Não leiam delicados este livro

Não leiam delicados este livro Jorge de Sena

Resenhas - Não leiam delicados este livro

none 04/12/2021

Lutei com esse livro e ele me conquistou
Ignorado nas antologias, Jorge de Sena felizmente tem relativa divulgação nas redes sociais via YouTube onde canais fazem resenhas de seus livros e grandes literatos como Cleonice Berardinelli e Eduardo Lourenço falam sobre o autor e seus textos. Li esse livro como consequência da leitura de O físico prodigioso, indicação de Victor Heringer. O livro mostra o talento do autor - seus belos poemas de juventude - em contraste com sua luta com o autoritarismo. A linguagem por vezes explícita dos textos é chocante, mas o autor alerta já no título. É um livro para corações fortes. Os melhores poemas são os que estão no início e no final do livro, o único ponto contra na minha opinião é o tamanho da fonte e seu formato que por vezes confunde as letras o e a. Se o livro incluísse apenas a fase final, 40 anos de servidão & de 1979 já seria espetacular. Ode aos livros que não posso comprar é um bom começo para quem nunca leu nada de Jorge de Sena. O poema seguinte, A Portugal é outro que toca fundo. Há homenagens e referências a Dante, Camões, Pessoa, Ray Charles. Deixo aqui um verso de "Natal 1971"
"Natal de quê? De quem?
Daqueles que o não têm?
Dos que não são cristãos?
Ou de quem traz às costas
as cinzas de milhões?
Natal de paz agora
Nesta terra de sangue?
Natal de liberdade
Num mundo de oprimidos?
Natal de justiça
roubada sempre a todos?"
(Novembro de 1971)
Um livro enfim para ser divulgado e relido, um autor pra ser lembrado.

Tamires 07/12/2020

Não leiam delicados este livro: 100 poemas de Jorge de Sena
Como nem tudo são livros e literatura no curso de Letras (quem dera!), às vezes fazia dó ter que estudar “superficialmente” alguns autores porque eu também precisava cuidar de outras coisas um pouquinho chatas (burocracias dos estágios, por exemplo), sem contar as matérias da parte de língua portuguesa que às vezes demandavam um pouco mais de atenção (Latim, principalmente, que me tirou o sono um semestre inteiro!).

Em Literatura Portuguesa, um dos autores os quais eu guardei o nome para ler com calma depois do curso foi o Jorge de Sena.

Qual não foi a minha alegria quando eu vi a lombada de um livro dele no Instagram da @literatamy e acabei descobrindo a Coleção Atlântica, da Editora @bazardotempo, “dedicada a reunir expoentes de diferentes gerações e vertentes” para “apresentar no Brasil um panorama da melhor poesia portuguesa”. O título “Não leiam delicados este livro: 100 poemas de Jorge de Sena”, foi organizado pela professora e especialista na obra de Sena, Gilda Santos. Conta, ainda, com ensaio de Eduardo Lourenço e várias notas explicativas que permitem um real aprofundamento nesta leitura. Uma edição muito boa, tanto em conteúdo, quanto em beleza, que me proporcionou ler calmamente por aqui, enfim, esse maravilhoso autor português! Juro que eu tentei selecionar um ou dois poemas favoritos entre a centena publicada nessa edição, mas foi impossível: entre temas políticos, de amor e sobre a arte de fazer poesia (os principais, mas não os únicos de sua obra) Jorge de Sena é realmente incrível. Vale muito a leitura!

site: https://www.tamiresdecarvalho.com/resenha-nao-leiam-delicados-este-livro-100-poemas-de-jorge-de-sena/