Sol e Tormenta

Sol e Tormenta Leigh Bardugo

Resenhas -

Mandhz 07/11/2021

Confie e leia
Vamos encarar um fato: não é possível fugir do Darkling. Acredite em mim.

Sim, Alina e Maly tentaram. E fracassaram tragicamente. Não foram nem cinquenta páginas do livro e o vilão já havia encontrado os dois e, não apenas isso, os esperava no quarto da decrépita pensão em que se hospedavam. Não que Alina estivesse completamente satisfeita com a vida que estava levando ? escondendo a si mesma e a seus poderes, a protagonista definhava a cada dia ?, mas pelo menos ela tinha Maly.

Por enquanto.

Então o casal foi capturado, Darkling agora possuía um poder ainda pior e Alina... bem, Alina seguia nutrindo a raiva e a força dentro de si. Mas o que ela poderia fazer? Sozinha, completamente sem aliados, com Maly sendo ameaçado e o Darkling ainda mais poderoso, se eu fosse a Alina só ia sentar e chorar. Porém graças a Deus que não sou!

O Darkling a acorrentara num navio ? do maior pirata, ops, corsário que aquelas terras já viram ? e, ao invés de levá-la de volta para os Alta, ele tem mais uma brilhante ideia de ir atrás do segundo amplificador de Morozova. O cara era burro ou ambicioso? Essa pergunta eu deixo pra você, leitor. Quero dizer, obviamente a primeira vez não havia dado certo e o homem vai lá e ?ai, acho que vou atrás de uma serpente do mar gigante que ninguém sabe se existe.? Mas como o completamente incapaz Darkling costuma já fazer, usa Maly para caçar o Açoite do Mar.

E sabe qual o problema do Darkling? Ele é muito prepotente e supõe que o medo e o temor a ele supere tudo. Esse é o problema do medo ? ele é facilmente sobrepujado pela fé. Com as reviravoltas emocionantes que acontecem a partir daí ? e você, leitor, terá que abrir esta história para saber (e vai adorar!) ?, Alina realmente retorna para os Alta, porém desta vez não como prisioneira. Nossa protagonista encontra um aliado poderoso e, ao longo da trama, terá que lidar não apenas com inimigos reais, mas também com os próprios pesadelos e ambição.

Será que ela seria tão melhor que o Darkling?

Esta é uma pergunta, caro leitor, que irritou muitos daqueles que se aventuraram por essas páginas. Sejamos sinceros, Alina não é uma protagonista simpática, ok? Porém você o seria se tivesse perdido seus pais logo na primeira infância, não tivesse qualquer perspectiva de futuro além de ingressar no exército de um país constantemente em guerra e depois se vê como protagonista dessa guerra e alvo principal do maior vilão e do cara mais poderoso que qualquer terra já viu? Não, né? Tem coisa com a qual não dá para fazer piada. Então em boa parte desse enredo, nossa protagonista confronta a si mesma, redescobrindo-se e testando suas habilidades para confiar e perdoar.

Vejo várias críticas negativas sobre este livro, por isso logo aviso: ele é muito bom! É preciso analisar todas as suas nuances, não se apegando a uma qualidade ou defeito de um personagem. Pense assim: todos nós somos construídos a partir das nossas experiências, sejam elas boas ou ruins. Um personagem rico ? o que enriquece também uma narrativa ? não é necessariamente bom ou ruim, mas possui os dois lados da moeda. E é assim que a maioria dos personagens são retratados no Grishaverso.

Particularmente, essa é uma característica genial que poucos escritores conseguem conceber. É mais fácil ? ou mais bem aceito, a depender do público ? escrever um herói altruísta que sempre faz as escolhas certas. Porém descrever um herói que faz muitas merdas? Cujos planos nunca saberemos se darão certo ou errado? É corajoso e realista. É o que se espera de um mundo em guerra: perdas, decisões ruins, reviravoltas inesperadas. Então, sim, eu amei a escrita de Leigh Bardugo e estou ansiosa para ler Six of Crows ? já ciente de que, óbvio, será melhor, porque escritores evoluem com a prática.

