Nossa América

José Martí

Resenhas - Nossa América

Charleees 27/03/2023

NOSSA AMÉRICA - José Martí
Nossa América é um ensaio escrito por José Martí que fala sobre a unificação da cultura hispano-americana.

Uma de suas ideias é fazer uma nova identidade que seja contra os modelos colonizadores. Quando um país é colonizado ele acaba perdendo sua identidade e acaba impondo-se a identidade do colonizador.
O que José Martí faz aqui é lembrar aos povos a sua origem - são cubanos, latino-americanos e não espanhóis, ingleses, norte-americanos.

Que nós, essas pessoas pertencemos a um contexto diferente então precisamos resgatar nossa identidade. Sermos orgulhosos de nossa origem. Não sermos discriminatórios com nosso povo.

Martí faz um apelo para que sejamos orgulhosos de quem nós somos. Para que os governantes ouçam seus próprios povos e não povos de fora, para que tenhamos nossa própria história, não sermos subservientes aos Estados Unidos.

José Julian Martí y Perez (1853-1895), foi um destacado intelectual e político cubano. Considerado em Cuba o apóstolo da independência e o mentor da revolução, ele foi político original, poeta, crítico de arte e de literatura, jornalista e um orador vibrante.

Nossa América
Livro 09 de 2021