Into the Wild

Into the Wild Erin Hunter

Resenhas - Warriors

Sophia2155 22/06/2024

E um livro muito bem eu amoooo com certeza um dos meus livros favoritos e também eu chorei muito e recomendo que leiam???????

Malle 15/04/2024

"Firepaw was ready for the challenge."
Warriors ? ou Gatos Guerreiros, aqui no Brasil ? é uma série de livros infantojuvenil escrita por Erin Hunter (que na verdade é composta por 3 escritoras e amigas, mas isso é papo para outra hora). É uma série composta por vários ciclos e expansões de universo que eu queria ler desde criança, mas nunca tive a chance de encontrar o livro facilmente...

...Até que encontrei a edição em inglês do 1° volume em um sebo.

Posso dizer que aguardar todos esses anos para começar o universo só me fez amar mais a história. Sim, é um livro infantil, mas não se engane pela premissa de "gatos selvagens que vivem em clãs numa floresta": há morte, traição, exílio, perdão, amizade e amor. É muito mais intenso do que eu estava esperando, sem medir palavras para descrever acontecimentos que outros livros infantojuvenis podem pensar duas vezes em incluir. Ele não trata seu público-alvo como bobos; traz a total faceta da vida desses gatos para o leitor.

E que aventura foi acompanhar Rusty/Firepaw (Ferrugem/Pata de Fogo) em sua trajetória dentro do ThunderClan (Clã do Trovão). Um gato de estimação sem conhecimento da vida selvagem, mas com uma ânsia dentro de si incapaz de explicar, se torna o protagonista perfeito para acompanharmos aa trama. Ele é gentil e corajoso mas não é arrogante, qualidades que deixam a narrativa ainda mais gostosa de acompanhar.

Os outros personagens, como Bluestar, Yellowfang, Tigerclaw e muitos outros, somente servem para trazer mais profundidade e diversidade. Poucos são unidimensionais, o que é mais impressionante ainda... Há espaço para desenvolvimento em todos os lugares, e sabendo o quão expandido foi o universo de Warriors, sabemos que nenhum personagem com potencial foi desperdiçado.

Uma escrita extremamente fluida e simples de acompanhar, mesmo em inglês, lhe aguarda. Eu li rapidamente pois não conseguia largar até chegar ao final do primeiro volume; o que é uma pena, pois livros infantojuvenis tendem a ser mais curtos. Senti que havia mais "pano para a manga", mas talvez tenha sido a minha vontade de que a diversão não acabasse falando mais alto.

Eu 100% recomendo esse livro, especialmente em inglês, onde a regra de nomeação dos clãs e gatos faz mais sentido.

Gonca 23/06/2021

A sensação de quando você esse livro é de que você realmente é um gatinho fugindo pra floresta. É estranho? É... é realmente bem... peculiar. Mas o plot é muito bom.
O livro conta a historia de um gatinho que desiste da vida luxuosa com os humanos para viver livre na floresta. Ele entra em um clã de guerreiros que enfrenta uma crise e corre o risco de perder tudo.
Conheci essa série por meio de animações no yt. É muito legal ver os personagens ganhando vida na arte dos fãs.