minhas preferidas tbmm

Aline Michele 11/03/2022

Eletrizante
“Mas existem dois tipos de culpa, garota: o tipo que te afoga até você se tornar inútil, e o tipo que inspira sua alma para um propósito.”

“Laia é uma escrava. Elias é um soldado. Nenhum dos dois é livre.”
Se alguém me pedisse para descrever Uma Chama Entre as Cinzas em poucas palavras, essa seria a síntese perfeita.

A história dos dois bons protagonistas, se junta a uma narrativa ágil, eletrizante, cheia de ação e com algumas reviravoltas.

Não sei se esse livro é uma distopia ou uma fantasia, me parece ser uma mistura dos dois. E isso só tornou tudo melhor.

Esse é aquele tipo de história onde algo grande está sempre acontecendo e me deixou com o coração na mão várias vezes. Os dois correm perigo o tempo todo e eu ficava torcendo para eles não serem pegos e sobreviverem e ficarem livres.

Laia é uma pessoa que você torce desde o início e que dá para entender os medos e angústias que ela tem. O instinto de sobrevivência falou mais alto no começo do livro e isso pesou na consciência dela depois. O que foi ótimo, pois deu o impulso que faltava para ela tomar coragem e arriscar mais.

Elias é outra pessoa que você torce. Ele parece ser um escravo do sistema onde vive e mesmo sendo treinado para matar sem piedade, não é assim. E o jeito que a autora contou a vida dele, a gente entende os motivos para ele ser do jeito que é e acredita nele, então não ficou aquela coisa forçada, de ser bom só para ser o mocinho.

Na verdade, acho que nenhum personagem nesse livro é 100% mau. A diferença é que em alguns, a maldade está em maior proporção que em outros.

Helene é uma personagem que eu também gostei e que espero que narre capítulos nos próximos livros e confesso que gostaria de ver alguns com o Marcus também, o violãozinho da história. Isso sem falar na Comandante que eu queria capítulos narrados por ela para ontem, já deu para ter uma noção de como ela pensa, e nossa é muita coisa. Essa é uma personagem para amar odiar.

E Keenan, eu gostei pra caramba dele e espero que ele tenha mais destaque nos próximos livros.

O romance aqui não é o foco, e foi muito bom assim. Não que os personagens não se envolvam ou não demonstrem gostar do outro, nada disso. Mas não fica naquela lengalenga sabe? De fazer tudo porque estão apaixonados. A maioria dos livros pende para isso. Mas aqui não e foi muito, muito bom assim. Deixou as coisas mais nítidas.

E eu falei da escrita? É ótima, se já falei repito. Tem um ritmo alucinante e é daquelas que te fisga logo no começo e que você quer ler só mais um capítulo e lê três. Achei fantástica.
Dei cinco estrelas e quero ler os próximos.

Recomendo.
Analu. 11/03/2022minha estante
Maravilhoso eu tenho que terminar essa série inclusive

Nilma 11/03/2022minha estante
Gostei, hein! Vou por na lista!

Aline Michele 11/03/2022minha estante
Analu agora eu também tenho KKK

Aline Michele 11/03/2022minha estante
Ponha Nilma, vc não vai se arrepender

DANILÃO1505 29/06/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Pratelivros 19/10/2015

Bom pra CACETE!
OBS: Para ler essa resenha com seus recursos de imagem completos (fotos, GIFs, etc), acesse o link ao fim dessa resenha.

A sinopse não esclarece muito o rumo que essa estória vai tomar, só revela o suficiente pra atiçar nossa curiosidade. Como foi uma delicia pra mim descobrir os detalhes dessa trama cheia de suspense aos poucos durante minha leitura, não vou falar muito mais sobre a estória em sim. Vou falar dos muitos elementos que tornaram essa leitura tão prazerosa.

Alternando-se a cada capítulo entre os pontos de vista de Elias e Laia, o livro todo é narrado em ritmo acelerado. Recheado de cenas de ação e suspense, a narrativa é muito viciante. Batalhas sangrentas, fugas, planos elaborados, revoluções, cenas de lutas de tirar o fôlego, magia e mistérios: esse é um livro completo.
O enredo sobrenatural do livro é totalmente original. Seres míticos assustadores e poderosos, além de lendas antigas bem elaboradas, encaixam-se perfeitamente à trama do livro. Esse foi mais um aspecto muito bem construída que adicionou suspense e riqueza à obra.
Os diferentes reinos, tradições, crenças e culturas foram muito bem elaborados, dando vida a esse universo. Nos é mostrada a história por trás de cada ação e entendemos cada decisão e jogada política feitas. Dificilmente encontramos um autor que nos envolva numa trama dessa maneira, mas Sabaa fez um trabalho excepcional aqui.