Na continuação de Sombras e Ossos, vemos o crescimento de muitos personagens. Observamos, claro que sob a perspectiva de Alina, o desenvolvimento de vínculos e confiança, inclusive de pessoas que você jamais imaginaria. O leitor passa de amor a ódio em questão de algumas páginas, de forma muito bem guiada.

Sobre o romance entre Maly e Alina, devo destacar mais uma vez: este não é um livro de amor. É um livro sobre guerra, sobre dever e sobre escolhas. Há um bom desenvolvimento deles enquanto casal ? confie em mim, tudo aquilo é estritamente necessário para o que vem a seguir.

Portanto, sim, eu recomendo muito esse livro. A autora não deixa pontas soltas, a história é guiada de forma fluida e fácil e o leitor se empolga em ler.

Leiam, sério! E prestem atenção aos detalhes. Analisem os personagens. Todos eles são profundos e peças chave na história.

lilynloren 13/04/2021

o começo do livro pra mim foi tudo, eu amei mesmo tava muito emocionante e eu me vi querendo devorar o livro, mas aí foi chegando na metade e ficou meio maçante. apesar disso eu amei ver a alina comandar, as aparições do darkling foram muito boas e o nikolai nem se fala. só foi meio paradinho demais, mas o final eu adorei.

camille 25/12/2021

eu até que to amando a trilogia, mas tem inúmeras partes nesse livro que são extremamente desnecessárias. é muito enrolado, a história ja podia ter andado um monte, mas a autora resolve colocar coisas que não mudam nada no desenvolvimento. demorei muito pra terminar porque a preguiça tava falando mais alto

giovana792 17/06/2021

Adorei, gostei bem mais desse do que o primeiro livro, superou minhas expectativas. Me apaixonei pelos personagens novos (principalmente nikolai, beijos pra ele) e estou muito curiosa pra saber como a trilogia vai encerrar, espero que não me decepcione.
Bruu 25/10/2021minha estante
NIKOLAI???

giovana792 25/10/2021minha estante
o maior

Bruu 25/10/2021minha estante
Simmm!!!!

Kai 29/01/2022

Bom??
Divertido e rápido como o primeiro mesmo tendo quase 100 páginas a mais, mas um pouco mais aprofundado. Os pontos negativos são quase os mesmos do primeiro, a Alina e o Maly são *INSUPORTÁVEIS*, e o núcleo de personagens estaria perdido se fosse só eles dois, então GRAÇAS A DEUS a Leigh Bardugo resolveu botar o Nikolai (melhor personagem disparado até agr) pra salvar. Ansiosissimo pra ver o porquê afinal desse último livro ser tão divisivo, espero estar incluso no grupo dos que vão gostar do final

ajmwalls 16/03/2021

O livro foi bom porém acho que esperava mais. Foi melhor que o primeiro sem dúvida, mas acho qur foi mais porque eu me apaguei mais aos personagens novos e alguns do outro livro, tipo o Nikolai, a Tamar, a Genya. Eu odiei o Maly todo o livro e acho que se ele nao existisse a Alina seria uma personagem muito melhor. Irei ler o priximo livro mais para ver como acaba do que acho a história boa.

Frida 17/05/2021

Muito melhor que o 1o livro da série. "Stu" é o melhor personagem de todos, simplesmente amei.
Eu dei altas gargalhadas com esse livro, não previ a virada que a história deu (foi uma grata surpresa), fiquei na torcida pras partes de desenvolvimento do romance Malina (e também teve um pouquinho de Darkalina, amem). Enfim, ótima leitura, gostei muito. O único ponto negativo foram umas situações no final que foram um pouco previsíveis, mas não estragaram a experiência.

Marcelle52 06/04/2022minha estante
o terceiro vale a pena amg, é o melhor dos 3, esse aí concordo total com vc, BEM mequetrefe

Ray 06/04/2022minha estante
Alívio em saber disso, Celle. Obrigada!!!! ?

Tamy 04/05/2021

Eu esperava bem mais dessa continuação por causa dos eventos no final do primeiro livro. Sinto que a personagem principal não evoluiu, nem sai do lugar. O que salvou esse livro pra mim, com certeza foi o Nikolai e os últimos dois capítulos.

