O Aprendiz de Alquimista

Inlectus 16/06/2018

Legal.
Trama, investigação, magia.

Tami 18/10/2012

Um pouco complicado no início, mas melhora
Resenha publicada em: http://gavetaabandonada.blogspot.com.br/2012/10/resenha-o-aprendiz-de-alquimista.html

O aprendiz de alquimista é o primeiro livro da série "O alquimista", de Dave Duncan, e o primeiro que recebo da editora Prumo, nova parceira do blog. Na história acompanhamos Alfeo Zeno, um aprendiz de Nostradamus, durante suas investigações sobre um caso de assassinato pelo qual acusam seu Mestre.

Apesar da capa dizer "Aventura e suspense envolvendo Nostradamus", ele não é nosso personagem principal. Toda a narrativa é a partir do ponto de vista de seu aprendiz, Alfeo Zeno. O personagem é bem construído e a narrativa é repleta de tiradas cômicas e ironias, em especial por parte dele. Porém são coisas discretas que talvez passem despercebidas para alguns leitores. São passagens que dão um toque ótimo de humor na trama.

A história se passa no século XVI, em Veneza. Temos belas descrições sobre a cidade, seus canais e gondoleiros, o que criou um ar interessante para a narrativa. O autor optou por escrever com uma linguagem um pouco mais complexa (característica pode ser vista já na sinopse) e fazer uso de um número razoável de palavras e expressões em italiano, motivo pelo qual o livro possui um glossário nas últimas páginas. Algumas são fáceis de serem decoradas ou entendidas devido ao contexto ou ao uso mais regular, porém outras fazem o leitor recorrer ao glossário.

"Foi o dia mais chuvoso desde a Arca de Noé. Por acaso, também o dia de São Valentino, dos Namorados, mas eu não estava em clima romântico. O próprio santo haveria amaldiçoado o tempo." (pág. 5, primeiro parágrafo)

Por ser um livro de investigação, achei que a história poderia ser mais ágil. Talvez seja culpa da linguagem mais rebuscada, mas demorei um pouco para entrar na história. Outro item que não costuma me agradar em livros acontece nesse: conhecemos muitos personagens ao mesmo tempo. O assassinato acontece em um jantar e a história começa após o fato, então inicialmente recebemos uma "lista" de quem esteve lá e o que fazia, para só depois começarmos realmente a conhecer cada um. Pessoalmente não gosto dessa abordagem porque tenho sérias dificuldades em lembrar os nomes e acabo trancando um pouco a leitura.

Além disso, Violeta, uma das personagens, é identificada por Alfeo por vários apelidos, dependendo do seu humor: Medéia, Helena ou Aspásia. Outros personagens ora são tratados pelo nome e ora pelo sobrenome, o que também dificultou a gravação de quem era quem.
Acho que o clímax do livro poderia ser mais detalhado. Senti que passamos muito tempo tentando descobrir quem fez e acabamos sabendo quem, porque e como de forma sucinta. Apesar de bem explicado, poderia ter um maior foco na história. Um ponto interessante, apesar de complexo, é a descrição dos governantes e grupos de poder na cidade. É uma bela bagunça política.

A edição da Prumo está muito bonita, com fonte em tamanho agradável e não encontrei problemas de ortografia. A imagem da capa está mil vezes melhor que a original e possui alguns detalhes em verniz. Por mim a imagem poderia apenas ser um pouco mais clara, para dar mais destaque aos detalhes.

O livro possui alguns capítulos muito bons e outros nem tanto. Irá desagradar quem busca apenas uma história de linguagem simples pois o leitor irá precisar de uma certa atenção ao ler. Talvez aconteça como aconteceu comigo, de demorar um pouco até "entrar" realmente no ambiente da narrativa, mas assim que ultrapassamos isso a história se desenrola bem. Apesar de ser o primeiro de uma série (que no momento possui três livros, todos já publicados no Brasil), a história tem início, meio e fim, e não deixa pontas soltas.

"... você terá de acompanhar esta peste pela cidade e certificar-se de que todos entendam que não se acham de modo algum sob imposição de cooperar, mas, se não aparecerem, a ausência será notada. O comparecimento é apenas voluntário, mas Deus ajude os que não forem. Nada de ameaças, porém. Entendido?" (pág. 267)

Hérida Ruyz 14/12/2011

"O APRENDIZ DE ALQUIMISTA" (Dave Duncan)
Seu nome estava escrito no Livro de Ouro, ele era considerado um "Nobile Homo" e poderia tentar galgar uma posição na política de Veneza. Mas Alfeo Zeno preferia passar seus dias debruçado sobre cartas de astrologia, cálculos, magia arcana e transcrevendo as profecias de seu mestre, Nostradamus. Porém, nem mesmo o lendário clarividente, astrólogo e médico previu as consequências de seu místico trabalho. Agora, Afeo deverá correr contra o tempo e desenrolar uma teia de intrigas e assassinato antes que ele e seu mestre sejam enforcados em praça pública.

"O Aprendiz de Alquimista" do autor Dave Duncan é o primeiro livro de uma série intitulada O Alquimista.Um romance histórico com uma trama policial. Aqui quem faz o papel de detetive é Alfeo Zeno, um aprendiz dedicado e disposto a salvar a vida de seu mestre. É sob o olhar perspicaz de Alfeo que acompanhamos suas aventuras em busca do verdadeiro criminoso.

Quando comprei esse livro pensei que encontraria uma história juvenil, talvez pelo fato do personagem ser um aprendiz, mas não é. A narrativa é detalhada e, os personagens e ambiente são bem descritos. Porém, achei a escrita formal demais para um livro que deveria ter um ritmo mais acelerado e envolvente. A presença de expressões mantidas em italiano, obriga o leitor a consultar o glossário, prejudicando ainda mais a fluidez da leitura. Acredito que a intenção do autor foi ser fiel à época descrita, uma Veneza renascentista e personagens da nobreza. Essa abordagem enriqueceu a narrativa, porém o livro perdeu a dinâmica.

Leia a resenha completa aqui:http://www.lendonasentrelinhas.com.br/2011/02/o-aprendiz-de-alquimista-dave-duncan.html
Lucas.Campos 06/01/2021minha estante
topper
ja leu mais alguma coisa?