Mantendo um ritmo frenético durante toda a narrativa, é impossível largar esse livro. Cenas fortes de massacres e violência caracterizam bem o Império Marcial, dando realismo a estória e te prendendo ao seu universo.
Reviravoltas super elaboradas e surpresas constantes. Um daqueles livros que te deixam com o coração batendo forte por não saber o que esperar. Por saber que nenhum personagem esta a salvo. Durante toda narrativa, ele não cessa em te surpreender, fazendo tanto suspense psicológico que você simplesmente TEM que continuar virando as páginas.
Os personagens amadurecem diante dos seus olhos. Elias é um dos homens mais letais do reino. Destaque na sua turma de Máscaras, ele passou pelos mais cruéis e intensos desafios durante seus 14 anos de formação em Blackcliff , afim de se tornar um lutador implacável e arma para defender os interesses do tirânico governo. Ele na verdade só quer se ver livre do Império e da violência que o cerca. Laia perdeu sua família e faria de tudo para salvar o irmão, até mesmo aceitar ficar à mercê de uma das mulheres mais cruéis do Império. Nada aqui é preto no branco e em muitas partes do livro você sente o desespero desses personagens. Impossível não torcer por eles.

"A vida é feita de vários momentos insignificante. Então um dia, aquele único momento aparece pra definir cada segundo do futuro. Tais momentos são testes de coragem, de força."

Uma trama intrincada, onde os pontos vão se encaixando e a magnanimidade dessa estória vai aos poucos se revelando.
Uma aventura épica de tirar o fôlego. Muito bom mesmo.

OBS: Para ler essa resenha com seus recursos de imagem completos (fotos, GIFs, etc), acesse o link abaixo:

site: http://pratelivros.blogspot.com.br/2015/10/resenha-uma-chama-em-meio-as-cinzas.html#more
Renata 22/10/2015minha estante

Fiquei super curiosa!

Francisco 12/11/2015minha estante
vale muito a pena!!!

Fernanda309 29/06/2020

O que achei de... Uma chama entre as cinzas (+ quotes)
EDIÇÃO: Este livro é mais uma das provas de que julgar um livro pela capa dá certo (eu raramente erro). Me apaixonei pela capa quando saiu, não li sinopse nem nada, e fui arrebatada. Eu amo nossa capa, assim como gosto da capa da Inglaterra (a antiga e a nova) e estou ansiosa pra ver o que a Verus vai fazer aqui. Eu também AMO a tradução, é absolutamente confortável mas sem deixar de lado a ambientação do livro. Também gosto que os capítulos são contados em números romanos.

ESCRITA: Não é qualquer pessoa que me envolve com apenas algumas palavras, mas foi o que aconteceu com Sabaa Tahir. Sua escrita é fluida, com cenas de ação muito bem construídas, os momentos divertidos (ou tão divertidos quanto dá pra ser nessa estória) intercalados com momentos de tensão, citações marcantes e uma capacidade inacreditável de criar uma trama muito complexa, sem deixar de lado pequenos detalhes da ambientação. Meu Deus, eu amo DEMAIS a escrita dessa mulher.

ENREDO: A maior riqueza da série é o enredo intrigante, intrincado e profundo. Eu considero bem original também. Ele tem vários tons: tenso, violento, doloroso, assustador, surpreendente, apaixonante, engraçado, eufórico - é como uma dança tribal que compõe a cultura apresentada. Cada detalhe importa, e sempre que eu lembro da série como um todo (tendo lido até o livro 3), fico arrepiada com a genialidade da autora em traçar esquemas e arcos de personagens perfeitamente amarrados. É incrível.

PERSONAGENS: AMO TODOS OS PERSONAGENS. Protagonistas e secundários, todos têm um peso insubstituível pra série, ninguém está ali à toa, e mesmo aqueles que odeio demais são absolutamente necessários para ritmar o enredo. Elias sempre foi e sempre vais ser meu favorito. Suas lutas internas, seus pensamentos, seus sentimentos, tudo que o faz ele é tão característico que acaba tornando-o memorável. Laia, por sua vez, e ao contrário de muita gente, nunca me incomodou ou me irritou. Começa ingênua, sim, mas sua evolução é inegável, e já nesse primeiro percebemos o que ela virá a ser. Ambos representam tanta coragem e honra...