Ana Clara 03/05/2021

Devorei em um dia, como o primeiro livro. E ainda tive que começar o terceiro pq o final foi impactante.

dayfly 28/05/2021

somos parecidos, como ninguém mais é, como ninguém mais será
Me sinto sufocada ao tentar fazer esta resenha, temo que não consiga expressar tudo. A parte de ação da série é incrível, me faz levantar da cadeira e correr por aí, imaginando oque poderia fazer.
Vou terminar esta resenha com um "incrível", se você quiser saber como é, leia, sinto que compreenderia melhor do que minhas palavras, vale MUITO a pena.

Leticia | @lehbooks 23/03/2021

Confuso
Foi um livro que em poucos momentos despertaram um sentimento de expectativa e conexão com os personagens, história e enredo. Tudo muito corrido, o que deixa tudo bem confuso, tanto em acontecimentos, diálogos, cenas de lutas que acontecem de uma forma tão rápida que quando termina é necessário pensar e refletir o que acabou de acontecer, não é nem por ser um plot ou uma cena boa, mas sim por ser BEM confusa
Duda 23/03/2021minha estante
esse livro é chato. nikolai CARREGA o livro inteiro!!!

Renata.Pessota 18/10/2021

Quando não falamos o que sentimos aquele que mais nós quer bem, damos espaço a imaginação. Torcendo muito para um desfecho feliz.

Gaby 19/04/2021

thank u, next
nossa que livro bom! Confesso que no começo me engajei na leitura e depois de alguns capítulos, tive uma crise de leitor cansado e meio que abandonei...Mas depois que a ressaca passou, li tudo em um dia, e tudo aquilo que julguei no livro anterior...Paguei minha língua kkkk. Infelizmente eu tinha esperanças em relação ao Darkling (no fundinho acreditava que ele se tornaria o mocinho e ficaria com a Alina)...Ele simplesmente se tornou um dos melhores vilões que já li (mais bonito tb afinal imaginei ele como Ben Barnes KKKKK), misterioso, te conquista depois te destroça e mt mt interessante...

Enfim, a Alina deixa de ser aquela personagem chatinha e sonsa do primeiro livro e tem um desenvolvimento tremendo. Em alguns momentos quis socar a cara dela? Lgc kkkkk. Mas não foi nada que me incomodasse ao ponto de dropar. Inclusive ela mudou tanto que passei a gostar dela e a simpatizar com seu protagonismo. Outra coisa que eu AMEI foi introdução de novos personagens, sério ajudou mt na trama e no final do livro me encontrei apaixonada pelo Nikolai :3 e os gêmeos tb. Porém uma decepção foi o Maly, entendo que ele seja um porto seguro devido a familiaridade para a Alina...Só que eu não consigo comprar o romance deles. Eles não tem DIÁLOGO, não tem nada que me conquiste e sinceramente isso empacou um pouco na história. Tinham tudo para ser um casalzão mas claramente (pra minha tristeza de fanfiqueira) o foco do livro não era romance. E sim, desenvolver mais o grishaverse e nos dar esperanças acerca de um final feliz...

Recomendo a leitura com a continuação em mãos pq o final, assim como no primeiro, vai te deixar mega curioso pra saber oq acontece...E outro conselho de amiga, se no começo vc achar um pouco maçante e arrastado(eu n achei mas vi que teve gente q ss)...Dê uma chance, prometo que a história melhora lá para a metade/final ;)

?Quotes favs:

"- Minha mãe era uma ostra - ele disse com uma piscada. - E eu sou a pérola.? kkk sz

"O boi sente o jugo, mas será que o pássaro sente o peso de suas asas?"

"[...] Eu estava cercada de pessoas, mas sentia quase como se não pudessem me ver, enxergando só o que precisavam de mim."

(Os nomes só complicam a cada livro né?? precisei ir buscar um guia de pronúncia no YouTube pq estava tenso de ler mentalmente ksks)
Ah e dei 4,5? pq umas cenas aí nos capítulos finais me fizeram chorar e como isso é raro, já considero o livro como pft kkkkkk