Charlotte

Charlotte Rafael Lovato

Resenhas - Charlotte

Thaisa 03/03/2020

Por Thaisa Lima no blog Minha Contracapa
Comecei a ler Charlotte tem um tempinho, mas precisei pausar a leitura, retomando-a agora. Apesar do tempo "em espera", a história, até o ponto onde parei, permaneceu vívida em minha mente, devido ao tanto que essa personagem me marcou. Confesso que foi uma leitura difícil de digerir, não pelo livro ser ruim, mas por abordar um machismo (muitas vezes velado) tão arraigado em nossa cultura e eu enxergar nas atitudes da personagem quantas coisas nós fazemos (ou deixamos de fazer), justamente por essa cultura estar enraizada em nós.

Charlotte trata de uma auto-descoberta de uma mulher que foi ensinada uma vida inteira que sua existência se resumia em estar sempre bela, arrumar um bom marido e viver para agradá-lo, mesmo que precisasse fazer coisas que ela não gostasse. Durante 22 anos de sua vida, Charlotte foi a esposa perfeita para Connor, a mãe perfeita, mulher exemplar, um verdadeiro troféu, sempre com um sorriso no rosto e um "sim" proferido mesmo nos momentos em que queria dizer "não". Acompanhamos a trajetória de descobertas e mudanças dessa mulher, começando no presente (ela com 74 anos), voltando ao passado para conhecer o momento em que decidiu mudar o rumo de sua vida e deixar de lado o legado das mulheres Barton, até o presente novamente.

Rafael Lovato trabalha bem todos os conflitos de Charlotte, trabalha tão bem que eu senti vários sentimentos no decorrer da leitura. Eu tive raiva, asco, vontade de entrar no livro e bater na cara de Charlotte e momentos que eu quis abraçá-la. Foi muito difícil ler este livro e ver Charlotte escorregar, ceder e continuar tentando agradar à todos. Por um momento achei que eu não estava gostando do livro, acreditei que era por isso que a leitura não fluiu rápido, mas, na verdade, eu percebi que o que me impedia de avançar com maior agilidade foi o fato de Charlotte representar a Thaisa que fui no passado e que não aceito mais ser.

É uma leitura sensível, bonita de ler e com um final que deixou meu coração quentinho, feliz, com a certeza de que Charlotte conseguiu encontrar seu verdadeiro legado. Uma obra escrita por um homem que consegue tocar nossa alma feminina de maneira majestosa.

site: http://minhacontracapa.com.br/2020/03/resenha-charlotte-de-rafael-lovato/

Lina DC 22/08/2019

O livro é narrado em terceira pessoa e se inicia em março de 2051, onde somos apresentados a uma Charlotte de 74 anos de idade, relembrando alguns dos momentos com sua mãe e o anel das mulheres da família Barton, objeto esse que dominou a maior parte da vida da protagonista.

"De arroubo e sem conseguir controlar, reviveu cada um dos acontecimentos daquele turbulento e fatídico ano de dois mil e quinze, bem como os acontecimentos que levaram a ele. Porém que sem os quais, ela jamais teria começado a construir o seu próprio legado enquanto mulher." (p. 11)

A partir desse instante o livro volta no tempo, iniciando em 1995, quando conhecemos uma Charlotte no início dos seus vinte anos de idade, cursando Direito e ao mesmo tempo está sob as rígidas regras da sua mãe, que acredita que uma mulher deve casar-se, ter filhos e dedicar-se unicamente para atender as necessidades do marido e filhos. É nesse momento que ela conhece Connor, um homem considerado perfeito por sua família.

Em pouco tempo Charlotte saí da casa da família para morar com o marido. Os anos passam e a protagonista se vê como o modelo perfeito de uma esposa troféu: vestindo as roupas e as jóias mais caras, mantendo o seu corpo impecável, entretendo convidados com um sorriso fixo no rosto e atendendo aos desejos de Connor, dentro e fora do quarto. Com os filhos Pierre e Adrien indo para a Universidade, o que sobra para a protagonista?

É em dezembro de 2014 que Charlotte entende que precisa dar um basta nessa situação de inércia e decide ir em busca da sua própria jornada, largando tudo o que conhece e mudando-se para Londres para terminar os estudos e trabalhar na área. Mas será que essa é a vida que realmente Charlotte sempre sonhou?

O livro vai contar a jornada dessa mulher forte, que precisa aprender a andar com os próprios pés e decidir por si mesma o que quer. O destaque do livro é exatamente essa jornada, esse amadurecimento de Charlotte, que pela primeira vez em toda a sua vida, se encontra fazendo escolhas para a sua vida sozinha. Seja algo simples, como o que vestir ou o que falar, a até mesmo se irá ou não envolver-se com outro homem ou seguir uma carreira profissional. "Charlotte" é uma obra de auto-descobrimento, de crescimento pessoal e perseverança.

Rafael Lovato escreve com sensibilidade a história de uma mulher que representa milhares de Charlottes, que precisam arriscar para encontrar-se.

"Com o coração transbordando otimismo, Charlotte repetia que sim, era uma situação passageira. Não podia desperdiçar aquela oportunidade de ser mais feliz. Não fraquejaria. Pensaria em si mesma ao menos uma vez na vida." (p. 63)