+: escrever essa resenha depois de ter lido esse livro umas seis vezes fica até pequena para tantos sentimentos, e para não ficar repetindo "incrível", "fascinante" e "perfeito" várias vezes, só posso dizer: leia. Mergulhe na trama perigosa do Império Marcial, na luta por sobrevivência mas também por vida, por todos os ensinamentos que a autora tão brilhantemente passa para nós. E digo mais: a série só melhora. Um livro melhor que o outro.

"[...] a segurança é uma ilusão, e sei que jamais devo confiar nela."

"O campo de batalha é meu templo.
A ponta da espada é meu sacerdote.
A dança da morte é minha reza.
O golpe fatal é a minha libertação."

"A vida é feita de tantos momentos que não significam nada. Então, um dia, ocorre um único momento que define todos os segundos depois dele."

"Esta vida não é sempre o que pensamos que será. [...] Você é uma chama entre as cinzas, [...]. Você vai brilhar e queimar, devastar e destruir. Você não pode mudar isso. Não pode parar."

"Você jamais vai se esquecer deles, nem mesmo depois de anos. Mas um dia você vai passar um minuto inteiro sem sentir dor. Então uma hora. Depois um dia. É tudo o que você pode pedir, realmente."

"Quatro eles são, e quatro traços buscamos:
Coragem para enfrentar seus temores mais sombrios
Astúcia para sobrepujar seus inimigos
Força de braços, mente e coração
Lealdade para domar a alma."

"Olho para as estrelas baixas em um céu que me faz pensar que estou vendo o infinito. Mas, debaixo do seu olhar frio, eu me sinto pequena. Toda a beleza das estrelas não significa nada quando a vida aqui na terra é tão feia."

"Eu convivo com a culpa. Mas existem dois tipos de culpa, garota: o tipo que te afoga até você se tornar um inútil, e o tipo que inspira sua alma a um propósito."

"A vida já é dura o suficiente sem que você tenha de evitar espaços inteiros em sua própria cabeça."

"Dúvida e medo são emoções traiçoeiras antes de uma luta. Juntas, elas podem infiltrar a mente de bons homens e decidir uma batalha antes que ela comece."

"Existem dois tipos de culpa - digo em voz baixa. - A quele que é um fardo e aquele que lhe dá um propósito. Deixe que a culpa seja o seu combustível. Deixe que ela te lembre de quem você quer ser. Trace uma linha em sua mente e nunca mais a ultrapasse. Você tem uma alma. Ela foi ferida, mas está aí."

"Você é cheia, [...]. Cheia de vida e sombras e força e espírito."

"O medo só será seu inimigo se você deixar. [...] Medo demais e você está paralisada. [...] Medo de menos e você se torna arrogante."

"O medo pode ser bom, [...]. Pode te manter vida. Mas não deixe que ele a controle. Não deixe que ele semeie dúvidas em você. Quando o medo tomar conta de você, use a única coisa mais poderosa e mais indestrutível para combatê-lo: o seu espírito. O seu coração."

"Agora é o momento de reconstruir o meu mundo. O momento de reescrever o meu fim."

site: https://www.instagram.com/p/CB_S6lyDZXg/?utm_source=ig_web_copy_link

ACABEI DE LER E AMEIII

Fernanda309 28/10/2020minha estante
Aaaaa que delícia!

Stephaniemf_08 28/12/2023

Uma chama entre as cinzas.
Simplesmente MUITO BOM, não esperava mesmo! Achei tudo muito bem construído, cada personagem tem sua trajetória e sinto que muitas coisas vão acontecer ainda. Amei os personagens, amei a escrita e também gostei da construção do universo, apesar da enrolação pro leitor descobrir mais sobre ele.
Nem preciso dizer que gostei do nosso casal (que ainda nem é casal, mas sinto que tem muita história pela frente), mas fiquei confusa em vários momentos por conta do triângulo amoroso (ou quase triângulo amoroso?).
Enfim, morrendo de ansiedade pra começar o próximo e acompanhar toda a história maluca e cheia de provações que sei que ainda vai rolar. Confio em você autora, pra me fazer amar mais uma série de fantasia.
Danixx 28/12/2023minha estante
Mds, vc lê mt rápido kkkk

Stephaniemf_08 28/12/2023minha estante
LKKKKKKKK eu sou muito mo viciada ?

Danixx 28/12/2023minha estante
Kkk. Eu demoro no mínimo uma semana kkk

Stephaniemf_08 28/12/2023minha estante
Dependendo do livro eu demoro muito também KKKKKKK

zxypiee 07/04/2023

Só passei raiva
Assim, me prometeram uma ótima saga mas por enquanto tá no máximo boa. Espero que a saga melhore nos próximos livros.
Achei a protagonista extremamente chata, e o Elias também não é tudo aquilo. Eles não são péssimos protagonistas, eles têm até ótimos objetivos, mas o jeito como eles ficam se vitimizando é cansativo.
Helene, você tem meu coração. Filha, você é incrível e foi incrível em todos os momentos. Por favor, não se rebaixe por causa de homem, você merece o universo.
Por mais que eu tenha achado que o Elias tem mais química com a Helene do que com a Laia, acredito que a Helene mereça mais. É isso garota, reaja!

" - O medo pode ser bom, Laia. Pode te manter viva. Mas não deixe que ele a controle. Não deixe que ele semeie dúvidas em você. Quando o medo tomar conta de você, use a única coisa mais poderosa e mais indestrutível para combatê-lo: o seu espírito. O seu coração."
Igor.Almeida 08/04/2023minha estante
amg, eu sinto muito em te informar, mas a saga só piora, viu? os melhores livros são os dois primeiros, depois do terceiro muda um pouco as coisas e fica chato

Igor.Almeida 08/04/2023minha estante
não estou te desmotivando a ler, jamais, mas só um aviso para vc já ir consciente (assim como eu fui), o ponto alto dessa série é a Helene, sem os pontos de narrativa na perspectiva dela eu jamais teria terminado essa saga, claro, há outros personagens incríveis; Avitas, Afya, Musa, Mamie, Darin entre outros, mas a Helene conquistou meu coração

zxypiee 08/04/2023minha estante
O pior é que eu tava com uma alta expectativa pra essa saga, mas já me desmotivou logo no primeiro livro. A Helene realmente foi quem me sustentou pra terminar o primeiro, além de alguns outros detalhes, mas eu achei os personagens bem chatinhos. Ainda não conheci alguns personagens, mas espero que eles me ajudem a terminar

Igor.Almeida 09/04/2023minha estante
olha, ao longo da série o que torna cativante é os outros personagens, até mesmo o vilão da história consegue ser mais cativante e convincente do que a Laia e Elias, pra vc ter noção quando eu estava lendo um cap da Helene, eu pulava para três cap a frente, onde seria cap dela novamente kkk pois n aguentava os povs da laia e elias

Sarah | @only_a_snowflake 26/11/2015

Rompam as correntes! (Booktalk SEM spoilers)
Gente, não consegui parar de ler esse livro até saber o final. Incrivelmente cativante. Depois do estabelecimento do Império Marcial, os outros povos (Eruditos e Tribais) vivem em regime de opressão. Laia, filha dos ex-líderes da Resistência, acaba aceitando a missão de ser espiã em troca da possível liberdade de seu irmão que foi preso pelo Império. Acontece que o lugar que ela vai espionar é nada menos que Blackcliff, onde são treinadas as forças militares, entre eles, os Máscaras, os assassinos de nível mais avançado. Ali, ela conhece Elias, um dos melhores alunos, porém tem algo diferente nele. Assim como Laia, Elias também sonha com liberdade.

- Laia: Olá, Mare Barrow (A Rainha Vermelha)! Eu admiro a Laia. Tem que ter muito sangue frio para aguentar tudo que ela passou. Laia me surpreendeu com sua coragem. Sim, ela me lembrou muito a Mare. A menina pobre, que não mede esforços para ajudar as pessoas que ela se importa (e por quem praticamente todos os personagens masculinos se apaixonam). Receita já usada, mas funcionou bem nesse livro.

- Elias: Pobre Elias, tão gentil em uma realidade tão sanguinária. Poderia associá-lo ao Darrow (Fúria Vermelha), mas acho que ele ainda hesita em alguns momentos. Ele tem medo de que possa se tornar a coisa que ele mais detesta, por isso ele acaba se detendo mais aos seus limites e valores.  Não consegui entender bem como é esse sistema que a máscara se funde com o rosto, toda vez que tentava imaginar pensava em um cara com spray prateado na cara (kkkkkkkk)~~  Tenho certeza que ele terá um destino grandioso, mas seus problemas só estão começando nesse primeiro livro.
- Keenan:  Olha o Kilorn (A Rainha Vermelha) aí. Espero do fundo do meu coração que no próximo livro ele não se envolva na disputa para o posto de macho alfa, se não vai ficar muito boring (tirando o fato de que dificilmente ele ganharia)~~ Ele ainda esconde alguma coisa, adoraria saber o quê.

- Helene: Hum, não vou muito com a cara dela... Não gosto nem desgosto. Ela parece muito com a Mustang (Fúria Vermelha).  Mas me preocupa não saber seus limites para com que ela consiga algo que ela acredita que seja o certo.

História: Como vocês viram aí nos comentários dos personagens, achei Uma Chama Entre As Cinzas bem parecido com A Rainha Vermelha e Fúria Vermelha. Diria que os capítulos da Laia são como os da Mare de Rainha Vermelha e os capítulos do Elias são como os do Darrow de Fúria Vermelha. O livro não me surpreendeu tanto assim nos plot twists, e também não fiquei tão impressionada nas cenas de violência (meu amigo, depois que você lê Fúria Vermelha e Filho Dourado, pouca coisa em relação à violência vai te chocar, acredite). Espero que no próximo livro a história siga para um rumo diferente do que eu acho que vai seguir.

“Naquele dia, achei que meu mundo tinha acabado. De certa maneira, eu tinha razão. Agora é o momento de reconstruir meu mundo. O momento de reescrever meu fim. Dessa vez não vou fracassar.” (p.410)

BGM: "Wake Me Up" (B.A.P)
Lu Oliveira 26/11/2015minha estante
Adorei sua resenha. Acho que o Keenan teve mais sorte do que o Kilorn em A rainha vermelha kkkk e tenho uma certa desconfiança sobre ele,.mas não vou falar aqui porque vai acabar sendo spoiler.

Lari449 26/11/2015minha estante
Estou louca pra ler esse livro

Vic 09/12/2015minha estante
Eu nem entro na minha acc do skoob mas tive que logar pra comentar a sua resenha: COMO ASSIM, VOCÊ NÃO GOSTA DA MUSTANG? ELA É MARAVILHOSAAAA
Acho que me excedi um pouco.
Você me convenceu a ler Uma chama entre as cinzas, só pelos comentários sobre Fúria Vermelha, pois estas comparações com a Rainha Vermelha quase me fizeram passar longe, esse livro só prestou pelo final.

Sarah | @only_a_snowflake 14/12/2015minha estante
Vic, é aquela coisa com a Mustang: eu gosto dela, mas não morro de amores kkkkkkkkk~~ Nada contra mas também nada a favor~~ Recomendo muito esse livro, apesar dos cliches kkkkkkk

Laly17 12/02/2023

Melhor série da vida
Laia é uma Erudita, sua vida muda quando seus avós são mortos e seu irmão é preso em uma batida marcial, sem ter como ajudar, ela foge e encontra a Resistência na esperança que eles a ajudem a tirar seu irmão da prisão, mas para que isso aconteça Laia terá que se infiltrar na casa da Comandate, a mulher mais perigosa de todo o império. E acabará conhecendo Elias que apesar de ser um Máscara treinado para matar, almeja a liberdade tanto quanto ela.

Uma chama entre as cinzas tem um cenário fantástico, a autora trás elementos da Roma Antiga, seres místicos. Ela mostra a violência a depravação de um império, a escravidão de um povo, a desigualdade, as camadas sociais. E en certos momentos me lembra bastante a temática RPG. É um livro tão rico, com personagens cativantes, Laia que é corajosa, forte e obstinada, Elias que não se deixou vencer pela maldade, e uma vilã de arrepiar os cabelos, no mesmo nível que o Goddard de O Ceifador.

Uma chama entre as cinzas fala sobre coragem, ter fé, ser persistente e não se deixar vencer pelo medo pelas adversidades. Esse livro é incrível sem defeitos, e quem achar que tem é pq não leu direito.

(Ressalva: Laia não foi burra, ela só estava desesperada, quando sua única família está a beira da morte e só aparece uma pessoa pra ajudar fica difícil não confiar nela.)
Ness_blackthorn 12/02/2023minha estante
Uma de minhas favoritas! Entretando, eu achei que ao longo da série, foi .... hmmm, ficando ruim não é a palavra, mas o primeiro é o meu favorito de toda a série

Ness_blackthorn 12/02/2023minha estante
Ps: Elias GOSTOSO

Laly17 23/03/2023minha estante
Relamente o 3 cai um pouquinho viu não continua a mesma coisa

Laly17 23/03/2023minha estante
Gente eu amo o Elias

Raabe 19/01/2021

Esse livro demorou muito pra acabar e na metade eu quase abandonei, não conseguia me apegar com nenhum dos personagens até uns 70% do livro. O final pelo menos compensou e deixou um final bem elaborado para o próximo livro.
Nanda 19/01/2021minha estante
Tô vendo bastante gente falando desse livro, a leitura compensa?

Raabe 20/01/2021minha estante
Depende muito do gosto do leitor, no meu caso deixou bastante a desejar pq eu esperava uma coisa super diferente. Mas é semore bom da uma chance, ainda mais pq é o primeiro de uma serie e não sei ainda oq vem pela frente.

Nanda 20/01/2021minha estante
Depois que vc ler o segundo, volta pra me contar por favor?

Raabe 20/01/2021minha estante
Pode deixar, eu falo sim.

Nêssa 07/05/2021

Laia é uma erudita e uma escrava, e os Eruditos servem aos Marciais. Ela vê sua vida mudar drasticamente em uma batida do império onde ela perde todos que ela ama. Também temos a história de Elias que é um um Máscara ? um soldado de elite do império Marcial ? que não aceita a vida violenta para qual ele é criado e a sua única vontade é ter liberdade, sumir de Serra.
No início do livro pode parecer que a Laia é um personagem super sem graça, a maior parte do tempo é ela tendo medo do futuro e de se vai conseguir cumprir suas obrigações, chorando e se sentindo culpada. Mas eu abracei essa personagem e achei incrível a escritora ter feito uma personagem mais "natural". No decorrer do livro Laia amadurece muito, ela consegue se impor e é lindo esse crescimento. O livro não é calmo, não teve nenhuma parte que fazia a gente respirar com tranquilidade, é uma loucura do início ao fim. Mas piora muito mais quando chega em 80%.
Eu gostei muito do livro mas a única coisa que me arrebenta é que quando a escritora solta uma "bomba" o capítulo acaba e vai pra outro personagem, e aí você tem que ler tudo até chegar no capítulo daquele outro personagem aonde soltaram a bomba. Isso é triste pro meu coraçãozinho ansioso ?
Wanessa.Caldeira 07/05/2021minha estante
Eu amo essa série mas acho difícil gostar da Laia

Nêssa 07/05/2021minha estante
Estou no primeiro livro ainda e por enquanto eu gostei dela, apesar dela ser a mais "simples" entre Elias e a Hel. Vamos ver nos outros livros como que vai ser ?

Fernanda 07/05/2021minha estante
??????

Nêssa 07/05/2021minha estante
??

helenaslodk 25/05/2021

EITA
A história é muito boa e cativante, o gancho dos capítulos são ótimos e as reviravoltas são realmente inesperadas, me lembrou muito daqueles finalzinhos de novela. Achei o universo relativamente fácil de entender e a forma de separação das narrativas é perfeita, pois dá pra ver o ponto de vista de ambos os protagonistas sem se perder de qual ambiente tu está.
Coisas que eu não gostei: os personagens principais demoram muito pra se encontrar e enquanto isso tu fica vendo duas coisas completamente diferentes na história que num primeiro momento não parece ter ligação nenhuma e isso eu achei um pouco cansativo. O pior de tudo é a banalização do estupro e violência. Ok, entendi que a sociedade do livro é assim, mas não gostei da forma que foi retratada nos livros; ninguém é contra, ninguém fala nada, não tem uma crítica direta. Chega no final do livro e tu nem fica mais chocado com esse tipo de cena, porque já se acostumou.

Na balança, o livro é muito bom e a nota é 4.5
Nanna 25/05/2021minha estante
Disse tudooo

helenaslodk 25/05/2021minha estante
não disse nada, escrevi

Nanna 25/05/2021minha estante
Vou copiar e colar no meu kkk

helenaslodk 25/05/2021minha estante
HAHAHAHA